O feedback é uma das melhores formas de ajudar o colaborador a melhorar o seu trabalho e se sentir valorizado pelos esforços realizados. Sendo assim, você consegue fazer avaliações assertivas?

Saber dar um feedback construtivo é essencial para fomentar o crescimento da equipe e melhorar os resultados do negócio. Ao mesmo tempo, alinhar o desenvolvimento e a expectativa de cada colaborador.

Diante disso, desenvolvemos um conteúdo completo para explicar os diferentes tipos de feedback e como você pode aplicá-lo de forma mais assertiva e eficiente.

Além disso, apresentamos sugestões e soluções para potencializar a cultura de feedback na sua empresa.

Preparado para saber tudo sobre feedback como fazer e melhorar a produtividade dos seus colaboradores?

Continue a leitura e aproveite o conteúdo!

Duas pessoas dentro de balões de diálogo sinalizando feedback mútuo

O que é feedback?

O feedback é um retorno ao colaborador sobre sua performance em determinado processo. É uma estratégia utilizada pela gestão para oferecer comentários positivos e pontos de melhoria no desempenho do trabalho.

O feedback é uma prática essencial para times que trabalham com metas e objetivos, porém pode ser aplicada em diversos cenários, contribuindo para melhorar o desempenho profissional.

Embora seja comumente visto como algo verbal, o feedback também assume outras formas. Serve como uma resposta ao desempenho de tarefas, atividades, conversas, comportamentos e estímulos que impactam na rotina de trabalho.

Vale destacar que não é só o líder que dá feedback, os colaboradores também o fazem entre si!

Qual a importância do feedback?

Servindo como uma ferramenta importante para engajar os colaboradores e até mesmo aumentar a confiança e a motivação, o feedback é extremamente importante. Afinal, quem não gostaria de ouvir um líder valorizar seu trabalho e oferecer um direcionamento para evoluir?

Uma pesquisa desenvolvida pela FIA Employee Experience (FEEx) mostra que 20% dos trabalhadores brasileiros sentem que não recebem feedbacks adequados de suas lideranças. O dado é baseado em uma pesquisa anônima com mais de 150 mil colaboradores.

Essa mesma pesquisa revela que 88% dos entrevistados consideram que o feedback contribui para melhorar o desempenho. Isso mostra que as pessoas desejam receber avaliações para melhorarem no trabalho.

Quais as vantagens para o desenvolvimento humano?

As vantagens envolvem maior percepção profissional, mais empatia, abertura para recepção de críticas, desenvolvimento de soft skills, entre outros aspectos.

Ao falarmos porque o feedback (ainda) é importante precisamos estar atentos ao desenvolvimento humano atrelado a prática. Ele precisa estar presente na empresa de forma natural e os líderes cientes de suas vantagens.

É normal que os colaboradores tenham receio de ouvir feedbacks seja por insegurança ou medo de sentir-se menos competente. Do mesmo modo, pode ser difícil saber a melhor forma de transmitir o feedback quando se é o líder.

Portanto, é fundamental estabelecer uma comunicação clara e respeitosa para que os feedbacks sejam bem recebidos, mesmo quando há críticas. Alguns dos pontos positivos da cultura do feedback são:

  • Ajuda a entender como se é visto pelos outros;
  • Aumenta a autoconsciência diante do próprio desempenho;
  • Proporciona a troca de conhecimento entre liderança e colaborador;
  • Transmite a valorização do trabalho e o desejo de evolução;
  • Possibilita ganho na produtividade;
  • Potencializa a gestão de pessoas e equipes.
Duas pessoas em pé olhando para um feedback escrito em papel

Feedback Impulsionando o Engajamento

Quer saber como a Somapay fortaleceu a cultura organizacional e empoderou lideranças com a implantação de uma cultura de feedback?

Quais as principais características do feedback?

O feedback para colaborador deve ser descritivo, específico e esclarecedor. Ao invés de citar uma característica do colaborador que precisa ser melhorada, apresente uma situação específica para que ele entenda o fato.

Por exemplo, a desorganização de um funcionário está atrapalhando o andamento de um projeto. Ser genérico e dizer que é preciso ser mais organizado, pode não ajudar. No entanto, descrever uma forma melhor de administrar as tarefas pode surtir o efeito desejado.

