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O que é OKR, por que você deve usar em sua organização?

Por Cesar Nanci 5 min leitura

 

A abordagem de OKR (Objectives and Key Results) é uma forma para criar alinhamento e engajamento em torno de metas mensuráveis. Surgiu em 1970, por Andrew Grove, na Intel e ficou famoso em 1999 quando o Google adotou o modelo na sua gestão estratégica. Este alinhamento apoiou o crescimento do Google de 40 funcionários para mais de 60.000 atualmente. 

 

OKR é um modelo de gestão ágil de desempenho com foco em resultados, que funciona como uma ferramenta de comunicação interna que integra as equipes através da formulação de objetivos relacionados à missão, aos valores e à estratégia corporativa.

 

A grande diferença para os métodos tradicionais é que os OKRs são revistos, definidos e reavaliados a cada ciclo, geralmente trimestralmente. A verdadeira virtude dos OKRs está em sua forma simples e flexível de trabalhar a gestão de performance das empresas. Trabalhar com OKRs assegura que as equipes estejam sempre na mesma direção, com prioridades claras.

 

Formulários preenchidos dentro de computador em referência a trilha do rh digital

Para estabelecer uma boa meta você tem que ser capaz de listar o que vai realizar, como vai atingir e a forma que será mensurado, criando assim uma meta real.

 

Assim, como o nome indica, o OKR possui dois componentes, o Objetivo e os Key Results:

 

  • Objetivo está relacionado a descrições qualitativas do que deseja alcançar. Deve motivar e desafiar a equipe.
  • Key Results é composto por um conjunto de métricas que acompanham o progresso do objetivo. Todos os Key Results devem ser quantitativos e mensuráveis. 

 

Exemplo de OKR:

 

 

Objetivo

Key Results

Melhorar a experiência dos colaboradores

Realizar a sensibilização da pesquisa de clima com 100% dos colaboradores

Alcançar uma taxa de 80% de adesão na pesquisa de clima

 

 

É muito comum que, nos ciclos iniciais, as empresas criem uma lista de tarefas nos resultados chave, ao invés de indicadores de performance. Portanto, é importante deixar claro que OKR não é tarefa, mas sim o resultado de uma atividade.

 

Os OKRs promovem uma cultura focada em desempenho, não em atividades. Isto é, definem se o sucesso foi alcançado ou não. Não adianta cumprir todas as tarefas e não haver progresso. Para garantir resultados de alto impacto, foque no propósito final, não nos meios para chegar lá.

 

OKR (Objectives and Key Results)

 

 

Níveis de OKRs

 

OKRs da empresa: São os OKRs que direcionam toda a empresa em prol dos resultados desejados. Com isto, eles devem motivar e inspirar a empresa, adotar uma estratégia de prioridades que devem constar nos ORKs.

 

OKRs dos times: Estas metas são direcionadas a atuação de cada time. Por isso, a formulação desses objetivos pode ser mais específica. Devem estar alinhados com o propósito da companhia, já que seus resultados afetarão diretamente a performance do negócio.

 

OKRs dos colaboradores: São OKRs focados na performance do colaborador.

 

 

Os principais benefícios da utilização de OKR

 

Agilidade: por acontecer revisões em ciclos curtos de metas permite ajustes rápidos e melhores adaptação frente às mudanças do mercado.

 

Autonomia e responsabilidade: as equipes recebem uma direção dos OKR organizacionais, com isso as equipes possuem autonomia em definir como vão conseguir alcançar os OKRs, sendo responsáveis por alguns objetivos.

 

Foco: O número reduzido de metas proporciona maior foco e disciplina.

 

Aumento do engajamento dos colaboradores: que se dá a partir da participação na construção das metas, definição das tarefas e na forma que será realizado, conectando os colaboradores com o propósito da organização.

 

 

Dicas para escrever bons OKRs

 

  1. Os objetivos devem ser simples, curtos e fáceis de memorizar.
  2. Utilize uma linguagem que se adeque a cultura de sua organização, podendo usar gírias ou mantras que combinem com a sua cultura.
  3. Divida o objetivo em key-results, sendo que um objetivo pode ter em torno de 2 a 5 krs.
  4. Utilize KRs que sejam mensuráveis, como por exemplo, o número de tarefas ou o percentual atingido.

 

Construção de OKR’s

 

Agora que você já conhece o que é OKR, os diferenciais, os benefícios e os níveis, veja como construir na prática o seu OKR.

 

 As principais características para definir um OKR

  • Ser qualitativo
  • Ser atingível 
  • Possuir prazo de conclusão e responsável
  • Poder ser questionado pela equipe

 

John Doerr um dos pioneiros na metodologia desenvolveu uma fórmula para auxiliar na construção de um OKR, que é:

Eu quero (OBJETIVO), saberei que consegui por (KEY RESULTS)

 

Com base nesta fórmula, você pode criar o seu OKR com maior clareza. Veja o exemplo a seguir:

Eu quero ser líder no Brasil, saberei que consegui se alcançar a marca de 100.000 usuários, aumentar a receita recorrente em 50% e garantir um NPS acima de 75%.

 

Veja a seguir outros exemplos de OKR.

 

Exemplo 1

Objetivo: Melhorar a experiência do cliente

Key Results:

  • Alcançar o Net Promoter Score (NPS) de 85.
  • Aumentar a taxa de renovação de X para Y.

Como alcançar:

  • Diminuir o tempo de espera pelo suporte.
  • Corrigir bugs da plataforma
  • Criar uma jornada do cliente
  • Realizar um acompanhamento periódico com cada cliente.

 

Exemplo 2

Objetivo: Aumentar número de vendas

Key Results:

  • Dobrar o número de vendas do produto x.

Como alcançar:

  • Entender o portfólio de produtos
  • Mapear clientes e regiões com maior potencial
  • Analisar Google Analytics e canais de divulgação
  • Elaborar estratégia com equipe de vendas

Cesar Nanci Cofounder e CEO da Pulses. Especialista em Data Science, dedica-se à aplicação dos conceitos de Analytics e Big Data à gestão de pessoas (People Analytics), com foco especial em Engajamento e Performance. Doutor em Engenharia de Produção e Six Sigma Black Belt. Possui 15 anos de experiência no ramo de consultoria. linkedin.com/in/cesar-nanci/
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