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Reconhecimento profissional, saiba como valorizar colaboradores

Por Renato Navas 5 min leitura

Uma das maneiras eficazes de implementar o reconhecimento profissional é criar uma cultura de feedback pautada na análise de clima e engajamento 

Você já perguntou para seus colaboradores o que os motiva a dedicar, em média, 8 horas do dia à sua empresa? Além do salário, certamente, existem outros fatores que interferem diretamente na dedicação dessas pessoas.

Um dos mais importantes é o reconhecimento profissional. Será que a empresa está realmente atendendo às expectativas de quem se empenha em compartilhar suas habilidades para garantir que ela se destaque no mercado? Descubra a seguir.

Colegas de trabalho se parabenizando em referência ao reconhecimento profissional

O que é reconhecimento no ambiente de trabalho?

O reconhecimento profissional é um conjunto de uma série de ações e medidas que visam garantir o engajamento profissional do colaborador. Em outras palavras, ele é um dos responsáveis pela atração e retenção de talentos dentro de uma empresa.

Além da remuneração, aspectos como boa infraestrutura, promoções, benefícios, formação continuada, entre outros, são fundamentais para que os colaboradores se sintam motivados.

O que acontece quando o profissional não é reconhecido?

A falta de reconhecimento profissional pode gerar uma série de fatores negativos, tanto para a empresa, como para o profissional. Queda na produtividade, Burnout e absenteísmo são algumas das consequências desse cenário.

Isso sem contar que, dependendo do contexto, ele pode implicar em quadros mais graves, como depressão e ansiedade.

Além de afetar as pessoas da organização, consequentemente interfere na empresa como um todo e a taxa de produtividade cai consideravelmente.

Impactos da pandemia no reconhecimento dos colaboradores

Uma pesquisa feita pela Universidade de Nova York em parceria com a Harvard Business School mostrou que o dia de trabalho ficou mais longo. Sim! São 48 minutos a mais de trabalho, desde o começo da pandemia.

Esse aumento tem causado, segundo o estudo, impactos como: falta de tempo para os familiares, dificuldade de fazer pausas e insônia. Além disso, a pesquisa revelou que 77% dos colaboradores relataram contextos de assédio no trabalho.

Os dados são reflexos de outros tipos de causas que, unidos à falta de reconhecimento profissional, impactam negativamente na vida dos profissionais.

Ações de reconhecimento profissional para colocar em prática

Como já dissemos, o salário é apenas um dos mecanismos que devem ser usados para manter os colaboradores engajados. É fundamental considerar outras ações para garantir que os profissionais executem suas funções com empenho.

Integração de equipe: é fundamental que cada colaborador compreenda o quanto sua atividade é importante para o bom desempenho de sua equipe.

Cultura de feedbacks: o feedback é uma forma da pessoa compreender como está seu desempenho. O foco aqui é criar um processo de comunicação  que leve em conta as realizações positivas do colaborador, para romper o paradigma de que um feedback só exalta aspectos negativos.

Incentivo ao bom desempenho: garanta que os profissionais entendam sua importância para os resultados do negócio e que isso interfere diretamente no seu crescimento profissional e pessoal.

Rotina pautada em estímulos: ao invés de esperar pela reunião semanal para motivar o colaborador, faça com que isso seja parte da rotina. Agradecer pelo trabalho, parabenizar e ressaltar os avanços fazem toda a diferença.

Compartilhamento de resultados: agradeça a equipe pelas metas alcançadas com uma confraternização. Isso serve como uma verdadeira força motriz para motivação e engajamento.

Reconhecimento financeiro: além do décimo terceiro e férias, é possível criar uma política de participação nos lucros, aumento salarial e uma porcentagem sobre os vencimentos no mês do aniversário, por exemplo.

Plano de carreira: faça com que o colaborador perceba que a empresa tem planos futuros para ele e oferece os subsídios para que ele cresça. Isso pode ser feito com investimento em formação continuada e retenção de talentos.

Flexibilidade de jornada: apesar de pouco explorada, a flexibilização de horários é uma das marcas dos novos modelos de trabalho. Se possível, dê abertura para o colaborador realizar suas tarefas no período mais adequado para ele.

Relação de confiança: organização, comunicação assertiva, qualidade na solicitação de tarefas, planejamento, entre outros fatores, são fundamentais para o desenvolvimento da autonomia, um dos pilares de uma boa relação de confiança.

Reconhecimento com base no perfil comportamental: considere as necessidades de cada colaborador para criar uma cultura de reconhecimento profissional. Nem todos se sentirão motivados com os mesmos estímulos.

Liderança acessível: o colaborador deve estar confortável com seus líderes. Isso é resultado de uma gestão com base no respeito e reconhecimento dos esforços de cada um para o sucesso da empresa.

Pesquisa de clima e reconhecimento profissional

Uma pesquisa de clima e engajamento assertiva é o primeiro passo para instaurar uma cultura de reconhecimento profissional. O ideal é contar com a parceria de uma empresa especializada nesse tipo de investigação.

A Pulses é uma plataforma de gestão contínua de pessoas que oferece soluções personalizadas para te ajudar a  ter uma visão mais detalhada das percepções dos colaboradores sobre a empresa.

Contamos com uma metodologia pautada em preditores importantes, como: alinhamento do colaborador com a empresa, bem-estar, carreira, desenvolvimento profissional e relação com os gestores.

Além deles, focamos na remuneração, estrutura, feedback e reconhecimento, felicidade, inovação, relacionamento interpessoal, justiça e embaixadorismo. Cada uma das dimensões se desdobram em 39 fatores.

Isso garante a tomada assertiva de decisões após a avaliação detalhada dos dados. Nós também ajudamos sua empresa a empoderar as lideranças, de modo que elas criem planos de ação de acordo com as necessidades de suas equipes.

Engaje seu colaboradores!

Como você percebeu, existem diferentes maneiras de instaurar uma cultura de reconhecimento profissional em sua empresa. Quando criamos uma equipe engajada, os resultados do negócio tendem a ser cada vez melhores.

Por isso, é importante saber o que é engajamento no trabalho e investir nele para ter equipes mais empoderadas e produtivas.

Você também pode conferir nosso e-Book Construindo uma Cultura de Engajamento para conhecer novas possibilidades de atuação com o seu time. Acesse abaixo e confira!

Capa de livro em que aparecem colaboradores felizes em referência ao reconhecimento profissional

Renato Navas Cofounder e Head de People Success da Pulses. Psicólogo, pós-graduado em Administração, especialista em Leitura e Manejo de Grupos, Executive Coaching & Leadership Mentoring, Análise Transacional e Team Coaching. Experiência de mais de 15 anos em programas de desenvolvimento de liderança e de RH. Professor de pós-graduação em Gestão de Pessoas.  linkedin.com/in/renato-navas-27888016/
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