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O que é absenteísmo e como o RH pode atuar no problema?

Foto de Renato Navas, Especialista Pulses em People Sucess
Por Renato Navas 5 min leitura

É preciso entender por que alguns colaboradores deixam de realizar tarefas em determinado contexto

A falta de colaboradores para executar atividades essenciais para o bom funcionamento da empresa gera grande preocupação. Afinal, atrasos, faltas frequentes podem adiar processos e interferir negativamente em resultados.

Se isso acontece em sua empresa, é importante compreender a origem do problema. O primeiro passo é entender o que é absenteísmo para, então, tomar as medidas certas para evitar que ele seja recorrente entre os colaboradores.

Confira no conteúdo abaixo tudo que você precisa saber sobre o tema!

interior vazio de escritório comercial com mesas, cadeiras e computadores, para representar o que é absenteísmo

O que é absenteísmo no trabalho

O termo diz respeito a um contexto em que os colaboradores faltam com ou sem justificativa com frequência no trabalho. Atrasos e não cumprimento de tarefas em sua totalidade também estão relacionados ao absenteísmo.

Isso tende a prejudicar a empresa em diferentes níveis. Quando uma pessoa deixa de realizar o que lhe é proposto, pode sobrecarregar colegas de equipe, atrapalhar o cumprimento de metas e até mesmo ocasionar em perda de clientes.

Fatores que podem gerar absenteísmo

Ao contrário do que os gestores possam imaginar, o absenteísmo pode não estar relacionado à falta de compromisso e de responsabilidade do colaborador. Quando acontece, pode ser um alerta de problemas que surgem da própria empresa.

Pessoa segurando um ícone feliz na capa de ebook sobre o instrumento pulses para pesquisas de clima organizacional
Duas pessoas olhando o aplicativo da Pulses em referência a adesão à pesquisa contínua de clima organizacional por pulso
Pessoa apresentando estatísticas em referência aos motivos para realizar pesquisa de clima organizacional
Pessoas trabalhando com ícones de engrenagens em movimento em referência ao rh ágil e digital
Foto de Cesar Nanci para falar sobre continuous sensing, a evolução das pesquisas de clima organizacional

Geralmente, essa condição revela, por exemplo, a sobrecarga de trabalho, principalmente em períodos de grandes demandas direcionadas para equipes reduzidas. Além disso, o absenteísmo é resultado dos seguintes cenários:

  • Problemas no clima organizacional;
  • Salários e benefícios defasados;
  • Falta de reconhecimento;
  • Falta de feedbacks;
  • Problemas de infraestrutura;
  • Aumento de horas extras;
  • Problemas no ambiente físico;
  • Assédio moral;
  • Desentendimento com colegas;
  • Falta de comunicação adequada;
  • Condições insalubres;
  • Fatores culturais e sociais;
  • O tipo de cultura da empresa;
  • Acidentes de trabalho.

Além destes, existem outros fatores que implicam na necessidade de compreender o que é absenteísmo e por que ele está ocorrendo. Em todos os casos, o colaborador fica menos produtivo, o que reduz a qualidade de suas atividades.

Consequências do absenteísmo para a empresa

Como dissemos, o colaborador insatisfeito ou improdutivo pode prejudicar outros membros de sua equipe. Neste caso, toda a produtividade de um setor inteiro pode ser afetada negativamente, o que compromete entregas e cumprimento de metas.

Além disso, o absenteísmo causa aumento nos custos operacionais, uma vez que a empresa deverá compensar o tempo e trabalho perdidos, seja contratando outros colaboradores ou pagando hora extra para outras pessoas do time.

O grande problema é que, com  estas medidas paliativas, corre-se o risco de criar um cenário de profissionais e clientes insatisfeitos. Isso sem contar no ciclo de conflitos, comportamentos considerados negativos, exaustão, entre outras consequências.

Daí a importância de contar com a área de Recursos Humanos e ferramentas que possam auxiliar a resolver os problemas causados pelo absenteísmo. 

Como a área de RH atua no absenteísmo

O primeiro passo é: calcule a taxa de absenteísmo. Divida as horas de trabalho pela jornada que deveria ser cumprida ao longo do período avaliado.

Além disso, o analista de Recursos Humanos deve, com base na CLT, identificar os elementos que implicam no absenteísmo, como:

  • Faltas injustificadas;
  • Atrasos;
  • Saídas fora do horário;
  • Atestados médicos, entre outros. 

De acordo com a CLT, existem uma série de penalidades que podem ser executadas em cada caso. As principais são as advertências, mas há suspensão por até 30 dias e descontos na folha de pagamento.

No entanto, estas medidas devem ser tomadas com cautela. Afinal, como já dissemos, é preciso focar na causa do problema para, então, prosseguir com a melhor forma de resolver, que seja vantajosa para a empresa e para o colaborador.

Existe absenteísmo justificado?

Sim! O absenteísmo pode ser justificado em casos, por exemplo, de doenças ou licença-maternidade. Nesses casos, o ideal é contar com um bom planejamento e gestão de equipes para que não haja maiores prejuízos no período da ausência do colaborador.

Em situações de absenteísmo injustificado, o ideal é compreender o que o gerou. Emergências, atrasos por conta do trânsito e acidentes, por exemplo, devem ser avaliados de forma diferente dos atrasos e faltas por conta de conflitos internos.

Por fim, é importante saber avaliar o que pode gerar o chamado absenteísmo emocional. Basicamente, ele é consequência de desgaste físico, longas jornadas ou, em casos mais graves, de assédio moral ou outros problemas sérios.

E agora, o que fazer?

Como vimos, o primeiro passo para evitar os problemas apresentados ao longo deste artigo é entender o que é absenteísmo. Com base na compreensão desse cenário, será possível prosseguir com as próximas medidas.

A qualidade de vida no trabalho é fundamental para evitar impactos negativos. Além disso, é importante que tanto o RH quanto o grupo gestor tenham uma visão detalhada da empresa, o que pode ser feito por meio da pesquisa de clima e engajamento.

A Pulses é uma plataforma de gestão contínua de pessoas que conta com soluções exclusivas para te ajudar a acompanhar os principais preditores de engajamento.

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Renato Navas Renato Navas é Cofounder e Head de People Success da Pulses. Psicólogo, pós-graduado em Administração, especialista em Leitura e Manejo de Grupos, Executive Coaching & Leadership Mentoring, Análise Transacional e Team Coaching. Experiência de mais de 15 anos em programas de desenvolvimento de liderança e de RH. Professor de pós-graduação em Gestão de Pessoas.  linkedin.com/in/renato-navas-27888016/
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