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Lucro da empresa: você sabe o que é?

Foto de Renato Navas, Especialista Pulses em People Sucess
Por Renato Navas 9 min leitura

Saiba como implementar uma gestão de pessoas estratégica pode contribuir para a lucratividade do negócio

O lucro da empresa é diretamente impactado pelas estratégias e ações estabelecidas pelo RH para manter o bem-estar organizacional. Isso porque os colaboradores são mais produtivos quando trabalham em ambientes que se sentem bem.

Uma pesquisa da Harvard Business Review prova exatamente isso: quando a felicidade aumenta, as vendas crescem em 37%, a produtividade em 31% e a precisão nas tarefas em 19%, além de inúmeras melhorias na saúde e na qualidade de vida.

Nesse sentido, é preciso garantir que o investimento na área gera lucratividade, com uma gestão de pessoas saudável e efetiva. Para tanto, a implementação de ações que contribuam para melhorar o clima na empresa são essenciais.

Não se trata de pressionar os colaboradores a produzir mais ou alcançar metas irreais. É sobre ser estratégico e aliar o bem-estar das pessoas com o lucro da organização. Como fazer isso? Bom, manter um processo de escuta contínua é uma das medidas mais valiosas.

Neste conteúdo, vamos te contar como é possível unir a visão de lucro com a gestão de pessoas e quais os passos e métricas que o RH precisa implementar. Além disso, conheça uma solução que pode tornar o trabalho de escuta muito mais fácil e prático. Boa leitura!

Afinal, o que é o lucro da empresa?

O lucro corresponde ao valor recebido pela empresa pela venda dos produtos ou serviços, com a dedução dos gastos envolvidos na produção. Em uma situação estável, a empresa precisa conseguir quitar todas as suas despesas e ter um lucro normal. 

Para uma empresa ter lucratividade, é preciso que haja uma margem de lucro líquida, ou seja, um valor que sobra após a aplicação das despesas e custos. O objetivo principal de qualquer negócio é obter lucro com contribuições de todas as áreas, não apenas vendas.

Os tipos de lucro

Para compreender os lucros de uma organização é preciso ter em mente que há diferentes cálculos possíveis para chegar a um valor. Confira alguns dos tipos de lucro a seguir.

  • Lucro líquido: É a diferença entre a receita total e o custo de operações, considerando gastos diretos e indiretos.
  • Lucro bruto: Também chamado de lucro operacional, refere-se ao valor de receita da empresa menos os gastos variáveis.
  • Lucro presumido: Presunção do lucro em determinado período, usado para definir o regime tributário.
  • Lucro real: Assim como o lucro presumido, é um tipo de regime tributário que leva em conta o lucro real. Obrigatório para empresas que faturam acima de R$78 milhões no período.

É possível aumentar o lucro da empresa através da gestão de pessoas?

Sim, o lucro de uma organização pode ser potencializado com uma gestão de pessoas eficiente. Para isso, as iniciativas do RH não podem ser isoladas, precisam estar conectadas aos objetivos de curto, médio e longo prazo da empresa.

Se o RH é ineficiente, as chances do lucro  diminuírem são bem maiores.

Nesse contexto, a relação do RH com as outras áreas, especialmente as lideranças, é fundamental para a construção de uma estratégia coerente com as necessidades da empresa e em paridade com o aumento da lucratividade.

O RH lida com muitas variáveis intangíveis, o que dificulta a argumentação a respeito da efetividade das ações. Por isso, ter um monitoramento de dados e registros de métricas ajuda a trazer mais embasamento para o desenvolvimento empresarial.

Leia também: Clima Organizacional: tudo que você precisa saber!

9 passos para tornar a área de recursos humanos mais lucrativa

Para que o RH seja um participante ativo no lucro de uma organização, é imprescindível uma gestão focada em agregar valor, otimizar e impulsionar processos e pessoas. Confira o passo a passo para tornar a área mais lucrativa. 

Garantir treinamentos e qualificações

Um dos pontos essenciais é o desenvolvimento dos profissionais. Afinal, quanto mais competentes e habilidosos, maior pode ser o nível de produtividade e otimização do trabalho. Por isso, cabe ao RH proporcionar os treinamentos e as qualificações adequadas.

Os treinamentos devem ser focados nos pontos de melhoria da equipe, o que pode ser monitorado a partir da avaliação de desempenho, por exemplo. Assim, os colaboradores recebem conhecimento adequado para exercer suas funções e melhorar as habilidades necessárias.

Praticar a escuta contínua dos colaboradores

Saber como os profissionais se sentem no ambiente de trabalho, quais são suas preocupações, e expectativas na empresa são só algumas das questões a se descobrir por meio da escuta contínua.

Através desse processo é possível obter informações valiosas para definir planos de ação e desenvolver impactos significativos na experiência de cada um. Para isso, você pode experimentar as pesquisas gratuitas da Pulses

Manter um bom relacionamento com as lideranças

Já comentamos antes sobre a importância de uma integração entre o RH e as demais áreas. Quando as lideranças estão envolvidas, fica mais fácil realizar um trabalho bem sucedido e lucrativo.

