Home » Blog » Cultura organizacional » Saiba o que é fit cultural e como aplicá-lo na sua empresa!
Compartilhe

Saiba o que é fit cultural e como aplicá-lo na sua empresa!

Foto de Renato Navas, Especialista Pulses em People Sucess
Por Renato Navas 3 min leitura

É de suma importância que os colaboradores da empresa tenham objetivos e valores harmônicos à cultura e à missão de uma empresa, uma vez que essa característica é fundamental para mantê-los engajados e, automaticamente, reduzir o índice de turnover da organização. Isso chamamos de fit cultural!

 

Com isso, sua empresa ganha em produtividade, competitividade e satisfação, tendo em vista que os colaboradores estão sempre empenhados a entregar o seu melhor todos os dias. 

 

Não sabe o que é fit cultural? Não se preocupe, porque estamos aqui para ajudar você a entender esse conceito e mostrar como aplicá-lo no seu negócio. Acompanhe!

 

O que é fit cultural?

Seta apontando para cima em referência ao efeito de um guardião da cultura organizacional

 

O fit cultural refere-se à “probabilidade de alguém refletir e ser capaz de se adaptar às crenças, atitudes e comportamentos centrais que compõem sua organização” segundo a Harvard Business Review. Isto é, estamos falando do alinhamento do colaborador com a missão, cultura e valores de uma organização. 

 

Esses elementos ajudam a identificar profissionais que apresentam possibilidades de permanecer na empresa por mais tempo, com muito mais motivação e envolvimento que outro candidato que não tenha essa afinidade com os objetivos do negócio.

 

O resultado disso vai além de um colaborador que apresenta resultados acima da média, mas também que executa estratégias com inteligência e que sabe tomar as decisões mais adequadas para cada situação.

 

Como ele funciona?

 

O fit cultural funciona como um identificador de habilidades comportamentais e competências profissionais. Sendo assim, por meio de postura, linguagem, objetivos e comportamentos, consegue extrair informações valiosas dos candidatos, as quais são indispensáveis para acertar na escolha do profissional.

 

Identificadas essas características, o gestor precisa avaliar se elas estão alinhadas aos valores, à missão e à visão da organização, a fim de analisar se o candidato tem condições de contribuir positivamente para o crescimento da empresa. Se a resposta for sim, ele fará uma contratação mais acertada, diminuindo os riscos de descontentamento com o novo colaborador.

 

Como aplicá-lo na empresa?

 

O primeiro passo é entender a cultura da sua empresa. Por meio de diagnóstico organizacional, mapeamento de perfil, estilos de liderança, organograma e análise de políticas internas, será possível identificar a cultura organizacional. A pesquisa de clima é uma forma de identificar elementos da cultura organizacional.

 

Feito isso, é hora de realizar as entrevistas. Nesse momento, você conseguirá conhecer as características pessoais do candidato, a fim de identificar se ele atende aos requisitos necessários para preencher a vaga.

Por fim, você pode realizar testes com perguntas situacionais. Eles são responsáveis por revelar as opiniões dos candidatos em relação às situações consideradas importantes para o recrutador.

 

O fit cultural proporciona diversos benefícios para uma empresa, como melhoria nas contratações, maior produtividade, retenção de talentos etc. Portanto, não há motivos para não aplicá-lo em seu negócio. Quanto mais alinhados forem os objetivos da empresa e dos colaboradores, melhores serão os resultados. Isso beneficiará tanto a empresa quanto a carreira profissional do colaborador.

 

Gostou de aprender um pouco mais sobre fit cultural? Quer ter acesso a mais conteúdos relevantes como este? Assine nossa newsletter para que possamos enviar a você nossas novidades diretamente no seu e-mail.

 

Renato Navas Renato Navas é Cofounder e Head de People Success da Pulses. Psicólogo, pós-graduado em Administração, especialista em Leitura e Manejo de Grupos, Executive Coaching & Leadership Mentoring, Análise Transacional e Team Coaching. Experiência de mais de 15 anos em programas de desenvolvimento de liderança e de RH. Professor de pós-graduação em Gestão de Pessoas.  linkedin.com/in/renato-navas-27888016/

Deixe seu comentário

Avaliação*

Allan Machado

(5/5)

Olá, como vai Renato Navas! 😀

Sobre o conteúdo do texto faço este comentário:

– A respeito do alinhamento, critério e identificação Empresa – Colaborador, acredito que para estabelecer uma relação produtiva e satisfatória, fundamentalmente deva ser objetiva.
– Começando pelo entendimento estrutural empresarial, ou seja, se é mais vertical ou se horizontal, acredito que o fit cultural esteja inserido nesse contexto.
– Um exemplo disso sou eu: Tenho um perfil democrático e participativo, ainda mais de um curso feito EAD. Porém, de baixo para cima também apresento uma consciência de cooperação, a mais produtiva possível, com quem além de ser superior em escala, este poderá ajudar-me a crescer e desenvolver meu potencial por desafios e responsabilidades. Para isso com apresentação de ferramentas gerenciais e acompanhamento, controles e manutenção.
– Então vejo uma comparação que a estrutura empresarial é um tanto inflexível em relação a candidatos a determinadas vagas. O apelo será para o tipo comportamental, o que incidirá sobre o modo de gestão de pessoas, não necessariamente da estrutura organizacional.

Quer receber mais conteúdos incríveis?

Cadastre-se e receba semanalmente nossos conteúdos por e-mail!

Temos boas notícias:

Para empresas com até 25 colaboradores, oferecemos nossa plataforma gratuitamente!

Faça seu cadastro e comece já a ter dados mais verdadeiros e atualizados sobre a sua equipe.

Cadastre-se

Pronto para “encher seu carrinho”?

Faça o seu cadastro ou acesse sua conta clicando nos botões abaixo para simular e contratar a Pulses de forma simples (e em poucos passos) dentro da nossa plataforma.

Entraremos em contato em breve!

Um de nossos profissionais já está analisando as suas necessidades e logo dará um retorno completo. Mas, se preferir, fale com um de nossos especialistas agora por WhatsApp.

Fale com um especialista

Entraremos em contato em breve!

Um de nossos profissionais já está analisando as suas necessidades e logo dará um retorno completo. Mas, se preferir, fale com um de nossos especialistas agora por WhatsApp.

Fale com um especialista