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Plano de carreira: aprenda como criar na sua empresa
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Plano de carreira: aprenda como criar na sua empresa

Foto de Michelly Dellecave, Especialista Pulses em Gestão de Pessoas
Por Michelly Dellecave 9 min leitura

Desenhar o caminho profissional do colaborador na empresa pode ajudar a diminuir a rotatividade e reter talentos

O plano de carreira é uma forma de estruturar os próximos passos para crescimento e desenvolvimento na empresa. Todo mundo tem seus planos, ambições e metas profissionais e as empresas têm muito a ganhar ao traçar esse caminho. 

Isso porque os colaboradores se sentem mais motivados e valorizados sabendo que existem mais desafios e oportunidades à vista. Empresas com dificuldades de manter talentos podem se beneficiar com a criação dessa estrutura.

No entanto, esse planejamento deve ser aplicado em qualquer negócio. A seguir, conheça os diferentes tipos de carreira e as vantagens para os colaboradores e para a empresa. Por fim, descubra o passo a passo para começar a implementar essa estratégia na rotina do RH.

O que é um plano de carreira e qual a sua importância?

Essa estrutura consiste na elaboração de um projeto sobre o caminho profissional na organização. Parte do processo envolve alinhar as expectativas e descobrir o que cada colaborador quer alcançar.

É preciso que a empresa tenha um organograma com cargos e funções bem descritos para facilitar o planejamento. Com isso, fica mais fácil visualizar as possibilidades e caminhos que os profissionais podem almejar na empresa.

Criar esse planejamento exige um trabalho ativo do RH, especialmente para conhecer seus profissionais e identificar a melhor opção. Nem todos terão desejo ou perfil para assumir cargos de liderança, por exemplo. Assim, é preciso que haja diferentes tipos de propostas.

Também é imprescindível considerar as características de cada geração. Antes, passar anos trabalhando na mesma organização era algo desejado. Hoje, os millennials e a geração Z, que iniciam no mercado de trabalho, tendem a mudar de emprego mais vezes ( também conhecido como  job hopping).

Acesse o checklist: 5 passos para realizar a gestão estratégica de pessoas em empresas

Carreira ou plano de carreira? Entenda as diferenças

Carreira é o processo individual na vida profissional, enquanto esse plano diz respeito ao caminho percorrido dentro da mesma empresa. Nesse sentido, é papel do RH ajudar a organizar e determinar o que é possível em cada área.

Saiba que esse planejamento não envolve apenas mudança de posição, aumento de salários e benefícios. É claro que todos esses aspectos estão incluídos, porém, os planos devem estar alinhados com os valores da gestão de pessoas da empresa

Se a empresa valoriza a qualidade de vida, por exemplo, é importante que isso faça parte do planejamento. A seguir, conheça quais os principais modelos para colocar em prática.

Os tipos de planos para criar na sua organização

É fácil pensar no plano como um processo pronto com o profissional subindo de cargo até alcançar a gerência. No entanto, nem todo profissional está apto ou deseja assumir um cargo de liderança. 

Sendo assim, é necessário buscar outras possibilidades, seja através da especialização ou evolução na função com novas qualificações, por exemplo. Ouvir as aspirações de cada um ajuda a elaborar um plano mais assertivo e completo.

Carreira horizontal

Em situações em que não há divisão hierárquica de cargo, o caminho é a carreira horizontal. Nesse modelo, o profissional pode ganhar aumentos de salário ou novos benefícios à medida que melhora os resultados e alcança novos níveis de performance.

Carreira em Y

Nesse formato, o profissional atinge um momento em que precisa fazer uma escolha sobre qual caminho seguir: gerência ou especialização. Como nem todos estão dispostos a assumir a responsabilidade de gerente, é possível traçar uma nova rota.

Se preferir a liderança, o colaborador tem um desafio para encarar e mostrar suas habilidades na função. Como especialista, o profissional segue avançando na empresa ao obter novas qualificações e aperfeiçoar suas habilidades.

Carreira em W

Similar à carreira em Y, este modelo oferece três possibilidades. Além das duas já citadas, o profissional tem a oportunidade de assumir um cargo de liderança temporário, como gestor de um projeto, por exemplo.

Carreira em rede

Assim como a carreira em Y ou W, esta oferece mais de uma possibilidade de cargo com a diferença de ter mais opções. Isso possibilita que o colaborador escolha o que mais lhe agrada, desde que cumpra as características necessárias para a mudança de cargo.

Carreira em linha

Por fim, a carreira em linha é típica de instituições públicas e militares. Há um tempo determinado e padronizado para ascensão de carreira, que acontece de forma automática. 

Foto de uma mulher negra sorrindo em um ambiente de trabalho representando o plano de carreira.