Fazer contratações assertivas

O desempenho dos colaboradores tem grande influência no lucro, portanto, é importante fazer escolhas assertivas desde o início da contratação. Ter descrições de cargos bem definidos e qualificações especificadas ajuda a encontrar o perfil certo para a vaga.

Estabelecer ações para engajamento e motivação

Empresas com bons níveis de engajamento conseguem aumentar a performance, reduzir as faltas e aumentar o senso de pertencimento do profissional. Algumas ações interessantes envolvem: 

  • Incluir saúde mental na pauta; 
  • Incentivar o reconhecimento;
  • Apostar no crescimento pessoal;
  • Desenvolver lideranças;
  • Realizar pesquisas frequentes.

Sempre ter atenção às leis trabalhistas

Parece óbvio, mas é válido relembrar o quanto é necessário acompanhar as leis trabalhistas e garantir que os colaboradores tenham seus direitos seguidos. Isso ajuda a evitar processos e prejuízos para a empresa no futuro.

Garantir benefícios relevantes aos colaboradores

Os benefícios são uma forma de melhorar a experiência do profissional, além de influenciarem na captação e permanência de talentos. De novo, atente-se a escuta contínua. Oferecer o que os colaboradores gostariam de ter como benefício pode ser muito mais assertivo. 

Acompanhar os indicadores constantemente 

Não adianta fazer pesquisa de clima organizacional uma única vez e não acompanhar as mudanças. O que foi feito para mudar os pontos de melhoria? A percepção dos colaboradores mudou? Por qual motivo? Avaliar esses aspectos precisa ser parte recorrente da rotina de trabalho do RH.

Usar a tecnologia como aliada da gestão de pessoas

Por fim, um passo importante para um RH lucrativo é usar a tecnologia. Nada de registrar pesquisas em papel ou computar dados em planilhas, aposte em softwares que irão concentrar informações em um único lugar, como a Pulses.

7 métricas para ficar de olho e aumentar o lucro da empresa

1. Tempo de contratação

Quanto tempo a empresa demora para realizar a seleção e o recrutamento? Alguns cargos podem ter mais dificuldade para contratação, portanto, manter esses dados nos arquivos ajuda a prever e otimizar o processo conforme necessário. 

2. Custo por contratação

Outra métrica relevante é o custo de contratação que ajuda a acompanhar a eficiência dos processos. Além disso, impacta diretamente no lucro, afinal, os custos serão abatidos do faturamento total.

3. Rotatividade e permanência de talentos

Se há colaboradores deixando a empresa em pouco tempo de trabalho, o RH consegue identificar a razão com facilidade? Será que há alguma incompatibilidade entre a pessoa e a função exercida? Nesse caso, o ideal seria ter mais cuidado no recrutamento. 

Outra possibilidade é a divergência com a cultura da empresa, o que também pode indicar melhorias no processo de seleção, percebe? Para chegar a essas conclusões e definir o caminho certo só é possível com dados precisos e atualizados, por isso, invista em people analytics.

4. Receita por colaborador

Essa métrica consiste em entender o valor gerado por cada colaborador, ou seja, dividindo a receita total pelo número de colaboradores da empresa. Serve para fazer comparações em períodos diferentes do negócio e até com a concorrência.

5. Engajamento

Acompanhar o nível de engajamento ajuda a identificar os colaboradores ou as equipes que precisam de mais atenção e investimento. Esse índice pode começar a ser avaliado desde o início, com a contratação do profissional.

6. Absenteísmo

Outra métrica importante é o absenteísmo. Ausências prolongadas e constantes podem ser um sinal de que o colaborador não se sente bem no trabalho. Além disso, é um fator que pode afetar o lucro da organização.

7. Clima organizacional

Por fim, as pesquisas de clima organizacional não devem ser negligenciadas. 

Um ambiente desfavorável pode nascer devido a lideranças desalinhadas, sobrecargas de demandas, profissionais sem incentivo, etc. Trabalhar na manutenção desses aspectos é importante tanto para fortalecer a cultura da empresa quanto obter resultados mais lucrativos.

Agora que você já sabe o que é o lucro da empresa e como o RH pode contribuir, é hora de usar a ferramenta certa para otimizar o trabalho. Para isso, você pode contar com a Pulses e ter um RH mais estratégico e lucrativo.

Renato Navas Renato Navas é Cofounder e Head de People Success da Pulses. Psicólogo, pós-graduado em Administração, especialista em Leitura e Manejo de Grupos, Executive Coaching & Leadership Mentoring, Análise Transacional e Team Coaching. Experiência de mais de 15 anos em programas de desenvolvimento de liderança e de RH. Professor de pós-graduação em Gestão de Pessoas.  linkedin.com/in/renato-navas-27888016/

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