Home » Blog » RH » Como fazer o planejamento estratégico de RH para 2022
Compartilhe

Como fazer o planejamento estratégico de RH para 2022

Foto de Michelly Dellecave, Especialista Pulses em Gestão de Pessoas
Por Michelly Dellecave 9 min leitura

Saiba como a área de recursos humanos pode planejar as ações estratégicas, definindo objetivos e metas para 2022

Ações alinhadas ao propósito da empresa são o fator-chave de uma gestão de Recursos Humanos eficiente. Então, vamos falar sobre o que é preciso em um bom planejamento estratégico de RH para 2022?

Unir esse ponto à visão de futuro é essencial para alcançar resultados junto à equipe em novos planejamentos. 

No momento de recapitular os desafios vencidos e projetar os passos seguintes, conduza as decisões do jeito certo. Esta é a hora de reunir dados, compreender tendências do mercado e traçar ações em sintonia com as diretrizes da corporação!

Duas pessoas sentadas à mesa conversando sobre negócios em referência à consultoria 4.0

Entenda o objetivo e a importância dessa movimentação do time de Recursos Humanos com a leitura deste conteúdo. A apuração da Gartner sobre as prioridades de mais de 500 líderes de RH em todo o mundo, por exemplo, mostrou que:

    • 59% vai focar no desenvolvimento de competências e habilidades;
    • 48% pretende olhar para design organizacional e mudanças corporativas;
    • 45% mencionou a preocupação com sucessores das lideranças, e vai se dedicar a preparar profissionais;
    • 42% acredita que o futuro do trabalho é o principal desafio para o mercado;
    • 35% aposta em iniciativas de diversidade, inclusão e igualdade no ambiente corporativo.

Como tudo isso se reflete na rotina das equipes de RH e o que é preciso ser feito nesse momento? A reflexão é o convite proposto por este artigo!

Além de desbravar cada etapa do planejamento de RH, você vai conferir várias dicas e dados atuais para colocar em prática um projeto infalível!

Formulários preenchidos dentro de computador em referência a trilha do rh digital

O que é planejamento estratégico de RH

Começaremos com uma metáfora: pense em uma viagem. 

O lugar destino reserva todas as metas e conquistas que a empresa se determinou a buscar em um certo período. O planejamento estratégico de Recursos Humanos é como se fosse um kit com o mapa, as passagens e todos os instrumentos necessários para chegar lá!

Ou seja, o planejamento estratégico de RH é a ferramenta capaz de ajustar a capacidade de capital humano ao crescimento e às metas organizacionais.

Para tanto, o RH estratégico utiliza todas as informações e o conhecimento sobre a equipe. O plano geral envolve questões de:

    • contratação;
    • remuneração;
    • capacitação;
    • avaliações de performance. 

Ainda que o foco deste artigo seja em aspectos relevantes para 2022, vale afirmar que revisões não devem ser realizadas apenas anualmente. O dinamismo do ambiente de trabalho pede acompanhamento contínuo. 

Empregue práticas com flexibilidade e analise os resultados a curto, médio e longo prazos!

Colegas trabalhando no planejamento estratégico de rh

Por que definir objetivos e metas de RH 

O fato de estabelecer um escopo de trabalho viabiliza o envolvimento integral da equipe de RH com a empresa. É um ponto crucial para organizar as demandas e sincronizá-las às necessidades do negócio para seguir em frente. 

Para conciliar as perspectivas da corporação e as ações ao longo do processo, deve-se incluir planos sobre:

    • previsão de recrutamento e seleção de novos colaboradores;
    • possibilidades de mudanças internas de cargos;
    • programas de capacitação equiparado às oportunidades e carências do time;
    • modelos de avaliação de desempenho e nível de alcance pretendido;
    • desenvolvimento organizacional.

Essa é apenas uma ideia básica do que é preciso ser observado. A projeção de metas leva em conta variáveis como a área de atuação da empresa, o cenário atual e a visibilidade fornecida pela reunião de dados. 

Observe as necessidades do seu negócio e adapte a lista!

Como fazer o planejamento estratégico de RH para 2022

Agora, vamos falar sobre como levar tudo isso à prática. 

O primeiro passo para fazer um plano de estratégias de RH com precisão é ter clareza sobre onde a organização pretende chegar. Tudo o que for planejado deverá partir disso. 

Depois, podemos relacionar três etapas seguintes:

Diagnóstico e proposição dos objetivos do RH

Identificar as forças e fraquezas do setor é o segundo passo. Coordenar as exigências momentâneas do time e as projeções repassadas pela direção da empresa serão a garantia para a coerência das iniciativas futuras.

Envolvimento de gestores

O RH é um porta-voz, mas nunca deve agir sozinho. Acione as lideranças para compartilhar as informações e contar com novos insights. Visões diferentes de cada área podem agregar muito nessas horas! Pense em dinâmicas para organizar a reunião e torná-la mais produtiva.

Definição de planos de ação

Transformar toda essa base em propostas de curto, médio e longo prazos é o primeiro resultado de um planejamento estratégico. Lembre-se de estipular indicadores e formas de monitorar os impactos de tudo o que for planejado. É preciso medir para gerir.

Esta última fase inclui projetar as práticas do RH, analisar os processos, entender se as ferramentas atuais serão suficientes para cumprir o planejado e providenciar adaptações e novos recursos.

Alguns artifícios e informações podem agregar qualidade ao seu planejamento. Veja na sequência!

Dica de ferramenta para planejar estratégias de RH

Um instrumento muito requisitado em ocasiões de planejamento é a Análise SWOT, ou Análise FOFA. O nome deriva da abreviação em inglês com as iniciais das palavras Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). 

