Home » Blog » RH » O que é Squad? Guia fundamental desse modelo de trabalho autogerenciado
Compartilhe

O que é Squad? Guia fundamental desse modelo de trabalho autogerenciado

Foto de César Nanci, especialista Pulses em Data Science
Por Cesar Nanci 12 min leitura

Squad, no contexto organizacional, é uma estratégia de formação de equipes que une profissionais com características multidisciplinares e autogerenciadas.

Veja como essa metodologia ágil favorece o diferencial competitivo do negócio e a produtividade do colaborador

A transformação digital tem interferido diretamente na organização das atividades dentro de uma empresa. É nesse contexto que se tem buscado entender melhor o que é squad.

Isso porque os gestores estão cada vez mais à procura de metodologias ágeis coerentes com a cultura da organização.

Neste artigo, você saberá tudo sobre o modelo organizacional e aprenderá a implementar esse tipo de estrutura de gestão ágil em seu negócio.

O que é squad?

Squad é um termo em inglês que, traduzido para a língua portuguesa, significa tropa ou pelotão. O conceito, portanto, está relacionado ao trabalho em equipe com foco em um objetivo comum.

Dentro de uma empresa, ele se constitui como a formação de equipes com características multidisciplinares e autogerenciadas

Agora você deve estar se perguntando, de quantas pessoas é o squad?

Formulários preenchidos dentro de computador em referência a trilha do rh digital

Colaboradores felizes ao redor de uma mesa em explicação a o que é squad

Como montar um squad

Esse modelo de metodologia ágil agrupa colaboradores em pequenos grupos e o tamanho de cada equipe depende de cada empresa.

Entretanto, geralmente os times contam com 8 profissionais e cada equipe tem profissionais de diferentes áreas de atuação.

Em uma equipe de publicidade, por exemplo, um squad pode conter:

    • diretor de arte;
    • diretor de criação;
    • atendimento;
    • redator;
    • gerente de projetos;
    • gestor de tráfego;
    • analista de mídia.

Os profissionais atuam em parceria para realizar as atividades e a autonomia é a palavra de ordem dentro de uma estrutura de squad.

Isso quer dizer que a tomada de decisões é uma característica do grupo, independente do nível de hierarquia.

Uma das principais características de um squad é o agrupamento de pessoas com diferentes habilidades e técnicas. A vantagem é que cada membro contribui para a atividade do outro, o que facilita a tomada de decisões mais assertivas.

Vantagens do squad para organizações de diferentes portes

Depois de saber o que é squad, é importante saber também que um dos principais benefícios dele é o aumento do nível de potencialidade da performance.

Afinal, uma equipe multidisciplinar que trabalha em torno de um só produto ou serviço tende a apresentar as melhores soluções e entregas.

Outra vantagem dessa metodologia é a melhoria do fluxo de atividades e das tomadas de decisões. Além disso, o squad gera mais autonomia aos colaboradores, que tendem a tornar os processos mais rápidos e dinâmicos.

Não é à toa que esse modelo é um dos mais bem avaliados pelas startups.

Empresas que desejam inovar seus processos, principalmente nesse período de adesão ao trabalho remoto, também estão em fase de transição para esse formato.

Ele tem sido um elemento que impulsiona o potencial intraempreendedor dos colaboradores.

O diferencial competitivo de uma empresa surge justamente do incentivo ao desenvolvimento empreendedor dos colaboradores.

Características de uma boa estrutura 

Diante de um mundo cada vez mais dinâmico, fluido e repleto de informações que se propagam em tempo recorde, manter departamentos separados dentro de uma empresa é ir contra a inovação e aumento do potencial de escalabilidade.

Afinal, são as interações de pessoas com experiências, formações, comportamentos e percepções diferentes que geram novas e boas ideias para lidar com os processos e problemas que surgem no dia a dia de uma empresa.

Para alcançar a eficiência, é fundamental criar situações em que a troca de diferentes elementos sejam o destaque das atividades do dia a dia.

A estrutura de squad é composta de três itens importantes:

    • comunicação fluida;
    • descentralização;
    • independência.

Esses elementos permitem que os colaboradores se apropriem de conhecimentos mais completos do negócio. Ou seja, aquela ideia de setores fragmentados e falta de conexão entre áreas não faz sentido quando se adota esse tipo de metodologia.

Uma vez que cada time tem autonomia e poder de decisão, é preciso alinhar objetivos e metas para manter o fluxo de atividades de entregas. Por isso, é importante focar na colaboração, rotação de funções e pequenas equipes

Outra característica do squad é a ausência da figura de liderança onipresente e onisciente. Nesse tipo de abordagem, os times são autogeridos e a distribuição funcional de tarefas rompe com os modelos tradicionais de hierarquias.

