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Inteligência artificial no RH vale a pena? Saiba mais

Foto de Fábio Bucior, especialista Pulses em Gerência de Projetos
Por Fábio Bucior 9 min leitura

Simplificar e automatizar os processos da área é uma das vantagens da tecnologia que pode potencializar os resultados

A inteligência artificial no RH vêm crescendo e ganhando espaço nas empresas. Uma pesquisa da IBM revela que 41% das empresas brasileiras já implementam ativamente a tecnologia, motivadas por diferentes causas:

  • IA mais acessível(56%);
  • incorporação em aplicativos de negócios padrão (48%);
  • necessidade de reduzir custos e automatizar processos-chave (39%).

Seja como for, a inteligência artificial agrega diversos benefícios, a começar pela automatização de processos, tornando o trabalho mais prático e fácil. Com os avanços da tecnologia, novas possibilidades surgem e as empresas que querem prosperar precisam ficar atentas.

Na área de Recursos Humanos, ela pode ser útil para otimizar o recrutamento, facilitar o controle de jornada e até impulsionar o clima organizacional. Se a sua empresa ainda utiliza muito papel e planilhas para organizar a rotina de trabalho, a mudança é fundamental.

Um homem e uma mulher sorrindo e olhando para um tablet em referência à gestores de pessoas

Se você tem curiosidade sobre o assunto e quer entender melhor sua aplicação, este conteúdo está completo. Vamos explicar o que é e quais os impactos da inteligência artificial no RH, além de explorar as possibilidades e boas práticas. Continue a leitura e aproveite!

O que é e para que serve a inteligência artificial no RH?

A inteligência artificial consiste em um campo de estudo que desenvolve softwares e máquinas com a capacidade de inteligência como a de um cérebro humano. Isso significa que ela é capaz de aprender padrões, raciocinar e tomar decisões com base em dados.

Nesse sentido, o uso da IA no RH está focado na coleta, organização e análise de dados a respeito das pessoas que compõem a empresa, o que é chamado de Big Data. Serve para otimizar tarefas que feitas por mãos humanas demandam muito mais tempo.

Além disso, a inteligência artificial no RH traz um impacto significativo no operacional, otimizando as tarefas e aperfeiçoando os processos internos. Veja a seguir alguns dos principais benefícios observados.

9 benefícios da IA nos recursos humanos

  • 1. Desenvolver ações estratégicas e mais eficazes na gestão de pessoas;
  • 2. Facilitar a análise comportamental e o people analytics;
  • 3. Identificar perfil dos colaboradores em diferentes setores;
  • 4. Escolher o candidato adequado para uma vaga;
  • 5. Fazer o controle de jornada e produtividade;
  • 6. Mapear as habilidades, competências e formação dos colaboradores;
  • 7. Impulsionar o clima organizacional com base nos dados;
  • 8. Prever custos fixos com capital humano;
  • 9. Simplificar avaliações, feedbacks e relatórios.

Entenda os impactos da transformação digital com o uso da inteligência artificial 

A inteligência artificial no RH traz impactos na operação e na gestão, afetando o trabalho do setor e beneficiando os colaboradores. Isso porque a tecnologia contribui para melhorar a gestão de pessoas, proporcionando mais crescimento.

Pensar na inteligência artificial pode parecer algo muito distante e complexo, mas ela já está presente no nosso dia. Os celulares e aplicativos que usamos contam com a tecnologia, assim como muitos programas e softwares usados na empresa.

Ao automatizar tarefas repetitivas e burocráticas, o uso da IA contribui para direcionar o foco do RH para ações mais estratégicas, facilitando a tomada de decisões. Outro ponto está no impacto do recrutamento e seleção que passa a ser mais assertivo e efetivo.

Leia também: Como a gestão humanizada pode engajar e reter os funcionários da sua empresa?

Quais atividades podem ser automatizadas através do uso da IA?

Algumas das atividades que a IA ajuda a automatizar são:

  • Controle de jornada;
  • Cálculo de férias, 13º salário e benefícios;
  • Fechamento da folha de pagamento;
  • Assinatura de contrato digital;
  • Triagem de currículos profissionais;
  • Monitoramento de indicadores de desempenho.

É comum que haja a preocupação sobre a inteligência artificial substituir o trabalho humano, mas é válido notar que as automatizações são referentes a tarefas rotineiras e padronizadas. A análise crítica e sensível dos profissionais segue essencial na gestão de pessoas.

6 áreas para aplicar a inteligência artificial nos recursos humanos

Recrutamento e seleção

A inteligência artificial no recrutamento e seleção pode ajudar a agilizar o processo, facilitando os retornos para os candidatos e a análise de currículos. Com um software é possível automatizar parte da pré-seleção e evitar que o processo seja muito longo.

Os candidatos que não forem selecionados, por exemplo, podem ser notificados por e-mail de forma automática sobre o andamento do processo seletivo, algo que nem sempre é feito. 

