Home » Blog » RH » Saiba como se preparar para voltar ao trabalho!
Compartilhe

Saiba como se preparar para voltar ao trabalho!

Foto de Elizabeth Navas, especialista Pulses em People Science
Por Elizabeth Navas Sanches 3 min leitura

A suspensão do trabalho presencial se deu por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus. Todos tiveram que se adaptar à nova rotina de trabalho, conciliando afazeres pessoais e profissionais dentro de casa mesmo. O home office foi a solução encontrada para manter as empresas em funcionamento e evitar a necessidade de demissão em massa. 

Agora, devido à flexibilização da quarentena, tudo está voltando ao “normal”, porém, com algumas precauções. Por isso, você precisa se preparar para voltar ao trabalho com segurança!

Quer saber quais cuidados importantes é preciso tomar nesse momento? Continue a leitura deste artigo que explicamos para você. Boa leitura!

Duas mulheres conversando e sorrindo referenciando à colaboradores engajados e produtivos

 

CERTIFIQUE-SE DA EXISTÊNCIA DE PROTOCOLOS DE HIGIENIZAÇÃO

 

Os protocolos de higienização visam manter você e seus colaboradores em segurança, reduzindo ao máximo as chances de contágio pela Covid-19. Todo cuidado é pouco para garantir o bem-estar de todos os profissionais de uma empresa. Sendo assim, o primeiro passo é oferecer um ambiente limpo.

Duas mulheres trabalhando em um tablet em referência ao rh ágil e digital

Cadeiras, computadores, teclados, telefones, impressoras e outros equipamentos de uso coletivo e individual devem ser higienizados com álcool 70%. Na entrada das portas, é importante manter um pano umedecido com água sanitária para que as pessoas possam limpar os calçados.

Cada colaborador precisa fazer a sua parte também, evitando ao máximo o contato com outras pessoas. É importante que aqueles que pertencem ao grupo de risco não retornem à empresa por enquanto.

 

FIQUE ATENTO ÀS RECOMENDAÇÕES DAS AUTORIDADES DE SAÚDE

 

Mulher sorrindo enquanto segura um notebook com uma mão e digita com a outra em referência à colaboradores engajados

O Ministério da Saúde recomendou medidas — algumas básicas — para a prevenção da Covid-19. A primeira delas é lavar muito bem as mãos, desde os dedos até os pulsos, com bastante água e sabão. O uso de papel toalha é o mais recomendado para secá-las.

O álcool em gel 70% também é outro utensílio indispensável na higienização, principalmente se o colaborador precisa realizar alguma atividade fora da empresa ou se ele lida constantemente com o manuseio de dinheiro, por exemplo.

O uso de máscaras ajuda a se proteger e a proteger quem está por perto. O ideal é que elas sejam trocadas a cada duas horas. Ao higienizá-las, é importante usar água sanitária e, ao secar, passar muito bem o ferro para eliminar qualquer chance de proliferação do vírus.

 

MANTENHA DISTANCIAMENTO SOCIAL AO VOLTAR AO TRABALHO

 

A saudade dos colegas é grande. No entanto, por mais que você se reencontrem no ambiente de trabalho, ainda assim é indispensável manter o distanciamento social. Reorganize a estrutura da empresa, fazendo com que os colaboradores tomem uma distância de, mais ou menos, um metro. Isso vale tanto para o escritório quanto para a fila do refeitório, por exemplo.

Essas dicas são imprescindíveis para garantir a saúde no ambiente de trabalho e evitar a proliferação do vírus. Lembre-se de que, apesar de muitos pacientes serem assintomáticos, outras pessoas podem apresentar sintomas que colocam a sua vida em risco. Como ainda nem mesmo os cientistas sabem ao certo com que tipo de vírus estamos lidando, é muito importante que tomar todos os cuidados necessários ao voltar ao trabalho.

 

Pessoa sentada apoiada em frente a um computador em referência ao trabalho remoto na pandemia

Tela de dashboard do produto pulses by gupy com métricas de gestão de pessoas
Elizabeth Navas Sanches Elizabeth Navas é Cofounder, especialista em People Science da Pulses. Psicóloga, doutora em Engenharia de Produção, Mestre em Administração, pós-graduada em Administração de RH e Avaliação Institucional. Experiência em consultoria focada em coaching, treinamento e desenvolvimento, diagnósticos organizacionais e Mentoring . Atuou por 13 anos na área de RH e 22 anos como Professora de graduação e Mestrado. linkedin.com/in/elizabeth-navas-sanches-16618272/

Deixe seu comentário

Avaliação*

Quer receber mais conteúdos incríveis?

Cadastre-se e receba semanalmente nossos conteúdos por e-mail!

Temos boas notícias:

Para empresas com até 25 colaboradores, oferecemos nossa plataforma gratuitamente!

Faça seu cadastro e comece já a ter dados mais verdadeiros e atualizados sobre a sua equipe.

Cadastre-se

Pronto para “encher seu carrinho”?

Faça o seu cadastro ou acesse sua conta clicando nos botões abaixo para simular e contratar a Pulses de forma simples (e em poucos passos) dentro da nossa plataforma.

Entraremos em contato em breve!

Um de nossos profissionais já está analisando as suas necessidades e logo dará um retorno completo. Mas, se preferir, fale com um de nossos especialistas agora por WhatsApp.

Fale com um especialista

Entraremos em contato em breve!

Um de nossos profissionais já está analisando as suas necessidades e logo dará um retorno completo. Mas, se preferir, fale com um de nossos especialistas agora por WhatsApp.

Fale com um especialista