Home » Blog » Engajamento » Por que medir o engajamento dos colaboradores?
Compartilhe

Por que medir o engajamento dos colaboradores?

Foto de Renato Navas, Especialista Pulses em People Sucess
Por Renato Navas 5 min leitura

Muitas vezes, pesquisadores e profissionais tendem a avaliar o engajamento com base em instrumentos de modo espaçado no tempo. Porém, o que as pesquisas têm demonstrado é que até mesmo funcionários altamente engajados podem ter um dia ruim e, às vezes, apresentar um desempenho abaixo do que sempre apresentam.


Desde então, muitos avaliadores passaram a acompanhar as mudanças diárias do engajamento no trabalho, coletando informações dos padrões de engajamento dos colaboradores com mais detalhes, ao longo do tempo. O que eles perceberam é o óbvio (que muitas vezes precisa ser dito): as pessoas mudam ao longo dos dias.


Uma das soluções sugeridas foi a de que as pesquisas de engajamento sejam realizadas a partir do relato dos colaboradores, perguntando sobre como lembravam que se engajaram nos últimos meses. Apesar de ser uma solução simples, ela é obviamente falha, principalmente considerando a natureza da nossa memória de longo prazo e capacidade de recordação. Metodologicamente essas informações não seriam confiáveis.

Duas mulheres conversando e sorrindo referenciando à colaboradores engajados e produtivos


A verdade é que, para investigar o Engajamento, é essencial coletar informações de forma contínua, como uma experiência momentânea, transitória e que flutua ao longo do tempo. Determinados fenômenos exigem determinados tipos de medida, por isso, você não pode medir o Engajamento com base em recortes no tempo, pois, é da natureza do Engajamento a sua fluidez e mutabilidade.

A vantagem em adotar pesquisas contínuas de engajamento está no fato de prevenir os riscos dos vieses de memória. Mas, também, por permitir a identificação de correlações mais claras entre os níveis de Engajamento encontrados e eventos importantes que estejam ocorrendo na organização, contribuindo para ações mais rápidas e assertivas, visando contornar perdas em termos do desenvolvimento das pessoas e do desempenho no trabalho.

 

Uma forma simples de solucionar essa dificuldade, é com o auxílio da tecnologia, por meio das pesquisas de pulsos que, ao longo do tempo, vão coletando as percepções dos colaboradores e permitindo uma análise estatística mais acurada do Engajamento, sem encher os colaboradores de perguntas e sem perder a experiência mutável e fluída do Engajamento no trabalho.

 


MEDIR O ENGAJAMENTO É IMPORTANTE?

Pessoas se dando as mãos em referência ao engajamento de equipes no trabalho

 

Na literatura, pesquisas demonstram que engajamento impacta em diversos resultados organizacionais. Em relação ao nível organizacional, podemos citar: maior margem de lucro, melhor desempenho dos colaboradores, maior fidelização dos clientes, maior produtividade, maiores retornos aos acionistas, menores incidentes de segurança.


Em termos individuais, os colaboradores tendem a apresentar menos estresse, mais saúde física e psicológica, melhor balanço de vida pessoal e profissional, menor tendência de desistência, mais satisfação com o trabalho, entre outros.


Alguns desses resultados foram calculados em termos de percentual, demonstrando que os maiores níveis de Engajamento estão relacionados com:

 

  • 17% mais produtividade
  • 10% mais satisfação e lealdade do cliente
  • 70% mais de segurança
  • 20% mais de receita
  • 24% menos turnover
  • 41% menos faltas
  • 40% menos erros

 

Quando estamos atentos ao nível de Engajamento da organização, também estamos cuidando da sustentabilidade do negócio, considerando fatores como capital humano, motivação dos colaboradores, índice de turnover e resultados financeiros e operacionais, além da própria qualidade de vida e segurança das pessoas no trabalho.


Então, se o engajamento é um fenômeno voltátil, o mundo dos negócios, com certeza, é ainda mais. Dessa forma, uma coisa é certa: se as empresas pretendem ser bem-sucedidas, em tempos de volatilidade, os líderes precisam entender e contribuir de forma ativa para ouvir continuamente seus colaboradores e estar atentos para a experiência dos colaboradores em sua empresa. Do contrário, estarão tomando medidas atrasadas, em um cenário competitivo e de mudanças constantes.

Tela de dashboard do produto pulses by gupy com métricas de gestão de pessoas
Renato Navas Renato Navas é Cofounder e Head de People Success da Pulses. Psicólogo, pós-graduado em Administração, especialista em Leitura e Manejo de Grupos, Executive Coaching & Leadership Mentoring, Análise Transacional e Team Coaching. Experiência de mais de 15 anos em programas de desenvolvimento de liderança e de RH. Professor de pós-graduação em Gestão de Pessoas.  linkedin.com/in/renato-navas-27888016/

Deixe seu comentário

Avaliação*

Quer receber mais conteúdos incríveis?

Cadastre-se e receba semanalmente nossos conteúdos por e-mail!

Temos boas notícias:

Para empresas com até 25 colaboradores, oferecemos nossa plataforma gratuitamente!

Faça seu cadastro e comece já a ter dados mais verdadeiros e atualizados sobre a sua equipe.

Cadastre-se

Pronto para “encher seu carrinho”?

Faça o seu cadastro ou acesse sua conta clicando nos botões abaixo para simular e contratar a Pulses de forma simples (e em poucos passos) dentro da nossa plataforma.

Entraremos em contato em breve!

Um de nossos profissionais já está analisando as suas necessidades e logo dará um retorno completo. Mas, se preferir, fale com um de nossos especialistas agora por WhatsApp.

Fale com um especialista

Entraremos em contato em breve!

Um de nossos profissionais já está analisando as suas necessidades e logo dará um retorno completo. Mas, se preferir, fale com um de nossos especialistas agora por WhatsApp.

Fale com um especialista