Outro fator que a inteligência artificial contribui é na análise comportamental. Assim, o candidato responde questionários para que o RH tenha conhecimento sobre suas habilidades e se elas estão de acordo com a vaga. 

Treinamento e desenvolvimento

Lembra que falamos sobre a importância dos dados no uso da tecnologia? Ela permite coletar diversas informações sobre os colaboradores, identificando pontos fracos e fortes nas equipes. 

Com isso, o entendimento sobre os treinamentos e melhorias que devem ser aplicados ficam mais claros e efetivos. A empresa pode investir nos treinamentos corretos de acordo com os dados obtidos pela inteligência artificial.

Mulher sorrindo enquanto segura um tablet e olha para frente

Clima organizacional

Você sabe qual a percepção dos colaboradores sobre a empresa? Fazer pesquisas de clima organizacional é fundamental para a tomada de decisões do RH. Nesse sentido, a inteligência artificial pode facilitar e otimizar a tarefa.

Desse modo, a análise dos dados permite definir ações adequadas para motivar e engajar os colaboradores na empresa. Além disso, um software ajuda a visualizar o progresso e monitorar a percepção ao longo do tempo.

Gestão de pessoas

É interessante pensar que o setor mais humanizado da empresa agora ganha alinhamento com a incorporação da tecnologia. Ao apresentar dados sobre a gestão de pessoas, fica mais fácil destacar os benefícios que as estratégias propostas pelo setor podem trazer à empresa.

Controle da jornada

Outra atividade do RH que pode ser automatizada é o controle da jornada, o que ajuda a evitar erros e falhas humanas. Um cálculo errado pode impactar nos valores da folha de pagamento, férias e 13º salário, o que renderia processos trabalhistas.

A inteligência artificial oferece o suporte necessário para tornar o controle mais eficiente.

Engenharia dos cargos

É parte do trabalho do RH manter um estudo aprofundado dos cargos e sua manutenção ao longo do tempo para garantir uma ocupação adequada. A tecnologia pode auxiliar esse trabalho ao mapear os perfis de cada área e cruzar com o desejado.

Trata-se de um apoio para realocação de pessoas, desenvolvimento de habilidades e contratação baseada nas competências necessárias para um bom desempenho. 

5 boas práticas para adotar a inteligência artificial no RH

Ficou claro que a inteligência artificial nos traz inúmeros benefícios, porém é preciso atenção às boas práticas na hora de investir em uma tecnologia. Em vista de um uso responsável e ético, por exemplo, a IA precisa se adequar a LGPD ? Lei Geral de Proteção de Dados.

Isso garante transparência sobre o seu uso, evitando discriminações. A seguir, conheça as boas práticas recomendadas pelo projeto Human-Centered Artificial Intelligence for Human Resources, do Fórum Econômico Mundial:

1. Forme uma equipe de avaliação e se planeje para o longo prazo

O intuito é ter uma equipe com diferentes especialistas em tecnologia, além de profissionais do RH e representantes de diferentes grupos de funcionários, conhecedores em diversidade e acessibilidade. Isso justamente para ampliar a visão sobre a ferramenta.

2. Desenvolver princípios de IA e documentar processos

Se a sua empresa ainda não tem, pode ser a hora de criar uma política sobre o uso de IA, incluindo especificações ao RH. Nela, devem constar as prioridades e objetivos da tecnologia, assim como os seus limites de uso.

3. Determine o propósito de adotar a ferramenta de IA

Qual o problema você gostaria de resolver com a inteligência artificial? Vimos ao longo do conteúdo que existem diversas aplicações. Por isso, fazer um diagnóstico sobre o momento atual da empresa pode ajudar a entender as contribuições esperadas e os desafios a superar.

4. Se aprofunde nos elementos centrais da ferramenta

Na hora de investir em uma nova ferramenta, é importante conhecer seu funcionamento e particularidades, afinal, cada IA traz reflexos das ideias e decisões dos criadores. As demonstrações podem ser úteis para visualizar a tecnologia na prática.

5. Avaliando o nível de risco de uma ferramenta

O que pode dar errado? Pensar nos diferentes cenários e consequências é uma forma de planejar e evitar crises. Pode haver riscos legais, organizacionais e éticos, que precisam ser discutidos para aumentar o monitoramento e a segurança da tecnologia.

Quem aposta em inteligência artificial no RH tem muito a ganhar no desenvolvimento humano da empresa, além de impulsionar o crescimento do negócio focando naquilo que mais importa: as pessoas. 

Para continuar estudando sobre o assunto, recomendamos a leitura sobre Metaverso no RH.

Tela de celular com pesquisa da pulses bu gupy sendo realizada pelo dispositivo móvel
Fábio Bucior Fábio Bucior é Cofounder, Head of Engineering da Pulses. Administrador, pós-graduado em Gerência de Projetos. Experiência com gerência de projetos de tecnologia de informação, desde o planejamento, gestão e desenvolvimento de plataformas e sistemas aplicados à Recursos Humanos, Treinamentos e Educação. Professor de graduação e pós-graduação. linkedin.com/in/bucior/

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