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EVP (Employee Value Proposition): tudo o que você precisa saber sobre essa estratégia de gestão de pessoas

Foto de Michelly Dellecave, Especialista Pulses em Gestão de Pessoas
Por Michelly Dellecave 7 min leitura

EVP (Employee Value Proposition) é a proposta de valor que cada empresa oferece ao empregado, no intuito de criar vantagens competitivas para atrair e reter bons profissionais.

Confira quais são os primeiros passos para criar experiências valiosas para o colaborador

Para entender sobre Employee Value Proposition (EVP), é preciso se fazer algumas perguntas:

  • Você já perguntou para um colaborador quais são as razões que fazem com que ele se mantenha trabalhando na empresa?
  • No contexto de recrutamento e seleção, o candidato é questionado a respeito do que o fez participar da seleção?

Por trás dessas indagações, há uma série de variáveis que devemos considerar para evitar que o salário e outros benefícios financeiros sejam os únicos fatores decisivos para entrada e permanência de um profissional na organização.

É sobre essas variáveis que trata o EVP (employee value proposition). Saiba tudo sobre esse conceito e confira as dicas de como criar estratégias que visam o bem-estar, conforto e qualidade de vida dos colaboradores.

O que é EVP?

EVP é a sigla de Employee Value Proposition. Em português, o termo significa “proposta de valor ao empregado”. 

No passado, o EVP fazia referência ao pacote de benefícios básicos que uma empresa oferecia, mas hoje entende-se que ele vai muito além disso.

Trata-se de um conjunto de ações que visam criar vantagens competitivas para atrair e reter bons profissionais. 

Essa estratégia faz parte de valores que impulsionam o ambiente organizacional, focando na experiência do colaborador para criar maior conexão com a empresa.

Além disso, ele faz com que os colaboradores sejam capazes de avaliar se a organização oferece ou não os valores que eles consideram para se manter ali ou procurar uma empresa que atenda às suas necessidades.

Como dissemos na introdução deste artigo, é preciso considerar que salário, vale refeição, entre outros elementos, não devem ser os únicos a estar no radar de quem se preocupa em criar uma marca empregadora.

Segundo a Pesquisa Carreira dos Sonhos 2019, realizada pela Cia de Talentos, os profissionais estão em busca de ambientes corporativos confiáveis, flexíveis, que invistam no seu desenvolvimento contínuo e que compreendam que é importante existir tempo para a vida pessoal.

Ou seja, as prioridades das pessoas trabalhadoras mudaram e é preciso que as empresas se adaptem para não perderem seus talentos.

Imagem de duas mulheres e um homem batendo palmas juntos, representando o evp

Por que investir na qualidade de vida dos colaboradores

Plano de carreira, bom ambiente de trabalho, saúde e  boa comunicação são alguns dos exemplos de uma diversidade de fatores que determinam a qualidade de vida dos colaboradores.

Isso porque, no EVP, o foco está em como a empresa promove uma rede saudável de relação com os profissionais. Quando voltamos nosso olhar para isso, enxergamos uma série de vantagens, como estas: 

Ambiente colaborativo: faz com que a solução de problemas seja feita de forma mais assertiva e em tempo hábil, o que gera melhorias no clima organizacional

Colaboradores satisfeitos: ir ao trabalho e realizar as tarefas diárias transcende à sensação de cumprir com a obrigação para receber o salário. Em outras palavras, o profissional vê sentido no que ele faz porque é valorizado por isso.

Relações harmônicas: empatia, bom humor, estímulo à criatividade, senso coletivo, transparência, feedbacks e outras interações são resultados da boa aplicabilidade da proposta de valor do funcionário EVP.

EVP em recrutamento: como atrair os melhores  talentos

Mostrar o valor da empresa no recrutamento e seleção de candidatos é fundamental para a construção de uma boa  employee experience. Isso quer dizer que é preciso que a identificação com a cultura da empresa aconteça já no processo seletivo.