Ou seja, quanto mais detalhado for o feedback, mais assertiva será a mudança de atitude. Essa hora não serve para julgamentos ou críticas, mas para avaliações e orientações para melhoria.

Nesse sentido, é preciso saber como dar feedback assertivo para ter sucesso. Para isso, confira 10 dicas que podem te ajudar nessa atividade:

Feedback x Feedforward

Uma estratégia que vem sendo valorizada e considerada melhor que o feedback é o feedforward que consiste em um recurso focado em determinar ações futuras.

Feedback e feedforward: será que existe um melhor? A verdade é que ambas as estratégias podem ser aplicadas para resultados eficientes. Enquanto é importante avaliar o desempenho do colaborador, também é essencial direcioná-lo para onde deve chegar.

Agora que já vimos porque dar feedback é tão importante, vamos descobrir como aplicá-lo?

Tabela comparativa com feedforward

Agora que já vimos porque dar feedback é tão importante, vamos descobrir como aplicá-lo?

Tipos de feedback

Conhecer os diferentes tipos de feedback pode ajudar na hora de escolher a melhor forma de falar com os colaboradores e ter resultados mais efetivos. Confira a seguir quais são eles:

Produtivo

O feedback produtivo pode ser positivo ou construtivo.

  • Positivo

Você deve estar pensando: O que é feedback positivo? Ele serve para reforçar um comportamento. É uma forma de destacar uma boa ação e mostrar que ela pode ser repetida.

Mas, veja bem, não confunda o feedback positivo com um simples elogio! Já comentamos que feedback precisa ser descritivo. Nesse caso, dizer “Parabéns pela apresentação!” não consiste necessariamente em um feedback positivo eficiente.

Uma forma mais produtiva que representa o feedback positivo:

“Parabéns pela apresentação! Os dados expostos estavam perfeitamente alinhados com o projeto e ajudaram a equipe a enxergar os próximos passos com mais clareza. Sua contribuição foi muito útil para todos.”

  • Construtivo

O feedback construtivo também é focado no comportamento, porém descrevendo algum aspecto negativo que precisa ser melhorado. Veja um exemplo:

“Marcela, vi que as informações para faturamento das notas fiscais de serviço estão sendo enviadas com atraso. Isso impacta no pagamento dos nossos fornecedores. Como você acha que pode melhorar essa situação?”.

Perceba que ainda que haja uma crítica, o feedback construtivo atesta o valor da funcionária e lhe permite apresentar uma solução. Pode ser um momento em que o líder pode fazer sugestões ou ajudar de forma mais direta, inclusive.

Quer se inspirar? Veja 3 exemplos sobre como montar um feedback

Não produtivo

O feedback não produtivo pode ser insignificante ou destrutivo.

  • Insignificante

Chamamos de “não produtivo” aquele feedback que não agrega e não reforça nenhum aspecto. Ele normalmente é generalista e não traz esclarecimentos que possam ser aplicados pelo colaborador. Alguns exemplos são:

“Parabéns pelo trabalho!”

“Continue assim, Ana!”

  • Destrutivo

Afinal, o que é feedback negativo? O feedback negativo ou destrutivo é aquele que chega a ser ofensivo. Além de não melhorar o desempenho, pode ser visto como uma crítica pessoal e piorar a situação.

Um exemplo:

“Clara, você é muito desorganizada e devagar. Precisa fazer as coisas com mais agilidade e dar um jeito de se organizar melhor, isso está atrapalhando todo mundo.”

Observe que os pontos apresentados de fato são melhorias a serem realizadas, mas a forma de dizer não contribui em nada para uma boa recepção por parte do colaborador.

Veja adiante como estruturar o feedback com base nos 5 Cs.

Estrutura do feedback – 5Cs

Ver alguns exemplos de feedback certamente já trazem uma luz para a estratégia, mas se você quer saber como fazer de forma assertiva, te apresentamos a estrutura 5Cs para auxiliar:

Contexto

O primeiro ponto é especificar o contexto, ou seja, quando e como ocorreu o aspecto pontuado no feedback. Supondo que precise falar sobre um comportamento desfavorável, por exemplo, o ideal é ser específico e narrar o que ocorreu.

Também é válido considerar o momento certo para dar o feedback e priorizar os retornos individuais, especialmente quando há críticas negativas a serem apontadas. Nesse caso é importante entender como fazer uma reunião de feedback.

