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Como a gestão humanizada pode engajar e reter os funcionários da sua empresa?

Foto de Renato Navas, Especialista Pulses em People Sucess
Por Renato Navas 9 min leitura

Todos os dias, incontáveis empresas buscam estratégias para tornar a cultura organizacional melhor e mais saudável com a gestão humanizada.

Dentro desse contexto, há uma busca constante por reter talentos e aumentar o engajamento dos colaboradores, com a melhora de produtividade funcionando como uma consequência dessas ações.

A gestão humanizada nas empresas é uma grande aliada para esse objetivo, e pode ser um divisor de águas para a sua empresa.

Um homem e uma mulher sorrindo e olhando para um tablet em referência à gestores de pessoas

Mas você já sabe o que é uma gestão humanizada, quais seus benefícios e as melhores maneiras de aplicá-la dentro da sua empresa?

Siga no texto e saiba mais sobre como a gestão humanizada de pessoas como estratégia competitiva é capaz de garantir um bom posicionamento no mercado.

O que é gestão humanizada?

A gestão humanizada é um conceito que visa considerar os colaboradores como seres humanos, que possuem vontades, expectativas, dificuldades, problemas pessoais, entre outros. 

Ela vai completamente contra a tendência que grandes corporações têm de transformar pessoas em números, sem se dar conta de todos os riscos que isso traz para a saúde dos colaboradores e, consequentemente, para a imagem e resultados da empresa.

Assim, a gestão humanizada acaba levando em conta as particularidades de cada um dos funcionários, de maneira a encaminhar para o desenvolvimento de um ambiente de trabalho agradável, ao mesmo tempo que se preocupa com as metas alcançadas.

Esse conceito veio de uma evolução da estrutura de trabalho, principalmente com a revolução industrial e até o estabelecimento da CLT. 

Mesmo assim, todo ano, novas necessidades surgem, que é o que acontece atualmente com o avanço da tecnologia e uso cada vez mais frequente de robôs do ambiente de trabalho, por exemplo. 

Por isso, as leis são constantemente atualizadas, e os conceitos do que é ético e melhor para uma empresa e seus colaboradores também.

A gestão humanizada, então, vem de um longo histórico de valorização trabalhista, atrelado à adequação com as mudanças do cenário atual.

Tratar os funcionários como apenas funções e entregas é algo que já não é bem visto no mercado, e a gestão humanizada vem para mostrar que isso não apenas é antiético como menos produtivo para a empresa como um todo.

Ela é aplicável em diversos setores e, no setor público, é muito comum, por exemplo. Também no privado, em empresas médias, grandes, entre outros segmentos!

Quais os pilares da gestão humanizada?

Para que a gestão humanizada aconteça, são necessários alguns pilares que fundamentam todos os processos. São eles a observação, aproximação e adaptação.

Observar diz respeito a olhar para os colaboradores de verdade, entendendo e absorvendo as suas particularidades e as suas dificuldades, além de como a empresa pode ajudá-lo a extrair o mais coerente dentro de seu potencial.

A aproximação vem da conexão e da confiança que o RH e os colaboradores precisam ter, e ela precisa vir também das lideranças, que devem se mostrar abertas e oferecer liberdade para que a equipe tenha, de fato, um ambiente seguro para serem sinceros para reportar problemas, dificuldades, entre outros.

A adaptação é o pilar final, que pode ser considerado o mais difícil. A empresa precisa se adaptar quando a tradição para de funcionar, e apesar de algo fugir do padrão, se ele for o melhor para a organização, é necessária. Empresas que não se adaptam correm sério risco de não permanecer no mercado!

Equipe com três colaboradores e uma liderança representando a gestão humanizada

Quais os benefícios da gestão humanizada?

A gestão humanizada de pessoas possui diversos benefícios que fazem muito sentido para a gigante maioria das empresas do mercado atual. Confira, a seguir, alguns deles:

Maior engajamento

Um ponto muito complicado para as empresas é aprender a engajar seus colaboradores, tenham eles entrado recentemente ou com maior tempo de casa. 

A gestão humanizada é algo que visa fazer com que a equipe se sinta valorizada, com todas as suas características únicas, de maneira a desenvolver melhores relacionamentos com seus líderes.

Esse relacionamento desenvolve confiança e respeito, criando uma conexão muito mais forte com a empresa. Na prática, os colaboradores vestirão a camisa da organização, pois ela faz muito bem para eles e eles gostam de fazer parte dela.

Aumento de produtividade

O maior engajamento dos profissionais tem uma consequência direta, que é a maior produtividade da empresa. 

No Brasil, país em que 90% dos colaboradores estão infelizes com seus trabalhos, apostar na gestão humanizada é garantir que esses profissionais sejam mais felizes e saudáveis. Isso, invariavelmente, reflete na produção, de maneira que profissionais mais felizes podem produzir mais.

Menor rotatividade

Apostar na gestão humanizada pode  fazer com que a rotatividade caia bruscamente, uma vez que a equipe gosta de fazer parte da organização e buscará meios de permanecer nela.

O relacionamento entre a equipe e os gestores que a gestão humanizada traz é essencial nesse contexto, pois mesmo que empresas concorrentes ofereçam melhores salários, o trabalhador preferirá um local que o faça bem.