As duas primeiras se referem a características internas do negócio. As duas últimas, a fatores externos. É um excelente exercício para ser feito em conjunto com a equipe! 

A finalidade é relacionar itens correspondentes a cada grupo de análise. Quais são as fortalezas da marca? E os pontos fracos? O que os colaboradores percebem como oportunidades no mercado? Quais são as ameaças presentes?

Confira no exemplo abaixo:

Quadro explicativo sobre a análise de swot para falar sobre o planejamento estratégico de rh

O mapeamento de todas as frentes fornece um ótimo embasamento para a definição estratégica. Afinal, ela será a responsável por aplicar a proposta de valor da empresa em cada circunstância.

E, claro, o planejamento estratégico de RH deverá seguir essa mesma orientação!

Dados recentes sempre podem ajudar!

Vimos, até então, aspectos gerais para traçar um planejamento de RH. É preciso olhar com atenção para as particularidades da empresa, mas nunca ignore as condições externas. Saber como o mercado está é fundamental para se preparar ou se antecipar a algumas situações.

Pensando nisso, separamos alguns dados recentes a fim de contribuir com o seu planejamento estratégico de RH:

    • 81% dos profissionais querem trabalhar remotamente ou em modelos híbridos;
    • 71% das pessoas estão hesitantes em voltar ao ambiente de trabalho até que todos estejam totalmente vacinados;
    • Um em cada dois colaboradores disseram que a colaboração entre os colegas e a confiança nas lideranças não mudou com o home office;
    • 49% dos líderes de RH afirmam não ter uma estratégia de trabalho clara para o futuro;
    • 66% dos gestores de RH pretendem focar na melhoria dos processos operacionais no próximo ano;
    • 65% (11% a mais que no ano anterior) das lideranças de RH têm como prioridade executar transformações de negócio em 2022.

7 boas práticas para definir um bom planejamento estratégico de RH

Que tal conferir dicas para acertar em cheio ao começar o planejamento da sua gestão de RH? A Pulses está aqui para te ajudar nesta missão. 

1 ? Conheça bem os objetivos da empresa e do time

Já falamos sobre isso, mas sempre vale reforçar! Quanto maior for a compreensão de todos acerca dos propósitos, melhor será o planejamento. Esse também é um detalhe que afasta qualquer possibilidade de desvio de foco no encaminhamento das ações.

2 ? Estabeleça um cronograma

Para manter o engajamento da equipe e assegurar o cumprimento de todas as iniciativas planejadas, oficialize entre todos um cronograma. Fica muito mais simples compartilhar prazos e verificar o andamento das atividades com um documento assim. 

3 ? Conte com tecnologias de apoio

Existem recursos disponíveis com o potencial de organizar uma boa base de dados e auxiliar o acompanhamento das ações de RH com eficácia. Assim, é possível fazer comparativos, usar dados e planejar com fundamento! Tecnologias de RH são muito bem-vindas como diferencial.

4 ? Capriche no diagnóstico

Compreender o contexto da equipe para determinar um planejamento não é algo a ser feito do dia para a noite. 

Por isso, o método das pesquisas contínuas por pulso semanais ou quinzenais é muito recomendado! Essa é a diferença entre um levantamento pontual e uma visão prolongada sobre vários aspectos envolvendo o time. 

5 ? Informe-se sobre a disponibilidade da empresa e adeque-se ao orçamento

É recomendado alinhar com a diretoria e com o financeiro da empresa qual será a verba destinada a ações do RH antes de dar início a qualquer plano. Isso evita esforços desnecessários e frustrações ao projetar ações que não poderão ser realizadas.

6 ? Considere a possibilidade de buscar parceiros 

Esta é uma dica para as etapas intermediárias e finais do planejamento!

Dependendo das necessidades identificadas nos passos iniciais, pense em empresas que podem ser acionadas para benchmarking ou mesmo para consultorias. A troca com outros profissionais pode enriquecer muito a evolução da equipe!

7 ? O planejamento é só o início

Estabeleça métricas e indicadores para traduzir os resultados de tudo o que for implementado. E, o que é mais importante: disponha-se a mudar e flexibilizar as ações sempre que necessário!

Comece pelo básico: datas importantes de 2022

É indispensável incluir no planejamento de ações do RH datas referentes a marcos, eventos e feriados. Promover ações temáticas e de conscientização, por exemplo, é uma iniciativa que pode favorecer o clima organizacional e a relação interpessoal entre os colaboradores.

Para facilitar o seu dia a dia, a Pulses produziu um template com todas as datas importantes, prontinho para download! Você já vai ficar por dentro, também, de eventos de RH que acontecerão ao longo do ano, além de sugestões de materiais excelentes para sua gestão!  

Acesse agora o “Calendário 2022 de RH” e prepare sua agenda!

Pessoa mostrando um calendário em referência ao planejamento estratégico de rh

Michelly Dellecave Michelly Dellecave é Cofounder, Head of Education & Brand da Pulses. Psicóloga, Mestre em Psicologia, pós-graduada em Gestão Estratégica de Pessoas e especialista em Leitura e Manejo de Grupos. Experiência na área de Recursos Humanos e Professora de cursos de graduação e pós-graduação. linkedin.com/in/michelly-dellecave/
O que você achou ?
Curti
Divertido
Adorei
Surpreso
Chateado

Obrigado pelo seu feedback!

Através dele conseguiremos melhorar cada vez mais a sua experiência.

Quer receber mais conteúdos incríveis?

Cadastre-se e receba semanalmente nossos conteúdos por e-mail!