Home » Blog » Recursos humanos » Inbound Recruiting: o que é e quais os benefícios para a organização?
Compartilhe

Inbound Recruiting: o que é e quais os benefícios para a organização?

9 min leitura

Saiba quais as vantagens e como implantar a estratégia para atrair, engajar e reter os melhores profissionais

A contratação de mão de obra qualificada, em determinados setores, está escassa. Com a ascensão da tecnologia digital, os recrutadores empregam o inbound recruiting, ou recrutamento de entrada para atrair e encantar profissionais interessados na empresa. 

Especialmente para pequenas empresas, como startups em início de funcionamento, ou mesmo empreendimentos comerciais, o conceito de inbound recruiting se mostra algo completamente novo e atrativo. 

Isso ocorre porque há uma série de benefícios que a estratégia pode proporcionar às empresas, permitindo que se economize dinheiro e contrate os melhores talentos a partir da atração dos possíveis colaboradores.

Continue lendo o guest post da Ideal Marketing sobre o assunto para saber mais!

O que é Inbound Recruiting?

Não há uma definição específica para o que o inbound recruiting representa, embora a premissa geral seja bastante simples: 

O inbound recruiting, ou recrutamento de entrada, envolve atrair o interesse de potenciais candidatos ao emprego por meio de técnicas de marketing digital ou, mais precisamente, marketing de conteúdo.

Organizações que têm um setor de RH estratégico aplicam a estratégia em substituição aos métodos tradicionais, como chamadas frias e caçadores de talento. A metodologia pode ser feita de diferentes formas, como:

  • Branding digital;
  • Campanhas de relações públicas;
  • Feeds de redes sociais;
  • Postagens em blogs.

Dessa forma, as organizações começam a alinhar o recrutamento de entrada com estratégias de inbound marketing.

O objetivo final do inbound recruiting é fazer com que os melhores talentos entrem em contato com as empresas por conta própria, se inscrevam em bancos de vagas e/ou perguntem como eles podem participar de uma seleção.

Os futuros candidatos farão isso porque viram tudo sobre a marca, os produtos, os serviços e a cultura da organização, se identificando com ela por meio das estratégias de inbound recruiting. Ou seja, estarão ansiosos para se envolver com a empresa. 

Benefícios do inbound recruiting para empresas

Embora seja pensado principalmente para as pequenas empresas, o inbound recruiting pode ser aplicado por qualquer organização, independentemente do porte ou do tempo que está atuando no mercado. 

Afinal, essa é uma estratégia que pode trazer muitos benefícios em todo o processo de recrutamento de mão de obra qualificada. 

A seguir serão apresentados 3 principais pontos positivos que são observados em empresas que implementam as técnicas de inbound recruiting. 

Foto de uma mulher na frente do computador representando o inbound recruiting

1. Aumento de consciência

Em primeiro lugar, ao implementar técnicas de inbound recruiting, a empresa se concentra em construir o reconhecimento da marca. 

Por meio do aumento da atividade de marketing digital, maior exposição em sites especializados em recrutamento, e um aumento significativo nas redes sociais, a empresa estará visível para um maior número de pessoas. 

Mesmo que o foco seja mostrar-se para os futuros funcionários, existem benefícios residuais em áreas como vendas e atendimento ao cliente, tudo por ser reconhecido como um lugar de referência em sua área e em que muitas pessoas desejam trabalhar. 

2. Tempo mais rápido para contratar

Se a empresa encontra um profissional talentoso batendo à porta pedindo para se envolver, então ela está na situação ideal para preencher as vagas rapidamente. 

É muito mais fácil fazer com que os candidatos passem pelo processo de recrutamento se eles já tiverem compreendido como a empresa atua e como faz todos os processos produtivos. 

3. Não há necessidade de agências de trabalho

Mesmo que as agências de recrutamento sejam essenciais para diferentes modalidades de contratação de mão de obra, especializada ou não, elas custam dinheiro. 

Se a empresa conta com ótimos candidatos que chegaram via inbound recruiting, não há necessidade de contratar uma empresa externa para pesquisar o mercado de profissionais que estão à disposição no mercado de trabalho.

Ou, mesmo quando necessário, isso se dá de forma muito mais prática e pontual.

Mesmo que seja necessário levar alguns aspectos dos processos de triagem e entrevista internamente também, o custo geral de contratação será reduzido de forma drástica. 

Como em qualquer contabilidade empresarial, toda economia de capital financeiro é sempre um bônus que se deve levar em consideração. 

Como implementar o inbound recruiting na empresa

A seguir serão apresentadas 5 dicas importantes para ajudar uma empresa a começar a implementar técnicas de inbound recruiting junto ao setor de Recursos Humanos. 

1. Comece com o inbound marketing

O inbound recruiting nasceu do inbound marketing. Em última análise, deixar os futuros candidatos empolgados com uma marca começará a partir do marketing digital, utilizando canais de redes sociais para alcançar um grande público. 

Vale criar conteúdo de recrutamento digital de alta qualidade que mostre exatamente porque alguém gostaria de trabalhar nesta empresa e qual o EVP oferecido aos candidatos.

