Home » Blog » Liderança » Perfis de liderança: conheça o que é e como identificar cada tipo
Compartilhe

Perfis de liderança: conheça o que é e como identificar cada tipo

Foto de Renato Navas, Especialista Pulses em People Sucess
Por Renato Navas 7 min leitura

Conheça 10 tipos de liderança e saiba qual se encaixa melhor na gestão da sua equipe de trabalho

Uma equipe é sempre composta por colaboradores de especialidades distintas, o que permite uma diversidade de ideias e trocas de conhecimento. Neste ambiente organizacional também há uma multiplicidade de perfis de liderança.

Se você já sabe o que é liderança, precisa agora entender quais são esses perfis e quais são os 10 principais tipos. Além disso, você vai ficar sabendo como identificá-los e saber qual deles é o mais apropriado para a sua equipe.

Continue a leitura e entenda tudo sobre o assunto!

O que são perfis de liderança?

O perfil de liderança é o conjunto de características de um colaborador na forma com que ele administra sua equipe. Quando falamos em líderes, falamos de quem, no exercício da sua gestão, dissemina a cultura organizacional da empresa.

No vídeo abaixo, o Head of People Sucess e co-founder da Pulses, Renato Navas, fala mais sobre como as lideranças podem agregar à cultura organizacional e motivar suas equipes a colocá-la em prática. Confira:

No entanto, essa característica inerente da liderança não define todos os líderes em uma coisa só. Por mais que tenham um objetivo primário em comum, nem todos os líderes são iguais.

Quais são os principais perfis de liderança?

Saber como identificar os perfis de liderança é essencial para uma empresa. Dessa forma, ela encontrará o gestor que reflete adequadamente a cultura da corporação e agregará à equipe. 

Veja a seguir os perfis de liderança mais comuns no mercado de trabalho

grupo de pessoas em reunião com a liderança representando os perfis de liderança

Democrático

O líder democrático acredita que a comunicação é a chave para gerir uma equipe e conseguir atingir as metas esperadas. As pessoas com esse perfil são justas e muito abertas á diálogos com todos os colaboradores.

Autocrático

Nesse perfil, o líder toma todas as decisões sem consultar a equipe e tem dificuldade em delegar tarefas. Essas características podem desestimular a equipe e gerar uma sobrecarga no gestor.

Liberal

O líder liberal deve compreender muito bem as qualificações dos seus colaboradores. Esse profissional sabe delegar tarefas e instigar sua equipe, demonstrando muita maturidade. 

Os perfis de liderança democrático, autocrático e liberal são opostos entre si, sendo os três tipos mais “extremistas”. Eles são mais comuns de serem identificados, justamente por suas características bem nítidas.

Empreendedor

Os líderes do perfil empreendedor são muito criativos e inovadores. Buscam oportunidades de crescimento para a empresa e tendem a se arriscar. Geralmente, a empresa os coloca com pessoas mais céticas, para se ter um equilíbrio.  

Autoritário

A liderança autoritária tem como características firmeza e exigência. Esse perfil consegue motivar os colaboradores, porém sua personalidade pode gerar atritos. Cabe à empresa colocá-lo com pessoas alinhadas a esse gestor. 

Inspirador

As pessoas com esse perfil de liderança são tranquilas e muito criativas. Estão sempre de bom humor e conseguem motivar a equipe em momentos delicados. O inspirador usa a inteligência emocional no trabalho e consegue ótimos resultados.

Treinador

Esse tipo de liderança entende sua equipe e sabe os pontos fracos e fortes de cada colaborador. Com isso, ele consegue usar as habilidades de cada um de forma estratégica, melhorando a produtividade. 

Paternal 

A liderança paternal visa uma equipe com boas relações, um ambiente de trabalho agradável e sem conflitos. Esse tipo tem dificuldade em apresentar feedbacks negativos e tem a imparcialidade comprometida na hora de resolver ruídos.

Visionário

O perfil visionário tem como característica profissionais que pensam a longo prazo e conseguem encontrar colaboradores talentosos para integrar à equipe. Sua dificuldade em executar tarefas a curto prazo é um ponto a se considerar.