Dessa forma, logo de cara, os candidatos darão o melhor de si para conquistar a vaga. Aqui, as ações do RH determinam o sucesso da contratação de um bom profissional.

Cabe ao recrutador criar medidas assertivas para traduzir a cultura da empresa e atrair os profissionais mais bem capacitados para a ocupação dos cargos. 

Para isso, é importante saber a resposta para cada uma das seguintes perguntas:

  • O que a empresa espera do novo colaborador?
  • Qual é a importância desse profissional para o alcance de bons resultados?
  • Qual é a responsabilidade da empresa para manter o engajamento no trabalho?
  • O que esperar do profissional e o que será oferecido a ele em retorno?
  • O que oferecer para atrair os profissionais mais capacitados e competentes?
  • Que benefícios e experiências reforçam a preocupação da empresa com os colaboradores?
  • Que ações farão com que o colaborador não sinta a necessidade de pedir demissão?
  • Em termos de bem-estar, crescimento profissional e saúde, quais são os diferenciais que a empresa oferece?
  • Qual será o orçamento destinado às estratégias de EVP?
  • Que meios serão usados para a divulgação das vagas e do EVP?
  • Que ações de recrutamento e seleção podem ser melhor aplicadas ao perfil do colaborador que se pretende contratar? 

As respostas a essas questões ajudarão a traçar um plano de seleção que atrai pessoas capacitadas que identificam que seus valores estão em consonância com os valores da empresa. 

Perguntas EVP para fazer aos funcionários

Para além do recrutamento, o EVP deve constar em todas as etapas do ciclo de vida do colaborador. 

É importante que o RH atue em conjunto com a liderança para ajustar ações e criar estratégias que promovam um ambiente harmônico. 

Com base nisso, é possível levantar questionamentos em pesquisas anônimas para analisar a percepção do colaborador a respeito das medidas que a organização toma para oferecer propostas efetivas de valor. Confira alguns deles:

  • Como você define nossa marca?
  • Você recomendaria a empresa para outras pessoas que estão a procura de uma oportunidade de trabalho?
  • Qual é o nível de satisfação em relação ao salário e outros elementos financeiros?
  • Você está satisfeito com a maneira pela qual a empresa lida com sua saúde física e mental?
  • Do seu ponto de vista, a empresa investe em diversidade?
  • Você identifica oportunidades de crescimento na empresa?
  • Que razões fariam com que você se desligasse da empresa para trabalhar em outro local?
  • Qual é sua percepção a respeito de horários de trabalho, lazer, descanso, entre outros fatores relacionados ao seu bem-estar e produtividade?

Como você notou, o EVP caminha ao lado de uma boa pesquisa de clima e engajamento. Dessa forma, é preciso investir em abordagens que viabilizem a obtenção de dados efetivos para, então, traduzir em informações relevantes.

Utilize o EVP de forma estratégica

Com essas informações em mãos, é possível criar estratégias que visam melhorias em fatores que influenciam em toda a experiência do colaborador na organização.

Lembre-se de que o EVP deve servir como um verdadeiro catalisador de profissionais que caminham lado a lado da empresa, em busca de resultados promissores para ambos. 

Se o seu objetivo é criar um ambiente organizacional saudável, é importante contar com uma boa plataforma de pesquisa de clima e engajamento. Clique aqui e descubra como a Pulses pode te ajudar no acompanhamento de colaboradores.

Ilustração em formato de banner sobre o infográfico "Pesquisa de engajamento e clima: confira 5 motivos para escolher a da Pulses", para ajudar no EVP

Michelly Dellecave Michelly Dellecave é Cofounder, Head of Education & Brand da Pulses. Psicóloga, Mestre em Psicologia, pós-graduada em Gestão Estratégica de Pessoas e especialista em Leitura e Manejo de Grupos. Experiência na área de Recursos Humanos e Professora de cursos de graduação e pós-graduação. linkedin.com/in/michelly-dellecave/
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