Como aplicar e qual o papel do RH na gestão humanizada?

É extremamente necessário ressaltar que essa gestão humanizada não será feita da noite para o dia, e as transformações que a empresa deverá passar, tanto de mentalidade quanto de estrutura, também não serão feitas de maneira acelerada. 

Duas mulheres sorrindo e olhando para um tablet em referência à gestores de pessoas

Por isso, é fundamental ter um planejamento para essas mudanças, visando torná-las efetivas de fato, e não apenas um discurso que em nada impacta na empresa.

Dentro desse contexto, as empresas precisam investir em ações que aumentem a motivação e melhorem os relacionamentos internos, de maneira a tornar o clima muito mais agradável entre todos.

Isso já é uma mudança na dinâmica, que é um dos primeiros passos que antecede as maiores mudanças organizacionais.

Contudo, é extremamente necessário ressaltar que a liderança é o papel chave dentro de toda essa transformação para a gestão humanizada, pois estão em contato direto com os colaboradores e podem ter grande influência em suas percepções sobre a organização. 

E o papel do RH é justamente apoiar as lideranças nessa estratégia e criar ações para tornar as empresas, cada vez mais, melhores lugares para se trabalhar.

O RH deverá aprender maneiras de lidar melhor com seus funcionários, formas de criar relacionamentos mais sinceros e honestos, também respeitar as individualidades e trabalhar para auxiliar nas dificuldades, entre outros. 

Tudo isso é aprendido com experiência, mas cursos, workshops, treinamentos, conversas com a equipe, também são imprescindíveis para o desenvolvimento de habilidades sociais que fazem parte da gestão humanizada. 

Só assim será possível trabalhar os pilares do conceito, promovendo, realmente, maior engajamento e produção dentro da empresa.

Colocando a gestão humanizada em prática

Confira alguns hábitos que são extremamente característicos da gestão humanizada:

Envolver o time na tomada de decisões

A ideia de que apenas os gestores devem ser responsáveis por tomar ou sugerir decisões é muito ultrapassada, e muitas vezes impede empresas de serem geniais e revolucionárias.

Quando você dá voz ao seu time, ele aprende que o trabalho dele pode fazer diferença de fato, e isso faz com que ele se sinta motivado e engajado em seu trabalho.

Mediação

Adultos possuem a capacidade de resolução, mas a mediação do RH, quando necessário, faz com que pequenos problemas entre a equipe não se tornem maiores, impactando no relacionamento como um todo.

Conexão com a equipe

Reuniões semanais, quinzenais ou até mensais com colaboradores são muito interessantes para criar uma intimidade e conexão com a equipe de maneira individual. 

Essa particularidade traz mais confiança, de maneira que os profissionais não terão medo de contar aspectos de melhorias.

Entendimento de diferenças de gerações

É importante entender que as gerações possuem criações e desenvolvimentos diferentes, tendo em vista principalmente os avanços tecnológicos. 

Dessa maneira, é possível direcionar funcionários para as tarefas que eles possuem mais aptidão, levando em conta não apenas a sua geração, mas também habilidades ou dificuldades pessoais.

Promova a diversidade e inclusão

De acordo com a pesquisa da Mckinsey (2020), realizada na América Latina, empresas mais diversas étnica e culturalmente tiveram performance financeira superior (36%) às menos diversas. 

Na prática, isso significa que a gestão humanizada não apenas torna a equipe mais feliz e livre para ser quem é, mas também traz maiores benefícios para a própria empresa.

Dessa maneira, a gestão humanizada garante uma maior estratégia competitiva nas empresas.

Preze por feedbacks constantes

Os feedbacks são essenciais para as equipes, independentemente da sua hierarquia na empresa.

Através deles, a gestão humanizada se torna mais honesta e assertiva, com apontamentos do que está funcionando com a equipe ou uma pessoa específica, e o que pode melhorar.

Porém, a gigante maioria das empresas que trabalham com feedbacks não os realiza de maneira frequente. 

Para ajudar, a Pulses promove a ideia de feedbacks constantes através de sua plataforma, de maneira a tornar as avaliações mais fiéis aos acontecimentos. 

Não faz sentido avaliar algo ao fim do mês, que aconteceu em seu início. Tratar a questão assim que ela ocorre ajuda na agilidade dos processos e a ter menos vieses nos relatos, sendo algo fundamental para o desenvolvimento da empresa e dos colaboradores.

Para saber mais sobre como a Pulses pode auxiliar a sua empresa a garantir a gestão humanizada, clique aqui!

E se você está buscando estratégias para melhor fazer a gestão estratégica de pessoas, clique aqui e confira este conteúdo exclusivo!  Através dele, você conhecerá o passo a passo para promover a inovação que a sua empresa precisa para garantir sua vantagem competitiva no mercado.

Tela de celular com pesquisa da pulses bu gupy sendo realizada pelo dispositivo móvel
Renato Navas Renato Navas é Cofounder e Head de People Success da Pulses. Psicólogo, pós-graduado em Administração, especialista em Leitura e Manejo de Grupos, Executive Coaching & Leadership Mentoring, Análise Transacional e Team Coaching. Experiência de mais de 15 anos em programas de desenvolvimento de liderança e de RH. Professor de pós-graduação em Gestão de Pessoas.  linkedin.com/in/renato-navas-27888016/

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