Home » Blog » RH » RH 4.0: guia completo e sua importância para as empresas
Compartilhe

RH 4.0: guia completo e sua importância para as empresas

Foto de César Nanci, especialista Pulses em Data Science
Por Cesar Nanci 7 min leitura

 

Você conhece o conceito de RH 4.0? É difícil pensar hoje em dia em uma rotina que não seja afetada pela tecnologia, sendo essa presença em maior ou menor grau. As empresas também se adaptaram às novas ferramentas e às maneiras de conduzir os processos, surgindo a indústria 4.0 e consequentemente, o RH 4.0.

 

Duas mulheres conversando e sorrindo referenciando à colaboradores engajados e produtivos

Mas, afinal, do que se trata esse conceito e como ele impacta a sua corporação? Indo além, quais são as maiores dificuldades na implementação dessa nova abordagem do Recursos Humanos? É o que vamos tratar neste guia. Confira!

 

Qual o conceito de RH 4.0?

 

O RH 4.0 tem foco no uso de ferramentas tecnológicas que auxiliem a tomada de decisões e uma melhor gestão de pessoas, com atenção especial dedicada aos colaboradores.

 

Mulher sorrindo frente à um notebook e olhando para o lado

Percebemos uma valorização do capital humano e uma abordagem mais estratégica, identificando as competências dos colaboradores e aproveitando-as de maneira inteligente nos processos. Tudo isso voltado para o alcance das metas e para o desenvolvimento da empresa.

 

Ele se diferencia do RH tradicional justamente nessa abordagem. Até alguns anos atrás, o setor cuidava da parte burocrática entre empregados e empresa, controlando férias e folgas, confeccionando folhas de pagamento e tratando de processos de admissão e rescisão.

 

Hoje, com o apoio de ferramentas que automatizam essas tarefas, os profissionais do setor atuam com um processo seletivo realmente voltado às necessidades da empresa (considerando o fit cultural dos candidatos), na construção de boas condições de trabalho que promovam o engajamento, e no desenvolvimento dos colaboradores para que eles consigam oferecer o seu melhor e contribuir de maneira ativa com o crescimento corporativo.

 

Qual a importância desse novo RH?

 

Já apresentamos o conceito do RH 4.0 e como ele se diferencia do RH tradicional. Vamos entender melhor como ele impacta positivamente a empresa?

 

Redução da burocracia

 

As ferramentas tecnológicas induzem à praticidade e à rapidez dos processos, eliminando a necessidade de grandes volumes de papéis e controles feitos manualmente.

A produção de documentos comuns em empresas, como holerites e avisos de férias, assim como o controle do banco de horas, são feitos automaticamente, diminuindo a burocracia e facilitando as atividades.

 

Aumento da produtividade

 

A implementação de ferramentas também traz o aumento da produtividade como consequência, possibilitando fazer mais em menos tempo e com alta qualidade.

 

Essa abordagem otimiza todos os processos internos. Vale lembrar que essa otimização é extremamente necessária para que a empresa consiga acompanhar o ritmo das mudanças atuais.

 

Melhora da comunicação

 

A comunicação é uma das áreas mais afetadas pela tecnologia, sendo praticamente instantânea. Claro que as organizações precisam dessa rapidez no fluxo de suas informações internas, adotando soluções que permitam o diálogo rápido e a troca de dados dinâmica.

 

Nesse ponto, temos diversas ferramentas disponíveis no mercado, desde as usadas em conversas diretas, como o Google Hangouts e Skype, como outras usadas na gestão do time, como Slack e Trello.

 

Tecnologias aplicadas no trabalho dos funcionários

 

Os colaboradores também contam com diversas ferramentas que ajudam na realização do seu trabalho diário, permitindo que eles concluam as tarefas com mais rapidez e também dando insumos para que os gestores acompanhem esses resultados e proponham melhorias.

 

Aumento na retenção de talentos

 

Com políticas voltadas para o engajamento e para a valorização dos colaboradores, é natural que ocorra um aumento na retenção dos profissionais, diminuindo o impacto financeiro provocado pelas demissões e garantindo as possibilidades de manutenção da inteligência dentro da própria empresa.

Mulher sorrindo enquanto segura um notebook com uma mão e digita com a outra em referência à colaboradores engajados

 

Além disso, o processo seletivo com a avaliação das competências, considerando o fit cultural, faz com que os profissionais escolhidos tenham uma identificação muito maior com a empresa e adaptem-se mais facilmente, o que tende a aumentar a sua permanência na corporação durante a carreira.

 

Melhoria na tomada de decisões

 

O RH 4.0 promove uma visão ampla da empresa, com um conhecimento mais aprofundado das competências apresentadas pelos funcionários e o acompanhamento de diversas métricas ligadas à produtividade e ao desempenho.