Por exemplo, caso o colaborador esteja nervoso ou agitado com o ocorrido, não adianta oferecer um feedback no ato. O ideal é permitir que ele se acalme e tenha espaço para pensar, mas também não deixar passar muito tempo após o ocorrido.

Comportamento

Além de especificar o contexto, é importante apontar o comportamento, seja positivo ou negativo. Assim o receptor do feedback tem mais clareza sobre o que está sendo dito.

Lembre-se que ser muito genérico pode ser improdutivo, portanto abra espaço para a verdade. Aliás, não deixe para dar feedbacks apenas quando são pontos negativos. Falar sobre os bons comportamentos pode tornar mais fácil a recepção às críticas construtivas.

Consequência

É neste ponto que o feedback se difere de um simples elogio ou crítica porque é preciso falar sobre o impacto que o comportamento gera na dinâmica da empresa. Pode estar relacionado aos processos, aos resultados ou a interação entre os pares.

Não é simplesmente dizer que a pessoa é grosseira, por exemplo, é mostrar as consequências disso no relacionamento interpessoal no trabalho. Não esqueça que isso precisa estar alinhado com os outros anteriores: contexto e comportamento.

Considerações

A partir da consequência, quais as mudanças a serem aplicadas? Se for positivo, significa considerar a repetição. Já o negativo, exige alguma alteração.

É interessante permitir que o próprio colaborador exponha soluções e processe junto com o gestor o feedback recebido. Muitas vezes, as considerações podem levar a mudança de comportamento.

Combinados

Por fim, destaque qual a expectativa diante do feedback. Estabeleça como espera que o comportamento seja no futuro, focando no desejo de melhoria e evolução do profissional.

9 modelos de feedback

Agora, vamos falar sobre 9 modelos de feedback para escolher o melhor a aplicar:

Feedback escada

É um modelo que oferece uma estrutura similar à explicada acima que corresponde a esclarecer, valorizar, perguntar, recomendar. Trata-se de um processo que deve gerar confiança e oferecer apoio para crescimento.

Feedback formativo

Refere-se a um formato em que as informações apontam o que falta ser feito e como fazer para alcançar o objetivo ou a meta esperada. Normalmente pode ser aplicado com uma avaliação de desempenho.

Feedback sanduíche

Nesse caso, funciona assim: o pão representa um comentário positivo, enquanto o recheio consiste em uma crítica construtiva que pode ser mais difícil de transmitir. É uma forma de apresentar o reforço positivo aliado com a sugestão de melhoria.

Feedback SCI

Sigla para situação, comportamento e impacto, o feedback SCI consiste em especificar os três elementos na hora de dar um retorno. Veja um exemplo:

Feedback comece, pare, continue

Nesse formato é feito uma análise de quais atitudes e comportamentos são necessários começar, parar ou continuar. Seja no feedback com gestor ou no feedback entre pares, o modelo pode ser útil para melhorar a comunicação organizacional.

Feedback 360º

Como o nome já entrega, o formato permite uma visão o mais completa possível do desempenho. Isso significa a avaliação de diferentes competências (a serem definidas pela empresa) e até mesmo a avaliação por diferentes profissionais.

Nesse processo pode ter:

  • autoavaliação;
  • avaliação do gestor;
  • avaliação entre pares.

A ideia é tornar o processo amplo e englobar aspectos como capacitação profissional, habilidades técnicas, pontos fortes, atitudes e comportamentos. É comum que seja realizado de forma anônima.

Quer entender sobre feedback 360º? Temos um e-book para te ajudar

Feedback canvas

O canvas é um quadro visual e no modelo de feedback serve para fazer a avaliação individual pensando em seu impacto no coletivo. Assim, tanto o colaborador quanto os outros integrantes da equipe avaliam cada atividade em uma escala de pontuação.

Também há espaço para apontar os pontos negativos, positivos e melhorias permitindo uma visão geral de toda equipe sobre cada trabalho realizado.

Feedback kudos

O feedback kudos nada mais é do que a entrega de cartões com reforços positivos para manter os colaboradores motivados e focados nas tarefas. Pode ser muito útil em projetos com aplicações de tarefas rotineiras, por exemplo.

Feedback wall

Por fim, o feedback wall permite uma interação visual com o uso de post-its na parede. A ideia é que haja um quadro para pontos positivos e outro para melhorias a serem incluídos por todos da equipe. No caso de times remotos, é possível recorrer

Cultura de feedback

Quais as consequências da falta de feedback?

