O recrutamento interno é uma prática do RH que consiste em selecionar candidatos para novas vagas dentro da própria organização. Assim, antes de fazer uma divulgação externa, é possível buscar talentos e interessados entre os colaboradores.
Para garantir a eficiência de um processo como esse é imprescindível que o RH tenha uma estratégia organizada e bem definida, aproveitando os diversos ganhos que essa prática pode trazer para o negócio.
Mas, quais as vantagens de fazer dessa modalidade de seleção? Será que você sabe o que a empresa e os profissionais podem ganhar com essa estratégia? Neste conteúdo vamos conhecer todos os benefícios e entender a melhor forma de fazer uma seleção interna eficiente.
Recrutamento interno é o processo de seleção de candidatos para uma vaga entre os colaboradores da própria empresa. Neste formato, as oportunidades são direcionadas a quem já atua na empresa para que possam avançar na carreira ou mudar de função.
A seleção pode ser feita de diferentes formas, envolvendo avaliações de desempenho, entrevistas e teste de aptidão. Nesse caso, é mais fácil ter clareza sobre a atuação do profissional e a sua integração com o fit cultural, afinal, ele já faz parte da organização.
Os critérios para participação devem estar evidentes e alinhados com os processos internos da empresa. Trata-se de uma forma de investir e ampliar a permanência de talentos, além de incentivar o desenvolvimento de novas habilidades.
Algumas das principais diferenças entre recrutamento externo e interno são:
Leia também: Remote first ? Entenda o que é e avalie para a empresa
Existem diversas possibilidades para o recrutamento dentro da empresa, sendo possível optar por aquele que melhor atende as necessidades atuais. Veja mais sobre cada um deles a seguir.
Esse tipo de recrutamento envolve a seleção de colaboradores que já estão na empresa para cargos superiores. Os candidatos selecionados podem ter as habilidades e experiência necessárias para preencher as posições em aberto.
A transferência de um colaborador de uma área ou departamento para outra também é uma possibilidade. Esse tipo de recrutamento é adequado quando a pessoa tem habilidades ou experiências que podem ser melhor aproveitadas em outra área da empresa.
Quando um colaborador indica um colega para uma vaga de emprego dentro da empresa, é chamado de recrutamento por indicação. Esse tipo de recrutamento pode ser uma forma rápida e eficiente de encontrar candidatos adequados para uma vaga.
As empresas também podem recrutar internamente por meio de programas de desenvolvimento, como treinamento ou coaching. Isso pode ajudar os profissionais a desenvolver as habilidades e experiência necessárias para progredir em suas carreiras.
Empresas também podem recrutar ex-funcionários que deixaram a empresa para preencher novas vagas. Isso pode ser útil se um ex-colaborador tiver habilidades e experiências que correspondam à posição em aberto.
Ao abrir uma nova vaga, a empresa precisa ter um orçamento direcionado para os custos do processo como a divulgação, as entrevistas realizadas, consultoria especializada, plataformas para gerenciar o recrutamento, entre outros investimentos.
No caso da seleção interna, muitos desses custos serão eliminados ou reduzidos.
Primeiramente porque as etapas de seleção serão menores, pois muitas delas já foram feitas na contratação do colaborador.
Outro motivo para agilizar o processo é que haverão menos entrevistas e elas serão mais objetivas. Em um processo externo, é preciso conhecer toda a trajetória do candidato e marcar algumas entrevistas para avaliar as possibilidades.
Nos casos em que é preciso urgência para preencher a vaga, por exemplo, o recrutamento entre funcionários pode ser extremamente vantajoso.
O recrutamento de forma interna pode aumentar a motivação dos colaboradores, pois eles veem a oportunidade de crescer e se desenvolver dentro da empresa e ter um plano de desenvolvimento individual concreto.
Isso ajuda a incentivar que busquem novas qualificações, trabalhem com mais empenho para serem notados pelas lideranças e demonstrem interesse em exercer novos desafios. Para isso, é sempre importante que a empresa tenha uma comunicação clara e transparente.
Imagine fazer todo o processo de contratação e no fim das contas perceber que o candidato não se adaptou a empresa ou não correspondeu às expectativas? Com a seleção interna, há menos chances de contratar um profissional inadequado.
Se a empresa faz acompanhamento dos seus colaboradores como avaliação de performance, por exemplo, fica mais fácil identificar quem tem o perfil compatível para a nova função.
Por que buscar talentos fora quando você os têm dentro da empresa? Valorizar os profissionais contribui para impulsionar o crescimento de cada um deles, possibilitando alcançar cargos mais altos e salários melhores.
Além disso, reter os talentos através do processo de seleção interna também ajuda a diminuir a rotatividade dos colaboradores.
Outro aspecto benéfico das contratações internas é a possibilidade de preparar o profissional para quando o cargo estiver disponível. Assim, é possível direcionar treinamentos, qualificações e garantir que ele tenha o perfil adequado para a função.
Para isso, é importante que o RH tenha um bom planejamento. É válido pontuar que a modalidade de seleção interna pode aumentar a percepção dos talentos e promover sua ascensão dentro da empresa, o que pode contribuir para a qualidade do trabalho e a produtividade geral.
Por fim, a adaptação à nova função tende a ser mais tranquila. Candidatos internos já conhecem a cultura, a estrutura e os processos da empresa, o que facilita as etapas seguintes após a contratação.
Agora que já esclarecemos o que é o recrutamento interno e suas vantagens diante do modelo externo, conheça as melhores dicas para garantir um processo eficiente e colocar em prática na sua empresa.
Viu só como o processo interno pode ser positivo para a empresa? Sempre que houver novas vagas, é interessante avaliar as oportunidades e o contexto atual para validar se o recrutamento entre os colaboradores não é o melhor caminho.
É parte do papel do RH valorizar e fazer os talentos permanecerem na empresa, algo que pode ser feito através desse tipo de seleção. Para continuar explorando o tema leia também o conteúdo sobre capital humano: como as empresas podem desenvolvê-lo para sair na frente.