Qual a melhor forma de aprender quando estamos constantemente sem tempo e lidando com um excesso de informações? Entre as soluções, um destaque eficaz é o microlearning, ou seja, o micro aprendizado, algo que tem funcionado bem no ambiente corporativo.
Isso porque é possível proporcionar aprendizados aos colaboradores através de conteúdos rápidos e assertivos. Com a facilidade de acessar em qualquer momento e lugar, essa forma de estudo é uma opção interessante para aplicar, especialmente para o público jovem.
Conhecida como pílulas de conhecimento, em português, esta técnica de aprendizagem é caracterizada por um processo contínuo e rotineiro. Trata-se de uma forma de quebrar um conteúdo longo e complexo em partes menores para um aprendizado focado.
Além de treinamentos e desenvolvimento profissional, esse método de ensino também pode ser usado em diversos outros cenários pelo RH. Para conhecer as possibilidades e entender os benefícios da técnica, continue a leitura!
Um dos desafios do RH é pensar em formas de desenvolver os profissionais com novas habilidades e competências, sem que isso prejudique o andamento do trabalho. Nesse sentido, essa forma de estudo pode ser útil, afinal, por permitir um aprendizado no ritmo de cada um.
Com conteúdos criados de forma fragmentada, a técnica de aprendizagem oferece benefícios significativos para as empresas. A começar pela possibilidade de personalização, com conteúdos específicos para cada equipe ou departamento, garantindo uma abordagem eficaz.
Além disso, pode ser particularmente útil em empresas com uma força de trabalho diversificada e em constante mudança, onde os colaboradores podem ter diferentes níveis de habilidade e necessidades de aprendizagem.
Ao fornecer treinamento em pequenas doses, os colaboradores podem absorver as informações de forma mais rápida e eficaz, reduzindo o tempo necessário para conclusão. Com isso, também diminui os custos com aprendizagem, otimizando todo o processo.
Microlearning é uma abordagem de ensino que consiste em fornecer pequenas porções de informações ou conteúdos em formatos concisos, geralmente de 5 a 10 minutos de duração. O objetivo é permitir a absorção de conhecimento mais facilmente e em menos tempo.
Este método de aprendizagem pode ser apresentado em diferentes formatos, como vídeos, animações, infográficos, podcasts, quizzes e outros recursos digitais. Em geral, é adaptado para acesso fácil em celulares, permitindo acesso do conteúdo de qualquer lugar e a qualquer hora.
Uma das maiores vantagens é permitir que os colaboradores aprendam novas habilidades e conhecimentos em pequenas doses, tornando o aprendizado mais fácil e acessível, independentemente do seu horário de trabalho e localização.
Como já citamos, esse método de ensino pode ser personalizado para atender às necessidades específicas de cada um, permitindo que se concentrem nas áreas que precisam de mais desenvolvimento.
Outro ponto está na forma eficiente de aprendizado, ou seja, sem sessões de treinamento prolongadas e cansativas. Normalmente, aulas extensas costumam tratar de diversos assuntos, abordando o tema com profundidade, mas não captam a atenção dos colaboradores.
Ao ser acessado remotamente, os colaboradores aprendem em seus próprios dispositivos móveis, tablets ou computadores, facilitando o estudo durante viagens de negócios ou trabalhando de casa. Não há necessidade de todos estarem presentes em uma sala de aula.
A otimização dos recursos financeiros é sempre bem-vinda, não é mesmo? Essa forma de estudo por “pequenas porções? pode ser uma alternativa econômica ao treinamento presencial em sala de aula, reduzindo os custos de treinamento, despesas de viagem e hospedagem, entre outros gastos.
A abordagem é eficaz para a retenção de conhecimento, pois os colaboradores são capazes de revisar as informações sempre que necessário, garantindo que o conhecimento seja lembrado a longo prazo. Um conteúdo de 5 a 10 minutos pode ser revisto com facilidade.
Por fim, é válido destacar que a técnica pode ajudar a melhorar a produtividade dos profissionais. Isso porque eles podem aprender habilidades específicas necessárias para a sua função, reduzindo erros e melhorando a eficiência no trabalho.
