Home » Blog » Gestão de pessoas » Metodologias ágeis: como se adaptar aos novos estilos de trabalho?
Compartilhe

Metodologias ágeis: como se adaptar aos novos estilos de trabalho?

Foto de Fábio Bucior, especialista Pulses em Gerência de Projetos
Por Fábio Bucior 5 min leitura

Para colocar essas metodologias em prática, é preciso inovar, fortalecer a cultura organizacional e ouvir os colaboradores

Mudanças corporativas acontecem o tempo todo. Afinal, a inovação e o aumento do potencial de competitividade e escalabilidade estão nos planos de qualquer negócio que deseja se destacar no mercado. Por isso é importante pensar nas metodologias ágeis.

Além disso, é preciso investir em boas estratégias de gestão de pessoas. Um dos caminhos é colocar em prática as chamadas metodologias ágeis. A seguir, você conhecerá do que elas se tratam e quais são os benefícios.

Mulher executiva analisando dados em referência às metodologias ágeis

O que são metodologias ágeis?

Para saber como as metodologias ágeis podem auxiliar uma empresa, é importante que você compreenda esse conceito. Quando falamos em metodologia ágil, estamos nos referindo a abordagens rápidas e dinâmicas de condução de projetos.

Basicamente, ela é usada para que os colaboradores concluam suas tarefas dentro de um fluxo de trabalho flexível e interativo. Desde a criação da tarefa, até a entrega, todo ciclo de vida de um projeto é melhorado por este método

Benefícios do método ágil para a empresa

Quando esse tipo de conceito começa a circular nos principais canais de comunicação que abordam tendências em gestão de pessoas, é comum que surjam questionamentos a respeito de sua eficácia. 

Isso é ainda mais significativo quando gestores desejam saber as diferenças entre metodologias ágeis e tradicionais. As metodologias tradicionais contam com etapas mais controladas e tendem a seguir um conceito de hierarquia vertical.

Já as ágeis se destacam por sua flexibilidade. Para serem eficazes, elas dependem de uma boa estrutura de planejamento estratégico e de uma equipe gestora que foque na horizontalização da liderança.

Afinal, por que usar metodologias ágeis?

Além das razões que mencionamos no tópico anterior, podemos elencar dezenas de vantagens, mas vamos focar nas mais relevantes. Confira a seguir:

Aumento da produtividade

A filosofia ágil estimula o pensamento criativo, otimiza o tempo e estimula a resposta rápida em casos de imprevistos. Esses fatores interferem positivamente na produtividade e na capacidade de resolver problemas.

Melhoria na comunicação

Facilitar e otimizar o relacionamento por meio do diálogo faz toda diferença na rotina de uma empresa, sobretudo nesse momento de expansão do trabalho remoto.

Boa adaptabilidade

Mudanças acontecem o tempo todo e, sempre que for preciso ajustar ou criar novos processos, o método ágil facilita essa transição com base em soluções rápidas e precisas. 

Agora que você já sabe qual a importância das metodologias que agilizam a rotina da empresa, continue a leitura para saber como elas funcionam na prática. 

Metodologias ágeis para RH

As ações do RH ágil e estratégico caminham ao lado da estratégia e da colaboratividade. Elas são criadas justamente para simplificar as tarefas exaustivas, mas sem perder o foco na qualidade e seriedade dos processos. 

Suas premissas são pautadas mais por redes colaborativas do que estruturas hierárquicas. Além disso, elas prezam pela transparência, adaptabilidade, comprometimento, inspiração e motivação intrínseca

Veja a seguir quais são os métodos ágeis para RH mais usados:

Kanban

Tem como base os seguintes pilares: to do (para fazer), doing (em execução) e done (concluído). Essa metodologia pode ser usada com aplicativos e plataformas de gerenciamento de projetos

Lean

Um de seus objetivos é reduzir o desperdício de recursos. Quando falamos em recursos, estamos nos referindo, não apenas ao financeiro, mas também ao tempo gasto em determinada tarefa, distribuição de fluxos, entre outros cenários. 

SCRUM

É uma das metodologias ágeis para RH que focam no trabalho colaborativo. Ela consiste no desenvolvimento de projetos com base na divisão orgânica de tarefas, reuniões periódicas e na otimização de tempo. 

Tribo

Os colaboradores são agrupados em tribos. Cada tribo atua com autonomia  e conta com um líder que organiza o fluxo de atividades. Esse tipo de metodologia é usado em startups que trabalham com equipes reduzidas.

Squad

Esse conceito pode ser entendido como pequenas startups dentro de uma empresa. Os colaboradores são agrupados em squads e trabalham em células independentes que têm autonomia,  inclusive, contratar e reter profissionais. 

Como os métodos ágeis funcionam na prática

O primeiro passo para obter o melhor dessa metodologia é alinhar os propósitos da empresa aos dos colaboradores. Isso deve ser feito desde o primeiro contato de novos profissionais com o negócio.

Quanto mais ágil e personalizado for o onboarding, melhor será o processo e a jornada da equipe será mais proveitosa. Invista em estratégias e recursos tecnológicos que dialoguem com os objetivos e metas de inovação da empresa. 

Também é importante investir em estratégias de retenção de talentos para potencializar o diferencial competitivo. Isso implica em ir além do que seus concorrentes estão fazendo em termos de gestão de pessoas.

Por fim, invista em tecnologia, ferramentas e simplificação de processos. Um grande passo é alinhar e aproximar os diretores de tecnologia e marketing, ou seja, os dados com a tecnologia.

Lembre-se de que a comunicação é a estrutura da aplicação de metodologias ágeis. Se ela já era importante, com a pandemia, passou a ser ainda mais necessária, principalmente em empresas que adotaram o modelo de trabalho remoto ou híbrido.

O home office deve ser tão eficaz, seguro e produtivo quanto o trabalho presencial. Isso implica em voltar o olhar para a análise de dados, garantir que o time esteja focado nos processos e abrir espaço para a tomada de decisões no coletivo.

A área de RH é a peça fundamental nesse cenário e deve comprometer-se em criar um contexto de boas experiências para os colaboradores. Você está preparado para oferecer as melhores soluções nesse atual contexto de trabalho remoto?

Nós criamos um guia completo que pode te ajudar a traçar um plano de otimização de metodologias ágeis no home office. Confira o e-book Trabalho Remoto e Híbrido: Os Desafios da cultura organizacional.

Capa de ebook sobre trabalho remoto para trabalhar sobre metodologias ágeis

Fábio Bucior Fábio Bucior é Cofounder, Head of Engineering da Pulses. Administrador, pós-graduado em Gerência de Projetos. Experiência com gerência de projetos de tecnologia de informação, desde o planejamento, gestão e desenvolvimento de plataformas e sistemas aplicados à Recursos Humanos, Treinamentos e Educação. Professor de graduação e pós-graduação. linkedin.com/in/bucior/
O que você achou ?
Curti
Divertido
Adorei
Surpreso
Chateado

Obrigado pelo seu feedback!

Através dele conseguiremos melhorar cada vez mais a sua experiência.

Quer receber mais conteúdos incríveis?

Cadastre-se e receba semanalmente nossos conteúdos por e-mail!