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Liderança e engajamento: como a Energisa revolucionou a gestão de pessoas utilizando a Pulses

Foto de César Nanci, especialista Pulses em Data Science
Por Cesar Nanci 6 min leitura

Projetos impulsionados por lideranças ajudaram a Energisa a revolucionar o clima organizacional e engajar equipes

Equipe de negócios confiante, mantendo as mãos apertadas e sorrindo em referência à liderança e engajamentoA segunda edição do Peopletech Summit, organizado pela Vertical Peopletech da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), reuniu os principais nomes em recursos humanos do setor de tecnologia do Brasil.

Cesar Nanci, Co-Founder & CEO da Pulses, e Elisama Mascarenhas, Coordenadora Corporativa de Desenvolvimento Organizacional na Energisa, marcaram presença no evento compartilhando o seu case de liderança e engajamento.

O evento, que aconteceu de forma 100% online, convidou empresas referências no ramo para debater o futuro da gestão de pessoas, as novidades e os desafios para os profissionais.

A Pulses e Energisa não podiam ficar de fora e agora te convidamos a conferir a seguir esse case de sucesso!

Sobre a Energisa

Com 116 anos de história, a Energisa é o maior grupo do setor elétrico com capital nacional e também o maior na Amazônia Legal.

Uma das primeiras empresas a abrir capital no Brasil, a companhia controla 11 distribuidoras espalhadas nos mais diversos locais do país. 

Com a missão de transformar energia em conforto, desenvolvimento e oportunidades de forma sustentável, responsável e ética, a Energisa atua com um portfólio diversificado que engloba distribuição, geração e transmissão de energia.

Além de serviços para o setor elétrico (Energisa Soluções), call center (Multi Energisa), comercialização de energia (Energisa Comercializadora), soluções em energias renováveis (Alsol) e agora a fintech Voltz, que entra no mercado de contas digitais.

Qual o desafio para liderança e engajamento?

Com a compra de outros grupos de energia de distribuição e a criação da startup Voltz, a Energisa tem vivido novas culturas organizacionais, fusão de processos e necessidade de entendimento do engajamento no contexto organizacional.

Para Elisama, o maior desafio da empresa é a mudança e as questões que acompanham este processo, tanto no sentido de negócios (o quanto cresceram e evoluíram), quanto processual (padronização dos processos e como as empresas do grupo se conectam).

Com estas mudanças e crescimento pelo país, a Energisa viu a necessidade de conectar a sua cultura.

Os questionamentos principais eram:

  • Como que um colaborador, independente de onde estiver, se faz ouvido e presente no dia a dia da empresa?
  • Como ele pode agregar para construir essa cultura de forma coletiva?

Para sanar essas questões, seria preciso um investimento em liderança e engajamento e a resposta, eles logo encontraram!

Processo de implementação

A Energisa já realizava pesquisas de clima tradicionais anteriormente, em que uma única pesquisa era trabalhada por dois anos.

Porém, logo perceberam que esta forma não refletia o estado atual da empresa e precisavam de algo mais inovador que atendesse às suas necessidades.

Foi procurando uma pesquisa de clima que pudesse consolidar os planos de ação da empresa, que até então eram feitas no excel e precisavam ser automatizados, que encontraram a Pulses e sua solução de realizar pesquisas de forma contínua.

Projeto piloto

Um projeto piloto foi iniciado em 2019 com a central de atendimento Multi Energisa, uma empresa menor do grupo, com 800 colaboradores.

No início, por pesquisas contínuas ainda não serem muito faladas, houveram algumas dúvidas e receios como, por exemplo:

  • Será que as pessoas vão aderir a frequentemente responder uma pesquisa?
  • Será que vão ter facilidade com a tecnologia?

Mas essas preocupações logo foram sumindo, pois em março de 2020, quando encerraram o piloto, viram que tiveram excelentes resultados, como o alto engajamento com mais de 80% de adesão.

