A visão holística é importante para empresas que desejam uma gestão mais eficiente e estratégica. Ao focar em uma visão descentralizada e ampla, gestores e gestoras tem mais facilidade para tomar decisões que se alinham com os objetivos da empresa.
Isso ajuda a fortalecer a cultura empresarial, estabelecer boas práticas para melhorar o clima organizacional e, claro, potencializar os resultados financeiros do negócio como consequência. Parece uma boa forma de gerenciar, não é mesmo?
Para que seja aplicada com eficiência, é necessário um esforço para conhecer seu funcionamento e buscar as melhores práticas para uma gestão saudável.
Quer entender melhor sobre esse tema? Neste conteúdo, te explicamos o que é, sua aplicação no ambiente corporativo, além de explicar a importância, benefícios e passos para implementar. Continue a leitura e saiba mais!
É observar e analisar o sistema organizacional como um todo e não com foco em áreas específicas. Isso significa compreender o ponto de vista interno e externo da empresa.
A palavra vem do conceito Holismo, que surgiu no campo da filosofia e determina que “propriedades de um sistema não podem ser explicadas apenas pela soma dos seus componentes, no qual o sistema total determina como se comportam as partes”.
Ou seja, a soma de todas as partes de uma organização permite uma visão conjunta de todos os integrantes e departamentos. A visão centralizada em uma única área fica enviesada e pode prejudicar os resultados.
Nesse sentido, a visão holística reforça a importância de uma visão integral que permita otimizar processos, aumentar a produtividade e desenvolver cada setor e colaborador.
No ambiente corporativo, a visão holística tem um papel fundamental na estratégia e gestão geral do negócio. Por outro lado, na gestão de pessoas, ela serve como um parâmetro para conhecer e cuidar melhor do capital humano.
É possível melhorar a relação entre os colaboradores e ainda conseguir impulsionar a produtividade e o desempenho geral. Isso porque ela permite maior clareza das atividades, recursos e objetivos definidos.
Confira como estimular a produtividade dos colaboradores no trabalho remoto
Com isso, surge um sentimento maior de pertencimento e os colaboradores se motivam mais a “vestir a camisa” da empresa e também se empenhar para chegar onde desejam.
Uma gestão holística e humanizada permite conhecer melhor os profissionais e apostar em estratégias assertivas para seu crescimento.
Nesse sentido, compreender a percepção dos colaboradores é um passo importante na gestão de pessoas. Para aprofundar no assunto, confira esta página completa no site sobre clima organizacional.
Sim, é essencial! Como vimos, ela permite uma visão do todo, permitindo decisões muito mais seguras e estratégicas.
Vamos pensar em um exemplo: Imagine que uma empresa resolve investir em um novo sistema de gestão financeira que é tendência no mercado e vêm sendo altamente recomendado.
Nisso, o gestor leva em conta o ótimo custo-benefício e as diversas vantagens da tecnologia, porém não faz um planejamento para introduzir a inovação entre as equipes.
Resultado? A adaptação demora muito mais do que o necessário e diversas falhas ocorrem nos processos rotineiros que levam a atrasos e prejuízos. Sem contar que os colaboradores ficam frustrados com a falta de informação e dificuldades enfrentadas.
Aposto que você consegue relacionar essa situação com outros momentos na sua empresa, não é verdade? Quando se pratica uma gestão holística é possível ter mais clareza sobre o impacto que as decisões trazem em cada área.
Esta visão contribui para potencializar a gestão de um negócio, ampliando a noção do todo. Isso permite que decisões sejam mais acertadas visto que considera diversos aspectos.
Confira alguns dos benefícios que podem ser atrelados à visão holística:
Sempre que há diferentes metodologias para se aplicar na gestão, fica a dúvida sobre qual a melhor opção. Por isso, é importante compreender a diferença entre ambos para selecionar o que funciona melhor em cada cenário.
A visão sistêmica também compreende o todo, porém diz respeito a uma análise e observação de cada componente que o forma. Está mais ligado ao acompanhamento de processos, por exemplo, em que se sabe todas as atividades, situações e participantes.
A metodologia sistêmica tem o intuito de ser mais metódica e rigorosa, com atenção individualizada. Enquanto isso, a visão holística engloba processos, pessoas e setores de forma ampla.
Perceba que ambas as visões podem ser aplicadas na gestão de pessoas ao mesmo tempo!
Agora que já esclarecemos o que é e qual a importância da visão holística, confira a seguir o que é preciso fazer para implementá-la na empresa.
O primeiro passo é identificar o momento atual da empresa. Isso inclui um mapeamento de processos, pessoas, áreas, tecnologias, fornecedores, entre outros aspectos. É a partir desse estudo que serão definidos os próximos passos.
Será necessário entender como está o clima organizacional, qual a visão das pessoas sobre a marca interna e externamente. Saber os processos e atividades de cada departamento, bem como as pessoas que os compõem.
O diagnóstico pode ser dividido em 4 etapas:
Uma das formas de garantir diferenciais competitivos é saber como atuam os concorrentes. Através da análise do mercado é possível identificar o que diferencia a sua marca ou empresa.
Nesse passo, é importante avaliar a presença, posicionamento, comunicação e experiência proporcionada pelos concorrentes. Faça desse estudo um monitoramento constante para que possa estar ciente do que acontece no mercado aplicando a visão holística.
O terceiro passo recomendado é ter a definição da missão, visão e valores da empresa. Caso já exista é válido revisar e garantir que ainda se encaixa com o momento atual da empresa.
Vivemos em constantes mudanças e a empresa passa pelo mesmo, por isso, pode acontecer de ter alterações em seus objetivos iniciais ao longo da trajetória.
Missão: Determina a razão de existência do negócio, a sua principal entrega ao cliente.
Visão: Específica onde a empresa deseja chegar, qual sua maior meta.
Valores: Compreende as atitudes, ações e comportamentos comuns da empresa.
Sabe aquele manual da cultura que a empresa se orgulha de ter criado? Pois bem, garanta que os aspectos apresentados seguem sendo realidade no dia a dia da empresa.
A cultura parte do comportamento dos colaboradores e são medidas e práticas no dia a dia que podem alinhar as ações com aquilo que é importante para a organização.
Por exemplo, uma comunicação eficaz e clara é fundamental para o melhor desempenho do trabalho e uma forma de alcançar isso é incentivar a cultura do feedback.
Outro passo essencial para estabelecer uma visão holística é ter uma política para a gestão das pessoas. Isso envolve a cultura organizacional e outros elementos como a integração de novos colaboradores, a distribuição de responsabilidades, planos de carreira, cargos e salários.
Hoje em dia, prezar pelo bem-estar do colaborador é fundamental em qualquer negócio que almeje o sucesso. Quando as pessoas se sentem bem no ambiente de trabalho, tendem a ser mais produtivas, focadas e há menos chances de perder talentos.
Como vimos, a visão holística traz diversos benefícios para a empresa e pode ser aplicada na gestão de pessoas. Entendemos qual o significado do termo holístico, a diferença diante da visão sistêmica e os passos para alcançá-la.
Gostou de saber mais sobre esse tema? Continue descobrindo mais sobre o assunto e explore a possibilidade de engajar mais os colaboradores através da gamificação no RH.