Insights

O melhor sobre Gestão de Pessoas, People Analytics e Experiência do Colaborador.

5 ações de endomarketing para desenvolver na sua empresa

Veja como melhorar a percepção dos colaboradores sobre a empresa com ações de endomarketing.


Ações de endomarketing são essenciais para garantir o engajamento e a satisfação dos colaboradores, iniciativa fundamental para alcançar os resultados almejados pela organização. Ao utilizar essa estratégia em seus negócios, você otimiza os recursos e ainda eleva a produtividade da sua equipe.

 

Quer saber quais ações de endomarketing você pode desenvolver na sua empresa? Então continue a leitura!

 

O que é endomarketing?

 

Trata-se de um conjunto de iniciativas que tem como base a comunicação interna. Trabalha o marketing institucional, que abrange diversos aspectos, desde políticas de reconhecimento até benefícios. O endomarketing atua em dois principais pontos:

 

  • na percepção dos colaboradores sobre a empresa;
  • na identificação com a cultura da organização.

 

Também chamado de marketing interno, o endomarketing tem como objetivo informar e conquistar o comprometimento das pessoas da organização a respeito de tudo o que acontece de mais importante no negócio, formando verdadeiros defensores da marca.

 

Como fazer ações de endomarketing?

 

As ações de endomarketing são de responsabilidade do setor de Recursos Humanos em parceria com o setor de comunicação das empresas. Veja, a seguir, algumas medidas que podem ser adotadas.

 

1. Fortaleça a comunicação interna

 

Uma boa comunicação é o pilar das campanhas de endomarketing nas empresas, por vários motivos:

 

  • colabora para um clima organizacional mais positivo;
  • promove o alinhamento das informações;
  • divulga e reforça a cultura da organização.

 

2. Elabore um calendário anual de ações

 

Consistência e constância são fundamentais para as ações de endomarketing. Por isso, o ideal é criar um calendário anual que contemple datas como Dia das Mães, Dia dos Pais, Aniversariantes do Mês, e outras que tenham um significado mais especial de acordo com o segmento do negócio.

 

3. Desenvolva integração dos novos colaboradores

 

A integração de novos colaboradores é essencial para poder:

-transmitir a cultura, os valores e os objetivos organizacionais;

-reter talentos;

-expor os parâmetros de qualidade e outras questões pertinentes ao negócio.

 

Assim, os colaboradores já ingressam alinhados com as metas e os objetivos da companhia. Além disso, um processo de integração bem estruturado permite que o novo colaborador inicie sua jornada na empresa com uma experiência positiva, pois a forma que o colaborador será recebido em seus primeiros momentos na organização influencia consideravelmente o desempenho no trabalho e também no nível de satisfação.

 

4. Ofereça ações que estimulem o bem-estar dos colaboradores

 

Saúde e qualidade de vida são muito importantes para as pessoas, e empresas que incentivam essas práticas têm conquistado cada vez mais a preferência dos talentos do mercado que estão em busca de uma empresa para trabalharem.

 

Um exemplo de ação de endomarketing com essa proposta é a “Semana da Saúde na empresa”. Para esse evento, pode-se convidar estagiários de escolas de saúde, o convênio médico da empresa, e outros públicos de relacionamento da companhia ligados a essa categoria.

 

A ideia é que eles conduzam palestras, tirem dúvidas, façam a medição do índice de massa corporal (IMC) dos colaboradores, entre outras inciativas que reforcem a importância de cuidar da saúde para ter mais qualidade de vida e bem-estar no trabalho.

 

5. Ofereça treinamentos e capacitações

 

Uma equipe bem preparada é fundamental para que a empresa conquiste os objetivos desejados. Então, a dica é você apostar em treinamentos e capacitações para preparar e atualizar os colaboradores sobre as exigências do mercado.

 

Como vimos ao longo desta leitura, as ações de endomarketing nas empresas são importantes para disseminar a cultura e estimular o engajamento dos colaboradores, ao mesmo tempo em que aumentam a motivação e a produtividade da equipe, fatores favoráveis ao desenvolvimento da empresa.

 

Gostou das sugestões? Aproveite e confira também como o engajamento impacta no employer branding.