Home » Blog » Segurança psicológica » Riscos psicossociais: como podem impactar o trabalho?
Compartilhe

Riscos psicossociais: como podem impactar o trabalho?

Foto de Elizabeth Navas, especialista Pulses em People Science
Por Elizabeth Navas Sanches 8 min leitura

Saiba como minimizar os riscos que levam trabalhadores a problemas de saúde física e mental

Os riscos psicossociais têm ganhado cada vez mais atenção nas empresas e organizações em todo o mundo. Isso porque eles podem ter um impacto significativo no ambiente de trabalho, afetando a saúde e o bem-estar das pessoas colaboradoras, a produtividade e até mesmo a reputação da empresa. 

No Brasil, os transtornos mentais são a terceira maior causa de afastamento no trabalho, segundo o Observatório de Segurança e Saúde do Trabalho. É um dado que ressalta a importância de cuidar do bem-estar dos colaboradores no ambiente corporativo.

Neste post, vamos explorar o que são esses problemas, como eles podem afetar o trabalho e o que as empresas podem fazer para minimizar esses impactos. Acompanhe!

Mulher de braços abertos e folhas voando ao seu redor, em sinal de segurança psicológica

O que são riscos psicossociais?

Esses riscos ou ameaças são fatores presentes no ambiente de trabalho que podem afetar a saúde mental e física dos trabalhadores, bem como o desempenho profissional e a qualidade de vida. 

Eles estão relacionados à organização do trabalho e às condições em que ele é realizado, incluindo o ambiente físico, as relações interpessoais, a cultura organizacional, as demandas e os desafios do trabalho.

Colaboradora aflita em frente ao notebook em referência aos riscos psicossociais no trabalho

Entre os mais comuns desta categoria estão o estresse, a sobrecarga de trabalho, o assédio moral, a violência no trabalho, a falta de autonomia e de reconhecimento, a falta de apoio social e a falta de equilíbrio entre vida pessoal e profissional. 

Esses fatores podem levar a problemas de saúde, como:

  • ansiedade;
  • depressão;
  • burnout;
  • distúrbios do sono ;
  • problemas musculoesqueléticos.

É importante que as empresas estejam atentas a essas ameaças psicossociais e trabalhem para minimizá-los, criando um ambiente saudável e seguro para as pessoas. 

Além disso, é importante que os profissionais saibam identificar e lidar com esses riscos, buscando ajuda quando necessário. A seguir, conheça os principais perigos psicossociais para reconhecê-los e melhorar o que for preciso na empresa.

14 riscos psicossociais e seus impactos no dia a dia de trabalho

1.Sobrecarga de trabalho

Quando as pessoas têm que lidar com muitas demandas e tarefas ao mesmo tempo, podem se sentir sobrecarregadas e estressadas, o que pode levar a problemas de saúde, como ansiedade e depressão. 

Nesse caso, o ideal é que a carga de trabalho seja acompanhada e flexibilizada quando necessário. Isso permite ao colaborador fazer pausas, organizar melhor seu tempo, além de encorajar pedidos de ajuda com antecedência.

2.Jornadas de trabalho extensas

Jornadas de trabalho muito longas podem afetar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, levando a problemas de saúde e a um desempenho insuficiente no trabalho. Portanto, é imprescindível que haja planejamento e compensação adequada.

3.Falta de autonomia

Quando as pessoas não têm autonomia para tomar decisões em relação ao trabalho que realizam, podem se sentir desmotivadas e insatisfeitas, afetando sua produtividade e bem-estar.

4.Assédios

Diferentes tipos de assédios no trabalho também podem levar a problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão, além de afetar a autoestima e a autoconfiança das pessoas.

Os casos de assédio podem envolver:

  • Toques, abraços ou beijos indesejados;
  • Comentários ou piadas sexuais;
  • Gritar ou desrespeitar o colaborador ;
  • Enviar mensagens depreciativas;
  • Solicitar tarefas humilhantes.

É importante que haja um canal de denúncias seguro e preparo dos profissionais responsáveis para lidar com essas situações, como realizar acolhimento das vítimas e tomar medidas legais.

5.Discriminação

A discriminação no ambiente de trabalho desencadeia problemas de saúde mental, além de também afetar a autoestima e a autoconfiança dos trabalhadores. Isso pode ser comum em locais de trabalho que toleram palavrões e  xingamentos. 

É preciso estabelecer uma cultura que promova um ambiente inclusivo e acolhedor.

6.Falta de apoio social

Quando as pessoas não têm um bom relacionamento com seus colegas ou não recebem apoio da empresa, podem se sentir isolados e desmotivados, o que pode afetar sua produtividade e bem-estar no trabalho.

7.Conflitos interpessoais

Conflitos com colegas ou superiores criam um cenário estressante e desmotivador, além de afetar a qualidade do trabalho realizado. É válido notar que os conflitos podem surgir entre lideranças, clientes ou outros parceiros da empresa.

Três pessoas em pé conversando e esboçando sorrisos em referência a segurança psicológica nas organizações.

8.Falta de reconhecimento

Quando as pessoas não recebem reconhecimento por seus trabalhos, podem se sentir desmotivadas e insatisfeitas. O mesmo acontece ao receber feedbacks negativos que parecem injustos ou insuficientes.

Reconhecer as habilidades e conquistas dos colaboradores, além de promover a cultura do feedback constante, é necessário para ajudar no aumento do engajamento e da satisfação.

9.Falta de clareza nas expectativas

Quando as expectativas em relação ao trabalho não estão nítidas, as pessoas colaboradoras podem se sentir confusas e estressadas. Nesse caso, envolve tanto papéis, responsabilidades ou o futuro na empresa.

Mudanças frequentes ou informações incompletas também podem impactar a rotina de trabalho e prejudicar na entrega de demandas.

