A Matriz Nine Box consiste em um mecanismo visual para apoiar a avaliação dos colaboradores da empresa. É ideal para:
O instrumento é capaz de posicionar o profissional em algumas classificações de acordo com o que era esperado dele e o que ele apresentou.
Por esse motivo, é uma ferramenta que pode ajudar a interpretar dados de People Analytics e apoiar na construção de planos de carreira e em decisões de sucessão. Aliás, cada vez mais recursos assim têm sido valorizados em equipes de RH.
Segundo uma pesquisa da McKinsey realizada em 2022, 51% das empresas acreditam não possuírem os talentos de que precisam para alcançarem objetivos estratégicos nos próximos anos.
Para que esse não seja o caso da sua organização, leia o artigo da Pulses até o fim e fique por dentro de tudo sobre mais uma técnica para direcionar o desenvolvimento da sua equipe!
A Matriz Nine Box (em português, “Matriz Nove Caixas” ou “Matriz Nove Quadrantes”) também é conhecida como “9 Box”, e se trata de um recurso utilizado para posicionar colaboradores em grupos de performance, de acordo com:
Para que você possa visualizar melhor, aqui vai um exemplo:
Na ilustração acima, há uma linha horizontal (ou eixo X) e uma linha vertical (ou eixo Y), a partir das quais é possível compreender se o colaborador avaliado:
O método foi criado em 1970, com o intuito de oferecer uma análise sistemática para empresas que tinham necessidade de gerenciar diferentes unidades de negócio. No comparativo, eram consideradas a força competitiva e a atratividade do setor de atuação.
A matriz também foi usada mais tarde pela Bolsa de Valores, em 1980, com o objetivo de estudar a viabilidade e o potencial de retorno de investimentos financeiros. Tal fato comprova a flexibilidade dessa ferramenta, que atualmente é muito aplicada em gestão de pessoas.
Para que a Nine Box possa ser utilizada, você precisa ter conhecimento sobre os perfis dos colaboradores.
Por isso, antes de exercer a leitura sobre cada indivíduo, é importante realizar a avaliação de desempenho por competência. Essas informações viabilizam evidências sobre os padrões indicados em cada uma das nove caixas.
Na segunda etapa, recomenda-se que gestores e time de RH façam, em conjunto, uma espécie de “calibragem”. Ou seja, de acordo com os índices reunidos na avaliação de desempenho, cada profissional deve ser inserido na caixa que melhor resuma seu desempenho e seu potencial.
Vamos entender melhor? Confira, a seguir, as combinações existentes.
Funcionários postos nesta posição da 9 Box são um sinal de alerta, pois o risco de rescisão é iminente. O diagnóstico apresenta que algo deve ser revisto. Esse pode ser um problema de entrega por parte do colaborador, ou um indício de que ele está na função errada.
Os profissionais que ocupam esse lugar geralmente estão apenas cumprindo o básico exigido pelos seus papéis. Tudo deve ser melhor investigado, sempre! Porém, são altas as chances de detectar casos de quiet quitting neste quadrante.
Esse é um resultado a ser revertido o quanto antes, pois o baixo nível de entregas tende a ser prejudicial para a carreira desse colaborador e para toda a equipe. As lideranças precisam entender a fundo os motivos que levam a esse cenário.
É muito comum que os profissionais enquadrados nessa faixa da matriz estejam demonstrando pouco interesse em desenvolver novas habilidades.
É aconselhado entender se isso foi ocasionado pelo tempo de experiência, ou por qualquer outra razão, e como oferecer novos desafios a eles.
Colaboradores com essa classificação na Nine Box são uma excelente oportunidade para direcionar o desenvolvimento com base na visão de negócio a médio e longo prazos.
Isso significa que conversas e o acompanhamento das lideranças podem alavancar novas habilidades que interessem tanto ao profissional quanto à empresa.
Como sempre repetimos aqui, todos os casos precisam ser estudados a fim de encontrar seus reais motivos. Contudo, é muito comum que o quadrado seis seja a posição assumida por pessoas recém-chegadas à corporação.
Independentemente disso, uma ação recomendada aqui é propor metas para que as entregas passem a corresponder ao potencial que o profissional possui.
Esses profissionais são considerados estratégicos para a organização. Os resultados elevados são de suma importância para o crescimento da companhia, e, em geral, são referência para os demais integrantes das equipes.
Normalmente, é deste quadrante em diante que conseguimos detectar perfis inclinados à liderança.
Conheça os diferentes perfis de liderança e saiba como identificar cada um deles na sua equipe!
Junto ao que falamos no quadrado anterior (pois aqui também se repete a habilidade para que o talento se torne um líder), os colaboradores desta classificação devem ser extremamente valorizados.
É interessante que as lideranças consigam adotar práticas e conduzir esses profissionais a aprendizados constantes.
Por estarem em níveis máximos da matriz, os talentos dessa faixa são pessoas que normalmente estão aptas a ocuparem funções de grande responsabilidade, ou mesmo a se tornarem líderes.
É normal que elas apresentem autocobrança em níveis altos, e, por essa razão, não podem sentir que estão sendo pouco desafiadas em suas funções para não serem desmotivadas.
Conforme vimos até aqui, a Matriz dos Nove Quadrantes é um recurso que pode proporcionar argumentos conclusivos sobre o capital humano de uma organização, e por isso tem forte importância.
Com a matriz, pode-se obter:
O principal fator que torna métodos como esse tão essenciais à gestão de pessoas é a viabilidade de capacitar os colaboradores com programas específicos, direcionados pelas reais demandas dos profissionais e da corporação.
A 9 Box pode levar sua empresa e gestão de pessoas a conquistarem vantagens como:
Por fim, a qualificação constante da força de trabalho certamente irá conduzir o negócio ao êxito dos resultados, impulsionando o crescimento da organização.
Você pode produzir uma Matriz Nine Box específica para a sua gestão, considerando:
Essas informações serão balizadores essenciais para a construção da sua ferramenta. Elaboramos abaixo um passo a passo como sugestão:
Todas as circunstâncias discutidas durante a aplicação da Nine Box e a transformação dos insumos em planos de ação para o progresso dos colaboradores só farão sentido caso os efeitos dessas práticas sejam monitorados ao longo do caminho.
E, claro, a percepção dos colaboradores é o primeiro indicador para responder se o método foi bem recebido e se está sendo promissor!
Por isso, separamos uma indicação valiosa para complementar essa leitura: