Home » Cases » Reconhecimento de colaboradores: como a Pulses utiliza a prática para reforçar seus valores e a meritocracia
Compartilhe

Reconhecimento de colaboradores: como a Pulses utiliza a prática para reforçar seus valores e a meritocracia

Por Cesar Nanci 10 min leitura

Saiba como o módulo de reconhecimento ajudou a Pulses a valorizar colaboradores

A Pulses é uma startup criada em 2016, sendo a 1ª plataforma 100% brasileira de pesquisa contínua por pulso, que oferece soluções de clima organizacional, engajamento e performance.

Localizada em  Itajaí – SC, contamos com mais de 70 colaboradores espalhados pelo Brasil, no modelo 100%  remoto!

Foi através da insatisfação com as pesquisas tradicionais realizadas apenas uma vez ao ano que nossos fundadores se juntaram e criaram essa nova abordagem por meio da escuta contínua de colaboradores.

Ao contrário de muitas empresas de tecnologia, a Pulses nasceu do RH (seus fundadores atuaram como gestores e consultores de RH por muitos anos) e viu na tecnologia uma oportunidade de revolucionar a maneira de aplicar pesquisas, combinando ciência de dados, user experience e psicologia organizacional.

A Pulses iniciou sua jornada com foco em Clima e Engajamento, mas depois percebeu a necessidade de inovar na Gestão da Performance, criando novos módulos, como é o caso do Módulo de Reconhecimento.

Nossa Cultura

Na Pulses temos um Culture Code (código de cultura), pois sabemos a importância de fortalecer a cultura organizacional. A consideração é nossa crença fundamental e é o que nos move, tanto pelo outro, pelo ambiente e por nós mesmos.

É através dela que tomamos decisões e construímos relações sadias e produtivas.

Nossa cultura foi construída a partir da abordagem Golden Circle (Círculo Dourado) do especialista em liderança Simon Sinek, que é composto pelos seguintes questionamentos: Por quê? Como? O quê?

Segundo Simon Sinek, grandes líderes e empresas pensam, agem e se comunicam de dentro para fora do círculo, ou seja, começam pelo porquê, que nada mais é do que o propósito e objetivo do seu negócio.

Abaixo está o desenho completo do Golden Circle da Pulses, uma ideia que nasceu por acreditarmos no potencial das pessoas:

Golden circle mostrando o que, como e porquê a Pulses surgiu para contextualizar o reconhecimento de colaboradores

Além disso, também temos 9 mantras que refletem nossos valores, que são breves dizeres e lembretes para guiar nossas escolhas do dia a dia.

Entraremos em mais detalhes sobre eles ao longo deste material, mas vale destacar que os mantras foram criados em 2019 em conjunto com os colaboradores, que elencaram os aspectos presentes em nossa cultura organizacional.

Um dos trechos do nosso Culture Code diz: “Somos praticantes assíduos e exemplos das nossas recomendações e ferramentas. Usamos da melhor maneira possível os ensinamentos dos nossos treinamentos e somos o nosso melhor case de sucesso”.

Foi pensando nesse aspecto de nossa cultura que trouxemos aqui nosso próprio Case, sobre como usamos o módulo de reconhecimento, que é tão importante para diversos fatores do clima organizacional.

Módulo de Reconhecimento de colaboradores e sua importância

O reconhecimento é uma necessidade básica e estrutural humana. Temos necessidade de estar em contato uns com os outros, de sermos aceitos e de pertencer a um grupo.

Além disso, o reconhecimento de colaboradores pode ter grande impacto no engajamento das pessoas na organização.

Segundo nosso banco de dados, colaboradores que se sentem reconhecidos possuem engajamento 1,39 vezes maior do que os que não se sentem.

Pensando nessa importância, este módulo foi desenvolvido para incentivar o reconhecimento entre as pessoas, facilitando que identifiquem, reconheçam e valorizem umas às outras.

Nós acreditamos que a troca de reconhecimento é um dos passos mais fundamentais para se criar confiança, transparência e um clima propício para construir resultados excepcionais!

Praticar uma cultura de reconhecimento pode gerar diversos benefícios para a organização, como por exemplo:

  • Aumento da produtividade e engajamento, por meio de relações mais saudáveis, transparentes e colaborativas;
  • Diminuição do turnover e aumento da retenção do colaborador na organização, impactado pela melhora no clima organizacional;
  • Estimula o embaixadorismo e clarifica para o colaborador a importância que ele tem para a equipe e organização.

Assim, sabendo dessas importâncias e impactos é que a Pulses tornou a prática de reconhecimento de colaboradores um dos aspectos mais fortes de nossa cultura organizacional, utilizando nosso próprio módulo.

