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Motivação no trabalho: 09 dicas práticas para garantir o bem-estar dos colaboradores

Foto de Renato Navas, Especialista Pulses em People Sucess
Por Renato Navas 5 min leitura

Manter a motivação no trabalho melhora o clima organizacional e interfere positivamente no potencial de escalabilidade da empresa

Uma pesquisa realizada pela Aon, empresa de consultoria e corretora de seguros, revelou que, apesar de a América Latina ser a região que conta com os melhores índices de motivação no trabalho (75%), no Brasil, a realidade é outra.

Empresas brasileiras vêm notando uma queda no nível de engajamento desde 2016. Uma das justificativas para esse cenário está relacionada às dificuldades financeiras oriundas da crise econômica pela qual o país tem passado.

Não é à toa que temos notado a crescente preocupação de gestores e consultores de RH com a motivação de seus colaboradores. Se essa é a sua realidade, selecionamos 09 dicas importantes que podem ser aplicadas a partir de agora.

Mulher jovem e bem sucedida alegre em um escritório moderno, em referência a motivação no trabalho

1 Trace objetivos e metas alcançáveis

Colaboradores motivados sabem exatamente o que devem fazer e a importância de sua atuação para o sucesso do negócio. Por outro lado, quem não sabe ao certo seu papel nos processos da empresa, tende a não se reconhecer naquela cultura.

Estabeleça metas e objetivos claros. Isso gera sensação de pertencimento e faz com que os profissionais produzam com foco. Além disso, delegue tarefas respeitando as habilidades de cada um e evitando a sobrecarga.

2 Promova equilíbrio entre motivação coletiva e individual

Toda empresa é composta de pessoas com valores e comportamentos particulares, principalmente nesse momento em que a diversidade é pauta central nas organizações. Portanto, saiba equilibrar ações voltadas para o individual e coletivo.

Capa de livro mostrando uma medalha em referência ao impacto do reconhecimento no engajamento

A motivação no trabalho, ao contrário do que possa parecer, é algo subjetivo. Cabe ao gestor compreender como ela é encarada por cada colaborador e criar, a partir disso, medidas para melhorar o bem-estar do coletivo.

3 Ouça os colaboradores sobre motivação no trabalho

A boa comunicação é um dos pilares da motivação. Por isso, crie sistemas e canais eficazes de modo que os profissionais sintam-se acolhidos e confortáveis para falar sobre sua rotina, propor melhorias e fazer reclamações.

Isso está relacionado ao conceito de liderança emocional. Afinal, o líder precisa desconstruir o arquétipo de chefe onisciente para ser capaz de escutar com empatia e, a partir daí, tomar as medidas cabíveis com base nas informações recebidas.

4 Inspire-se em empresas que valorizam a motivação no trabalho

Mentes criativas estão por todas as partes, em busca de melhorias para  processos de gestão de pessoas. É importante buscar inspiração nesses profissionais e acompanhar as soluções de motivação no trabalho.

Pesquise e avalie casos de sucesso, veja o que os colaboradores de outras empresas estão falando sobre sua experiência. O Linkedin pode ser uma ótima ferramenta para a obtenção dessas informações.

5 Ofereça formas de incentivo fixas e variáveis

Fornecer estímulos faz parte de uma política que se baseia na necessidade de atrair, reter e formar bons colaboradores. Crie programas de incentivos fixos e variáveis para manter a atmosfera de inovação e novidade na empresa.

Exemplos incentivos fixos são:

    • plano de saúde;
    • auxílio-creche;
    • vale refeição;
    • seguro de vida, etc.

Já os incentivos variáveis podem ser bonificação para:

    • alcance de metas;
    • viagens;
    • passeios;
    • jantares;
    • comemoração por tempo na empresa, etc.

6 Esteja atento aos fatores que podem gerar estresse

O estresse no trabalho pode gerar uma série de problemas e distúrbios emocionais e de saúde. Isso impacta diretamente na produtividade do colaborador e, consequentemente, para a equipe e para a empresa como um todo.

Monitore os fatores ambientais e comportamentais que interferem no bem-estar de todos.

Elabore ações que reduzam a tensão e garanta que as condições ofertadas estejam em consonância com as atividades desempenhadas pelos colaboradores.

7 Ofereça horários flexíveis

Uma empresa organizada deve manter horários de funcionamento coerentes com sua dinâmica. No entanto, é preciso manter uma certa flexibilidade para que as atividades sejam realizadas com mais fluidez, sem prejudicar prazos e processos.

Antes de distribuir a carga horária, ouça o que os colaboradores têm a dizer. Se for possível, faça reuniões semanais para alocar tarefas e considere que imprevistos acontecem. Evite monitorar os horários de trabalho com rigidez.

8 Proporcione ambiente adequado

Espaços físicos improvisados ou mal estruturados geram dores musculares, lesões por esforço repetitivo, problemas respiratórios, entre outros problemas físicos, sejam eles leves ou até mais graves. 

A boa ergonomia e organização, tanto no trabalho remoto, quanto no presencial, devem ser garantidas. Faça com que todos  desfrutem de espaços ocupacionais saudáveis e funcionais, com mobília, iluminação, limpeza e ventilação adequadas. 

9 Engaje os colaboradores

Se o colaborador é indispensável para os bons resultados do negócio, investir em seu bem-estar deve ser um dos pilares da cultura organizacional.

Não é à toa que as ações de engajamento são indispensáveis para estimular a colaboração mútua. 

Uma cultura de engajamento é pautada em treinamentos, definição de metas alcançáveis, reconhecimento, integrações e feedbacks construtivos.

Saiba reconhecer os avanços de sua equipe e deixe isso transparecer para toda empresa. 

Como saber se as medidas de motivação no trabalho estão funcionando?

A melhor maneira de fazer esse tipo de análise é promovendo uma pesquisa de clima e engajamento bem estruturada. Ela permite a obtenção de dados precisos sobre percepção do colaborador do ambiente, relacionamento e processos.

Além disso, ao usar a metodologia adequada para esse tipo de pesquisa, você permite que os colaboradores se sintam seguros para falar sobre os aspectos positivos e negativos que identificam na empresa, por exemplo.

Isso sem contar que ela possibilita a criação de um planejamento mais estruturado de promoção de melhorias, eficiência, atuação de líderes, entre outros aspectos.

Com os insights que trouxemos com este conteúdo, você já pode melhorar a motivação dos colaboradores em sua empresa.

Aproveite para conhecer mais sobre a Pesquisa de Clima e Engajamento da Pulses, plataforma de gestão continua de pessoas, e aproveite para otimizar a gestão de pessoas em seu negócio.

Capa de e-book sobre pesquisa de clima e engajamento para falar sobre motivação no trabalho

Renato Navas Renato Navas é Cofounder e Head de People Success da Pulses. Psicólogo, pós-graduado em Administração, especialista em Leitura e Manejo de Grupos, Executive Coaching & Leadership Mentoring, Análise Transacional e Team Coaching. Experiência de mais de 15 anos em programas de desenvolvimento de liderança e de RH. Professor de pós-graduação em Gestão de Pessoas.  linkedin.com/in/renato-navas-27888016/
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