Marcador de ritmo

O profissional desse perfil busca resultados e faz de tudo para conquistar isso. Esse gestor pode ser considerado um workaholic, já que o ritmo de trabalho é muito rápido, chegando a não ser saudável. 

Qual o melhor perfil de liderança?

Agora que você já sabe quais são os tipos de perfis de líderes, é importante entender qual deles é o melhor. Será que realmente existe um perfil melhor e global que se aplica a qualquer equipe de trabalho?

Cada colaborador possui pontos fortes e fracos e essas particularidades demandam necessidades especiais do líder. Isso pode, ou não, ser vantajoso. Vai depender de como as lideranças lidam com as singularidades de cada colaborador.

Ou seja, não existe um perfil absoluto de liderança. É necessário identificar qual perfil é mais eficiente para aquela equipe, sempre focando na melhoria do modo de trabalho.

Qual perfil de liderança as empresas estão em busca?

De modo geral, as corporações buscam colaboradores que tenham visões e valores que se alinham com a empresa. Além disso, as características de gestão do profissional devem acrescentar à equipe, melhorando a forma de trabalho.

A habilidade do líder de engajar seus colaboradores também é muito importante. De acordo com a Gallup, o gestor tem influência de até 70% na motivação dos funcionários.

Essa e outras discussões acerca dos temas relacionados à liderança, como rituais, desafios, gestão e performance, você encontra no podcast “Melhores Líderes”, comandado por Cesar Nanci, co-founder e CEO da Pulses.

Lá é possível encontrar episódios sobre uma variedade de temas que ajudam os líderes a serem mais efetivos em seu papel. Confira abaixo e aproveite!

Perfis de liderança e seu impacto nas empresas

A liderança tem muitos benefícios para o colaborador. Entre eles podemos citar o amadurecimento enquanto profissional,  a superação, satisfação, o bem-estar emocional e financeiro, além da melhoria do currículo. 

Com o colaborador satisfeito e bem engajado, a liderança se eleva e a empresa só tende a ganhar. Afinal, isso resulta em um direcionamento mais estratégico e, por isso, eficiente e uma equipe mais motivada e produtiva. 

O que as empresas buscam em um profissional?

As corporações esperam encontrar em seus colaboradores algumas características que transcendem o seu perfil de liderança.

Isso porque essas habilidades são essenciais para qualquer pessoa que deseja saber como ter perfil de liderança:

  • Empatia
  • Entusiasmo
  • Cordialidade
  • Integridade
  • Responsabilidade

Ao se perguntar “como desenvolver perfil de liderança”, é importante começar por estas 5 habilidades. Ao trabalhá-las, junto ao autoconhecimento, você saberá qual o seu perfil de liderança e poderá desenvolvê-lo com mais facilidade. 

Coloque o perfil de liderança ideal em prática!

Agora que você já aprendeu o que é perfil de liderança, quais as características de cada um e o que as empresas buscam em um profissional, é hora de colocar tudo em prática.

Aposte em autoconhecimento e identifique qual dos perfis mais combina com sua equipe.

Assim é possível entender melhor o papel da liderança para esses colaboradores, quais seus pontos fortes e fracos e contribuir para a empresa da melhor forma possível. 

Para complementar o conhecimento, assista ao webinar com Renato Navas e aprenda sobre os rituais de liderança que você pode colocar em prática para potencializar o engajamento e a performance do seu time.

Renato Navas aparece em banner com chamada para webinar sobre rituais e perfis de liderança

Renato Navas Renato Navas é Cofounder e Head de People Success da Pulses. Psicólogo, pós-graduado em Administração, especialista em Leitura e Manejo de Grupos, Executive Coaching & Leadership Mentoring, Análise Transacional e Team Coaching. Experiência de mais de 15 anos em programas de desenvolvimento de liderança e de RH. Professor de pós-graduação em Gestão de Pessoas.  linkedin.com/in/renato-navas-27888016/
O que você achou ?
Curti
Divertido
Adorei
Surpreso
Chateado

Obrigado pelo seu feedback!

Através dele conseguiremos melhorar cada vez mais a sua experiência.

Quer receber mais conteúdos incríveis?

Cadastre-se e receba semanalmente nossos conteúdos por e-mail!