Home » Blog » Performance » Conheça a Nine Box e otimize a avaliação de desempenho das equipes
Compartilhe

Conheça a Nine Box e otimize a avaliação de desempenho das equipes

Foto de Renato Navas, Especialista Pulses em People Sucess
Por Renato Navas 10 min leitura

Entenda como o 9 Box funciona e por que esse é um método muito utilizado pela gestão de pessoas

A Matriz Nine Box consiste em um mecanismo visual para apoiar a avaliação dos colaboradores da empresa. É ideal para:

  • definir o perfil de uma vaga em aberto;
  • encontrar um profissional substituto para uma mudança de função;
  • identificar talentos com habilidades para liderança. 

O instrumento é capaz de posicionar o profissional em algumas classificações de acordo com o que era esperado dele e o que ele apresentou.

Por esse motivo, é uma ferramenta que pode ajudar a interpretar dados de People Analytics e apoiar na construção de planos de carreira e em decisões de sucessão. Aliás, cada vez mais recursos assim têm sido valorizados em equipes de RH.

Três pessoas analisando fichas de feedbacks com lupas nas mãos.

Segundo uma pesquisa da McKinsey realizada em 2022, 51% das empresas acreditam não possuírem os talentos de que precisam para alcançarem objetivos estratégicos nos próximos anos.

Para que esse não seja o caso da sua organização, leia o artigo da Pulses até o fim e fique por dentro de tudo sobre mais uma técnica para direcionar o desenvolvimento da sua equipe!

 O que é a Matriz Nine Box?

A Matriz Nine Box (em português, “Matriz Nove Caixas” ou “Matriz Nove Quadrantes”) também é conhecida como “9 Box”, e se trata de um recurso utilizado para posicionar colaboradores em grupos de performance, de acordo com:

  • desempenho no passado;
  • potencial no futuro. 

Para que você possa visualizar melhor, aqui vai um exemplo:

Imagem de uma tabela representando a análise da Nine box

Na ilustração acima, há uma linha horizontal (ou eixo X) e uma linha vertical (ou eixo Y), a partir das quais é possível compreender se o colaborador avaliado:

  • possui grande potencial e, portanto, aparece em alguma das caixas diagonais acima;
  • apresenta bom desempenho e, sendo assim, foi situado em alguma das caixas mais à direita;
  • atende as expectativas da equipe e da empresa com a sua performance.

Conheça a sua origem 

O método foi criado em 1970, com o intuito de oferecer uma análise sistemática para empresas que tinham necessidade de gerenciar diferentes unidades de negócio. No comparativo, eram consideradas a força competitiva e a atratividade do setor de atuação. 

A matriz também foi usada mais tarde pela Bolsa de Valores, em 1980, com o objetivo de estudar a viabilidade e o potencial de retorno de investimentos financeiros. Tal fato comprova a flexibilidade dessa ferramenta, que atualmente é muito aplicada em gestão de pessoas. 

Como funciona e quais são as leituras possíveis com a matriz?

Para que a Nine Box possa ser utilizada, você precisa ter conhecimento sobre os perfis dos colaboradores. 

Por isso, antes de exercer a leitura sobre cada indivíduo, é importante realizar a avaliação de desempenho por competência. Essas informações viabilizam evidências sobre os padrões indicados em cada uma das nove caixas. 

Na segunda etapa, recomenda-se que gestores e time de RH façam, em conjunto, uma espécie de “calibragem”. Ou seja, de acordo com os índices reunidos na avaliação de desempenho, cada profissional deve ser inserido na caixa que melhor resuma seu desempenho e seu potencial. 

Vamos entender melhor? Confira, a seguir, as combinações existentes.

Quadrado 1 — Baixo potencial e baixa performance

Funcionários postos nesta posição da 9 Box são um sinal de alerta, pois o risco de rescisão é iminente. O diagnóstico apresenta que algo deve ser revisto. Esse pode ser um problema de entrega por parte do colaborador, ou um indício de que ele está na função errada.

Quadrado 2 — Baixo potencial e média performance

Os profissionais que ocupam esse lugar geralmente estão apenas cumprindo o básico exigido pelos seus papéis. Tudo deve ser melhor investigado, sempre! Porém, são altas as chances de detectar casos de quiet quitting neste quadrante.