A falta de feedback pode provocar maiores desentendimentos entre os colaboradores e gestores, dificultar a comunicação e afetar a produtividade da equipe.

Um levantamento realizado pela Mindsight com 1,2 mil profissionais mostra que entre os problemas mais frequentes com a gestão está justamente a falta de feedback, apontada por 13% dos pesquisados.

Em complemento, podemos listar outras consequências possíveis como:

  • Falta de motivação;
  • Problemas que seguem se repetindo;
  • Necessidade de retrabalho;
  • Falta de direcionamento;
  • Impede o desenvolvimento de boas equipes;
  • Gera a perda de bons colaboradores;
  • Atrapalha a relação entre líderes e liderados;
  • Compromete o clima organizacional.
Duas pessoas encostadas em uma grande estrela amarela em referência ao sucesso de um feedback dado

5 principais modelos de feedback

Está com dificuldade de dar feedback à sua equipe? Conheça os 5 principais e comece agora!

Como perceber que a equipe precisa de feedback?

Um ponto de partida é observar as consequências citadas acima: você as percebe na sua empresa? Se sim, pode ser a hora de aplicar feedbacks. Você também pode ser aberto com a equipe e questioná-los como se sentem em relação ao tema.

Como construir uma Cultura de Feedback

Sabemos que criar uma cultura de feedback pode parecer simples, mas trata-se de uma estratégia que merece cuidado e uma aplicação criteriosa. Para tanto, é necessário preparar todas as pessoas envolvidas e estabelecer uma rotina voltada ao método.

Prepare as lideranças e os colaboradores

Já vimos que saber dar um feedback é tão importante quanto saber recebê-lo. Por isso, na hora de implementar uma cultura de feedback é importante que todos estejam cientes do processo.

Os líderes precisam estar aptos a oferecer os feedbacks, assim como os colaboradores precisam entender como funcionará a prática no dia a dia.

Veja que é uma via de mão dupla, portanto, se você é o gestor ou faz parte do RH da empresa, tenha em mente que pedir feedback também é importante para potencializar a gestão.

Crie uma rotina de feedback

Para começar, é possível seguir alguns modelos de feedback e testar aqueles que funcionam melhor em cada situação. Ao final de um projeto, por exemplo, pode ser legal aplicar o feedback wall com toda a equipe.

Por outro lado, final de mês pode ser uma boa oportunidade para convidar os colaboradores para uma conversa de feedback.

Para torná-la ainda mais produtiva, envie um e-mail com pontos que serão debatidos para que ele não se sinta despreparado.

Quais problemas o feedback pode solucionar?

Ele ajuda a melhorar a baixa produtividade, diminuir a rotatividade dos funcionários e potencializar o desempenho de toda a equipe. Quando se cria uma cultura de feedback, há mais integração e satisfação dos colaboradores.

A comunicação é fundamental em qualquer negócio e a possibilidade de dar feedbacks pode tornar a convivência mais harmoniosa e evitar atritos desnecessários.

Além disso, permite que os colaboradores aprendam com os erros e possam evoluir a partir deles.

Como dar feedback?

Primeiro, exponha o objetivo da conversa detalhando a questão ao qual o feedback se refere. Em seguida, exponha o comportamento ou atitude que deseja destacar, apontando o impacto que ela trouxe para a equipe. Por fim, aponte as expectativas e sugestões para melhoria.

Que tal convidar o colaborador a compartilhar o seu ponto de vista sobre o assunto? Escute abertamente e sem interromper, essa atitude já demonstra uma grande valorização.

É importante entender que não existe uma fórmula ideal para feedback, cada empresa terá sucesso com um formato diferente, de acordo com suas particularidades. Contudo, há posicionamentos que podem ser evitados, como veremos a seguir.

Pessoa sentada ao redor de blocos de diálogo em referência a cultura de feedback

A ferramenta que impulsiona o desenvolvimento

Quer saber como usar corretamente um dos maiores combustíveis para o crescimento da sua equipe e organização?

O que não fazer na hora de dar feedback?

  • Não dê feedback na frente de outras pessoas

Especialmente com temas delicados ou feedbacks construtivos é importante ser reservado e não expor o colaborador em frente a equipe. Isso pode gerar constrangimento e ser pouco efetivo, além de aumentar a insatisfação.

