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Gamificação no RH: o que é e como aplicar no engajamento

Foto de Renato Navas, Especialista Pulses em People Sucess
Por Renato Navas 8 min leitura

Conheça meios criativos de engajar colaboradores para elevar a performance das equipes

Fazer uso da gamificação nas rotinas corporativas é um modo de recorrer a elementos mais lúdicos para que as estratégias de gestão de pessoas se tornem mais leves e divertidas. Afinal, é difícil encontrar quem não goste de nenhum tipo de jogo, não é mesmo?

Essa é uma técnica capaz de estimular, melhorar o employee experience e potencializar o desenvolvimento das pessoas ao longo de toda a jornada do colaborador, fortalecendo a cultura organizacional. Ela pode apoiar a:

  • satisfação dos profissionais;
  • permanência de talentos;
  • redução da taxa de rotatividade (turnover).

Para saber por que isso acontece, faça a leitura do artigo e descubra como empregar essa tática nas iniciativas do RH da sua empresa!

Pessoas reunidas e felizes, sorrindo, em frente a um computador em referência ao bom engajamento no trabalho

 O que é gamificação?

A gamificação é a inclusão de mecanismos comuns a jogos e esportes em alguma atividade que não faça parte desse contexto. Ou seja, significa aproveitar a essência de competições com o intuito de dinamizar ações em diferentes ambientes e com diversos públicos.

Entre os recursos utilizados, podemos citar:

  • regras;
  • metas;
  • pontuação;
  • premiações;
  • missões;
  • classificação;
  • recompensa.

Você pode, então, se perguntar: “o uso de metas e recompensas não é algo que já é muito utilizado no meio corporativo? O que há de diferente nisso?”. Sim, você tem razão. 

Porém, a disponibilidade de tecnologias para RH e a evolução desse modelo fizeram dele algo mais completo, dada a existência, inclusive, de sistemas gamificados para equipes.

 Qual é a finalidade de ações gamificadas?

Ao observar a atuação do RH e as necessidades de um negócio, podemos listar os seguintes objetivos que podem ser contemplados por esse tipo de proposta:

  • motivar os profissionais;
  • incentivar novos aprendizados;
  • melhorar a produtividade dos times;
  • praticar o reconhecimento;
  • aumentar os resultados das áreas.

Por fim, todos esses fatores estão diretamente relacionados a questões que aumentam o engajamento profissional, o que melhora consideravelmente o ambiente de trabalho e impacta de forma positiva na performance das equipes.

imagem de um homem jogando no celular representando a gamificação

Gamificação nas empresas: do onboarding ao desenvolvimento de pessoas

Conforme falamos na abertura deste texto, o gamification pode ser utilizado em todas as fases que marcam a relação entre empregado e empregadora. Confira alguns exemplos que ilustram a inserção dessa estratégia no dia a dia da organização:

  • Onboarding — Imagine que, ao receber um novo integrante, o treinamento seja constituído por etapas pelas quais o profissional precisa avançar, somando pontos até assumir sua função ao finalizar o processo;
  • Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) — É possível atrelar a conquista de novas habilidades e competências profissionais a um esquema de fases e de progresso na carreira. Promoções, práticas de reconhecimento e bonificações podem fazer parte desse modelo;
  • Identificação de novas lideranças — Junto a gestores, o RH pode trabalhar um escopo reunindo perguntas e skills necessárias para cadeiras de gestão. Por meio de pesquisas, utilizar essa tática pode ser uma excelente maneira de reconhecer potenciais líderes entre os colaboradores. 

Essas são apenas algumas maneiras de gamificar atividades no ambiente da sua empresa. Mais a frente, vamos falar sobre um passo a passo para colocar esse tipo de ação em prática! 

>> Confira 5 motivos para medir os resultados da sua gestão com pesquisas de engajamento e clima da Pulses!

Por que a gamificação amplia o engajamento no trabalho? 

Você sabia que 72% dos funcionários acreditam que rotinas gamificadas aumentam sua motivação com o trabalho? E mais: 66% dos profissionais dizem que trabalhar dessa forma reduz o estresse. Os dados foram publicados pelo site Finances Online. 

Portanto, vale conferir se esse tipo de estratégia se encaixa no perfil da sua equipe e na realidade do seu negócio! Caso sim, invista nela!

A psicologia explica as razões pelas quais nos sentimos mais motivados quando estamos envolvidos em desafios (que é o intuito dos jogos). O ser humano é movido pela busca por conquistas e pelo sentimento de superação, reações provocadas por competições.

Outro ponto interessante é que a cooperação também pode ser impulsionada por iniciativas desse tipo.

Como o RH pode aplicar a gamificação na empresa?

