É de suma importância que os colaboradores da empresa tenham objetivos e valores harmônicos à cultura e à missão de uma empresa, uma vez que essa característica é fundamental para mantê-los engajados e, automaticamente, reduzir o índice de turnover da organização. Isso chamamos de fit cultural!
Com isso, sua empresa ganha em produtividade, competitividade e satisfação, tendo em vista que os colaboradores estão sempre empenhados a entregar o seu melhor todos os dias.
Não sabe o que é fit cultural? Não se preocupe, porque estamos aqui para ajudar você a entender esse conceito e mostrar como aplicá-lo no seu negócio. Acompanhe!
O que é fit cultural?
O fit cultural refere-se à “probabilidade de alguém refletir e ser capaz de se adaptar às crenças, atitudes e comportamentos centrais que compõem sua organização” segundo a Harvard Business Review. Isto é, estamos falando do alinhamento do colaborador com a missão, cultura e valores de uma organização.
Esses elementos ajudam a identificar profissionais que apresentam possibilidades de permanecer na empresa por mais tempo, com muito mais motivação e envolvimento que outro candidato que não tenha essa afinidade com os objetivos do negócio.
O resultado disso vai além de um colaborador que apresenta resultados acima da média, mas também que executa estratégias com inteligência e que sabe tomar as decisões mais adequadas para cada situação.
Como ele funciona?
O fit cultural funciona como um identificador de habilidades comportamentais e competências profissionais. Sendo assim, por meio de postura, linguagem, objetivos e comportamentos, consegue extrair informações valiosas dos candidatos, as quais são indispensáveis para acertar na escolha do profissional.
Identificadas essas características, o gestor precisa avaliar se elas estão alinhadas aos valores, à missão e à visão da organização, a fim de analisar se o candidato tem condições de contribuir positivamente para o crescimento da empresa. Se a resposta for sim, ele fará uma contratação mais acertada, diminuindo os riscos de descontentamento com o novo colaborador.
Como aplicá-lo na empresa?
O primeiro passo é entender a cultura da sua empresa. Por meio de diagnóstico organizacional, mapeamento de perfil, estilos de liderança, organograma e análise de políticas internas, será possível identificar a cultura organizacional. A pesquisa de clima é uma forma de identificar elementos da cultura organizacional.
Feito isso, é hora de realizar as entrevistas. Nesse momento, você conseguirá conhecer as características pessoais do candidato, a fim de identificar se ele atende aos requisitos necessários para preencher a vaga.
Por fim, você pode realizar testes com perguntas situacionais. Eles são responsáveis por revelar as opiniões dos candidatos em relação às situações consideradas importantes para o recrutador.
O fit cultural proporciona diversos benefícios para uma empresa, como melhoria nas contratações, maior produtividade, retenção de talentos etc. Portanto, não há motivos para não aplicá-lo em seu negócio. Quanto mais alinhados forem os objetivos da empresa e dos colaboradores, melhores serão os resultados. Isso beneficiará tanto a empresa quanto a carreira profissional do colaborador.
Gostou de aprender um pouco mais sobre fit cultural? Quer ter acesso a mais conteúdos relevantes como este? Assine nossa newsletter para que possamos enviar a você nossas novidades diretamente no seu e-mail.
Allan Machado
Olá, como vai Renato Navas! 😀
Sobre o conteúdo do texto faço este comentário:
– A respeito do alinhamento, critério e identificação Empresa – Colaborador, acredito que para estabelecer uma relação produtiva e satisfatória, fundamentalmente deva ser objetiva.
– Começando pelo entendimento estrutural empresarial, ou seja, se é mais vertical ou se horizontal, acredito que o fit cultural esteja inserido nesse contexto.
– Um exemplo disso sou eu: Tenho um perfil democrático e participativo, ainda mais de um curso feito EAD. Porém, de baixo para cima também apresento uma consciência de cooperação, a mais produtiva possível, com quem além de ser superior em escala, este poderá ajudar-me a crescer e desenvolver meu potencial por desafios e responsabilidades. Para isso com apresentação de ferramentas gerenciais e acompanhamento, controles e manutenção.
– Então vejo uma comparação que a estrutura empresarial é um tanto inflexível em relação a candidatos a determinadas vagas. O apelo será para o tipo comportamental, o que incidirá sobre o modo de gestão de pessoas, não necessariamente da estrutura organizacional.