5 ações de endomarketing para desenvolver na sua empresa
Ações de
endomarketing são essenciais para garantir o engajamento e a satisfação dos colaboradores, iniciativa
fundamental para alcançar os resultados almejados pela organização. Ao utilizar
essa estratégia em seus negócios, você otimiza os recursos e ainda eleva a
produtividade da sua equipe.
Quer saber quais
ações de endomarketing você pode desenvolver na sua empresa? Então continue a
leitura!
O
que é endomarketing?
Trata-se de um
conjunto de iniciativas que tem como base a comunicação interna. Trabalha o marketing
institucional, que abrange diversos aspectos, desde políticas de reconhecimento até benefícios. O endomarketing atua em dois principais
pontos:
- na percepção dos colaboradores sobre a empresa;
- na identificação com a cultura da organização.
Também chamado de
marketing interno, o endomarketing tem como objetivo informar e conquistar o
comprometimento das pessoas da organização a respeito de tudo o que
acontece de mais importante no negócio, formando verdadeiros defensores da
marca.
Como
fazer ações de endomarketing?
As ações de
endomarketing são de responsabilidade do setor de Recursos Humanos em parceria
com o setor de comunicação das empresas. Veja, a seguir, algumas medidas que
podem ser adotadas.
1. Fortaleça a comunicação interna
Uma boa
comunicação é o pilar das campanhas de endomarketing nas empresas, por
vários motivos:
- colabora para um clima organizacional mais positivo;
- promove o alinhamento das informações;
- divulga e reforça a cultura da organização.
2. Elabore um calendário anual de ações
Consistência e
constância são fundamentais para as ações de endomarketing. Por isso, o ideal é
criar um calendário anual que contemple datas como Dia das Mães, Dia dos
Pais, Aniversariantes do Mês, e outras que tenham um significado mais especial
de acordo com o segmento do negócio.
3. Desenvolva integração dos novos colaboradores
A integração de
novos colaboradores é essencial para poder:
-transmitir a cultura, os valores e os objetivos
organizacionais;
-reter talentos;
-expor os parâmetros de qualidade e outras questões
pertinentes ao negócio.
Assim, os
colaboradores já ingressam alinhados com as metas e os objetivos da
companhia. Além disso, um processo de integração bem estruturado permite
que o novo colaborador inicie sua jornada na empresa com uma experiência
positiva, pois a forma que o colaborador será recebido em seus primeiros
momentos na organização influencia consideravelmente o desempenho no trabalho e
também no nível de satisfação.
4. Ofereça ações que estimulem o bem-estar dos
colaboradores
Saúde e qualidade
de vida são muito importantes para as pessoas, e empresas que incentivam essas
práticas têm conquistado cada vez mais a preferência dos talentos do mercado
que estão em busca de uma empresa para trabalharem.
Um exemplo de
ação de endomarketing com essa proposta é a “Semana da Saúde na empresa”. Para esse evento, pode-se convidar estagiários de
escolas de saúde, o convênio médico da empresa, e outros públicos de
relacionamento da companhia ligados a essa categoria.
A ideia é que
eles conduzam palestras, tirem dúvidas, façam a medição do índice de massa
corporal (IMC) dos colaboradores, entre outras inciativas que reforcem a importância
de cuidar da saúde para ter mais qualidade de vida e bem-estar no trabalho.
5. Ofereça treinamentos e capacitações
Uma equipe bem
preparada é fundamental para que a empresa conquiste os objetivos desejados.
Então, a dica é você apostar em treinamentos e capacitações para preparar e
atualizar os colaboradores sobre as exigências do mercado.
Como vimos ao
longo desta leitura, as ações de endomarketing nas empresas são importantes
para disseminar a cultura e estimular o engajamento dos colaboradores, ao mesmo
tempo em que aumentam a motivação e a produtividade da equipe, fatores
favoráveis ao desenvolvimento da empresa.
Gostou das
sugestões? Aproveite e confira também como
o engajamento impacta no employer branding.