A folga do trabalho é um direito assegurado pela legislação, mas a área de recursos humanos deve usá-la estrategicamente. Isso porque o descanso é valorizado pelos colaboradores e pode influenciar em aspectos como a produtividade e a permanência de talentos.
Com isso, esse “day off” pode representar um respiro necessário para os colaboradores voltarem mais engajados, motivados e felizes. Tais características são fundamentais nas equipes de empresas que se preocupam com a saúde mental.
Neste conteúdo, descubra como a folga impacta o trabalho e conheça quais os benefícios de apostar no bem-estar dos colaboradores. Para finalizar, saiba quais outras estratégias podem ser adotadas na empresa. Continue a leitura e saiba mais!
Após a jornada de trabalho, todos apreciam um bom período de descanso. Nesse caso, a folga do trabalho, com um período mais extenso para descanso, pode ser um momento aguardado e valorizado pelos profissionais.
Um trabalhador cansado apresenta baixo desempenho e pode até estar mais desatento, levando a erros e falhas. Ou seja, o descanso é necessário para eficiência. Nesse sentido, descansar é uma forma de recarregar as energias para retomar ao trabalho bem-disposto.
Utilizar como estratégia pode ser benéfico para o bem-estar de toda a equipe, tornando-os mais eficientes, motivados e melhorando o clima organizacional. Entre as vantagens da folga do trabalho, podemos citar:
Assim, o RH pode organizar um sistema de folgas que considera datas de aniversário, alcance de metas ou recompensas. Deve determinar regras como o prazo para solicitar um day off e os critérios para ser concedido.
Leia também: O que é outlier e como encontrar uma pessoa com esse perfil?
Trabalhadores saudáveis e felizes são mais propensos a contribuir ao sucesso da empresa por serem mais produtivos e eficientes. Veja a seguir os principais motivos para promover o bem-estar no trabalho:
Uma jornada de trabalho estressante pode afetar a saúde física e mental dos colaboradores, que podem precisar de um período afastado para se recuperar. Porém, se isso acontece devido ao ambiente do trabalho, é hora da empresa agir para contribuir ao bem-estar.
Um ambiente de trabalho saudável em que as pessoas são valorizadas e cuidadas afeta positivamente o desempenho nas atividades, logo resulta em melhorias a curto e longo prazo.
Quando os colaboradores estão saudáveis e motivados, eles têm menos chances de faltar ao trabalho ou de estar presentes sem serem produtivos. Ao possibilitar a folga do trabalho, o colaborador pode ter um momento para relaxar e espaço para outras atividades pessoais.
Uma cultura de bem-estar no trabalho pode ajudar a reduzir custos relacionados a doenças e absenteísmo, além de aumentar a eficiência e produtividade dos colaboradores.
O ambiente saudável diminui a chance de demissões, que podem ser frequentes em ambientes estressantes, tornando a rotatividade de colaboradores muito menor.
O estresse é um problema comum no ambiente de trabalho e pode levar ao burnout, esgotamento do trabalho. No Brasil, o burnout afeta 1 a cada 5 trabalhadores, de acordo com um estudo da Universidade de São Paulo.
As empresas precisam estar atentas e promover mais qualidade de vida no ambiente de trabalho. Nesse sentido, as folgas permitem que as pessoas tenham tempo para relaxar e descontrair, reduzindo assim os níveis de estresse e ansiedade.
Organizações que valorizam o bem-estar dos seus colaboradores são mais atraentes para talentos que buscam um ambiente de trabalho saudável e equilibrado. Além disso, colaboradores felizes e engajados têm mais chances de permanecer na empresa a longo prazo.
Quando os colaboradores têm tempo para descansar e recarregar as energias, eles são capazes de voltar ao trabalho mais motivados e produtivos. Unir a folga com outros benefícios, pode ser extremamente positivo para o rendimento.