Entre alguns exemplos que podem ser incluídos estão:

  • Artigos de liderança de pensamento;
  • Atualizações sobre eventos corporativos;
  • Colaborações no setor de atuação;
  • Comunicados de imprensa sobre produtos;
  • Depoimentos de clientes;
  • Estudos de caso de clientes;
  • Vídeos de voluntariado.

Assim, é preciso pensar no melhor meio para mostrar a marca. Com o conteúdo de vídeo se tornando cada vez mais popular, vale a pena investir em videografia de alto nível. 

2. Otimize a seção de carreira do site

O site é a plataforma para futuros candidatos descobrirem ainda mais sobre a empresa. 

Certifique-se de que ele corresponda à qualidade da marca do inbound marketing, sua identidade e proporcione uma boa navegação para manter os visitantes engajados. 

Isso é ainda mais importante para a página de carreiras. Muitas empresas cometem o erro de apenas preenchê-las com anúncios de empregos abertos, o que se mostra uma perda de oportunidade muito grande. 

Nesse espaço a empresa pode mostrar como é trabalhar internamente, a cultura organizacional, entre outros elementos que valorizam o inbound recruiting. 

Aproveite o conteúdo de formato longo para animar os futuros candidatos com:

  • Benefícios para os funcionários;
  • História da empresa;
  • Informações sobre membros fundadores;
  • Localização e design do escritório.
  • Parcerias corporativas e voluntárias.

Este é o lugar onde os candidatos começarão a se imaginar trabalhando na empresa, e fazendo de tudo para poder participar de uma seleção dentre os cargos à disposição. 

3. Construa um banco de talentos

O objetivo final do inbound recruiting é ter candidatos expressando ativamente interesse em querer trabalhar em uma empresa. 

Não há melhor maneira de fazer isso do que convidar futuros candidatos a se inscreverem no banco de talentos. 

Pode-se aplicar testes de habilidades para construir um banco de talento dinâmico e pré-avaliado, ou seja, que já pode ser direcionado a determinadas vagas por conta de suas skills.

Caso a empresa costume contratar muitos funcionários para uma mesma função, é melhor que eles mostrem as habilidades desde o início. 

4. Adote uma mentalidade de aquisição de talentos

Aceitar o recrutamento de entrada significa que a empresa está com um pensamento a longo prazo. Afinal, criar conteúdo, divulgá-lo e construir um banco de talentos leva tempo. 

Também é devido a isso que a ação ajudará a empresa a repensar toda a abordagem de recrutamento e adotar uma mentalidade de aquisição de talentos. 

Em suma, o recrutamento tradicional se concentra no preenchimento de vagas em ações de curto prazo, mas que podem também ter curta duração. 

Por outro lado, a aquisição de talentos por meio do inbound recruiting abrange toda a estratégia, de ponta a ponta, para atrair, avaliar e adquirir as melhores pessoas para os cargos presentes e futuros. Inclusive, conforme o alinhamento cultural com o negócio.

Isso serve a partir do momento que se precisa de implementação de novas áreas de atendimento, setores produtivos e outros organismos que se somam ao longo do tempo, em um processo de crescimento corporativo. 

5. Meça os indicadores-chave de desempenho

Qual o sentido de mudar a maneira como uma empresa recruta se não se mede o sucesso de uma forma clara e consistente?

O inbound recruiting se mostra como uma estratégia que fornece às empresas uma série de benefícios e, ao mesmo tempo, acelera os processos de recrutamentos de profissionais que querem trabalhar junto à determinada marca corporativa.

Para quem ainda está implementando o inbound recruiting, ou pensa em implementar no futuro, alguns KPIs (Key Performance Indicator), os indicadores-chave de desempenho, devem ser acompanhados para mensurar a efetividade da ação:

  • Custos de publicidade;
  • Número de candidatos por posição;
  • Número de candidatos qualificados por cargo;
  • Taxas do sistema;
  • Tempo de contratação;
  • Tempo para ocupar o cargo.

Ao executar o recrutamento de entrada com sucesso, o que se espera é que todas as métricas apontadas mudem a favor da empresa, especialmente aquelas relacionadas ao tempo, devido ao pool de talento pronto para assumir um cargo a qualquer momento.

Comece já a atrair os melhores talentos!

Independentemente do tamanho de uma empresa, pode não haver uma estratégia de inbound recruiting totalmente funcional. 

Ainda assim, nunca é tarde demais para começar, tendo em vista uma ampla gama de benefícios que podem ser obtidos quanto à qualidade dos candidatos que uma empresa pode receber. 

Se a organização alavancar o marketing digital e a presença online de maneira certa, poderá criar um ambiente em que os melhores talentos do mercado sejam encontrados, ou melhor, encontrem a marca, atendendo às expectativas dos mais exigentes recrutadores. 

O inbound recruiting e o aproveitamento da tecnologia de teste de habilidade ajuda a construir um grupo de talentos de excelentes candidatos pré-avaliados, prontos para preencher a próxima vaga que estiver à disposição.

Este conteúdo foi escrito pela Ideal Marketing, plataforma de Inbound Marketing e metodologia AMD.

O que você achou ?
Curti
Divertido
Adorei
Surpreso
Chateado

Obrigado pelo seu feedback!

Através dele conseguiremos melhorar cada vez mais a sua experiência.

Quer receber mais conteúdos incríveis?

Cadastre-se e receba semanalmente nossos conteúdos por e-mail!