O termo “RH estratégico” já é quase um jargão no mundo empresarial, mas você sabe qual é o real significado dele? Embora muitas pessoas acreditem que ele consiste em deixar de lado toda a parte operacional, não é bem assim que funciona. Na realidade, tem muito mais a ver com desenvolver uma visão estratégica, tornar o setor mais ágil e digital e utilizar tudo isso para melhorar os processos internos.
Quer ir mais fundo nesse assunto? Então fique conosco até o final deste artigo, pois vamos explicar melhor o conceito, os benefícios que ele proporciona e como aplicá-lo na sua empresa. Tenha uma ótima leitura!
O que é o RH estratégico?
Você já entendeu que o RH estratégico é aquele que foca especialmente nas pessoas, nas tecnologias e nos processos no intuito de torná-los melhores e mais eficientes, indo além do fator operacional. Mas o que isso quer dizer, na prática?
Basicamente, para ser estratégico, o RH precisa assumir algumas condições:
Enquanto não utilizar esses fatores a seu favor, é provável que o RH não possa ser considerado estratégico, já que ele poderá estar desconectado com os objetivos da empresa, não se mostrando relevante para o negócio.
Quais são seus principais benefícios?
Um dos principais benefícios do RH estratégico é que ele coleta e fornece dados relevantes para a tomada de decisão. Em outras palavras, ele tem uma participação ativa na elaboração de novas metas, mudanças e passos primordiais da empresa.
Para as pessoas, o ambiente de trabalho fica mais dinâmico, desafiador, agradável e com oportunidades de desenvolvimento. O RH estratégico está sempre atento aos diferentes potenciais existentes nas equipes, pronto para incentivá-los e aprimorá-los. Isso coloca o colaborador como um cliente interno, alguém importante e valorizado.
Para a empresa, além de significar mais produtividade, resultados melhores e uma equipe mais engajada, essa mudança afeta aspectos como a própria cultura organizacional. Tudo começa lá no processo de escolha e contratação de novos colaboradores, que se torna mais bem-sucedido ao trazer para a empresa perfis mais alinhados com suas necessidades e objetivos.
Em geral, essa abordagem mais estratégica ajuda a superar aqueles pontos mais irrelevantes do curto prazo em detrimento de um relacionamento de longo prazo entre a empresa e a sua equipe. Isso garante uma compatibilidade real de interesses, plano de crescimento e apoio mútuo para o alcance de bons resultados.
Com um RH estratégico, seus resultados melhoram e o seu público interno fica mais satisfeito. Quer mais do que isso? Que tal utilizar sua energia para focar o que realmente pode ser um diferencial competitivo para a sua empresa?
As soluções da Pulses podem ajudar você a tornar o seu RH estratégico sem complicações. Converse com a gente para conhecê-las de perto!