Oferecer folgas extras pode ser uma boa forma de aumentar a satisfação, já que um final de semana de folga possui a mesma sensação de aumento de quatro vezes na renda. Além do fato de se sentirem valorizados e cuidados pela empresa.
Leia também: O que é outlier e como encontrar uma pessoa com esse perfil?
Esse descanso pode ter um impacto significativo no equilíbrio entre a vida profissional e pessoal dos colaboradores, algo muito desejado e nem sempre possível, afinal, o trabalho ocupa boa parte do tempo disponível no dia a dia.
Desse modo, quando os profissionais têm tempo livre, eles podem se dedicar a atividades pessoais, cuidar da família, praticar hobbies, descansar e recarregar as energias, o que é fundamental para o bem-estar geral.
Além disso, a folga do trabalho pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade relacionados ao trabalho, o que permite que os colaboradores sejam mais presentes e engajados em suas atividades pessoais.
Quando os colaboradores têm equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, eles tendem a ser mais felizes e saudáveis, o que pode levar a um aumento da produtividade e do engajamento.
A promoção do equilíbrio entre a vida profissional e pessoal pode ajudar na permanência de talentos e a atrair novos colaboradores, já que muitos valorizam um ambiente de trabalho que permita conciliar suas atividades pessoais e profissionais.
Leia também:
Além da folga do trabalho, é preciso implementar outras medidas para garantir a saúde e o bem-estar no ambiente de trabalho. As empresas que oferecem benefícios diferenciais conseguem atrair os melhores talentos.
Veja a seguir 5 ações que podem fazer a diferença:
Ter uma cultura de respeito mútuo pode ter um impacto significativo no bem-estar. Quando as pessoas são tratadas com respeito, elas se sentem valorizadas, apreciadas e reconhecidas pelo seu trabalho.
Quando são expostas a um ambiente de trabalho tóxico, isso pode levar a um aumento do estresse, ansiedade e até depressão. Portanto, uma cultura de respeito mútuo pode ajudar a reduzir conflitos e estresse no ambiente de trabalho.
Trata-se de uma medida fundamental para o sucesso de uma organização. Isso porque, quando os colaboradores se sentem ouvidos e valorizados, eles tendem a se engajar mais com a empresa e a se sentir mais satisfeitos no trabalho. Para isso, é preciso:
Fazer intervalos ao longo da jornada de trabalho pode trazer efeitos realmente positivos para estimular o cérebro e o corpo. Entre as possibilidades para essas pausas está alongar o corpo, o que melhora os níveis de cansaço mental e físico.
Trabalhar muitas horas na mesma posição pode ser desgastante, por isso, a empresa pode incentivar o alongamento como uma forma de movimentar o corpo e até evitar lesões futuras.
Você certamente já ouviu falar sobre os animais de estimação serem benéficos à saúde mental, contribuindo para diminuir o estresse e a ansiedade. A presença dos bichinhos no ambiente de trabalho pode ser uma ótima maneira de construir um espaço mais descontraído e acolhedor.
Outra medida interessante para o bem-estar na empresa é a sala de descanso, um local para escapar da rotina corporativa. Pode ser um ambiente com jogos, um espaço mais calmo ou um lugar para tomar um café ou chá nas pausas do trabalho.
A sala de descanso também pode ser um ambiente de conexão, garantindo que profissionais de diferentes equipes e departamentos tenham a chance de se conhecer e promover maior integração na empresa.
Como vimos, a folga do trabalho pode ter um impacto significativo na saúde física e mental do colaborador. O RH pode aproveitar isso para criar estratégias de bem-estar associadas ao day off e garantir a promoção de um ambiente de trabalho mais inclusivo e acolhedor.
Investir no capital humano é a chave para potencializar o sucesso nas empresas. Se você quer saber mais sobre o assunto, aproveite para conferir o conteúdo Capital humano: como as empresas podem desenvolvê-lo para sair na frente.