EVP (Employee Value Proposition) é a proposta de valor que cada empresa oferece ao empregado, no intuito de criar vantagens competitivas para atrair e reter bons profissionais.
Para entender sobre Employee Value Proposition (EVP), é preciso se fazer algumas perguntas:
Por trás dessas indagações, há uma série de variáveis que devemos considerar para evitar que o salário e outros benefícios financeiros sejam os únicos fatores decisivos para entrada e permanência de um profissional na organização.
É sobre essas variáveis que trata o EVP (employee value proposition). Saiba tudo sobre esse conceito e confira as dicas de como criar estratégias que visam o bem-estar, conforto e qualidade de vida dos colaboradores.
EVP é a sigla de Employee Value Proposition. Em português, o termo significa “proposta de valor ao empregado”.
No passado, o EVP fazia referência ao pacote de benefícios básicos que uma empresa oferecia, mas hoje entende-se que ele vai muito além disso.
Trata-se de um conjunto de ações que visam criar vantagens competitivas para atrair e reter bons profissionais.
Essa estratégia faz parte de valores que impulsionam o ambiente organizacional, focando na experiência do colaborador para criar maior conexão com a empresa.
Além disso, ele faz com que os colaboradores sejam capazes de avaliar se a organização oferece ou não os valores que eles consideram para se manter ali ou procurar uma empresa que atenda às suas necessidades.
Como dissemos na introdução deste artigo, é preciso considerar que salário, vale refeição, entre outros elementos, não devem ser os únicos a estar no radar de quem se preocupa em criar uma marca empregadora.
Segundo a Pesquisa Carreira dos Sonhos 2019, realizada pela Cia de Talentos, os profissionais estão em busca de ambientes corporativos confiáveis, flexíveis, que invistam no seu desenvolvimento contínuo e que compreendam que é importante existir tempo para a vida pessoal.
Ou seja, as prioridades das pessoas trabalhadoras mudaram e é preciso que as empresas se adaptem para não perderem seus talentos.
Plano de carreira, bom ambiente de trabalho, saúde e boa comunicação são alguns dos exemplos de uma diversidade de fatores que determinam a qualidade de vida dos colaboradores.
Isso porque, no EVP, o foco está em como a empresa promove uma rede saudável de relação com os profissionais. Quando voltamos nosso olhar para isso, enxergamos uma série de vantagens, como estas:
Ambiente colaborativo: faz com que a solução de problemas seja feita de forma mais assertiva e em tempo hábil, o que gera melhorias no clima organizacional.
Colaboradores satisfeitos: ir ao trabalho e realizar as tarefas diárias transcende à sensação de cumprir com a obrigação para receber o salário. Em outras palavras, o profissional vê sentido no que ele faz porque é valorizado por isso.
Relações harmônicas: empatia, bom humor, estímulo à criatividade, senso coletivo, transparência, feedbacks e outras interações são resultados da boa aplicabilidade da proposta de valor do funcionário EVP.
Mostrar o valor da empresa no recrutamento e seleção de candidatos é fundamental para a construção de uma boa employee experience. Isso quer dizer que é preciso que a identificação com a cultura da empresa aconteça já no processo seletivo.
Dessa forma, logo de cara, os candidatos darão o melhor de si para conquistar a vaga. Aqui, as ações do RH determinam o sucesso da contratação de um bom profissional.
Cabe ao recrutador criar medidas assertivas para traduzir a cultura da empresa e atrair os profissionais mais bem capacitados para a ocupação dos cargos.
Para isso, é importante saber a resposta para cada uma das seguintes perguntas:
As respostas a essas questões ajudarão a traçar um plano de seleção que atrai pessoas capacitadas que identificam que seus valores estão em consonância com os valores da empresa.
Para além do recrutamento, o EVP deve constar em todas as etapas do ciclo de vida do colaborador.
É importante que o RH atue em conjunto com a liderança para ajustar ações e criar estratégias que promovam um ambiente harmônico.
Com base nisso, é possível levantar questionamentos em pesquisas anônimas para analisar a percepção do colaborador a respeito das medidas que a organização toma para oferecer propostas efetivas de valor. Confira alguns deles:
Como você notou, o EVP caminha ao lado de uma boa pesquisa de clima e engajamento. Dessa forma, é preciso investir em abordagens que viabilizem a obtenção de dados efetivos para, então, traduzir em informações relevantes.
Com essas informações em mãos, é possível criar estratégias que visam melhorias em fatores que influenciam em toda a experiência do colaborador na organização.
Lembre-se de que o EVP deve servir como um verdadeiro catalisador de profissionais que caminham lado a lado da empresa, em busca de resultados promissores para ambos.
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Dalva Souza
Muito interessante esse conteúdo.
Obrigada.