11 iniciativas de diversidade que você precisa conhecer

Confira neste artigo iniciativas para inspirar a criação de uma cultura de diversidade e inclusão.  

 

Promover a diversidade e inclusão é acreditar que as diferenças fazem a empresa crescer, estimulam a inovação, constroem equipes mais engajadas, proporciona diversos pontos de vista para a tomada de decisão.

Por acreditarmos na importância da diversidade e inclusão nas empresas, separamos algumas iniciativas que estimulam a transformação do ambiente de trabalho, que podem ajudar você a construir um local mais diverso e inclusivo.

 

Nohs Somos

É uma startup de impacto social. Tem a missão de promover o bem-estar da comunidade LGBTI+ e ajudar as empresas a melhorarem sua gestão inclusiva. Oferece sensibilização por meio de workshops, que tem o objetivo de clarificar o que é diversidade, promover o debate entre a empresa e seus colaboradores e levanta indicativos para o desenvolvimento de uma gestão inclusiva.

Além disso, possui uma plataforma que concentra avaliações sobre o quanto cada local é amigável e respeita a diversidade. E ainda, permite a denúncia de casos de LGBTIfobia.

Saiba mais em: https://www.nohssomos.com.br/

 

4 daddy

É uma plataforma de conteúdo e formação parental, tem a missão de sensibilizar a importância da figura/função paterna para o desenvolvimento social e humano, tratando ainda os temas relacionados às novas masculinidades.

Seus objetivos são respaldados pela ODS – Objetivos de Desenvolvimento da ONU.

 Saiba mais em: https://4daddy.com.br/

 

TRANSempregos

 É um portal gratuito de vagas para pessoas trans. Oferecem também uma capacitação on-line com o apoio do Google.org para pessoas transgêneras que buscam capacitação para entrar no mercado de trabalho. Possuem parceria com mais de 500 empresas

 Além disso, oferece palestra em escolas e universidades por todo o Brasil sobre o tema diversidade e abordando a também etnia, raça, gênero, PCD, refugiados, pessoas MATURE (com mais de 50 anos) e outros.

 Saiba mais em: https://www.transempregos.org/

 

Camaleao.co

É uma startup focada em soluções de diversidade LGBT+ para as empresas. Atuam com duas frentes de trabalhos, a primeira é a hunting onde conectam as vagas abertas das empresas com a comunidade LGBT+. E o segundo é educativo que produzem materiais de diversidade LGBT+ para as companhias, damos treinamentos para recrutadores focados em diversidade LGBT+.

Desenvolvem um ambiente inclusivo para que o talento não só permaneça dentro da empresa, mas como desenvolva-se e cresça.

 Saiba mais em: https://camaleao.co/

 

Empregue Afro

É uma consultoria em recursos humanos e diversidade étnico-racial que tem a sua atuação voltada para criar ambientes de trabalhos plurais e inovadores por meio da inserção do negro.

Trabalham em organizações com estratégias de sensibilização e conscientização, e ao mesmo tempo a empregabilidade de potenciais talentos que só precisam de uma oportunidade.

Saiba mais em:

https://empregueafro.com.br/

 

Reprograma

É um programa de impacto social que tem o objetivo de ensinar programação para mulheres cis e trans que não possuem recursos e/ou oportunidade para aprender a programar com o intuído de reduzir o gap de gênero no setor da tecnologia que hoje tem apenas 13% de mulheres.

Já foram realizadas 10 turmas com 300 mulheres aprendendo sobre programação com uma taxa de contratação de 82% no período de 6 meses após a conclusão do curso.

Saiba mais em: https://reprograma.com.br/

 

Specialisterne Brasil

É uma empresa com filial no Brasil e a sua matriz é dinamarquesa com 15 anos de atuação, possui sede em 21 países presente em 50 cidades. Possuem a iniciativa social que proporciona treinamento e emprego para pessoas com autismo, desenvolvendo suas habilidades e oferecendo serviços como testes de software ou gerenciamento de documentos, onde essas habilidades são muito valiosas.