5 benefícios do plano de carreira para a empresa

1. Gera menos rotatividade

Ao estabelecer planos para o longo prazo, há mais chances dos colaboradores ficarem na empresa e evitar que busquem novas oportunidades no mercado de trabalho. Isso facilita o planejamento estratégico e aumenta o controle das ações para o futuro da empresa.

2. Atrai profissionais mais qualificados

Outro fator interessante é atrair os melhores profissionais, afinal, todos buscam oportunidades em que possam crescer, evoluir e ter esse apoio direto da empresa. Com equipes mais qualificadas, o trabalho se torna mais eficiente e produtivo.

3. Ajuda na permanência de talentos

Aliado aos dois benefícios anteriores está a permanência de talentos. Muitas vezes é melhor desenvolver o profissional que já atua na empresa do que abrir um processo de contratação, que gera custos. 

4. Aumenta a produtividade 

Ao estabelecer um planejamento, o profissional tem desenhado qual será o seu objetivo na empresa. Dessa maneira é possível garantir que seja mais produtivo já que terá mais foco, engajamento e motivação para alcançar o próximo passo.

5. Melhora o clima organizacional

A percepção que os profissionais têm da empresa traz impactos significativos na rotina de trabalho. Com um planejamento de carreira, todos se sentem mais pertencentes e até leais à organização, incorporando  a cultura organizacional.

As vantagens para o colaborador 

Para o colaborador, esse planejamento costuma ser um fator importante para escolher e continuar em uma empresa. Quando se sente estagnado, sem evolução e novos desafios, é provável que ele busque mudanças na concorrência para suprir essa necessidade.

Entre as vantagens observadas, podemos citar:

  • Desenvolver e aprimorar sua carreira;
  • Aumentos salariais mais justos;
  • Mais motivação para trabalhar;
  • Garantia de evolução e crescimento;
  • Prestígio e reconhecimento no trabalho.

Mão na massa: 7 dicas para criar um plano de carreira na prática

1. Defina um organograma

Um organograma retrata visualmente a estrutura organizacional com os níveis e cargos de cada setor. O RH precisa ter essa informação clara para conseguir pensar nos planos de cada colaborador.

2. Alinhe as expectativas da empresa e colaboradores

Não basta definir qual a carreira para o cargo, é preciso ouvir o colaborador para saber quais são suas aspirações. Para isso, ter reuniões de feedback pode ser um ótimo momento para abordar essas questões.

3. Mantenha o engajamento e a motivação

Nem sempre é fácil manter os profissionais motivados, mas o RH pode apostar em estratégias como a gamificação para melhorar a cooperação e o interesse no desenvolvimento. Procure formas de incentivar a busca pelo crescimento através de recompensas e melhorias.

4. Estabeleça objetivos e metas

Seja específico e determine quais metas é preciso atingir para conquistar um aumento de salário ou uma promoção. Além disso, especifique um tempo para serem cumpridas e aumentar as taxas de sucesso dos planejamentos.

5. Faça treinamentos 

Se a empresa deseja que um profissional alcance um cargo de liderança ou se especialize, nada melhor do que prepará-lo. É claro que o profissional precisa se empenhar e buscar novos aprendizados, mas é papel da empresa ajudar nessa empreitada.

Isso ajuda a valorizar o trabalho e esforço realizado, já que o profissional sabe que tem espaço para crescer e não perder a oportunidade para uma nova contratação, por exemplo.

6. Crie uma comunicação com os colaboradores

Defina um momento para falar sobre o plano de carreira e ofereça um canal de comunicação. Pode ser interessante contar com o apoio de soluções tecnológicas para manter registros de feedbacks, acompanhar a evolução e visualizar o nível de performance dos colaboradores.

7. Revise seu planejamento

Os planos mudam e precisam ser flexíveis, portanto, é importante que o RH tenha um processo de revisão para adequar a nova realidade da empresa e dos funcionários. Se houver mudanças estruturais, por exemplo, é preciso reavaliar os projetos. 

O papel do RH na elaboração do plano

Como vimos, o setor de Recursos Humanos é essencial nesse processo. 

Em colaboração com as lideranças de cada departamento, cabe a definição dos cargos e possibilidades de carreira para trabalhar com os profissionais.

Trata-se de um recurso importante na gestão de pessoas, que auxilia em outras tarefas como o recrutamento mais assertivo e o aumento da permanência de talentos. 

Para continuar se informando sobre o desenvolvimento dos colaboradores, aproveite para ler o conteúdo sobre aceleração do crescimento profissional das equipes.

Michelly Dellecave Michelly Dellecave é Cofounder, Head of People & Culture da Pulses. Psicóloga, Mestre em Psicologia, pós-graduada em Gestão Estratégica de Pessoas e especialista em Leitura e Manejo de Grupos. Experiência na área de Recursos Humanos e Professora de cursos de graduação e pós-graduação. linkedin.com/in/michelly-dellecave/

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