Home » Blog » Liderança » Ferramentas de gestão que toda empresa deve conhecer para aplicar
Compartilhe

Ferramentas de gestão que toda empresa deve conhecer para aplicar

Foto de Renato Navas, Especialista Pulses em People Sucess
Por Renato Navas 8 min leitura

Conheça os recursos certos para medir e gerenciar os negócios e como usá-los.

Há bastante tempo as empresas vivem um desafio constante: fazer mais com menos. Diante da necessidade de otimização de recursos, profissionais de RH e lideranças buscam soluções como ferramentas de gestão que auxiliem a organização de forma rápida e eficaz.

¨O que não pode ser medido, não pode ser gerenciado¨, disse William Edwards Deming.

As ferramentas são um recurso que contribuem para a tomada de decisão, pois colaboram para a análise de risco e para a assertividade, essenciais quando se gerencia equipes, planejam-se estratégias para crescer, entre outras atribuições de gestão.

Mulher pensativa com um notebook em referência à lideres se questionando como se desenvolverem

Geralmente, o ponto fundamental é investir da forma mais inteligente os recursos financeiros da empresa. Às vezes, esse é o ponto de encruzilhada: onde alocar o investimento? Em melhoria de processos? No desenvolvimento de produtos? Na gestão humanizada de pessoas?

É uma escolha difícil, que depende muito do objetivo do negócio. Por isso, também, precisa ser bem embasada em informações. É por essa razão que muitas empresas utilizam diversas ferramentas para a gestão.

O Founder e CEO das empresas Hands, Morse e digitaliza.ai, João Carvalho, por exemplo, utiliza a metodologia de OKRs (Objectives and Key Results) há mais de 3 anos para definir e acompanhar a evolução dos objetivos das organizações.

Conforme o LinkedIn, a Hands é uma empresa com 190 colaboradores, enquanto a Morse e a digitaliza.ai possuem 5 colaboradores cada uma. Essa é a prova de que as ferramentas para a gestão podem ser utilizadas por organizações de qualquer porte e por qualquer segmento de negócio. 

Além dos OKRs, há outras metodologias que podem auxiliar as empresas a fortalecer e alavancar seus negócios. A questão é saber como escolher uma ferramenta de gestão.

5 razões para adotar ferramentas de gestão

1. Planejamento

As ferramentas para a gestão auxiliam na realização do planejamento estratégico da empresa. Algumas, como a de People Analytics, permitem identificar os perfis e históricos de performance e desenvolvimento das pessoas colaboradoras no intuito de otimizar a gestão de pessoas nas empresas.

2. Maior visibilidade e controle

O uso de uma ferramenta para gestão contribui para a organização dos times, pois dá visibilidade ao que precisa ser feito, facilita a distribuição de responsabilidades e a definição de prazos para os projetos que a empresa considera relevantes para alcançar seus objetivos. 

Com isso, é possível ter mais controle sobre o planejado e maior agilidade para promover as mudanças que forem necessárias.

Pessoas em reunião usando de ferramentas de gestão para decisões mais assertivas

3. Melhoria contínua

Uma função dessas ferramentas é promover nas organizações meios de haver melhoria contínua. O PDCA é um exemplo de recurso pelo qual pode-se gerir aspectos de qualidade e de processos da rotina corporativa, com abertura para aprimoramentos sempre que necessário.

4. Identificação de soluções

Há metodologias de gestão que são usadas pelas organizações para realizar um diagnóstico da empresa. A partir disso, lideranças e gerentes detêm informações sobre o que há de melhor no negócio e o que precisa ser aperfeiçoado para potencializar o crescimento. 

Por consequência, obtêm subsídios para criar soluções que levem o negócio até o objetivo final.

5. Melhores resultados

Uma coisa em comum de todas as empresas é a atuação para aumentar o sucesso de seu negócio. Mas nem sempre está tão claro como obter melhores resultados. É nisso que uma ferramenta de gestão pode contribuir: no entendimento sobre como aplicar os recursos disponíveis para maximizar os lucros.

3 dicas de como escolher uma ferramenta de gestão

Uma coisa já está bem nítida: o quanto as ferramentas para gestão são um recurso disponível para pessoas gestoras usarem para tomarem decisões mais assertivas por serem fundamentadas em informações, indicadores e dados.

Também é indiscutível o quanto elas contribuem para evitar erros, otimizar o trabalho das equipes, aumentar a produtividade e promover o crescimento da organização.

A questão é que existem diversas metodologias para gerenciar os negócios. Sendo assim, é preciso saber como escolher (mais de) uma das ferramentas para sua gestão para operacionalizar ou reorganizar processos, produção e recursos humanos. Seguir algumas dicas pode facilitar essa escolha:

1. Identificar quais são os desafios

Há ferramentas que atendem ao mesmo propósito e há aquelas que geram informações para questões específicas. Portanto, para escolher a metodologia certa a aplicar é preciso compreender para quais desafios a empresa necessita de soluções. 

Dessa forma, refina-se a busca pelas ferramentas e ganha-se tempo para dedicar à compreensão e ao uso da metodologia.

2. Pesquisar quais são as principais ferramentas de gestão

A depender do que a empresa elencou como prioridade para o momento, uma ferramenta pode ser mais adequada do que outra. Sendo assim, pesquisar quais são as principais ferramentas para gestão é a dica seguinte de como escolher a melhor metodologia para os desafios que foram mapeados.