Quadrado 3 — Médio potencial e baixa performance 

Esse é um resultado a ser revertido o quanto antes, pois o baixo nível de entregas tende a ser prejudicial para a carreira desse colaborador e para toda a equipe. As lideranças precisam entender a fundo os motivos que levam a esse cenário. 

Quadrado 4 — Alta performance e baixo potencial

É muito comum que os profissionais enquadrados nessa faixa da matriz estejam demonstrando pouco interesse em desenvolver novas habilidades

É aconselhado entender se isso foi ocasionado pelo tempo de experiência, ou por qualquer outra razão, e como oferecer novos desafios a eles.

imagem de três mulheres no trabalho analisando uma folha com a matriz nine box

Quadrado 5 — Médio potencial e média performance

Colaboradores com essa classificação na Nine Box são uma excelente oportunidade para direcionar o desenvolvimento com base na visão de negócio a médio e longo prazos. 

Isso significa que conversas e o acompanhamento das lideranças podem alavancar novas habilidades que interessem tanto ao profissional quanto à empresa. 

mulher segurando um tablet e sorrindo

Quadrado 6 — Alto potencial e baixa performance

Como sempre repetimos aqui, todos os casos precisam ser estudados a fim de encontrar seus reais motivos. Contudo, é muito comum que o quadrado seis seja a posição assumida por pessoas recém-chegadas à corporação

Independentemente disso, uma ação recomendada aqui é propor metas para que as entregas passem a corresponder ao potencial que o profissional possui. 

Quadrado 7 — Médio potencial e alta performance

Esses profissionais são considerados estratégicos para a organização. Os resultados elevados são de suma importância para o crescimento da companhia, e, em geral, são referência para os demais integrantes das equipes

Normalmente, é deste quadrante em diante que conseguimos detectar perfis inclinados à liderança.

Conheça os diferentes perfis de liderança e saiba como identificar cada um deles na sua equipe!

Quadrado 8 — Alto potencial e média performance

Junto ao que falamos no quadrado anterior (pois aqui também se repete a habilidade para que o talento se torne um líder), os colaboradores desta classificação devem ser extremamente valorizados. 

É interessante que as lideranças consigam adotar práticas e conduzir esses profissionais a aprendizados constantes

Quadrado 9 — Alto potencial e alta performance

Por estarem em níveis máximos da matriz, os talentos dessa faixa são pessoas que normalmente estão aptas a ocuparem funções de grande responsabilidade, ou mesmo a se tornarem líderes. 

É normal que elas apresentem autocobrança em níveis altos, e, por essa razão, não podem sentir que estão sendo pouco desafiadas em suas funções para não serem desmotivadas. 

Por que a Matriz Nove Caixas é importante?

Conforme vimos até aqui, a Matriz dos Nove Quadrantes é um recurso que pode proporcionar argumentos conclusivos sobre o capital humano de uma organização, e por isso tem forte importância.

Com a matriz, pode-se obter:

  • embasamento sobre o perfil de cada profissional;
  • retrato geral de equipes, comparando os integrantes dentro da matriz;
  • demonstrativos de situações que precisam de atenção dos gestores;
  • apoio para planejar práticas de reconhecimento;
  • percepções relevantes para complementar Planos de Desenvolvimento Individual (PDIs).

O principal fator que torna métodos como esse tão essenciais à gestão de pessoas é a viabilidade de capacitar os colaboradores com programas específicos, direcionados pelas reais demandas dos profissionais e da corporação

Quais são os benefícios da Nine Box ?

A 9 Box pode levar sua empresa e gestão de pessoas a conquistarem vantagens como:

  • aumento na permanência dos talentos, com a oferta de processos de evolução profissional claros e bem traçados;
  • facilidade de comunicação, melhorando a construção de feedbacks com argumentos concretos;
  • colaboradores mais engajados, despertando o senso de envolvimento individual com pontos de aperfeiçoamento bem detalhados;
  • elevação da taxa de adesão das avaliações de desempenho, já que as equipes terão visão sobre a eficiência do processo;
  • tomadas de decisão compatíveis à realidade, evitando equívocos ou interpretações que não condizem com o que de fato está acontecendo dentro do time;
  • clima organizacional de qualidade, com métodos transparentes e complementares às avaliações para o desenvolvimento particular e coletivo;
  • cultura organizacional consistente, transmitindo a todos os colaboradores o que a empresa espera e de que forma todos podem alcançar os objetivos em conjunto. 

