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Saiba como funciona a pesquisa de engajamento

Por Renato Navas 4 min leitura
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Duas pessoas apertando as mãos em referência a indicação de parceiros do Pulses Partners
Duas pessoas conversando em referência ao parceiro Pulses Partners

Conheça a poderosa ferramenta que pode te ajudar a melhorar a performance e a produtividade dos seus colaboradores

O engajamento no trabalho é um fator relevante para qualquer negócio. Apesar de estar ligado ao nível de comprometimento dos colaboradores com a empresa, ele não se resume a uma fotografia estática da situação.

Por isso, é preciso acompanhá-lo de perto por meio de uma pesquisa de engajamento.

Você deve saber o quanto a experiência do seu colaborador é importante para garantir a satisfação e a motivação dele com o negócio. Mas você realmente conhece os fatores essenciais para que ele se conecte com a empresa e deseje fazer parte dela?

Entenda de uma vez por todas o valor da pesquisa e saiba como elaborá-la de modo que impacte a performance do seu time!

Homem segurando um bloquinho de madeira com um ícone sorrindo em referência a pesquisa de engajamento e colaborador satisfeito

Qual é a importância da pesquisa de engajamento?

O engajamento é um estado dinâmico de comprometimento de uma pessoa com uma causa. Trata-se de um envolvimento cognitivo e emocional ativo, desencadeado por propósitos comuns.

Quando um profissional se identifica com a razão de ser de uma organização e passa a desejar, genuinamente, fazer parte dessa história, ele desenvolve um senso de pertencimento, confiança e dedicação.

Colaboradores felizes em capa de livro em referência a construção da cultura de engajamento
Pódio com bandeira amarela no topo em referência ao engajamento para líderes
Capa de livro mostrando uma medalha em referência ao impacto do reconhecimento no engajamento

Mas isso não depende só dele. Cabe à empresa reconhecer e dar atenção às questões que impactam o engajamento de seus colaboradores.

A etapa de reconhecimento é feita por meio da aplicação da pesquisa de engajamento, que busca avaliar aspectos:

  • individuais do colaborador (responsabilidade, controle emocional, iniciativa etc.);
  • do trabalho (recursos disponíveis, características das tarefas, satisfação etc.);
  • empresariais (normas, gestão, estratégias, recompensas etc.);
  • da liderança (relacionamento com a equipe, suporte, competência etc.);
  • da equipe (feedback entre os pares, relacionamentos interpessoais, colaboração etc.).

É com base nesses fatores que a empresa consegue identificar pontos de melhoria e começar a trabalhar a partir deles para desenvolver uma equipe engajada e comprometida.

Como deve ser feita?

Escolher as perguntas certas é metade do caminho para uma pesquisa de engajamento de sucesso. Para tanto, é necessário estabelecer um espaço aberto para o diálogo, ou seja, deixar os profissionais confortáveis para responderem de maneira franca e construtiva.

Se você não faz ideia de como elaborar o seu questionário, aqui vão algumas sugestões de perguntas:

  • eu não pediria demissão da empresa se recebesse uma proposta melhor?
  • estou satisfeito com a minha liderança?
  • sinto orgulho de fazer parte dessa empresa?
  • recomendo essa empresa para parentes e amigos?
  • a empresa inspira o melhor de mim todos os dias?

As opções de resposta podem ser uma escala que varia entre “concordo totalmente” a “discordo totalmente”.

Lembre-se de que, nesse tipo de pesquisa, é crucial manter o feedback anônimo para que as pessoas se sintam seguras em dizer o que realmente pensam.

Quais são os benefícios desse tipo de pesquisa?

Uma pesquisa de engajamento bem elaborada fornece dados e informações importantes sobre a equipe. O principal deles é o índice de engajamento do grupo, que pode ser traduzido em números e balizado a partir de dados anteriores.

Além disso, facilita a identificação de padrões e indicativos de desengajamento e engajamento, o que ajuda a prever determinados comportamentos (por exemplo, um profissional que está perdendo o interesse nas suas atividades).

Assim, a empresa consegue agir com antecedência, a fim de evitar problemas como o turnover.

Pesquisa de Clima e Engajamento

Não se deve confundir, no entanto, a pesquisa de clima organizacional com a de engajamento. Apesar de serem similares, as pesquisas de clima e engajamento apresentam diferenças significativas que devem ser consideradas.

Enquanto a pesquisa de engajamento se baseia em informações mais subjetivas, como a forma que o colaborador se sente e vivencia os processos dentro de um contexto, a pesquisa de clima organizacional tem como base outros parâmetros. Veja a seguir:

Quando realizada na empresa, a pesquisa de clima analisa o ambiente empresarial e o relacionamento entre colaboradores e empresa. O intuito é avaliar o que os colaboradores pensam da sua rotina de trabalho, processos, atividades, entre outros.

Pronto para colocar em prática?

A pesquisa de engajamento também favorece a autoestima dos profissionais, fazendo com que eles se sintam peças-chave para os resultados da empresa.

Isso colabora para que se tornem mais participativos e adeptos às propostas de mudanças que visam melhorar o desempenho da equipe. Portanto, invista nessa prática e colha esses e outros benefícios!

Antes de arregaçar as mangas e começar a preparar a sua pesquisa, confira alguns dados importantes sobre engajamento!

duas pessoas em frente a um celular mostrando dados em referência a pesquisa de engajamento e clima

Renato Navas Cofounder e Head de People Success da Pulses. Psicólogo, pós-graduado em Administração, especialista em Leitura e Manejo de Grupos, Executive Coaching & Leadership Mentoring, Análise Transacional e Team Coaching. Experiência de mais de 15 anos em programas de desenvolvimento de liderança e de RH. Professor de pós-graduação em Gestão de Pessoas.  linkedin.com/in/renato-navas-27888016/
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