Com esse módulo é possível que qualquer colaborador envie reconhecimentos para outro colaborador, assim como para seus líderes.

É composto por campanhas que permitem reconhecer o outro, as suas habilidades, conquistas, determinados comportamentos, competências ou qualquer outro motivo que seja merecedor de reconhecimento em qualquer momento.

A seguir vamos apresentar duas campanhas que utilizamos na Pulses com nossos colaboradores, mas gostaríamos de destacar que existem mais campanhas e elas podem ser personalizadas de acordo com a cultura e realidade de cada organização.

Independentemente de adotar as campanhas padrões da Pulses ou personalizá-las, o mais importante é incentivar as trocas de reconhecimentos e demonstrar ao outro que ele é de fato reconhecido no ambiente organizacional.

Painel de reconhecimento de colaboradores mostrando um diamante recebido

Campanha Inspirações do mês da Pulses

Na campanha de inspirações do mês, os Pulsers (como chamamos nossos colaboradores) possuem recursos limitados e fictícios, mas com “valor” diferenciado, para enviar uns aos outros após um mês completo de trabalho.

A nossa proposta é que os colaboradores se sintam valorizados por meio do recebimento das moedas, barras de ouro e diamante (considerando que cada um possui uma relevância específica)!

Ao encaminhar o reconhecimento, é preciso que seja feita uma reflexão acerca dos colaboradores que tiveram maior destaque naquele período.

Pedimos que seja justificado o envio dos itens, não só pelo fato de serem limitados, mas também como uma demonstração de que você se importa, valoriza e, efetivamente, entende a contribuição do outro.

A pontuação funciona da seguinte forma:

Ícone de diamante

Diamante (100 pts): é o mais relevante dos elementos. Sugerimos o envio aos colaboradores que tiveram maior destaque no mês, seja pela realização de um trabalho desafiador, por apresentar uma sugestão de melhoria, uma ideia disruptiva ou até mesmo por ter inovado em seu trabalho.

Ícone de ouro

Barras de Ouro (50 pts): indicamos que as barras sejam encaminhadas aos que fizeram a diferença naquele mês, como uma produção significativa, quem forneceu suporte para resolver um desafio, quem realizou uma intervenção que fez a diferença na empresa ou outro critério escolhido por quem está enviando.

Ícone de moeda

Moedas (20 pts): apesar de ter a menor pontuação, continua sendo um elemento de destaque. Recomendamos que encaminhe para quem demonstrou desenvolvimento, alguém que lhe deu um suporte pontual, fez uma apresentação relevante para o grupo ou promoveu um ambiente saudável.

O uso de recursos escassos e com 3 níveis de pontuação também funciona como reforço de uma cultura de resultados e meritocrática, provocando a reflexão acerca dos reconhecimentos que cada colaborador fará, e evitando atribuições “aleatórias”.

Caso os recursos disponíveis não sejam suficientes, existem outras campanhas que permitem reconhecer sem necessariamente usarem os recursos desta campanha.

Campanha Culture Heroes

Além da campanha de Inspirações do mês, também temos uma outra campanha ativa, que chamamos de Culture Heroes.

Este recurso, diferente do anterior, é ilimitado. O Culture Heroes está relacionado aos valores da organização, ou seja, os Pulsers podem se reconhecer de acordo com os nossos mantras, que são:

  • Consideração – Pelo outro, pelo ambiente e por nós mesmos;
  • ProtagoFuture – O protagonismo é a base para um futuro brilhante;
  • DiversiGrowth – A diversidade nos faz crescer);
  • In + Pr = Re – Inovação com propósito gera resultado;
  • OnipresÉtica – Ética acima de todos;
  • OEPA! – Ouvir, Empatizar, Planejar e Agir!;
  • StakeDores – Perceber as dores dos Stakeholders é fundamental para o nosso sucesso;
  • EncanteX – Promovemos experiências que encantam;
  • People First – Desenvolver pessoas para desenvolver o mundo.

Nesta campanha, os reconhecimentos valem um ponto, e esta pontuação não possui relação com as demais campanhas.

Se um Pulser mostrou uma iniciativa de diversidade, por exemplo, outros colaboradores podem reconhecê-lo enviando o reconhecimento DiversiGrowth.

Painel de um reconhecimento diversigrowth em referência ao reconhecimento de colaboradores

Esta campanha é propícia para divulgar e reforçar cada vez mais os valores, clarificando os principais elementos da cultura e estimulando os colaboradores a se reconhecerem quando observarem alguém agindo de acordo com as crenças e valores da empresa.