Integração entre setores

A integração entre setores também é uma importante característica desse modelo de trabalho. Ela evita ruídos na comunicação e  problemas de relacionamento entre departamentos.

Os conflitos dão lugar ao maior entendimento das obrigações individuais e de seus impactos para o coletivo. 

Com o squad, todos compartilham do mesmo objetivo e trabalham em harmonia para atingi-lo.

Existe uma proximidade com os pontos fortes e fracos de outras áreas, o que implica em olhares mais detalhados para a solução de problemas.

O que o Spotify ensina sobre squad

Assim como toda empresa de sucesso, o Spotify começou sua história como uma estrutura simplificada.

Basicamente, ele usava a metodologia Scrum, com foco em equipes pequenas e multidisciplinares.

Com a expansão do negócio, foi necessário aderir a uma metodologia que fizesse mais sentido, com foco na agilidade e inovação contínuas.

Nesse momento a empresa passou a ser referência em squad.

Assim, foram criadas equipes de especialistas em diferentes funções que se auto-organizam para projetar, desenvolver e gerir os produtos Spotify com autonomia, estratégia e foco na escalabilidade da empresa.

Os profissionais de cada squad se unem para trabalhar em estratégias de curto-prazo. Geralmente, o planejamento e execução de ações dura em torno de 3 meses.

Uma das razões que justificam esse período é a preocupação em evitar desperdício de tempo e de recursos. Além disso, graças às validações constantes, os projetos não correm o risco de se tornarem inviáveis. 

O Spotify serve como uma verdadeira escola de motivação e criatividade.

As justificativas para isso são muitas e podemos destacar a capacidade de alinhamento e a importância do papel do líder para que tudo funcione dentro do esperado.

Como montar um squad organizado?

Além de saber o que é squad, para o sucesso da estratégia é importante saber montar um. 

Como dissemos, a comunicação é um dos elementos fundamentais para o bom funcionamento dessa metodologia. E esse deve ser o primeiro ponto a ser considerado na hora de montar um modelo de trabalho squad organizado.

Para isso, vale a pena investir em estruturas que servem para alinhar os objetivos da empresa e do colaborador.

Existem 3 principais: chapters, tribes e guilds. Veja a seguir as características de cada uma delas.

Chapters

São compostas de linhas que permeiam todos os squads, com foco nos colaboradores de um mesmo setor. Na prática, isso significa, por exemplo, que todos os profissionais do setor de vendas estão alinhados entre si.

Eles sabem o que acontece com os processos de vendas de todos os squads. Nesse caso, existe uma figura de liderança. Ela serve para facilitar a tomada de decisões, organizar os fluxos das entregas e acompanhar a evolução dos times. 

Tribes

Tribe ou tribo é a junção de dois ou mais squads. Essa união acontece quando dentro da empresa existem grupos com objetivos parecidos. O encontro permite melhor conexão e é uma boa estratégia para encontrar soluções mais eficazes.

Dentro de uma estrutura física, os colaboradores se acomodam próximos uns dos outros para garantir que haja comunicação fluida. No trabalho remoto, eles se encontram em reuniões de alinhamento que podem ser semanais.

Guilds

Guild é um grupo formado por pessoas de diferentes áreas. Nesse caso, o que une os colaboradores são interesses e assuntos comuns e eles se juntam para manter uma comunicação e proximidade.

Eles se unem periodicamente para trocar aprendizados, mesmo que participem de squads diferentes. Esses encontros são uma ótima maneira de fortalecer o clima organizacional e manter os colaboradores motivados.

Desafios da implementação da metodologia squad

Agora que você já sabe o que é squad, como ele se caracteriza e quais são os benefícios, chegou a hora de entender como aderir a essa metodologia. Antes das dicas, vale reforçar que a redução de custos é um fator a ser considerado.

Em primeiro lugar, é preciso que o RH trabalhe em conjunto com as demais equipes de liderança. Todos devem ter uma mentalidade voltada para inovação e agilidade, além de estimular a autonomia e foco nos colaboradores.

Cabe ao RH recrutar pessoas que possuem perfil para trabalhar com squads. Isso evita dificuldade de adaptação e melhora os processos relacionados ao onboarding.

Outro ponto a ser considerado é buscar colaboradores com mindset inovador e ágil.

Uma boa alternativa para empresas que estão aderindo o trabalho remoto ou modificando seu sistema de organização de trabalho é a alocação de squads. 

Ela funciona basicamente da seguinte maneira: você monta o projeto e contrata uma empresa parceira que se responsabiliza por montar a equipe.

