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PDCA: entenda o que é e como o RH pode aplicar para melhorar processos

Foto de Fábio Bucior, especialista Pulses em Gerência de Projetos
Por Fábio Bucior 8 min leitura

Utilize este método de gestão para melhorar processos e alcançar resultados incríveis com suas equipes

O PDCA é uma ferramenta muito utilizada por diversas áreas e contextos dentro das organizações de todos os segmentos. O objetivo é gerir aspectos de qualidade e de processos na rotina corporativa, com abertura para aprimoramentos sempre que necessário. 

Quer entender melhor como isso funciona e de que maneira o RH pode incorporar essa técnica às atividades do dia a dia para uma gestão humanizada e bem estruturada?

Então, confira este artigo que a Pulses preparou para impulsionar os resultados das práticas da sua empresa!

Duas mulheres trabalhando em um mesmo notebook

O que é PDCA?

O PDCA é uma metodologia aplicável a diversos projetos e estratégias profissionais para estabelecer meios de interação e administração constante das ações envolvidas, buscando os melhores resultados possíveis. 

A sigla resume quatro etapas que devem ser abarcadas por essa técnica:

  • 1. Plan: Planejar
  • 2. Do: Executar
  • 3. Check: Verificar
  • 4. Act: Agir / Adjust: Ajustar

Essencialmente, devemos compreender que esse método tem como princípio focar em melhoria contínua a partir de um ciclo de aperfeiçoamento. O método científico também é conhecido por outros nomes, como:

  • Ciclo de Deming;
  • Roda de Deming;
  • Ciclo de Shewhart;
  • Ciclo de Controle;
  • Ciclo Plan-Do-Study-Act (PDSA).

Entenda a origem dessa ferramenta

Walter Shewhart é considerado o pai do controle estatístico de qualidade, e foi o especialista que consolidou o Ciclo de Shewhart no mercado.

À época, seu uso foi direcionado para estudos de controle econômico de qualidade e cumpria apenas três etapas: especificação, produção e inspeção.

Mais tarde, William Edwards (engenheiro e estatístico considerado o “Guru da qualidade”)  experimentou o ciclo com a finalidade de melhorar processos. E deu certo! Ele passou a ensinar a técnica a engenheiros do Japão que trabalhavam na fábrica da Toyota.

Por sua vez, os profissionais incorporaram aos aprendizados alguns princípios do Kaizen, uma filosofia japonesa voltada a baixar custos e aumentar produtividade. Foi assim que o ciclo evoluiu para quatro passos e se difundiu no mercado como um instrumento para gestão.

imagem de uma mulher trabalhando na frente do computador com dados representando o PDCA

Saiba mais sobre o que cada etapa do ciclo determina

Vamos, agora, conferir o que deve ser feito em cada etapa orientada pela metodologia PDCA.

Planejar (Plan)

O ponto de partida é elaborar um plano de ação voltado a uma meta ou objetivo a ser alcançado pelo RH ou pela corporação. Essa é a fase em que gestores e equipes devem desempenhar tarefas como:

  • traçar diagnósticos;
  • listar problemas e oportunidades;
  • levantar ideias de soluções;
  • determinar ações e responsáveis;
  • estabelecer acompanhamentos (cronograma e métricas).

Com isso, tem-se em mãos um desenho bem detalhado do que deverá ser feito. 

Executar (Do)

Baseando-se em tudo o que foi combinado na etapa anterior, essa é a hora de “colocar a mão na massa”! A prática das iniciativas planejadas vai permitir observar impactos, detectar ajustes e até incluir novas ideias ao longo do caminho nas próximas fases.

Porém, é fundamental manter um bom nível de comunicação e seguir à risca o cronograma previsto para não perder o foco nesse percurso.  

Verificar (Check)

O objetivo não é atingir a perfeição, mas sim evoluir continuamente. Por essa razão, avaliar resultados é indispensável. O ciclo contempla uma fase de checagem para levantar efeitos e novos conhecimentos, e a equipe deve se utilizar desses argumentos para rever os planos. 

Agir (Act) ou Ajustar (Adjust)

Esse passo é o encerramento de um ciclo, mas também o início de mais um processo. Seguindo como referência as verificações, é preciso colocar novas ações em prática ou prosseguir com o que deu certo até então. 

Aqui, é o ponto em que gestores e equipes devem se perguntar:

  • A meta foi 100% atingida?
  • Há mais alguma atividade que precisa ser aprimorada?
  • Quais foram os acertos e os aprendizados?

Depois de cumpridas todas as fases, é preciso averiguar se um novo planejamento é necessário ou se outro projeto pode ser colocado em pauta. 

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Como aplicar o PDCA no RH?

A ferramenta em questão pode ser utilizada em diversas atribuições da gestão de pessoas de uma empresa. Vamos a um exemplo prático: o RH pode aplicar o método à gestão do clima organizacional.

