A segunda edição do Peopletech Summit, organizado pela Vertical Peopletech da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), reuniu os principais nomes em recursos humanos do setor de tecnologia do Brasil.
Cesar Nanci, Co-Founder & CEO da Pulses, e Elisama Mascarenhas, Coordenadora Corporativa de Desenvolvimento Organizacional na Energisa, marcaram presença no evento compartilhando o seu case de liderança e engajamento.
O evento, que aconteceu de forma 100% online, convidou empresas referências no ramo para debater o futuro da gestão de pessoas, as novidades e os desafios para os profissionais.
A Pulses e Energisa não podiam ficar de fora e agora te convidamos a conferir a seguir esse case de sucesso!
Com 116 anos de história, a Energisa é o maior grupo do setor elétrico com capital nacional e também o maior na Amazônia Legal.
Uma das primeiras empresas a abrir capital no Brasil, a companhia controla 11 distribuidoras espalhadas nos mais diversos locais do país.
Com a missão de transformar energia em conforto, desenvolvimento e oportunidades de forma sustentável, responsável e ética, a Energisa atua com um portfólio diversificado que engloba distribuição, geração e transmissão de energia.
Além de serviços para o setor elétrico (Energisa Soluções), call center (Multi Energisa), comercialização de energia (Energisa Comercializadora), soluções em energias renováveis (Alsol) e agora a fintech Voltz, que entra no mercado de contas digitais.
Com a compra de outros grupos de energia de distribuição e a criação da startup Voltz, a Energisa tem vivido novas culturas organizacionais, fusão de processos e necessidade de entendimento do engajamento no contexto organizacional.
Para Elisama, o maior desafio da empresa é a mudança e as questões que acompanham este processo, tanto no sentido de negócios (o quanto cresceram e evoluíram), quanto processual (padronização dos processos e como as empresas do grupo se conectam).
Com estas mudanças e crescimento pelo país, a Energisa viu a necessidade de conectar a sua cultura.
Os questionamentos principais eram:
Para sanar essas questões, seria preciso um investimento em liderança e engajamento e a resposta, eles logo encontraram!
A Energisa já realizava pesquisas de clima tradicionais anteriormente, em que uma única pesquisa era trabalhada por dois anos.
Porém, logo perceberam que esta forma não refletia o estado atual da empresa e precisavam de algo mais inovador que atendesse às suas necessidades.
Foi procurando uma pesquisa de clima que pudesse consolidar os planos de ação da empresa, que até então eram feitas no excel e precisavam ser automatizados, que encontraram a Pulses e sua solução de realizar pesquisas de forma contínua.
Um projeto piloto foi iniciado em 2019 com a central de atendimento Multi Energisa, uma empresa menor do grupo, com 800 colaboradores.
No início, por pesquisas contínuas ainda não serem muito faladas, houveram algumas dúvidas e receios como, por exemplo:
Mas essas preocupações logo foram sumindo, pois em março de 2020, quando encerraram o piloto, viram que tiveram excelentes resultados, como o alto engajamento com mais de 80% de adesão.
Com esse sucesso, o plano era realizar um segundo teste: desta vez em uma distribuidora elétrica, em que os profissionais passam a maior parte do tempo atuando em campo, ou seja, em uma realidade bem diferente do teste anterior.
Mas esse plano acabou sendo acelerado por necessidade com a chegada da pandemia da covid-19.
Com o trabalho remoto, foi preciso ter uma conexão imediata com as pessoas da organização, para ouvir e entendê-las, além de possibilitar um lugar de fala rápido, acessível e seguro.
Por isso, a implementação foi feita para todas as distribuidoras, e não para um grupo teste.
De 800 respondentes passaram para 15 mil, o que foi muito assertivo segundo Elisama, pois a empresa comprou de forma integral e imediata a questão da ferramenta, entendendo seus benefícios para todos como, por exemplo:
A Energisa se tornou referência pela sua gestão de engajamento da liderança:
Elisama destaca que o trabalho feito com os líderes foi muito importante para o engajamento e alcance de todos esses resultados:
No ano de 2021, após promover reconhecimentos aos líderes que melhor performaram na Pulses, foram executados planos corporativos e engajamento contínuo à pauta de gestão e engajamento.
Além disso:
A dica que Elisama deixa para o processo de implementação da ferramenta é realizar bons pilotos.
Além disso, o trabalho com endomarketing e a sensibilização dos colaboradores para a pesquisa de forma contínua também foram essenciais para a alta adesão.
Ah! E o bom entrosamento entre liderança e engajamento também foi essencial para a Energia conseguir transformar sua gestão de clima organizacional.
Hoje, a Energisa entende que está em uma cultura que consegue ser modelada e construída de forma coletiva, sendo impulsionada pelas lideranças e área de RH também.
Quer conhecer mais sobre a Pulses, plataforma de gestão contínua de pessoas que transformou as jornadas de trabalho na Energisa?
Acesse o link abaixo e assista a uma demonstração de como a ferramenta pode te ajudar. Aproveita!