Preparamos uma relação de etapas para orientar o seu RH a implementar essa tática na organização! Veja abaixo:

Um homem e uma mulher segurando celulares olhando para frente e sorrindo

Primeiro, analise

Antes de dar início a qualquer novidade, é fundamental compreender se a ideia está de acordo com a cultura organizacional e se ela teria aceitação por parte dos colaboradores. Com o gamification não é diferente.

Considere a possibilidade de fazer um piloto, ouça os profissionais dos times e pondere dados de pesquisas comportamentais para fazer um bom planejamento. Apostar em People Analytics pode ajudar muito nesse momento e trazer excelentes insights!

Defina objetivos e políticas do jogo

Ao estabelecer uma meta a ser alcançada da gamificação, discuta com todo seu time de RH e com gestores sobre as alternativas possíveis. Reúna detalhes como:

  • Qual jogo será escolhido?
  • Quais serão os desafios propostos?
  • Como será a dinâmica e quais serão as regras?
  • E as recompensas?
  • De que forma as equipes poderão acompanhar os resultados parciais e o final?
Aqui vai um exemplo

Vamos supor que o objetivo do jogo seja melhorar o índice de participação dos colaboradores nas pesquisas contínuas de clima. Então, uma sugestão seria:

  • Qual jogo será escolhido? Ludo.
  • Quais serão os desafios propostos? 2 em cada 3 colaboradores devem responder 100% das perguntas nas pesquisas semanais durante três meses. 
  • Como será a dinâmica e quais serão as regras? Sempre que a meta semanal for alcançada, o peão avançará uma casa. Se alguma das equipes não tiver nenhum respondente, o peão volta duas casas. 
  • E as recompensas? Além de contribuir com ações que vão melhorar o dia a dia de todas as pessoas da empresa, o RH vai organizar um happy hour especial no fim do período de três meses.
  • De que forma as equipes poderão acompanhar os resultados parciais e o final? Uma apuração semanal será enviada por e-mail. 

Pense em gatilhos para estimular os colaboradores

Anunciar a competição não é o suficiente para manter todos os integrantes das equipes engajados até o final. Por essa razão, é primordial planejar gatilhos ao longo do tempo para estimular a participação de todos. 

Levando em conta nosso exemplo do tópico anterior, frases como “Faltam somente 5 respostas para chegarmos à nossa meta semanal!”, ou “Estamos na metade da nossa meta e precisamos continuar avançando!” são amostras do que poderia funcionar muito bem nesse sentido!

Comunique os “jogadores”

Depois de tudo pronto, é chegada a hora de dar a largada! Ambientar os profissionais e criar uma atmosfera de desafio é determinante para o sucesso da estratégia. Sem contar que pode ser extremamente saudável para o clima organizacional e o engajamento das equipes. 

Separe um momento para tirar os colaboradores da rotina e faça o anúncio da novidade de forma leve, para que se estabeleça uma competição saudável a partir daquele momento. 

Avalie os resultados e ouça os colaboradores

Além de analisar os indicadores, verificar os impactos no dia a dia das equipes vai apontar se o planejamento deu certo! Lembre-se de acompanhar todos os números relacionados ao objetivo que foi definido dentro do seu contexto. 

Coletar a opinião dos profissionais é outra ponderação que não pode ficar de lado. 

Investir no engajamento das equipes é mais do que necessário

O que vimos até aqui sobre gamificação é apenas um dos mecanismos existentes para promover o engajamento no ambiente corporativo, fator que condiciona a produtividade ou até mesmo a permanência dos colaboradores em uma empresa. 

E sabe por que é tão importante dedicar atenção e investir nesse tema?

Uma pesquisa da PwC sobre a força de trabalho no Brasil e no mundo indicou que, das demissões registradas em março de 2022 no País, um terço foi voluntária. Foram mais de 600 mil pedidos de desligamento, recorde para um único mês desde janeiro de 2020.  

Por isso, investigar o que tem mais valor para os seus funcionários, ouvi-los com frequência e executar ações diferentes para engajá-los deve ser uma prioridade da atuação do seu time de RH

Sendo assim, aqui vai uma dica para complementar a leitura desse artigo:

>> Baixe o nosso guia definitivo de engajamento para líderes e aprofunde-se no assunto!

Tela de dashboard do produto pulses by gupy com métricas de gestão de pessoas
Renato Navas Renato Navas é Cofounder e Head de People Success da Pulses. Psicólogo, pós-graduado em Administração, especialista em Leitura e Manejo de Grupos, Executive Coaching & Leadership Mentoring, Análise Transacional e Team Coaching. Experiência de mais de 15 anos em programas de desenvolvimento de liderança e de RH. Professor de pós-graduação em Gestão de Pessoas.  linkedin.com/in/renato-navas-27888016/

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