Por fim, a qualificação constante da força de trabalho certamente irá conduzir o negócio ao êxito dos resultados, impulsionando o crescimento da organização

Aprenda como criar uma Matriz Nine Box

Você pode produzir uma Matriz Nine Box específica para a sua gestão, considerando:

  • prioridades atuais;
  • foco do negócio a médio e longo prazo;
  • hard e soft skills esperadas.

Essas informações serão balizadores essenciais para a construção da sua ferramenta. Elaboramos abaixo um passo a passo como sugestão:

  • 1. Aplique avaliações de desempenho: lembra-se do que comentamos sobre ter instrumentos que meçam periodicamente a atuação dos profissionais? Essa é uma condição para que gestores e RH possam usar a Nine Box. Então, em primeiro lugar, você deve providenciar essas análises;
  • 2. Defina indicadores-chave: pense em elementos indispensáveis para o momento da sua organização. Eles darão o tom do que será medido em cada um dos nove quadrados;
  • 3. Aposte em treinamentos para gestores: lideranças e todo o time de RH devem ser devidamente instruídos sobre como funciona essa metodologia. Difundir esse conhecimento pode, inclusive, gerar novas ideias e proposições ao longo dos encontros;
  • 4. Analise a situação de cada colaborador: depois de tudo pronto, é chegada a hora de observar o caso de cada integrante das equipes, trocando ideias e reunindo o máximo de informações para que as inferências possam ser aplicadas no dia a dia. 

Não se esqueça de medir os resultados continuamente

Todas as circunstâncias discutidas durante a aplicação da Nine Box e a transformação dos insumos em planos de ação para o progresso dos colaboradores só farão sentido caso os efeitos dessas práticas sejam monitorados ao longo do caminho

E, claro, a percepção dos colaboradores é o primeiro indicador para responder se o método foi bem recebido e se está sendo promissor!

Por isso, separamos uma indicação valiosa para complementar essa leitura: 

Baixe nosso eBook gratuito sobre como mensurar a experiência do colaborador com o exemplo de uma empresa que já coloca isso em prática! 

mãos escrevendo  e trabalhando em um notebook com métricas sobre gestão de pessoas na tela
Renato Navas Renato Navas é Cofounder e Head de People Success da Pulses. Psicólogo, pós-graduado em Administração, especialista em Leitura e Manejo de Grupos, Executive Coaching & Leadership Mentoring, Análise Transacional e Team Coaching. Experiência de mais de 15 anos em programas de desenvolvimento de liderança e de RH. Professor de pós-graduação em Gestão de Pessoas.  linkedin.com/in/renato-navas-27888016/

Deixe seu comentário

Avaliação*

Quer receber mais conteúdos incríveis?

Cadastre-se e receba semanalmente nossos conteúdos por e-mail!

Temos boas notícias:

Para empresas com até 25 colaboradores, oferecemos nossa plataforma gratuitamente!

Faça seu cadastro e comece já a ter dados mais verdadeiros e atualizados sobre a sua equipe.

Cadastre-se

Pronto para “encher seu carrinho”?

Faça o seu cadastro ou acesse sua conta clicando nos botões abaixo para simular e contratar a Pulses de forma simples (e em poucos passos) dentro da nossa plataforma.

Entraremos em contato em breve!

Um de nossos profissionais já está analisando as suas necessidades e logo dará um retorno completo. Mas, se preferir, fale com um de nossos especialistas agora por WhatsApp.

Fale com um especialista

Entraremos em contato em breve!

Um de nossos profissionais já está analisando as suas necessidades e logo dará um retorno completo. Mas, se preferir, fale com um de nossos especialistas agora por WhatsApp.

Fale com um especialista