 

Os profissionais do setor passam a atuar como braço direito dos CEOs na tomada de decisões, mostrando a realidade interna da corporação e indicando caminhos para mudanças que aumentem o faturamento.


Rapidez com tarefas diárias

 

O RH é um dos departamentos que muitas vezes se encarrega dos processos burocráticos. Controlar a jornada de trabalho dos colaboradores, gerenciar a folha de pagamento, ter controle sobre as finanças da empresa e entre outras coisas. A tecnologia também pode ajudar nisso! Já existem softwares de recursos humanos, como a Factorial, que permitem economizar tempo e automatizar esses processos. Aliás, as ferramentas mais usadas pelos usuários são o relógio de ponto online e a gestão de férias.


Quais são os maiores desafios na implementação do RH 4.0?

 

Até aqui deu para perceber como o RH pode ajudar a empresa e traz uma melhora considerável à gestão interna, impactando os resultados. Também percebemos que é importante a adoção de ferramentas para aproveitar os benefícios.

 

Então, por que muitas organizações ainda não conseguiram fazer do RH 4.0 uma realidade? Destacamos aqui os principais obstáculos.


Romper paradigmas

 

Embora a adaptação constante seja indispensável para manter a relevância e a competitividade, muitas corporações simplesmente não conseguem romper com velhas práticas e valores.

 

Organizações com essa postura mais rígida provavelmente já sentem dificuldades para acompanhar as novas tendências e sofrerão ainda mais os efeitos desse apego a conceitos antigos.


Mudar a cultura da empresa

 

A adesão ao RH 4.0 exige uma mudança na cultura de empresa. Conceitos como hierarquia horizontal, desenvolvimento de colaboradores e liderança empática, apenas para citar alguns, devem ser parte importante nos valores e missão da empresa, assim como o compromisso social.

 

Também é importante fortalecer internamente essa cultura para que os funcionários estejam totalmente envolvidos no propósito corporativo e, assim, consigam atuar em direção a um objetivo único.


Administrar a diversidade de gerações

 

Se analisarmos o quadro de funcionários das empresas, provavelmente encontraremos uma situação bem interessante: os trabalhadores seniores, com mais de 50 anos, os que estão na faixa entre 30 e 40 anos, e os mais jovens, com 20 anos em média.

 

Essas três gerações trazem diferenças que influenciam totalmente a maneira com que encaram o trabalho, a facilidade de lidar com as novas ferramentas, e o relacionamento com os colegas e com a empresa.

 

Embora seja muito interessante contar com características distintas, os gestores precisam saber administrá-las para que um consiga complementar o outro. Caso contrário, esse ambiente heterogêneo pode trazer dificuldades na administração de equipes e na fluidez do trabalho.

 

Com este post, você pode entender um pouco melhor a importância do RH 4.0 e como ele ocupa um papel de protagonismo na adaptação das empresas à transformação digital, aumentando as suas possibilidades de sobrevivência em um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo.

 

Aproveite para conferir outro material que preparamos sobre o assunto, mostrando a transformação cultural do RH. Confira!

 Pessoa em pé ao lado de tela que mostra dados de RH em referência ao RH digital

Tela de dashboard do produto pulses by gupy com métricas de gestão de pessoas
Cesar Nanci Cesar Nanci é Cofounder e CEO da Pulses. Especialista em Data Science, dedica-se à aplicação dos conceitos de Analytics e Big Data à gestão de pessoas (People Analytics), com foco especial em Engajamento e Performance. Doutor em Engenharia de Produção e Six Sigma Black Belt. Possui 15 anos de experiência no ramo de consultoria. linkedin.com/in/cesar-nanci/

Deixe seu comentário

Avaliação*

Quer receber mais conteúdos incríveis?

Cadastre-se e receba semanalmente nossos conteúdos por e-mail!

Temos boas notícias:

Para empresas com até 25 colaboradores, oferecemos nossa plataforma gratuitamente!

Faça seu cadastro e comece já a ter dados mais verdadeiros e atualizados sobre a sua equipe.

Cadastre-se

Pronto para “encher seu carrinho”?

Faça o seu cadastro ou acesse sua conta clicando nos botões abaixo para simular e contratar a Pulses de forma simples (e em poucos passos) dentro da nossa plataforma.

Entraremos em contato em breve!

Um de nossos profissionais já está analisando as suas necessidades e logo dará um retorno completo. Mas, se preferir, fale com um de nossos especialistas agora por WhatsApp.

Fale com um especialista

Entraremos em contato em breve!

Um de nossos profissionais já está analisando as suas necessidades e logo dará um retorno completo. Mas, se preferir, fale com um de nossos especialistas agora por WhatsApp.

Fale com um especialista