Adotar estratégias para formular perguntas para pesquisa de clima organizacional depende de técnica. Metodologias específicas e as ferramentas certas são diferenciais para se obter uma visão real sobre o ambiente corporativo.
Planejar essas perguntas não é tão simples assim. Alguns fatores devem ser levados em conta e podem influenciar muito os resultados.
Já faz tempo que tabulações em planilhas e métodos tradicionais deixaram de ser eficientes. As práticas para monitorar o clima corporativo passaram por modernizações e novas roupagens.
A Pulses pode te ajudar a entender melhor quais são os aspectos capazes de transformar a rotina e os resultados da sua empresa! Sabe por quê? Desbravamos o universo da gestão e alcançamos uma média global de 72% de adesão às pesquisas de clima!
Por isso, queremos compartilhar com a sua empresa tudo o que já descobrimos sobre como perguntar da melhor maneira para receber em troca o engajamento do time e as respostas certas. Acompanhe!
Por que as pesquisas de clima mudaram tanto? Para acompanhar as relações de trabalho e a dinâmica de um mercado em transformação. Frente à interrupção das práticas tradicionais com a digitalização, dados são cada vez mais necessários para tomadas de decisão.
Não há como montar planos de ação baseados em achismos. Apenas o que é medido é gerenciável e, para medir o clima de um ambiente de negócio, a pesquisa por pulso é a melhor indicação.
Podemos observar as seguintes diferenças das pesquisas por pulso — também conhecidas por pulse survey, em inglês — em comparação aos modelos tradicionais:
O principal ponto a ser destacado é que o momento de responder às pesquisas de clima deixou de estar envolvido em mistério e pressão. A ideia é inserir a atividade na rotina da equipe.
Os colaboradores percebem um canal ativo para expor suas opiniões, e entendem que essa é uma condição para que melhorias sejam feitas no dia a dia.
A iniciativa pode ser conduzida com leveza e retrata, com precisão, os indicadores necessários para empoderar os gestores e times.
A evolução das pesquisas contínuas trouxe ao mercado a abordagem Continuous Sensing. Ela acontece quando a empresa se utiliza de sistemas com inteligência artificial e cognitiva baseados em dados.
Assim, é possível agir de maneira proativa e, muitas vezes, evitar conflitos e situações que poderiam desestabilizar o negócio. Saber como as pessoas se sentem em tempo real é fundamental para os resultados de uma empresa.
Um dado divulgado pela Harvard Business Review, por exemplo, dá conta de que a rotatividade nas empresas tende a permanecer alta: 55% das pessoas entrevistadas afirmaram a pretensão de procurar um novo emprego nos próximos 12 meses.
Como saber se esse é um risco presente na equipe? Para identificar questões como essa e trabalhar ações voltadas à retenção de talentos, a única saída é ouvir os colaboradores.
A rotina de um negócio pode ser influenciada por diferentes circunstâncias, que somente uma pesquisa é capaz de identificar. Por isso, é indispensável saber como realizar uma pesquisa de clima organizacional.
Para estruturá-la, recomendamos alguns passos importantes. Confira a seguir!
São várias as finalidades para se fazer levantamentos dentro da empresa. Uma das vantagens de contar com plataformas de apoio ao Continuous Sensing é configurar pesquisas alinhadas a diferentes diagnósticos.
Seu objetivo com pesquisas por pulso pode ser:
Uma vez estipulado o escopo do projeto, os passos seguintes se tornam mais nítidos.
A Pulses é um exemplo de ferramenta que possibilita segmentar públicos diferentes, tanto para pesquisas quanto para envio de comunicados.
Falar diretamente com a persona pretendida implica em mudanças de linguagem e adequações capazes que influenciam o envolvimento do público.
É por essa razão que é imprescindível ter certeza sobre o seu objetivo! Tudo isso vai direcionar o melhor formato (questionários de múltipla escolha, escalas de pontuação, classificação ou perguntas abertas) e o jeito de se comunicar com os colaboradores.
De acordo com o que a pesquisa vai investigar, os indicadores serão a diretriz para que as respostas sejam transformadas em métricas. São inúmeras as possibilidades, e aqui vão alguns casos para ilustrar o que pode ser medido:
Independente de escolher formulários ou qualquer outro recurso para realizar uma pesquisa, tudo pode ir por água abaixo se o time não aderir à ideia. Combinar tecnologia e técnicas de usabilidade resolve muito bem esse ponto!
Uma ferramenta focada em People Analytics oferece não só a articulação dos disparos como também disponibiliza análises e insights prontos. Sem contar com todo o apoio profissional de um time de especialistas, como é o caso da Pulses!
Para entendermos, na prática, como devem ser feitas as perguntas, separamos algumas ideias para ilustrar as possibilidades de uma pesquisa. Já abordamos antes, mas vale reforçar que uma boa pesquisa deve:
Antes de partirmos para as sugestões, é importante explicar como funciona o instrumento Pulses: são 12 dimensões formadas por 39 fatores que reúnem os preditores do engajamento no ambiente corporativo.
Tudo isso é acompanhado a partir de medições frequentes. Passaremos por cada uma dessas dimensões para exemplificar as perguntas para pesquisa de clima organizacional que podem ser feitas aos colaboradores.
Vamos lá?
Nesse ponto, a equipe pode ser questionada sobre o quanto está familiarizada com valores, missão, visão e história da empresa:
Indague como os colaboradores se sentem sobre o equilíbrio de componentes físicos, mentais e emocionais no dia a dia:
Será que os profissionais estão contentes com a trajetória e com o crescimento oportunizado pela empresa? Você pode abordar fatores como:
Questione a visão do time acerca das possibilidades de aprimoramento que a corporação oferece, como:
Este é o ponto que ajuda a compreender o quanto a equipe veste a camisa da empresa. As perguntas podem abordar:
Nesta dimensão, somam-se detalhes como jornada, carga de trabalho, equipamentos e condições do ambiente corporativo. Entre as questões para pesquisa de clima organizacional, vale incluir:
Para descobrir como os colaboradores se sentem diante da avaliação das suas entregas por parte de gestores e colegas, pergunte:
É possível compreender se as pessoas estão emocionalmente bem e se nutrem sensações de bem-estar ao questionar se:
A dimensão de inovação corresponde à adaptabilidade da empresa diante de mudanças propostas interna ou externamente. As seguintes perguntas podem ser apresentadas:
Para entender se os profissionais avaliam as políticas e compensações da organização sobre seus investimentos em trabalho de forma justa, questione:
Compreenda qual é a visão da equipe acerca da influência, credibilidade, suporte e proximidade dos gestores ao perguntar se:
Questione a opinião das pessoas sobre as relações com clientes, gestores, pares e parceiros:
Mesmo com todas as instruções, elaborar as perguntas para pesquisa de clima organizacional depende de técnica. Sem contar que essa é apenas uma pequena parte de projetos que precisam envolver muito planejamento.
Para ajudar sua gestão e encurtar caminhos, aposte em soluções que agilizem sua rotina de trabalho. A metodologia inovadora da Pulses pode te ajudar!
Acesse agora o nosso Relatório do Estado Contínuo do Clima e Engajamento dos Colaboradores para conhecer mais sobre a nossa ferramenta e ver alguns dos insights que as empresas que adotam o modelo de escuta contínua em tempo real vem experimentando.