A vantagem é que você acompanha todo processo seletivo e tem a liberdade de escolher os colaboradores que mais se adequam ao perfil desejado.

Além disso, os custos são reduzidos significativamente, já que todas as questões burocráticas de contratação são encargo da empresa parceira.

Squad na prática

Geralmente, a metodologia de squad é dividida em ciclos que podem durar uma semana ou quinze dias, dependendo da organização das equipes e projetos.

Cada etapa se inicia com uma reunião de alinhamento e revisão das tarefas do grupo.

Planejamento, organização e sintonia são fundamentais para que todo o ciclo seja completo com máxima eficácia.

Veja a seguir o passo a passo de uma boa estrutura de squad:

Planning: reunião de planejamento e onboarding para apresentar à equipe o projeto que será desenvolvido, bem como seus objetivos, metas que devem ser alcançadas, recursos necessários, entre outros.

Sprint: a equipe se reúne para definir os ciclos do projeto, prever demandas, estabelecer prioridades, organizar o calendário de entregas, entre outras ações. 

Daily: reunião diária para alinhamento da equipe, avaliar o  andamento do projeto, tirar dúvidas, trocar ideias, focar em soluções, entre outras decisões.

Review: a equipe se reúne para avaliar o que foi entregue, rever pendências, identificar pontos a serem melhorados, reorganizar pendências, entre outros processos.

Retrospectiva: como projeto finalizado, a equipe se reúne para avaliar a qualidade das entregas, sugerir novos processos para próximos projetos e identificar pontos positivos e aspectos que podem ser melhorados no próximo planejamento ou sprint. 

Benefícios para o fortalecimento da cultura da empresa

Além das ferramentas tecnológicas que facilitam a execução de tarefas pelas equipes e das melhorias causadas nos processos da empresa, o squad interfere positivamente no dia a dia dos colaboradores, o que traz uma série de benefícios.

Se bem aplicada, a metodologia melhora a cultura da empresa e, consequentemente, gera maior satisfação e motivação nas equipes. Veja a seguir as principais vantagens nesse contexto:

Fortalece a união: a estrutura de squad cria redes colaborativas, de modo a garantir que as pessoas se envolvam com sua equipe e se sintam à vontade para compartilhar experiências, de modo a sentir-se parte dos resultados.

Promove a transparência: Um dos pilares desse tipo de metodologia é o feedback constante. Isso faz com que os colaboradores estejam cientes de suas entregas e avaliem se seus objetivos estão alinhados aos da empresa. 

Gera visibilidade: O trabalho de cada membro da equipe é acompanhado mais de perto, o que evidencia as habilidades dos colaboradores, fomenta o reconhecimento e gera maior satisfação e confiança, além de reduzir falhas.  

Facilita a pesquisa de clima engajamento: As organizações de pequenas equipes facilitam as pesquisas de clima e engajamento, já que possibilitam o gerenciamento de informações seguras e com foco nos colaboradores.

Encoraja o crescimento do colaborador: O ajuste de processos com base nas demandas e na melhoria dos resultados impacta diretamente na necessidade de o colaborador estar em constante aperfeiçoamento. 

Melhora a satisfação: O capital humano é o grande diferencial da estrutura de squad. Por isso, valorizar as pessoas faz com que elas se identifiquem com a empresa e, com isso, se tornem mais produtivas. 

Os squads são dinâmicos, eficientes e trazem muitos benefícios para empresa e colaborador.

Como acompanhar o sucesso do squad

Agora que você já sabe o que é squad, lembre-se de acompanhar se essa metodologia está sendo desenvolvida em sua máxima potencialidade.

Isso pode ser feito com uma boa pesquisa de clima e engajamento. E, por falar em engajar equipes, é fundamental compreender os fatores que mais contribuem para esse cenário.

Nós preparamos um conteúdo exclusivo que vai te ajudar a compreender os fatores que mais engajam. Clique aqui e baixe o material gratuitamente.

Capa do whitepaper sobre engajamento de equipes para falar sobre o que é squad

Cesar Nanci Cesar Nanci é Cofounder e CEO da Pulses. Especialista em Data Science, dedica-se à aplicação dos conceitos de Analytics e Big Data à gestão de pessoas (People Analytics), com foco especial em Engajamento e Performance. Doutor em Engenharia de Produção e Six Sigma Black Belt. Possui 15 anos de experiência no ramo de consultoria. linkedin.com/in/cesar-nanci/
O que você achou ?
Curti
Divertido
Adorei
Surpreso
Chateado

Obrigado pelo seu feedback!

Através dele conseguiremos melhorar cada vez mais a sua experiência.

Quer receber mais conteúdos incríveis?

Cadastre-se e receba semanalmente nossos conteúdos por e-mail!