10.Falta de oportunidades de desenvolvimento

A falta de oportunidades de desenvolvimento profissional pode gerar um sentimento de estagnação e frustração. Muitas vezes, os colaboradores podem diminuir a produtividade ou até mesmo buscar oportunidades em outras empresas.

11. Ambiente físico inadequado

Outro risco psicossocial é quando o ambiente de trabalho é inadequado, levando a danos na saúde, como problemas musculoesqueléticos, dores de cabeça e problemas respiratórios. Garanta que o espaço atenda as necessidades básicas de cada profissional.

12.Falta de equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Quando as pessoas não conseguem equilibrar as demandas do trabalho com sua vida pessoal, podem se sentir estressadas e sobrecarregadas, com dificuldade para executar bem as tarefas no dia a dia.

13. Baixa remuneração

A baixa remuneração pode afetar a motivação e o bem-estar dos trabalhadores, além de levá-los a buscar outras oportunidades de trabalho. 

Por isso, acompanhar e entender como os profissionais se sentem em relação a empresa, os benefícios e demais aspectos do trabalho é fundamental para realizar as adaptações necessárias.

14.Falta de recursos e suporte

A falta de recursos adequados, como equipamentos e ferramentas de trabalho, e de suporte organizacional pode gerar estresse, frustração e queda na eficiência. Isso envolve ferramentas, recursos e treinamentos adequados.

>>> Leia também: Ansiedade no Trabalho: conheça os sinais que todo gestor deve identificar e saiba como agir

Qual a relação entre riscos psicossociais e o trabalho?

Como vimos, os problemas psicossociais podem ter relação direta com o trabalho, pois são fatores presentes no ambiente e nas relações de trabalho que podem afetar a saúde mental e o bem-estar dos colaboradores. 

Esses riscos podem ser causados por práticas inadequadas de gestão, falta de comunicação efetiva, conflitos interpessoais, ambiente de trabalho tóxico, falta de recursos, excesso de demandas, dentre outros fatores. 

Quando não são gerenciados adequadamente,  os problemas psicossociais podem levar a queda na produtividade, absenteísmo, conflitos no ambiente de trabalho, baixa satisfação, outros problemas de saúde mental e, em casos mais graves, a afastamentos por doenças ocupacionais.

É importante que as empresas estejam atentas a esses fatores e adotem medidas preventivas para garantir um ambiente de trabalho saudável e seguro para todos. A seguir, veja como o departamento de RH pode auxiliar.

Como o RH pode ajudar a evitar esses riscos?

O setor de Recursos Humanos (RH) tem um papel fundamental na prevenção e gestão das ameaças psicossociais no ambiente de trabalho. Algumas das ações que o RH pode adotar para evitá-los são:

  • Desenvolver políticas e práticas de gestão de pessoas que promovam um ambiente de trabalho saudável e respeitoso
  • Oferecer programas de treinamento e desenvolvimento para os colaboradores, a fim de que eles possam lidar melhor com situações de estresse e pressão no trabalho
  • Promover a comunicação clara e transparente entre lideranças e liderados, criando canais de diálogo para que possam expressar suas preocupações e sugestões
  • Realizar pesquisas de clima organizacional para avaliar a percepção, satisfação e bem-estar dos colaboradores, identificando pontos de melhoria
  • Implementar programas de qualidade de vida no trabalho, como atividades físicas, massagens, meditação e outras práticas que contribuam para a saúde mental e emocional das pessoas
  • Garantir que os processos de recrutamento e seleção sejam justos e transparentes, evitando práticas discriminatórias que possam afetar a saúde mental dos candidatos.
  • Investir em soluções tecnológicas que ajudem a efetivar as ações necessárias para acompanhamento desses fatores 

Essas são apenas algumas das ações que o RH pode adotar para evitar os riscos psicossociais no ambiente de trabalho. É importante ter políticas e práticas bem definidas para lidar com os riscos e promover um ambiente de trabalho saudável e seguro para todos.

Continue a explorar o assunto com o conteúdo sobre Saúde Mental no Trabalho: guia para empresas em 2023.

Uma pessoa sentada na frente de um computador conversando com outra pessoa que está em pé na sua frente.
Elizabeth Navas Sanches Elizabeth Navas é Cofounder, especialista em People Science da Pulses. Psicóloga, doutora em Engenharia de Produção, Mestre em Administração, pós-graduada em Administração de RH e Avaliação Institucional. Experiência em consultoria focada em coaching, treinamento e desenvolvimento, diagnósticos organizacionais e Mentoring . Atuou por 13 anos na área de RH e 22 anos como Professora de graduação e Mestrado. linkedin.com/in/elizabeth-navas-sanches-16618272/

Deixe seu comentário

Avaliação*

Quer receber mais conteúdos incríveis?

Cadastre-se e receba semanalmente nossos conteúdos por e-mail!

Temos boas notícias:

Para empresas com até 25 colaboradores, oferecemos nossa plataforma gratuitamente!

Faça seu cadastro e comece já a ter dados mais verdadeiros e atualizados sobre a sua equipe.

Cadastre-se

Pronto para “encher seu carrinho”?

Faça o seu cadastro ou acesse sua conta clicando nos botões abaixo para simular e contratar a Pulses de forma simples (e em poucos passos) dentro da nossa plataforma.

Entraremos em contato em breve!

Um de nossos profissionais já está analisando as suas necessidades e logo dará um retorno completo. Mas, se preferir, fale com um de nossos especialistas agora por WhatsApp.

Fale com um especialista

Entraremos em contato em breve!

Um de nossos profissionais já está analisando as suas necessidades e logo dará um retorno completo. Mas, se preferir, fale com um de nossos especialistas agora por WhatsApp.

Fale com um especialista