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O que é OKR, por que você deve usar em sua organização?

Foto de César Nanci, especialista Pulses em Data Science
Por Cesar Nanci 5 min leitura

 

A abordagem de OKR (Objectives and Key Results) é uma forma para criar alinhamento e engajamento em torno de metas mensuráveis. Surgiu em 1970, por Andrew Grove, na Intel e ficou famoso em 1999 quando o Google adotou o modelo na sua gestão estratégica. Este alinhamento apoiou o crescimento do Google de 40 funcionários para mais de 60.000 atualmente. 

 

Duas mulheres conversando e sorrindo referenciando à colaboradores engajados e produtivos

OKR é um modelo de gestão ágil de desempenho com foco em resultados, que funciona como uma ferramenta de comunicação interna que integra as equipes através da formulação de objetivos relacionados à missão, aos valores e à estratégia corporativa.

 

A grande diferença para os métodos tradicionais é que os OKRs são revistos, definidos e reavaliados a cada ciclo, geralmente trimestralmente. A verdadeira virtude dos OKRs está em sua forma simples e flexível de trabalhar a gestão de performance das empresas. Trabalhar com OKRs assegura que as equipes estejam sempre na mesma direção, com prioridades claras.

 

Duas mulheres trabalhando em um tablet em referência ao rh ágil e digital

Para estabelecer uma boa meta você tem que ser capaz de listar o que vai realizar, como vai atingir e a forma que será mensurado, criando assim uma meta real.

 

Assim, como o nome indica, o OKR possui dois componentes, o Objetivo e os Key Results:

 

  • Objetivo está relacionado a descrições qualitativas do que deseja alcançar. Deve motivar e desafiar a equipe.
  • Key Results é composto por um conjunto de métricas que acompanham o progresso do objetivo. Todos os Key Results devem ser quantitativos e mensuráveis. 

 

Exemplo de OKR:

 

 

Objetivo

Key Results

Melhorar a experiência dos colaboradores

Realizar a sensibilização da pesquisa de clima com 100% dos colaboradores

Alcançar uma taxa de 80% de adesão na pesquisa de clima

 

 

É muito comum que, nos ciclos iniciais, as empresas criem uma lista de tarefas nos resultados chave, ao invés de indicadores de performance. Portanto, é importante deixar claro que OKR não é tarefa, mas sim o resultado de uma atividade.

 

Os OKRs promovem uma cultura focada em desempenho, não em atividades. Isto é, definem se o sucesso foi alcançado ou não. Não adianta cumprir todas as tarefas e não haver progresso. Para garantir resultados de alto impacto, foque no propósito final, não nos meios para chegar lá.

 

Folha de caderno mostrando desenho de um alvo e uma flecha acertando o seu meio em referência ao okr

 

 

Níveis de OKRs

 

OKRs da empresa: São os OKRs que direcionam toda a empresa em prol dos resultados desejados. Com isto, eles devem motivar e inspirar a empresa, adotar uma estratégia de prioridades que devem constar nos ORKs.

 

OKRs dos times: Estas metas são direcionadas a atuação de cada time. Por isso, a formulação desses objetivos pode ser mais específica. Devem estar alinhados com o propósito da companhia, já que seus resultados afetarão diretamente a performance do negócio.

 

OKRs dos colaboradores: São OKRs focados na performance do colaborador.

 

 

Mulher sorrindo enquanto segura um notebook com uma mão e digita com a outra em referência à colaboradores engajados

Os principais benefícios da utilização de OKR

 

Agilidade: por acontecer revisões em ciclos curtos de metas permite ajustes rápidos e melhores adaptação frente às mudanças do mercado.

 

Autonomia e responsabilidade: as equipes recebem uma direção dos OKR organizacionais, com isso as equipes possuem autonomia em definir como vão conseguir alcançar os OKRs, sendo responsáveis por alguns objetivos.

 

Foco: O número reduzido de metas proporciona maior foco e disciplina.

 

Aumento do engajamento dos colaboradores: que se dá a partir da participação na construção das metas, definição das tarefas e na forma que será realizado, conectando os colaboradores com o propósito da organização.

 

 

Dicas para escrever bons OKRs

 

  1. Os objetivos devem ser simples, curtos e fáceis de memorizar.
  2. Utilize uma linguagem que se adeque a cultura de sua organização, podendo usar gírias ou mantras que combinem com a sua cultura.
  3. Divida o objetivo em key-results, sendo que um objetivo pode ter em torno de 2 a 5 krs.
  4. Utilize KRs que sejam mensuráveis, como por exemplo, o número de tarefas ou o percentual atingido.

 

Construção de OKR?s

 

Agora que você já conhece o que é OKR, os diferenciais, os benefícios e os níveis, veja como construir na prática o seu OKR.

 

 As principais características para definir um OKR

  • Ser qualitativo
  • Ser atingível 
  • Possuir prazo de conclusão e responsável
  • Poder ser questionado pela equipe

 

John Doerr um dos pioneiros na metodologia desenvolveu uma fórmula para auxiliar na construção de um OKR, que é:

Eu quero (OBJETIVO), saberei que consegui por (KEY RESULTS)

 

Com base nesta fórmula, você pode criar o seu OKR com maior clareza. Veja o exemplo a seguir:

Eu quero ser líder no Brasil, saberei que consegui se alcançar a marca de 100.000 usuários, aumentar a receita recorrente em 50% e garantir um NPS acima de 75%.

 

Veja a seguir outros exemplos de OKR.

 

Exemplo 1

Objetivo: Melhorar a experiência do cliente

Key Results:

  • Alcançar o Net Promoter Score (NPS) de 85.
  • Aumentar a taxa de renovação de X para Y.

Como alcançar:

  • Diminuir o tempo de espera pelo suporte.
  • Corrigir bugs da plataforma
  • Criar uma jornada do cliente
  • Realizar um acompanhamento periódico com cada cliente.

 

Exemplo 2

Objetivo: Aumentar número de vendas

Key Results:

  • Dobrar o número de vendas do produto x.

Como alcançar:

  • Entender o portfólio de produtos
  • Mapear clientes e regiões com maior potencial
  • Analisar Google Analytics e canais de divulgação
  • Elaborar estratégia com equipe de vendas

Tela de dashboard do produto pulses by gupy com métricas de gestão de pessoas
Cesar Nanci Cesar Nanci é Cofounder e CEO da Pulses. Especialista em Data Science, dedica-se à aplicação dos conceitos de Analytics e Big Data à gestão de pessoas (People Analytics), com foco especial em Engajamento e Performance. Doutor em Engenharia de Produção e Six Sigma Black Belt. Possui 15 anos de experiência no ramo de consultoria. linkedin.com/in/cesar-nanci/

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Avaliação*

Márcia Santos

(5/5)

Excelente explanação, muito objetivo. Obrigada.

Adroaldo

(5/5)

Conteúdo excelente!!! Me proporcionou um conhecimento claro e objetivo.

sergio vianello picca

(5/5)

Muito oportuna sua orientação. Acabo de fazer uma revisão sobre como eu trabalhava com OKR, e havia me esquecido. Muito útil. Não posso deixar de elogiar algo que é muito bom. E aproveito para agradecer o seu tempo e dedicação nesse artigo.

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