Mulher sorrindo enquanto segura um notebook com uma mão e digita com a outra em referência à colaboradores engajados

Uma vez tomada a decisão, poderíamos prever os seguintes momentos:

PlanejamentoExecuçãoVerificaçãoAção ou Ajuste
Aplicação de pesquisas de clima contínuas para entendimento do cenário;
Apuração dos resultados e listagem das necessidades dos colaboradores;
Reunião do time de RH com gestores para propor ações;
Fechamento do cronograma e definição dos indicadores.


Implementação das iniciativas planejadas;
Aplicação das pesquisas de clima contínuas durante todo o tempo. 
Comparação dos indicadores atuais com os resultados anteriores ao plano de ação;
Nova reunião do time de RH com gestores para discussão das checagens;
Definição do que deve ser mudado e do que deve continuar a ser feito.
Por fim, RH e gestores
devem colocar em prática as mudanças no que foi
planejado ou seguir com as ações que resultaram em bons impactos para o
clima organizacional da corporação. 

O caso citado acima é apenas uma ilustração de como inserir essa ferramenta no dia a dia da gestão de pessoas do seu negócio. Assim como a metodologia SCRUM, ela é capaz de transformar a gestão de pessoas com base em um RH ágil e estratégico

É claro que, em conjunto com isso, outras condições são essenciais, como:

  • desenvolvimento das lideranças;
  • adoção de tecnologias;
  • direcionamento da gestão com base em dados (People Analytics).

Contudo, podemos observar que a adoção do método estimula os tópicos que citamos acima, e esse é um dos motivos que a destacam como uma técnica eficaz para o seu RH.

Qual a importância do PDCA para o RH?

Recorrer ao Ciclo de Controle para gerir talentos, clima e cultura organizacional é importante para fortalecer a atuação do RH com foco em resultados. Esse é um modelo que unifica a comunicação interna, e incentiva a prática como caminho para o desenvolvimento das equipes.

Além disso, o fato de contar com estágios de checagem estimula uma visão baseada em dados, o que leva gestores e departamentos de RH a buscarem meios de retratar cenários com mais transparência e precisão.

É o caso, por exemplo, da aquisição de tecnologias para gestão de pessoas.  Veja a seguir quais são os ganhos proporcionados por tudo isso!

Vantagens do PDCA para as empresas e o RH

Podemos listar os seguintes benefícios de uma gestão referenciada por ciclos de melhoria contínua:

Otimização do trabalho

Uma das contribuições mais expressivas para as rotinas corporativas trazidas por esse tipo de metodologia ágil é o suporte para priorização das demandas

Isso ajuda a orientar esforços e energia das pessoas envolvidas, otimizando tempo e tornando o ambiente mais produtivo a partir de:

  • organização das atividades;
  • favorecimento da comunicação interna;
  • medição dos resultados. 

Redução de custos

Refinar cada vez mais os processos significa também reduzir falhas, eliminar gastos desnecessários e aplicar recursos financeiros com mais distinção. 

As análises propostas pelo Ciclo de Controle favorecem correções no orçamento e o redirecionamento de recursos a atividades de maior impacto ou necessidade na corporação.

Maior engajamento das equipes

Neste ponto, podemos pensar em duas escalas diferentes: o uso do Ciclo de Deming no RH mantém o departamento bem alinhado com relação aos projetos a serem executados. Assim, as condições se tornam mais propensas à integração do próprio time.

Outro ganho possível é à nível de empresa, já que os colaboradores passam a perceber os efeitos da dinâmica de programas de gestão humanizada visando a valorização de um ambiente de trabalho melhor a cada dia.

Aposte na gestão estratégica de pessoas 

O que vimos até aqui é apenas uma das ferramentas com potencial de apoiar a gestão estratégica de pessoas na sua organização, preocupando-se com o capital humano de forma a superar os desafios do presente e encarar o que o futuro pode nos trazer.

Segundo uma pesquisa da Gartner, por exemplo, construir habilidades críticas é prioridade para 59% dos líderes de RH entrevistados em todo o mundo. 

Preparar-se para o desenvolvimento tecnológico e para todas as mudanças nas relações de trabalho também está no radar. Essa é a meta de 42% dos gestores de RH que participaram do estudo. 

Se essa também é a sua realidade, não deixe de conferir mais uma dica da Pulses com um conteúdo gratuito e imperdível:

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Tela de dashboard do produto pulses by gupy com métricas de gestão de pessoas
Fábio Bucior Fábio Bucior é Cofounder, Head of Engineering da Pulses. Administrador, pós-graduado em Gerência de Projetos. Experiência com gerência de projetos de tecnologia de informação, desde o planejamento, gestão e desenvolvimento de plataformas e sistemas aplicados à Recursos Humanos, Treinamentos e Educação. Professor de graduação e pós-graduação. linkedin.com/in/bucior/

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