Leia também: Crescimento profissional das equipes: saiba como acelerar
Existem diversas aplicações dessa forma de ensino “micro” e a empresa pode criar uma espécie de biblioteca de conteúdo, com diversos cursos, treinamentos e temas úteis para os colaboradores. A seguir, veja algumas possibilidades interessantes para colocar em prática.
Sempre que um novo colaborador chega, é preciso apresentá-lo à empresa, mostrando a cultura organizacional, os valores e as expectativas para o profissional. Além disso, é preciso mostrar processos, explicar uso de ferramentas e uma série de outros aprendizados iniciais.
Imagina ter todos esses dados organizados em um único lugar para que o colaborador acesse sempre que precisar? É uma das formas de usar esse método. Com vídeos curtos e materiais didáticos, a entrada na empresa pode ser mais tranquila e dinâmica.
Uma das principais aplicações é para treinamentos. É possível fragmentar os conteúdos necessários em pequenas aulas, sempre que houver a necessidade de desenvolver novas habilidades ou conhecer novidades e tendências do mercado ou melhorar alguma habilidade específica, por exemplo.
Outro fator interessante para usar a técnica é para aumentar o engajamento e a motivação. Ao combinar essa forma de ensino com a gamificação, por exemplo, é possível tornar o ambiente de trabalho mais engajado, ajudando na produtividade e até na permanência de talentos.
Há sempre algumas dúvidas que são padrões e para poupar tempo e facilitar o acesso à informação, o ensino “micro” pode ajudar. Para isso, pode ser interessante usar uma plataforma online em que seja possível armazenar todo o conteúdo da empresa.
Quais são as soft skills desejadas para cada área? Será que os colaboradores as possuem? O time de vendas pode se beneficiar de conteúdos para melhorar a comunicação pessoal e lidar com negociações, por exemplo.
Por outro lado, habilidades como inteligência emocional e empatia podem ser benéficas para qualquer profissional. Muitas vezes, abordar os temas de forma rápida e direcionada pode garantir maior interesse e aderência das pessoas da organização.
Esse método de aprendizado também pode ser útil para atualizar habilidades existentes dos colaboradores. Por exemplo, se houver uma atualização em um software usado pela equipe, a técnica pode ser usada para fornecer informações sobre a atualização de maneira rápida e eficiente.
Por fim, outra opção consiste em reforçar os valores da empresa para aumentar o conhecimento sobre a cultura organizacional. Como é algo que está em constante mudança, cabe ao RH preparar conteúdos novos sempre que necessário, mas pensando na curta duração.
Agora que vimos diversos caminhos para a micro aprendizagem funcionar no ambiente corporativo, confira o passo a passo para iniciar a técnica.
Identifique qual será a aplicação pensando nas necessidades de cada equipe ou área. Vale pensar nos principais desafios da empresa e começar por eles, impulsionando melhorias e treinamentos através do aprendizado contínuo.
Divida o conteúdo de aprendizagem em pequenas unidades de 5 a 10 minutos, objetivos e concisos. Isso torna o conteúdo mais fácil de absorver e pode ser facilmente incorporado à rotina diária.
Para prender a atenção do colaborador, é interessante apostar na diversificação dos formatos como vídeos, infográficos, podcasts e quizzes, por exemplo. Isso ajuda a manter o interesse e torna o aprendizado mais envolvente e interativo.
Simplifique a forma de acesso ao conteúdo de aprendizagem, disponibilizando-o online em uma plataforma fácil de usar. Isso permite que os profissionais acessem o conteúdo de aprendizagem em seu próprio ritmo e em qualquer lugar.
Para garantir que o colaborador absorva os conteúdos desejados, é importante estabelecer metas de aprendizagem para cada unidade. Isso ajuda a entender o que é esperado deles para que se concentre no objetivo.
Por último, não esqueça de fornecer feedback regular, além de recompensas para incentivar as pessoas a continuar aprendendo. Desse modo é possível manter o interesse dos colaboradores e reforçar a importância do aprendizado contínuo.
Se usado de forma estratégica, a técnica de aprendizagem pode contribuir em muitas áreas da empresa. Agora que você já sabe as vantagens do microlearning, aproveite para ler sobre Capital humano: como as empresas podem desenvolvê-lo para sair na frente.