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Entenda o que é o endomarketing nas empresas

Foto de Michelly Dellecave, Especialista Pulses em Gestão de Pessoas
Por Michelly Dellecave 4 min leitura

Endomarketing nas empresas é uma forma estratégica de a organização realizar o marketing de comunicação, a fim de motivar e engajar os colaboradores a serem reais embaixadores corporativos — para, assim, divulgarem a cultura interna e implementarem o relacionamento entre todos os membros, buscando o bom desenvolvimento da produtividade empresarial.

Esse método é um excelente recurso para potencializar a comunicação interna e fortalecer o vínculo, a confiança e o trabalho colaborativo entre os diversos setores. Quer conhecer algumas vantagens que o endomarketing pode prover para sua empresa? Continue lendo este artigo!

Melhora o clima organizacional

Clima organizacional está relacionado a percepção dos colaboradores sobre os aspectos que compõem uma empresa. Dessa forma, quanto mais clareza e conhecimento da missão, visão, valores da empresa, mais alinhado o colaborador estará com a empresa, contribuindo para o clima organizacional.

Ações de endomarketing enriquecem e dão propósito aos colaboradores, que conseguem perceber o valor de suas ações e da empresa para o mercado, impactando inclusive nos resultados da organização. Isso acontece porque o endomarketing faz uso de ferramentas que instigam os colaboradores a saberem se posicionar, agindo de forma que ajuda no crescimento da organização.

Aumenta a motivação dos colaboradores

A motivação em uma empresa é considerada um “combustível” poderoso, que impulsiona os colaboradores a darem o melhor de si para o aprimoramento das entregas de rotina.

Quando as equipes têm uma visão positiva sobre a instituição que trabalham, elas são conduzidas ao bem-estar, à qualidade de vida e a mais engajamento, cooperação e inter-relacionamento entre todos. Por isso, o endomarketing influencia na motivação dos colaboradores, e conduz, consequentemente, a melhores resultados organizacionais.

Aumenta a satisfação com o trabalho

Se existe uma coisa que causa satisfação em um colaborador é perceber que ele está sendo produtivo, que o seu trabalho é reconhecido e que a empresa está crescendo com as suas colaborações diárias.

O envolvimento da equipe, por meio da comunicação e de um feedback célere, favorece as práticas diárias das atividades — para que as entregas dos trabalhos sejam sempre positivas para todos. Sentir-se parte dessas ações é um fator determinante para a satisfação e o desenvolvimento profissional.

Retém talentos

O endomarketing organizacional desperta nos funcionários um sentimento de pertencimento e uma sensação de envolvimento familiar e de confiança para se relacionar com os parceiros de trabalho — bem como para trocar ideias, tomar decisões importantes e tantas outras ações vivenciadas diariamente na organização. Uma empresa que oferece esses e outros confortos para as suas equipes tem menos possibilidade de lidar com o temível turnover, e até mesmo com uma comunicação negativa sobre a empresa.

Como foi apresentado neste artigo, o endomarketing nas empresas é uma ótima forma de alinhar o seu grupo de colaboradores; mas, para isso, é importante fazê-lo de maneira correta. Para adotá-lo na instituição, é necessário que ele esteja em sintonia com a comunicação interna e que todos os colaboradores fiquem cientes dos seus benefícios e da importância em contribuir com esse projeto. Afinal, é assim que os resultados serão favoráveis aos clientes, funcionários e empresa.

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Pessoas montando um painel na tele de um celular em referência a ações de endomarketing

 

Michelly Dellecave Michelly Dellecave é Cofounder, Head of People & Culture da Pulses. Psicóloga, Mestre em Psicologia, pós-graduada em Gestão Estratégica de Pessoas e especialista em Leitura e Manejo de Grupos. Experiência na área de Recursos Humanos e Professora de cursos de graduação e pós-graduação. linkedin.com/in/michelly-dellecave/

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