Home » Blog » Liderança » Perfis comportamentais: quais são os tipos e como trabalhar na gestão de pessoas
Compartilhe

Perfis comportamentais: quais são os tipos e como trabalhar na gestão de pessoas

Foto de Renato Navas, Especialista Pulses em People Sucess
Por Renato Navas 6 min leitura

Os perfis comportamentais ditam a forma que os colaboradores reagem diante de situações, da cultura organizacional e como conduzem seus relacionamentos com os demais profissionais. Eles estão relacionados aos contextos socioculturais que influenciam a maneira como vemos o mundo.

Entenda por que cada colaborador reage de forma diferente a um mesmo estímulo e confira algumas dicas que ajudam a lidar com cada perfil

O que você considera mais importante na hora de selecionar profissionais para ocupar cargos na empresa: habilidades técnicas ou perfis comportamentais? Esse é um dos principais dilemas que o RH enfrenta.

Apesar de o tempo de experiência, atualização profissional e expertise serem determinantes para o trabalho, eles não são os únicos. É preciso considerar o perfil comportamental do candidato. 

Confira a seguir, o que são esses perfis e veja como eles refletem no ambiente corporativo. Descubra que estratégias podem ser usadas para gerir equipes compostas de profissionais com diferentes comportamentos. 

O que são perfis comportamentais

Os perfis comportamentais estão diretamente relacionados a contextos culturais, sociais, emocionais, econômicos, entre outros elementos que interferem na maneira como vemos e agimos diante do mundo.

Quando falamos em perfil, estamos nos referindo a uma série de traços que caracterizam a personalidade de uma pessoa. É o que faz com que cada um seja único e reconhecido por esses elementos.

Já o comportamento diz respeito à nossa relação com o meio em que estamos inseridos. Basicamente, ele diz respeito às respostas que emitimos a partir de um estímulo externo.

Unidos, os dois conceitos se relacionam, tanto às particulares, quanto ao modo de agir de cada indivíduo.  Eles indicam de que forma uma pessoa com determinados traços de personalidade reage a diferentes situações.

Considerando que o ambiente de trabalho é um desses contextos, é importante que as lideranças compreendam como cada colaborador reage à cultura organizacional da empresa e como ele conduz seus relacionamentos interpessoais com os demais profissionais.

quatro pessoas diferentes representando os perfis comportamentais da pulses

Perfil comportamental no ambiente de trabalho

Como você viu, cada indivíduo reage de maneira diferente, a depender da sua personalidade, a determinado estímulo. E no ambiente de trabalho isso não é diferente.

Basta observar que, dentro de uma mesma equipe, há aquele colaborador que seja mais produtivo sob pressão, ao passo que outro executa melhor sua tarefa em momentos de calmaria.

Da mesma forma, há quem reaja mal a feedbacks e tenha pouca inteligência emocional no trabalho para ouvir críticas. Por outro lado, existem aqueles profissionais que se valem do feedback negativo para evoluir e oferecer o seu melhor. 

Independente da situação, cabe ao gestor de RH encontrar o potencial de cada colaborador e explorá-lo ao máximo. O primeiro passo para isso é conhecer os tipos para, então, aprender como lidar com diferentes perfis comportamentais.

Tipos de perfis comportamentais

O que faz um profissional ser completo e estar alinhado aos propósitos da empresa é a junção do que chamamos hard skills e soft skills.

Ambos estão relacionados ao conceito de competência e o termo hard skills está relacionado às competências técnicas.

Já as soft skills dizem respeito às competências comportamentais do colaborador, que são o foco deste artigo. Existem quatro tipos de perfis comportamentais que devem ser considerados por quem trabalha com gestão de pessoas:

Comunicador 

Quem tem perfil comportamental comunicador costuma ser extrovertido, ativo e falante. Colaboradores que se encaixam nesse grupo são reconhecidos pela sociabilidade e boa relação interpessoal.

Ilustração de um homem falando no microfone representando o perfil comunicador

Planejador 

Colaboradores com perfil comportamental planejador costumam ter autocontrole, além de serem calmos, tranquilos e cuidadosos com suas tarefas e com os colegas.

Quem faz parte desse grupo tende a ser estável e, por isso, tem boa convivência em equipe.

Ilustração de um homem desenhando representando o perfil planejador

Executor 

Quem tem perfil comportamental executor é reconhecido por seu otimismo. Colaboradores desse grupo tendem a ser mais ativos e dinâmicos. Eles são capazes de tomar decisões e resolver problemas rapidamente.

Ilustração de um homem com lápis na mão representando o perfil executor

Analista 

Colaboradores de perfil comportamental analista são mais calados e discretos. Eles costumam ser preocupados e rígidos e, portanto, são reconhecidos por sua lealdade e comprometimento.

Ilustração de uma mulher analisando um arquivo representando o perfil analista

Como identificar os perfis comportamentais de uma equipe

A melhor maneira de identificar o perfil de um colaborador é aplicando teste de perfis comportamentais. Esse recurso pode ser usado por meio de autoavaliação, questionário objetivo ou subjetivo, entre outros métodos.

Após a aplicação do teste, avalie os dados com atenção. Lembre-se de que o objetivo da identificação de perfil é evitar a rotatividade de colaboradores.

Com as informações em mãos, crie um plano de ação que visa extrair o melhor de cada profissional. 

Agora que você já sabe o que são perfis comportamentais, aproveite a leitura deste artigo para ter acesso a mais um conteúdo exclusivo. Acesse o conteúdo abaixo e descubra como engajar equipes.

ilustração da capa do livro com equipe dando as mãos representando os perfis comportamentais

Renato Navas Renato Navas é Cofounder e Head de People Success da Pulses. Psicólogo, pós-graduado em Administração, especialista em Leitura e Manejo de Grupos, Executive Coaching & Leadership Mentoring, Análise Transacional e Team Coaching. Experiência de mais de 15 anos em programas de desenvolvimento de liderança e de RH. Professor de pós-graduação em Gestão de Pessoas.  linkedin.com/in/renato-navas-27888016/
O que você achou ?
Curti
Divertido
Adorei
Surpreso
Chateado

Obrigado pelo seu feedback!

Através dele conseguiremos melhorar cada vez mais a sua experiência.

Quer receber mais conteúdos incríveis?

Cadastre-se e receba semanalmente nossos conteúdos por e-mail!