Fazer uso da gamificação nas rotinas corporativas é um modo de recorrer a elementos mais lúdicos para que as estratégias de gestão de pessoas se tornem mais leves e divertidas. Afinal, é difícil encontrar quem não goste de nenhum tipo de jogo, não é mesmo?
Essa é uma técnica capaz de estimular, melhorar o employee experience e potencializar o desenvolvimento das pessoas ao longo de toda a jornada do colaborador, fortalecendo a cultura organizacional. Ela pode apoiar a:
Para saber por que isso acontece, faça a leitura do artigo e descubra como empregar essa tática nas iniciativas do RH da sua empresa!
A gamificação é a inclusão de mecanismos comuns a jogos e esportes em alguma atividade que não faça parte desse contexto. Ou seja, significa aproveitar a essência de competições com o intuito de dinamizar ações em diferentes ambientes e com diversos públicos.
Entre os recursos utilizados, podemos citar:
Você pode, então, se perguntar: “o uso de metas e recompensas não é algo que já é muito utilizado no meio corporativo? O que há de diferente nisso?”. Sim, você tem razão.
Porém, a disponibilidade de tecnologias para RH e a evolução desse modelo fizeram dele algo mais completo, dada a existência, inclusive, de sistemas gamificados para equipes.
Ao observar a atuação do RH e as necessidades de um negócio, podemos listar os seguintes objetivos que podem ser contemplados por esse tipo de proposta:
Por fim, todos esses fatores estão diretamente relacionados a questões que aumentam o engajamento profissional, o que melhora consideravelmente o ambiente de trabalho e impacta de forma positiva na performance das equipes.
Conforme falamos na abertura deste texto, o gamification pode ser utilizado em todas as fases que marcam a relação entre empregado e empregadora. Confira alguns exemplos que ilustram a inserção dessa estratégia no dia a dia da organização:
Essas são apenas algumas maneiras de gamificar atividades no ambiente da sua empresa. Mais a frente, vamos falar sobre um passo a passo para colocar esse tipo de ação em prática!
Você sabia que 72% dos funcionários acreditam que rotinas gamificadas aumentam sua motivação com o trabalho? E mais: 66% dos profissionais dizem que trabalhar dessa forma reduz o estresse. Os dados foram publicados pelo site Finances Online.
Portanto, vale conferir se esse tipo de estratégia se encaixa no perfil da sua equipe e na realidade do seu negócio! Caso sim, invista nela!
A psicologia explica as razões pelas quais nos sentimos mais motivados quando estamos envolvidos em desafios (que é o intuito dos jogos). O ser humano é movido pela busca por conquistas e pelo sentimento de superação, reações provocadas por competições.
Outro ponto interessante é que a cooperação também pode ser impulsionada por iniciativas desse tipo.
Preparamos uma relação de etapas para orientar o seu RH a implementar essa tática na organização! Veja abaixo:
Antes de dar início a qualquer novidade, é fundamental compreender se a ideia está de acordo com a cultura organizacional e se ela teria aceitação por parte dos colaboradores. Com o gamification não é diferente.
Considere a possibilidade de fazer um piloto, ouça os profissionais dos times e pondere dados de pesquisas comportamentais para fazer um bom planejamento. Apostar em People Analytics pode ajudar muito nesse momento e trazer excelentes insights!
Ao estabelecer uma meta a ser alcançada da gamificação, discuta com todo seu time de RH e com gestores sobre as alternativas possíveis. Reúna detalhes como:
Vamos supor que o objetivo do jogo seja melhorar o índice de participação dos colaboradores nas pesquisas contínuas de clima. Então, uma sugestão seria:
Anunciar a competição não é o suficiente para manter todos os integrantes das equipes engajados até o final. Por essa razão, é primordial planejar gatilhos ao longo do tempo para estimular a participação de todos.
Levando em conta nosso exemplo do tópico anterior, frases como “Faltam somente 5 respostas para chegarmos à nossa meta semanal!”, ou “Estamos na metade da nossa meta e precisamos continuar avançando!” são amostras do que poderia funcionar muito bem nesse sentido!
Depois de tudo pronto, é chegada a hora de dar a largada! Ambientar os profissionais e criar uma atmosfera de desafio é determinante para o sucesso da estratégia. Sem contar que pode ser extremamente saudável para o clima organizacional e o engajamento das equipes.
Separe um momento para tirar os colaboradores da rotina e faça o anúncio da novidade de forma leve, para que se estabeleça uma competição saudável a partir daquele momento.
Além de analisar os indicadores, verificar os impactos no dia a dia das equipes vai apontar se o planejamento deu certo! Lembre-se de acompanhar todos os números relacionados ao objetivo que foi definido dentro do seu contexto.
Coletar a opinião dos profissionais é outra ponderação que não pode ficar de lado.
O que vimos até aqui sobre gamificação é apenas um dos mecanismos existentes para promover o engajamento no ambiente corporativo, fator que condiciona a produtividade ou até mesmo a permanência dos colaboradores em uma empresa.
E sabe por que é tão importante dedicar atenção e investir nesse tema?
Uma pesquisa da PwC sobre a força de trabalho no Brasil e no mundo indicou que, das demissões registradas em março de 2022 no País, um terço foi voluntária. Foram mais de 600 mil pedidos de desligamento, recorde para um único mês desde janeiro de 2020.
Por isso, investigar o que tem mais valor para os seus funcionários, ouvi-los com frequência e executar ações diferentes para engajá-los deve ser uma prioridade da atuação do seu time de RH.
Sendo assim, aqui vai uma dica para complementar a leitura desse artigo:
>> Baixe o nosso guia definitivo de engajamento para líderes e aprofunde-se no assunto!