Atualmente, há duas formas principais de realizar esta pesquisa: 1. consultar outros gestores para obter indicações; 2. pesquisar na internet. Para o segundo caso, a lista a seguir já é uma prévia daquilo que as maiores empresas do mercado utilizam como ferramenta de gestão.

PDCA

É uma sigla que resume as quatro etapas da metodologia:

1. Plan: Planejar

2. Do: Executar

Um homem e uma mulheres segurando dispositivos móveis, sorrindo e olhando para frente

3. Check: Verificar

4. Act: Agir / Adjust: Ajustar

É utilizada principalmente quando o desafio é promover melhoria contínua. Em um exemplo prático, o RH pode usá-la para gerar avanços na gestão do clima organizacional.

Matriz GUT

GUT também é uma sigla e significa:

Gravidade

Urgência

Tendência

É uma ferramenta para análise de risco, conhecida pela precisão e eficácia. No RH, pode-se estabelecer, por exemplo, qual é o efeito do nível do clima e engajamento das pessoas colaboradoras a médio e longo prazo. 

Definida a gravidade, observa-se qual é o tempo disponível para trabalhar o engajamento. A regra é: quanto menos tempo se tem, mais urgente é ter uma solução. A tendência de evolução da situação e completa as informações para tomada de ação.

SWOT

SWOT é mais uma sigla em inglês que na tradução para o português torna-se FOFA:

Forças

Oportunidades

Fraquezas

Ameaças

É uma análise que contribui muito para entender, por exemplo, por qual aspecto a marca empregadora é mais reconhecida.

Também sendo possível analisar quais oportunidades podem ser exploradas pela organização para fortalecer o reconhecimento, quais fraquezas podem influenciar na visibilidade da empresa e sobre quais ameaças é preciso prestar atenção para não afetar a employer branding.

KPIs

Já deu para perceber que o universo das ferramentas de gestão é composto por muitas siglas. KPIs é mais uma delas, e mais uma em inglês para reduzir a pronúncia de Key Performance Indicator ou, no bom português, Indicador Chave de Performance.

As organizações utilizam os KPIs para medir o desempenho de suas áreas, até mesmo de RH. Sua implementação permite avaliar o progresso das iniciativas, promover ajustes e criar planejamentos assertivos.
Em algumas empresas, os indicadores acompanham a rotatividade de pessoas colaboradoras e a entender se o que é preciso é melhorar a qualidade dos recrutamentos, o employee experience ou o onboarding.

Calculadora de Turnover

É natural que pessoas decidam deixar uma empresa e outras pessoas ocupem os cargos disponíveis. Contudo, é importante acompanhar esse movimento para ter certeza de que algo não o está provocando e afetando a capacidade de inovação, a produtividade e a geração de riqueza.

A Calculadora de Turnover da Pulses by Gupy ajuda a calcular como está o desempenho da gestão de pessoas nessa questão, a partir de um modelo completo, disponível na área de conteúdos do site para download gratuito.

3. Estimar esforços para adesão à proposta

A adoção de qualquer uma das ferramentas de gestão listadas ? ou outras que forem encontradas na pesquisa ? exige um próxima etapa: a de implementação. Isso pode envolver apenas pessoas gestoras ou requerer a mobilização de toda a empresa. 

Portanto, cada recurso exigirá um nível diferente de esforço da organização para ser aplicado. 

É preciso estimar esse esforço e estabelecer os prazos para a sensibilização para o uso e a primeira prática com a ferramenta. É possível que os resultados não sejam os esperados em um primeiro ciclo. O importante é persistir para que eles sejam alcançados.

Explicar como os dados podem apoiar a tomada de decisão das lideranças pode ser uma alternativa para manter o ânimo durante o processo de adesão às ferramentas de gestão. 

A Pulses by Gupy possui um eBook auxiliar com tomada de decisão das lideranças, apresentando as ferramentas necessárias e passos bem definidos para alcançar o sucesso! Confira!

Mulher com os braços cruzados sorrindo confiantemente enquanto olha para frente
Renato Navas Renato Navas é Cofounder e Head de People Success da Pulses. Psicólogo, pós-graduado em Administração, especialista em Leitura e Manejo de Grupos, Executive Coaching & Leadership Mentoring, Análise Transacional e Team Coaching. Experiência de mais de 15 anos em programas de desenvolvimento de liderança e de RH. Professor de pós-graduação em Gestão de Pessoas.  linkedin.com/in/renato-navas-27888016/

Deixe seu comentário

Avaliação*

Quer receber mais conteúdos incríveis?

Cadastre-se e receba semanalmente nossos conteúdos por e-mail!

Temos boas notícias:

Para empresas com até 25 colaboradores, oferecemos nossa plataforma gratuitamente!

Faça seu cadastro e comece já a ter dados mais verdadeiros e atualizados sobre a sua equipe.

Cadastre-se

Pronto para “encher seu carrinho”?

Faça o seu cadastro ou acesse sua conta clicando nos botões abaixo para simular e contratar a Pulses de forma simples (e em poucos passos) dentro da nossa plataforma.

Entraremos em contato em breve!

Um de nossos profissionais já está analisando as suas necessidades e logo dará um retorno completo. Mas, se preferir, fale com um de nossos especialistas agora por WhatsApp.

Fale com um especialista

Entraremos em contato em breve!

Um de nossos profissionais já está analisando as suas necessidades e logo dará um retorno completo. Mas, se preferir, fale com um de nossos especialistas agora por WhatsApp.

Fale com um especialista