Saiba mais em: https://br.specialisterne.com/

 

Maternativa

É uma startup que tem o propósito discutir e transformar a relação entre mães e trabalho. Com empresas realizam ações junto com o RH para melhorar a relação mãe/pai com objetivo de mudar o cenário Brasileiro onde 48% das mulheres quando se tornam mães saem do mercado de trabalho. 

Saiba mais em: https://maternativa.com.br/

 

IIgual

É uma empresa que possui mais de 20 anos de mercado trabalhando com o propósito de tornar as organizações mais inclusiva por meio de consultoria em recrutamento e seleção, cultura inclusiva, censo de inclusão, comunicação inclusiva e retenção de talentos.

Mais de 18.000 pessoas com deficiência, de todas raças e etnias, LBGT, gênero, idades e perfis diversos conquistaram emprego através deles.

Saiba mais em: https://iigual.com.br/

 

CKZ Diversidade

A CKZ Diversidade tem o objetivo de conectar experiência, estimular diálogos e desenvolver projetos, programas, treinamentos, palestras, fóruns e consultoria em diversidade e inclusão com foco na colaboração, engajamento e pertencimento.

Possuem o Treinamento de Viés Inconsciente que é recomendado pela ONU mulheres. 

Saiba mais em: https://ckzdiversidade.com.br/

 

Mais diversidade

 É uma empresa que visa estimular as pessoas a transformarem a sociedade a partir do seu trabalho nas organizações. Com isso, prestam serviços de Consultoria em Diversidade e inclusão para desenvolvimento de estratégia, desenho de governança e práticas de diversidade e inclusão no ambiente de trabalho.

Saiba mais em: https://maisdiversidade.com.br/

 

O maior capital das empresas são as pessoas que trabalham nela. Inspirada nessas iniciativas pensamos em 4 ações que a sua empresa pode começar a realizar para implementar a cultura de diversidade e inclusão.

 

1 - Comitê de Diversidade e Inclusão

 

Criar um comitê de diversidade e inclusão é importante para que seja possível compreender a necessidade e cultura da organização. Ao investir em um Comitê você terá pessoas responsáveis para elaborar, colocar em prática e monitorar as ações para a realidade da organização.

 

2 – Datas comemorativas de grupos minoritários

 

As datas comemorativas são datas que foram escolhidas para relembrar de conquistas importantes e eventos históricos. Com isso, algumas datas são de alcance internacional enquanto outras nacional, mas todas elas representam uma luta ou uma conquista de um grupo minoritário.

Segue abaixo algumas datas comemorativas:

 

25 de março - Dia Nacional do Orgulho Gay

17 de maio - Dia Internacional contra a Homofobia

20 de novembro – Dia da Consciência Negra

28 de junho – Dia Internacional do Orgulho Gay

26 de agosto - Dia Internacional da Igualdade da Mulher

21 de setembro - Dia da Luta Nacional das Pessoas com Deficiências

10 de dezembro - Declaração Universal Direitos Humanos

 

Utilizar as datas comemorativas para iniciar o processo de diálogo nas empresas é uma ótima maneira de começar a sensibilizar os colaboradores diante da temática.

 

3 – Webinar/Workshop sobre diversidade

 

É importante desmistificar o que é diversidade, um webinar sobre a temática facilita o debate e a sensibilização sobre a temática com o objetivo de criar um ambiente inclusivo, colaborativo e plural.

 

4 – Contrate diversidade

 

A partir do momento que a empresa tem a cultura de diversidade é importante que reflita isso no processo seletivo da empresa.  Para isso, é preciso ter em seu quadro de colaboradores pessoas: Negras, mulheres, mães, pessoas LBGTQ+, pessoas com idade avançada e pessoas as vezes com todas essas caraterísticas. 


                                                              diversidade e inclusão em empresas