  • Não foque apenas em feedbacks negativos

Se você só parar para dar feedbacks quando são aspectos negativos pode afetar a motivação. Por isso, sempre reserve um momento para apontar os pontos positivos, mesmo que sejam comportamentos rotineiros. Com isso, siga impulsionando o engajamento através do feedback.

  • Não se baseie em achismos, conheça os fatos

Antes de falar sobre um comportamento, tenha certeza do fato e observe antes de conversar. Dar feedbacks baseado em achismos pode prejudicar a sua credibilidade profissional e até gerar um mal-estar com o colaborador.

  • Não exagere nos elogios ou críticas, saiba equilibrar

Ao mesmo tempo, saiba oferecer um direcionamento com soluções e considerações eficazes para resolução da questão. Simplesmente repetir críticas excessivamente, por exemplo, não irá fazer com que o comportamento melhore.

  • Não interrompa a fala do outro

Abrir espaço para a escuta e permitir que o colaborador apresente o seu ponto de vista é essencial para um feedback produtivo.

Como realizar e agradecer um feedback?

O feedback pode ser realizado após o comportamento, por exemplo, logo depois de uma reunião, em uma conversa marcada ou naturalmente no dia a dia de trabalho.

É importante ter rituais que favoreçam a prática, mas não se limite! O feedback pode ser dado em vários momentos, dentro ou fora do ritual, seja oral ou escrito.

Em relação ao agradecimento, veja exemplos de como retribuir.

Se positivo

“Obrigado pelos elogios. Aprecio muito seu reconhecimento.”

“Fico muito feliz em ouvir sua percepção.”

Se negativo

“Obrigado pelos apontamentos. Vou refletir sobre o assunto e me esforçar para melhorar.”

“Agradeço o feedback. Não tinha percebido esses erros e vou corrigí-los.”

O que não falar no feedback?

Não fale sobre o que não convém ao ambiente de trabalho ou ao feedback específico. Ter cuidado sobre o tom de voz e como abordar os assuntos deve ser uma preocupação para quem deseja feedbacks assertivos.

Nesse momento é necessário criar um ambiente com segurança psicológica, ou seja, permitir que as pessoas se sintam confortáveis e seguras. É assim que elas terão confiança na relação profissional construída pelos gestores.

De quem é a responsabilidade por começar uma cultura de feedback?

O feedback ou follow up deve ser dado principalmente pelo gestor aos colaboradores e vice-versa. O feedback para pares também deve ser incentivado. São as pessoas que acompanham o trabalho de perto que estão mais aptas para avaliar o desempenho de cada um.

Ainda assim, o RH tem um papel importantíssimo em fortalecer a cultura do feedback e acompanhar a aplicação da prática para aumentar sua efetividade. Vamos falar melhor sobre isso a seguir.

Papel do RH e das Lideranças

Até aqui falamos sobre o que é feedback e seus diversos modelos e aplicações. Também citamos várias dicas e sugestões para garantir a assertividade e a eficiência do processo. Em meio a isso, ficou claro o quanto o papel da gestão é importante para a cultura do feedback.

São os líderes que representam o exemplo a ser seguido na equipe e é através do feedback oferecido por eles que o desenvolvimento pode ser potencializado. No entanto, quem pode repassar as ações e verificar o sucesso dos feedbacks é o RH.

Não é tarefa simples, mas cabe ao RH fomentar a cultura e mostrar a importância dos feedbacks. Quando os gestores percebem os benefícios da prática, fica muito mais fácil garantir que toda a organização engaje na prática.

Peça feedbacks sobre o seu trabalho

Assim como é fundamental dar feedback aos colaboradores é válido pedir feedbacks sobre o trabalho realizado. É possível fazer aprimoramentos com base em sugestões e retornos da equipe, por isso, não deixe de incentivar a comunicação.

Quais são os instrumentos de feedback?

Um aspecto importante em relação ao feedback está no acompanhamento contínuo. Desse modo, tenha sempre um ferramenta para registrar as conversas, as evoluções e avaliar até onde os feedbacks estão sendo absorvidos pelos colaboradores.

Construir formulários ou utilizar soluções online pode ser uma boa alternativa.

Como o feedback ajuda no crescimento da empresa?

Dois colegas se encontrando em seu escritório e o homem está dando a ela algum feedback.