Do Reconhecimento de colaboradores à Recompensa

O Módulo de Reconhecimento é utilizado desde 2019 na Pulses.

Ao final dos anos de 2019 e 2020, os pontos acumulados nos reconhecimentos recebidos foram contabilizados e no evento de final de ano, os 10 Pulsers mais reconhecidos foram divulgados para toda a empresa.

A Pulses decidiu ir além e transformar este reconhecimento em recompensa.

Então os pontos foram convertidos em créditos dentro da plataforma de prêmios Premmiar (que é parceria da Pulses em projetos que envolvem recompensas), para que os colaboradores pudessem trocar seus pontos por produtos.

A conversão de reconhecimentos em recompensas é opcional, e é uma decisão de cada empresa, refletindo sua cultura. Na Pulses decidimos reforçar nosso foco no resultado e valorizar a meritocracia através destas recompensas.

O Reconhecimento como meta dado para a Gestão da Performance

Os líderes da Pulses utilizam as informações dos Reconhecimentos para ter uma visão mais completa sobre a performance dos seus liderados.

Ao considerar uma visão 360 dos reconhecimentos, os impactos que cada colaborador gera na equipe e na empresa ficam mais claros, e é possível checar a consistência das suas avaliações, evitando vieses cognitivos e proporcionando avaliações mais justas.

Além dos reconhecimentos, diversos outros meta dados estão disponíveis para os líderes, como avaliações sobre Competências, indicadores dos Alinhamentos 1:1, cumprimentos dos OKRs, feedbacks, dentre outros dados.

Painel de reconhecimento de colaboradores

O desafio constante da sensibilização

Em 2019, desde que iniciamos o uso do módulo e o implementamos em nossa cultura, fizemos uma sensibilização na empresa em que mostramos a importância do reconhecimento de colaboradores e como seriam realizadas as campanhas.

Em determinado momento, após alguns meses de campanha, fizemos estudos de análise de contexto dos reconhecimentos, e alguns estavam muito voltados para as relações de amizade, tais como : “obrigada(o) por ser meu amigo!”.

Apesar de incentivarmos as relações de amizade na Pulses e acharmos maravilhoso que as pessoas queiram expressar isso, reforçamos a comunicação e sensibilização para que o propósito dos reconhecimentos fosse lembrado: trazer à tona as realizações incríveis dos Pulsers, de forma tangível.

Falamos da importância de dar destaques em relação aos comportamentos e aos resultados que impactaram o negócio, e da reflexão necessária para este ritual tão importante da nossa empresa.

Resultados

No final de 2020, foi nítida a diferença em comparação com o ano anterior. Os feedbacks dados nas justificativas dos reconhecimentos passaram a ser muito mais estruturados, detalhados e mais focados nas entregas e destaques do que nas amizades.

É importante destacar aqui que isso aconteceu através de uma construção e processo, que não ocorreu de um dia para o outro.

Quando lidamos com mudanças na cultura organizacional, é preciso esforço e dedicação coletiva, pois isso envolve a criação, manutenção e valorização de rituais de gestão.

No início, a gestão sempre precisava lembrar os colaboradores no final de cada mês sobre os reconhecimentos e como realizá-los.

Hoje, eles mesmos lembram uns aos outros e incentivam essa prática, ou seja, tornou-se um ritual da Pulses e parte integrante da nossa cultura!

Além disso, esta é uma das práticas que sustenta nosso score de 8,8 na dimensão Feedback & Reconhecimento no instrumento Pulses, e é uma das maiores notas do Mercado (média de 7,8) e do segmento de Tecnologia e Software (média de 8,0), de acordo com dados acessados em 05/09/2021, no Benchmarking Externo da plataforma.

Esperamos que este case ajude a inspirar outras empresas e gestores de RH e Cultura a estruturarem suas práticas de reconhecimento de colaboradores através de programas e do uso intenso da tecnologia, e ficamos à disposição para trocar experiências e aprendizados.

Cesar Nanci Cofounder e CEO da Pulses. Especialista em Data Science, dedica-se à aplicação dos conceitos de Analytics e Big Data à gestão de pessoas (People Analytics), com foco especial em Engajamento e Performance. Doutor em Engenharia de Produção e Six Sigma Black Belt. Possui 15 anos de experiência no ramo de consultoria. linkedin.com/in/cesar-nanci/
O que você achou ?
Curti
Divertido
Adorei
Surpreso
Chateado

Obrigado pelo seu feedback!

Através dele conseguiremos melhorar cada vez mais a sua experiência.

Quer receber mais conteúdos incríveis?

Cadastre-se e receba semanalmente nossos conteúdos por e-mail!