A inteligência artificial no RH vêm crescendo e ganhando espaço nas empresas. Uma pesquisa da IBM revela que 41% das empresas brasileiras já implementam ativamente a tecnologia, motivadas por diferentes causas:
Seja como for, a inteligência artificial agrega diversos benefícios, a começar pela automatização de processos, tornando o trabalho mais prático e fácil. Com os avanços da tecnologia, novas possibilidades surgem e as empresas que querem prosperar precisam ficar atentas.
Na área de Recursos Humanos, ela pode ser útil para otimizar o recrutamento, facilitar o controle de jornada e até impulsionar o clima organizacional. Se a sua empresa ainda utiliza muito papel e planilhas para organizar a rotina de trabalho, a mudança é fundamental.
Se você tem curiosidade sobre o assunto e quer entender melhor sua aplicação, este conteúdo está completo. Vamos explicar o que é e quais os impactos da inteligência artificial no RH, além de explorar as possibilidades e boas práticas. Continue a leitura e aproveite!
A inteligência artificial consiste em um campo de estudo que desenvolve softwares e máquinas com a capacidade de inteligência como a de um cérebro humano. Isso significa que ela é capaz de aprender padrões, raciocinar e tomar decisões com base em dados.
Nesse sentido, o uso da IA no RH está focado na coleta, organização e análise de dados a respeito das pessoas que compõem a empresa, o que é chamado de Big Data. Serve para otimizar tarefas que feitas por mãos humanas demandam muito mais tempo.
Além disso, a inteligência artificial no RH traz um impacto significativo no operacional, otimizando as tarefas e aperfeiçoando os processos internos. Veja a seguir alguns dos principais benefícios observados.
A inteligência artificial no RH traz impactos na operação e na gestão, afetando o trabalho do setor e beneficiando os colaboradores. Isso porque a tecnologia contribui para melhorar a gestão de pessoas, proporcionando mais crescimento.
Pensar na inteligência artificial pode parecer algo muito distante e complexo, mas ela já está presente no nosso dia. Os celulares e aplicativos que usamos contam com a tecnologia, assim como muitos programas e softwares usados na empresa.
Ao automatizar tarefas repetitivas e burocráticas, o uso da IA contribui para direcionar o foco do RH para ações mais estratégicas, facilitando a tomada de decisões. Outro ponto está no impacto do recrutamento e seleção que passa a ser mais assertivo e efetivo.
Leia também: Como a gestão humanizada pode engajar e reter os funcionários da sua empresa?
Algumas das atividades que a IA ajuda a automatizar são:
É comum que haja a preocupação sobre a inteligência artificial substituir o trabalho humano, mas é válido notar que as automatizações são referentes a tarefas rotineiras e padronizadas. A análise crítica e sensível dos profissionais segue essencial na gestão de pessoas.
A inteligência artificial no recrutamento e seleção pode ajudar a agilizar o processo, facilitando os retornos para os candidatos e a análise de currículos. Com um software é possível automatizar parte da pré-seleção e evitar que o processo seja muito longo.
Os candidatos que não forem selecionados, por exemplo, podem ser notificados por e-mail de forma automática sobre o andamento do processo seletivo, algo que nem sempre é feito.
Outro fator que a inteligência artificial contribui é na análise comportamental. Assim, o candidato responde questionários para que o RH tenha conhecimento sobre suas habilidades e se elas estão de acordo com a vaga.
Lembra que falamos sobre a importância dos dados no uso da tecnologia? Ela permite coletar diversas informações sobre os colaboradores, identificando pontos fracos e fortes nas equipes.
Com isso, o entendimento sobre os treinamentos e melhorias que devem ser aplicados ficam mais claros e efetivos. A empresa pode investir nos treinamentos corretos de acordo com os dados obtidos pela inteligência artificial.
Você sabe qual a percepção dos colaboradores sobre a empresa? Fazer pesquisas de clima organizacional é fundamental para a tomada de decisões do RH. Nesse sentido, a inteligência artificial pode facilitar e otimizar a tarefa.
Desse modo, a análise dos dados permite definir ações adequadas para motivar e engajar os colaboradores na empresa. Além disso, um software ajuda a visualizar o progresso e monitorar a percepção ao longo do tempo.
É interessante pensar que o setor mais humanizado da empresa agora ganha alinhamento com a incorporação da tecnologia. Ao apresentar dados sobre a gestão de pessoas, fica mais fácil destacar os benefícios que as estratégias propostas pelo setor podem trazer à empresa.
Outra atividade do RH que pode ser automatizada é o controle da jornada, o que ajuda a evitar erros e falhas humanas. Um cálculo errado pode impactar nos valores da folha de pagamento, férias e 13º salário, o que renderia processos trabalhistas.
A inteligência artificial oferece o suporte necessário para tornar o controle mais eficiente.
É parte do trabalho do RH manter um estudo aprofundado dos cargos e sua manutenção ao longo do tempo para garantir uma ocupação adequada. A tecnologia pode auxiliar esse trabalho ao mapear os perfis de cada área e cruzar com o desejado.
Trata-se de um apoio para realocação de pessoas, desenvolvimento de habilidades e contratação baseada nas competências necessárias para um bom desempenho.
Ficou claro que a inteligência artificial nos traz inúmeros benefícios, porém é preciso atenção às boas práticas na hora de investir em uma tecnologia. Em vista de um uso responsável e ético, por exemplo, a IA precisa se adequar a LGPD ? Lei Geral de Proteção de Dados.
Isso garante transparência sobre o seu uso, evitando discriminações. A seguir, conheça as boas práticas recomendadas pelo projeto Human-Centered Artificial Intelligence for Human Resources, do Fórum Econômico Mundial:
O intuito é ter uma equipe com diferentes especialistas em tecnologia, além de profissionais do RH e representantes de diferentes grupos de funcionários, conhecedores em diversidade e acessibilidade. Isso justamente para ampliar a visão sobre a ferramenta.
Se a sua empresa ainda não tem, pode ser a hora de criar uma política sobre o uso de IA, incluindo especificações ao RH. Nela, devem constar as prioridades e objetivos da tecnologia, assim como os seus limites de uso.
Qual o problema você gostaria de resolver com a inteligência artificial? Vimos ao longo do conteúdo que existem diversas aplicações. Por isso, fazer um diagnóstico sobre o momento atual da empresa pode ajudar a entender as contribuições esperadas e os desafios a superar.
Na hora de investir em uma nova ferramenta, é importante conhecer seu funcionamento e particularidades, afinal, cada IA traz reflexos das ideias e decisões dos criadores. As demonstrações podem ser úteis para visualizar a tecnologia na prática.
O que pode dar errado? Pensar nos diferentes cenários e consequências é uma forma de planejar e evitar crises. Pode haver riscos legais, organizacionais e éticos, que precisam ser discutidos para aumentar o monitoramento e a segurança da tecnologia.
Quem aposta em inteligência artificial no RH tem muito a ganhar no desenvolvimento humano da empresa, além de impulsionar o crescimento do negócio focando naquilo que mais importa: as pessoas.
Para continuar estudando sobre o assunto, recomendamos a leitura sobre Metaverso no RH.