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Como a CPQi implementou a Pulses para melhorar sua cultura organizacional e liderança

Por Renato Navas 5 min leitura

Investir em gestão de pessoas e liderança organizacional pode proporcionar uma transformação nas instituições

O ano de 2020 marcou uma grande mudança em direção à digitalização. A pandemia de Covid-19 forçou, cada vez mais, as instituições financeiras a entrarem em espaços virtuais.

Ter a habilidade de proporcionar uma liderança significativa e produtiva durante este período é fundamental. Isto significava que a CPQi tinha que fortalecer sua Cultura organizacional e liderança.

Como líder no espaço FinTech, o ambiente de trabalho da CPQi deve ser constantemente otimizado e a empresa requer estratégias comerciais fortes para manter sua autoridade na indústria.

A implementação dessas estratégias deve centrar-se tanto nas experiências do cliente quanto nas dos funcionários. Com isto em mente, a CPQi buscou uma nova plataforma em julho de 2020.

O objetivo principal se concentrava em reforçar o ambiente profissional da organização. A prioridade era melhorar o engajamento e produtividade das equipes de negócio.  Ao fazer uma parceria com a Pulses, a empresa alcançou a abordagem ideal.

Mulher negra liderando reunião de negócios em referência a cultura organizacional e liderança

Desafios enfrentados pela CPQi

Para melhorar a gestão de pessoas na empresa, foi crucial ter uma forte centralização das informações. Do ponto de vista da comunicação, a CPQi já abraça a estratégia da comunicação omnichannel.

Isto significa que conectar departamentos e alcançar a funcionalidade cruzada não é um grande desafio. Em vez disso, o maior obstáculo a ser superado pela CPQi era o fortalecimento da cultura organizacional e liderança para gestão de pessoas.

A plataforma escolhida precisaria aumentar a eficiência através da automação e da centralização dos dados. Também precisaria haver um foco pesado na análise e no desempenho.

Além disso, a plataforma precisaria ter um amplo escopo de capacidades. Isto era necessário para garantir que a empresa pudesse tratar de uma ampla gama de questões internas.

Para uma centralização eficaz de dados, era necessário uma solução de gerenciamento contínuo. Além disso, a CPQi precisaria trabalhar dentro dos limites do orçamento organizacional. 

O apoio para tudo, desde o onboarding e integração, até o engajamento e desempenho era fundamental. Encontrar este apoio bem equilibrado tornou-se o principal desafio.  

A Abordagem Pulses

A Pulses foi implementada na CPQi em julho de 2020 e a escolha se deu devido a sua capacidade de centralizar os resultados de forma simples e fácil. A plataforma também fornece o menor custo benefício que atende a todos os requisitos necessários. 

A Pulses é uma plataforma projetada especificamente para a gestão de pessoas. Eles oferecem acompanhamento contínuo através de sua plataforma que ajuda a:

  • Atuar sobre as principais causas de desengajamento dos funcionários
  • Reduzir a rotatividade e aumentar a retenção de talentos
  • Rastrear indicadores de pessoas em tempo real
  • Melhorar a experiência geral dos funcionários

Além disso, há cinco elementos centrais da gestão de pessoas em que a Pulses se concentra:

  1. Clima Organizacional e Engajamento: A Pulses fornece uma visão geral contínua da empresa, tudo a partir de uma plataforma central. Esta plataforma inclui dashboards e recomendações de ação.
  2. Desempenho: A gestão contínua do desempenho dos funcionários através da Pulses ajuda as empresas a tomarem decisões de forma mais justa e com menos viés. 
  3. People Analytics: Como parte da plataforma, Pulses inclui algoritmos de diagnóstico e previsão. Estes ajudam a tomar decisões mais bem informadas com base em registros comprovados.
  4. Experiência do funcionário: Desde o onboarding até a saída da empresa, a experiência do funcionário é importante. Pulses ajuda a gerenciar a experiência do funcionário em todas as suas etapas.
  5. Cultura Organizacional: A Pulses se esforça para ajudar os usuários a criar uma cultura organizacional centrada na transparência, colaboração e confiança.

Resultados

A Pulses ajudou a CPQi a alcançar rapidamente o objetivo de gestão centralizada dos dados sobre pessoas. Além de ser uma plataforma poderosa, a Pulses também oferece um preço acessível que se enquadra bem dentro do orçamento.

Antes do uso da Pulses, a CPQi obteve uma pontuação preliminar de sua liderança, que chegou a 7,1 de 10. Depois de sua implementação e de trabalhar com os resultados da pesquisa, foi possível melhorar para 8,3 de 10. 

A escolha desta plataforma foi benéfica para a CPQi, pois ela cumpriu o objetivo principal de reforçar o ambiente de negócios e fortalecer a cultura organizacional e liderança da empresa.

Através da tecnologia de previsão e diagnóstico Pulses, a empresa também foi capaz de acompanhar o comportamento dos funcionários. Isto proporcionou valiosos insights sobre a cultura da empresa. 

A plataforma ajuda a acompanhar cuidadosamente os funcionários em todas as etapas de sua jornada. Do onboarding à saída, a CPQi tem agora uma visão mais clara do desempenho e da experiência dos funcionários. 

Conclusão

A implementação da Pulses na estrutura de negócios da CPQi foi altamente impactante e permitiu que a empresa fosse mais atenciosa na gestão de funcionários.

Com a ajuda de poderosas ferramentas analíticas, a empresa tem agora uma compreensão muito melhor das experiências dos funcionários e o que mais impacta no engajamento e na cultura.

Como resultado, a CPQi está mais bem equipada para poder motivar os funcionários e manter os membros da equipe entusiasmados. Seguindo em frente, a empresa pode priorizar os pontos que merecem mais atenção, para poder criar planos de ação de melhoria da experiência do colaborador.

Através do fortalecimento da liderança, a CPQi tem experimentado um aumento na aprovação organizacional. Isto fortalece a equipe comercial e ajuda a aumentar os níveis de produtividade geral.

Um novo momento com a Pulses

A Pulses é uma plataforma de gestão contínua de pessoas que oferece uma solução de baixo custo com capacidades avançadas. Através da utilização desta plataforma, a CPQi tem efetivamente mantido sua posição como líder no espaço FinTech.

Se você tem interesse em, assim como a CPQi, transformar o ambiente de trabalho da sua empresa e atingir grandes resultados, aproveite! Assista a Demonstração da Plataforma Pulses e saiba mais como inovar na gestão estratégica de pessoas.

 

Renato Navas Cofounder e Head de People Success da Pulses. Psicólogo, pós-graduado em Administração, especialista em Leitura e Manejo de Grupos, Executive Coaching & Leadership Mentoring, Análise Transacional e Team Coaching. Experiência de mais de 15 anos em programas de desenvolvimento de liderança e de RH. Professor de pós-graduação em Gestão de Pessoas.  linkedin.com/in/renato-navas-27888016/
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