Em época de pandemia pelo COVID-19, é normal que todos estejam agitados e apreensivos. Especialmente quem precisa enfrentar o contato com outras pessoas para trabalhar.
Nesse contexto, também é papel do RH adotar medidas para tranquilizar e garantir a segurança dos colaboradores nessa fase tão delicada. Estando em regime home office ou não, é importante proporcionar bem-estar e segurança, sem interferir na produtividade e engajamento dos colaboradores.
Neste post, veremos qual é esse papel do RH neste período e como você pode reduzir os impactos do COVID-19 na sua empresa. Fique com a gente e confira!
Foque no bem-estar dos colaboradores
A pandemia é um período de incertezas e muita insegurança, o que gera ansiedade e estresse nas equipes. É papel do RH, portanto, propor ações para trabalhar essas emoções, para que estas não afetem em sua saúde física e emocional. Em outras palavras, é importante saber como contribuir de maneira autêntica para o bem-estar dos colaboradores.
Primeiramente, é preciso comunicar com clareza que a segurança física de todos é uma prioridade. Também, deve-se reforçar a segurança psicológica, utilizando as habilidades das lideranças para acalmar cada equipe. Por fim, é necessário manifestar apoio e segurança financeira para os profissionais, deixando claro o quanto eles são importantes para o negócio, como um todo.
Estimule a comunicação entre líderes e liderados
Uma comunicação eficiente também pode ser uma ótima maneira de exercer o papel do RH durante a pandemia, especialmente com relação àqueles que adotaram o home office. Para lidar com isso de maneira eficiente, é essencial ter um bom plano de comunicação, constando:
Com medidas como essas, é possível manter a transparência e o contato com todos os colaboradores, diminuindo os rumores e estabelecendo uma relação de confiança entre eles e o RH.
Torne o RH um guardião da cultura organizacional
Na prática, esse setor deve ser um guardião da cultura organizacional. Mas o que isso significa, afinal?
Como dissemos, é comum que se instale certo nível de caos dentro da empresa durante esta pandemia. Apreensivas e com medo de perder seus empregos, contrair o vírus ou enfrentar qualquer outro imprevisto, as equipes tendem a ficar agitadas mesmo. O papel do RH, diante disso, é atuar de forma estratégica, em conjunto com as demais diretorias da empresa, propondo planos de ação que estejam de acordo com a cultura da empresa.
Esse é o melhor momento para resgatar as crenças e valores da empresa, alinhar esses valores com seus colaboradores, humanizar as relações e demonstrar o quanto a cultura da empresa é forte, ou seja, que os seus valores e princípios não mudarão somente por conta do COVID-19. Além disso, resgatar as histórias de dificuldade que a empresa já passou, relembrando as ações que tomaram para superar esses momentos e compartilhar com seus times.
Promova a escuta contínua
A comunicação é um fator de extrema importância para garantir a eficiência de uma empresa — e ganha ainda mais evidência durante a pandemia. No entanto, não basta se preocupar em transmitir mensagens de maneira eficiente, é preciso estar preparado também para ouvir a sua equipe.
Seja adotando home office, seja reduzindo o horário de trabalho ou mesmo tomando medidas de proteção, a sua empresa enfrentará mudanças nesse período. E, como isso afeta diretamente as pessoas, o RH precisa estar preparado para receber feedbacks e conversar com elas sobre suas decisões.
Durante este momento tão complicado, é muito importante que esse setor se mantenha ativo e disponível para garantir tanto a saúde quanto o bem-estar dos seus colaboradores. Mas como escutar todos os colaboradores da empresa? Por meio de plataformas de escuta contínua é possível promover essa escuta, de forma ágil e simples!
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