Os riscos psicossociais têm ganhado cada vez mais atenção nas empresas e organizações em todo o mundo. Isso porque eles podem ter um impacto significativo no ambiente de trabalho, afetando a saúde e o bem-estar das pessoas colaboradoras, a produtividade e até mesmo a reputação da empresa.
No Brasil, os transtornos mentais são a terceira maior causa de afastamento no trabalho, segundo o Observatório de Segurança e Saúde do Trabalho. É um dado que ressalta a importância de cuidar do bem-estar dos colaboradores no ambiente corporativo.
Neste post, vamos explorar o que são esses problemas, como eles podem afetar o trabalho e o que as empresas podem fazer para minimizar esses impactos. Acompanhe!
Esses riscos ou ameaças são fatores presentes no ambiente de trabalho que podem afetar a saúde mental e física dos trabalhadores, bem como o desempenho profissional e a qualidade de vida.
Eles estão relacionados à organização do trabalho e às condições em que ele é realizado, incluindo o ambiente físico, as relações interpessoais, a cultura organizacional, as demandas e os desafios do trabalho.
Entre os mais comuns desta categoria estão o estresse, a sobrecarga de trabalho, o assédio moral, a violência no trabalho, a falta de autonomia e de reconhecimento, a falta de apoio social e a falta de equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Esses fatores podem levar a problemas de saúde, como:
É importante que as empresas estejam atentas a essas ameaças psicossociais e trabalhem para minimizá-los, criando um ambiente saudável e seguro para as pessoas.
Além disso, é importante que os profissionais saibam identificar e lidar com esses riscos, buscando ajuda quando necessário. A seguir, conheça os principais perigos psicossociais para reconhecê-los e melhorar o que for preciso na empresa.
Quando as pessoas têm que lidar com muitas demandas e tarefas ao mesmo tempo, podem se sentir sobrecarregadas e estressadas, o que pode levar a problemas de saúde, como ansiedade e depressão.
Nesse caso, o ideal é que a carga de trabalho seja acompanhada e flexibilizada quando necessário. Isso permite ao colaborador fazer pausas, organizar melhor seu tempo, além de encorajar pedidos de ajuda com antecedência.
Jornadas de trabalho muito longas podem afetar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, levando a problemas de saúde e a um desempenho insuficiente no trabalho. Portanto, é imprescindível que haja planejamento e compensação adequada.
Quando as pessoas não têm autonomia para tomar decisões em relação ao trabalho que realizam, podem se sentir desmotivadas e insatisfeitas, afetando sua produtividade e bem-estar.
Diferentes tipos de assédios no trabalho também podem levar a problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão, além de afetar a autoestima e a autoconfiança das pessoas.
Os casos de assédio podem envolver:
É importante que haja um canal de denúncias seguro e preparo dos profissionais responsáveis para lidar com essas situações, como realizar acolhimento das vítimas e tomar medidas legais.
A discriminação no ambiente de trabalho desencadeia problemas de saúde mental, além de também afetar a autoestima e a autoconfiança dos trabalhadores. Isso pode ser comum em locais de trabalho que toleram palavrões e xingamentos.
É preciso estabelecer uma cultura que promova um ambiente inclusivo e acolhedor.
Quando as pessoas não têm um bom relacionamento com seus colegas ou não recebem apoio da empresa, podem se sentir isolados e desmotivados, o que pode afetar sua produtividade e bem-estar no trabalho.
Conflitos com colegas ou superiores criam um cenário estressante e desmotivador, além de afetar a qualidade do trabalho realizado. É válido notar que os conflitos podem surgir entre lideranças, clientes ou outros parceiros da empresa.
Quando as pessoas não recebem reconhecimento por seus trabalhos, podem se sentir desmotivadas e insatisfeitas. O mesmo acontece ao receber feedbacks negativos que parecem injustos ou insuficientes.
Reconhecer as habilidades e conquistas dos colaboradores, além de promover a cultura do feedback constante, é necessário para ajudar no aumento do engajamento e da satisfação.
Quando as expectativas em relação ao trabalho não estão nítidas, as pessoas colaboradoras podem se sentir confusas e estressadas. Nesse caso, envolve tanto papéis, responsabilidades ou o futuro na empresa.
Mudanças frequentes ou informações incompletas também podem impactar a rotina de trabalho e prejudicar na entrega de demandas.
A falta de oportunidades de desenvolvimento profissional pode gerar um sentimento de estagnação e frustração. Muitas vezes, os colaboradores podem diminuir a produtividade ou até mesmo buscar oportunidades em outras empresas.
Outro risco psicossocial é quando o ambiente de trabalho é inadequado, levando a danos na saúde, como problemas musculoesqueléticos, dores de cabeça e problemas respiratórios. Garanta que o espaço atenda as necessidades básicas de cada profissional.
Quando as pessoas não conseguem equilibrar as demandas do trabalho com sua vida pessoal, podem se sentir estressadas e sobrecarregadas, com dificuldade para executar bem as tarefas no dia a dia.
A baixa remuneração pode afetar a motivação e o bem-estar dos trabalhadores, além de levá-los a buscar outras oportunidades de trabalho.
Por isso, acompanhar e entender como os profissionais se sentem em relação a empresa, os benefícios e demais aspectos do trabalho é fundamental para realizar as adaptações necessárias.
A falta de recursos adequados, como equipamentos e ferramentas de trabalho, e de suporte organizacional pode gerar estresse, frustração e queda na eficiência. Isso envolve ferramentas, recursos e treinamentos adequados.
Como vimos, os problemas psicossociais podem ter relação direta com o trabalho, pois são fatores presentes no ambiente e nas relações de trabalho que podem afetar a saúde mental e o bem-estar dos colaboradores.
Esses riscos podem ser causados por práticas inadequadas de gestão, falta de comunicação efetiva, conflitos interpessoais, ambiente de trabalho tóxico, falta de recursos, excesso de demandas, dentre outros fatores.
Quando não são gerenciados adequadamente, os problemas psicossociais podem levar a queda na produtividade, absenteísmo, conflitos no ambiente de trabalho, baixa satisfação, outros problemas de saúde mental e, em casos mais graves, a afastamentos por doenças ocupacionais.
É importante que as empresas estejam atentas a esses fatores e adotem medidas preventivas para garantir um ambiente de trabalho saudável e seguro para todos. A seguir, veja como o departamento de RH pode auxiliar.
O setor de Recursos Humanos (RH) tem um papel fundamental na prevenção e gestão das ameaças psicossociais no ambiente de trabalho. Algumas das ações que o RH pode adotar para evitá-los são:
Essas são apenas algumas das ações que o RH pode adotar para evitar os riscos psicossociais no ambiente de trabalho. É importante ter políticas e práticas bem definidas para lidar com os riscos e promover um ambiente de trabalho saudável e seguro para todos.
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