O feedback é fundamental para o crescimento da empresa visto que pode aumentar a produtividade e ajudar no desenvolvimento de carreira dos colaboradores. Contribui ainda para reter talentos e impedir que bons funcionários queiram trocar de empresa.

Uma pesquisa da consultoria McKinsey & Company mostra que a falta de desenvolvimento de carreira é um dos principais fatores que levam as pessoas a querer sair de uma empresa. A pesquisa entrevistou 3 mil profissionais e 1 terço apontou o desejo de pedir demissão.

Quando há uma cultura do feedback bem estruturada e o colaborador se sente valorizado e motivado, inclusive para falar sobre as próprias insatisfações, assim cenários de demissão podem ser evitados.

Além disso, quando o feedback está bem alinhado, tanto a empresa quanto o funcionário entendem com clareza quais as expectativas e possibilidades de desenvolvimento. Dito isso, uma forma de garantir que o feedback seja produtivo é apostar em soluções como a Pulses.

Quais os diferenciais do Módulo de Performance da Pulses?

O Módulo de Performance da Pulses permite automatizar e centralizar o processo de feedbacks, evitando erros comuns influenciados pelo viés do avaliador ou pela frequência das conversas, por exemplo.

A Pulses facilita a tomada de decisões com base em fatos e dados para melhorar a performance e o engajamento dos colaboradores. Vai muito além de uma ferramenta de pesquisa, trata-se de uma solução que ajuda na gestão de pessoas.

Quais as funcionalidades do Módulo de Performance da Pulses?

São diversas funcionalidades que podem ser aplicadas na rotina de feedbacks. Saiba mais sobre cada uma delas abaixo:

Feedback contínuo

Através do feedback contínuo, promova uma cultura de abertura e transparência na empresa. O módulo é contínuo e 360º, permitindo que todos os colaboradores possam solicitar o fornecer feedbacks, insights e evidências a qualquer pessoa da organização.

Pulsos de Performance

Com o Pulses de Performance, avalie o desempenho de forma contínua com uma visão justa e consistente com os liderados. Utilizando uma metodologia única, a Pulses estabelece perguntas que fogem dos vieses que prejudicam a avaliação.

Reconhecimento

O módulo de reconhecimento permite valorizar o merecimento e agilizar o processo de feedback. Permite que qualquer pessoa da empresa envie prêmios para os colaboradores como forma de reconhecimento.

OKRs

Sigla para Objetivos e Resultados-Chave em português, OKR é uma metodologia focada em rastrear objetivos e resultados. Neste módulo, promova uma cultura de alta performance e estabeleça objetivos concretos para acompanhamento ágil e contínuo.

Alinhamento 1:1

Tradicional conversa de feedback, o 1:1 pode ser viabilizado neste módulo com conversas estruturadas, ágeis e frequentes. O foco é no desenvolvimento do colaborador e na identificação das prioridades de trabalho.

Competências

Crie, avalie e acompanhe as competências dos colaboradores de forma eficaz, simples e prática. Com um método exclusivo de acompanhamento e avaliação, você cria uma experiência única de desenvolvimento aos seus colaboradores.

Diálogo de Desenvolvimento

Reflita sobre a performance através de um diálogo estruturado entre líder e liderado, com base em fatos e dados facilmente consultados na plataforma.

Badges

A valorização e o reconhecimento de atitudes coerentes com a cultura organizacional pode ser aplicada através do envio de badges. Estes podem ser enviados a qualquer momento e contribuir para fortalecer a cultura do feedback.

Cases Pulses

A Pulses atua com empresas de diversos segmentos que se beneficiam de suas funcionalidades, melhorando a gestão de pessoas. A Expresso São Miguel, por exemplo, garantiu o engajamento de 86% de seus colaboradores.

Por outro lado, o Grupo Energisa conquistou a aprovação de 94% das suas lideranças utilizando a pesquisa contínua da Pulses. Não faltam exemplos de empresas que investiram na ferramenta e observaram melhoras significativas.

Nesse conteúdo, descobrimos o que é feedback do desempenho, suas diversas variações a importância da estratégia para o crescimento da empresa e o desenvolvimento das pessoas. Todo esse conhecimento é essencial para potencializar a cultura de feedbacks.

Agora que você já conhece tudo isso, aproveite para fazer uma demonstração do Módulo de Performance da Pulses.

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