Segundo teste

Com esse sucesso, o plano era realizar um segundo teste: desta vez em uma distribuidora elétrica, em que os profissionais passam a maior parte do tempo atuando em campo, ou seja, em uma realidade bem diferente do teste anterior.

Mas esse plano acabou sendo acelerado por necessidade com a chegada da pandemia da covid-19.

Com o trabalho remoto, foi preciso ter uma conexão imediata com as pessoas da organização, para ouvir e entendê-las, além de possibilitar um lugar de fala rápido, acessível e seguro.

Por isso, a implementação foi feita para todas as distribuidoras, e não para um grupo teste. 

De 800 respondentes passaram para 15 mil, o que foi muito assertivo segundo Elisama, pois a empresa comprou de forma integral e imediata a questão da ferramenta, entendendo seus benefícios para todos como, por exemplo:

  • As pessoas da organização gostaram de poder ter essa comunicação imediata em qualquer lugar que estivessem e um espaço para dar sugestões e feedbacks, além de expressar seus sentimentos;
  • Os líderes puderam conectar os times mesmo que eles estivessem espalhados pelo Brasil;
  • Com mais de mil líderes na empresa, o RH teve acesso a situação de cada área através dos dashboards, possibilitando compreender todos os cenários.

Resultados

A Energisa se tornou referência pela sua gestão de engajamento da liderança:

  • Só em 2020 foram 108 pulsos enviados;
  • Adesão de 81,7% no ano;
  • Mais de 5 mil planos de ação elaborados;
  • 22% dos planos de ação foram elaborados na dimensão Feedback e Reconhecimento;
  • 23.729 feedbacks recebidos e mais de 60% respondidos;
  • 94% das lideranças com score acima de 7.3;
  • Score geral de 8.6.

As lideranças

Elisama destaca que o trabalho feito com os líderes foi muito importante para o engajamento e alcance de todos esses resultados:

  • Capacitações (técnicas e conceituais) para que as lideranças pudessem ter autonomia e não depender do RH para o uso e interpretação da ferramenta;
  • Atuação do RH Corporativo (dores corporativas) e de BPs nas pontas (dores locais);
  • Conscientização dos papéis e responsabilidades;
  • Comitês de Clima (reconhecimento e engajamento).

Como estão hoje?

No ano de 2021, após promover reconhecimentos aos líderes que melhor performaram na Pulses, foram executados planos corporativos e engajamento contínuo à pauta de gestão e engajamento.

Além disso:

  • A adesão atual é de 80%;
  • Score de 8,9;
  • Destaque para a dimensão justiça, que teve a menor pontuação em 2020, mas cresceu em 2021. De 7.7 passou para 8.3.

Liderança e engajamento: o aprendizado que fica

A dica que Elisama deixa para o processo de implementação da ferramenta é realizar bons pilotos.

Além disso, o trabalho com endomarketing e a sensibilização dos colaboradores para a pesquisa de forma contínua também foram essenciais para a alta adesão.

Ah! E o bom entrosamento entre liderança e engajamento também foi essencial para a Energia conseguir transformar sua gestão de clima organizacional.

Hoje, a Energisa entende que está em uma cultura que consegue ser modelada e construída de forma coletiva, sendo impulsionada pelas lideranças e área de RH também.

Quer conhecer mais sobre a Pulses, plataforma de gestão contínua de pessoas que transformou as jornadas de trabalho na Energisa?

Acesse o link abaixo e assista a uma demonstração de como a ferramenta pode te ajudar. Aproveita!

Formas geométricas que indicam movimento para representar a liderança e engajamento na Pulses

Cesar Nanci Cesar Nanci é Cofounder e CEO da Pulses. Especialista em Data Science, dedica-se à aplicação dos conceitos de Analytics e Big Data à gestão de pessoas (People Analytics), com foco especial em Engajamento e Performance. Doutor em Engenharia de Produção e Six Sigma Black Belt. Possui 15 anos de experiência no ramo de consultoria. linkedin.com/in/cesar-nanci/
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