Home » Blog » Endomarketing » Entenda o que é o endomarketing nas empresas
Compartilhe

Entenda o que é o endomarketing nas empresas

Por Michelly Dellecave 3 min leitura
Duas pessoas conversando em referência ao parceiro Pulses Partners
Banner azul chamando parceiros para se destacar no mercado com o Pulses Partners
Duas pessoas apertando as mãos em referência a indicação de parceiros do Pulses Partners

 

Endomarketing nas empresas é uma forma estratégica de a organização realizar o marketing de comunicação, a fim de motivar e engajar os colaboradores a serem reais embaixadores corporativos — para, assim, divulgarem a cultura interna e implementarem o relacionamento entre todos os membros, buscando o bom desenvolvimento da produtividade empresarial.

 

Esse método é um excelente recurso para potencializar a comunicação interna e fortalecer o vínculo, a confiança e o trabalho colaborativo entre os diversos setores. Quer conhecer algumas vantagens que o endomarketing pode prover para sua empresa? Continue lendo este artigo!

 

Melhora o clima organizacional

 

Pódio com bandeira amarela no topo em referência ao engajamento para líderes
Capa de livro mostrando uma medalha em referência ao impacto do reconhecimento no engajamento
Colaboradores felizes em capa de livro em referência a construção da cultura de engajamento

Clima organizacional está relacionado a percepção dos colaboradores sobre os aspectos que compõem uma empresa. Dessa forma, quanto mais clareza e conhecimento da missão, visão, valores da empresa, mais alinhado o colaborador estará com a empresa, contribuindo para o clima organizacional.

 

Ações de endomarketing enriquecem e dão propósito aos colaboradores, que conseguem perceber o valor de suas ações e da empresa para o mercado, impactando inclusive nos resultados da organização. Isso acontece porque o endomarketing faz uso de ferramentas que instigam os colaboradores a saberem se posicionar, agindo de forma que ajuda no crescimento da organização.

 

Aumenta a motivação dos colaboradores

 

A motivação em uma empresa é considerada um “combustível” poderoso, que impulsiona os colaboradores a darem o melhor de si para o aprimoramento das entregas de rotina.

 

Quando as equipes têm uma visão positiva sobre a instituição que trabalham, elas são conduzidas ao bem-estar, à qualidade de vida e a mais engajamento, cooperação e inter-relacionamento entre todos. Por isso, o endomarketing influencia na motivação dos colaboradores, e conduz, consequentemente, a melhores resultados organizacionais.

 

Aumenta a satisfação com o trabalho

 

Se existe uma coisa que causa satisfação em um colaborador é perceber que ele está sendo produtivo, que o seu trabalho é reconhecido e que a empresa está crescendo com as suas colaborações diárias.

 

O envolvimento da equipe, por meio da comunicação e de um feedback célere, favorece as práticas diárias das atividades — para que as entregas dos trabalhos sejam sempre positivas para todos. Sentir-se parte dessas ações é um fator determinante para a satisfação e o desenvolvimento profissional.

 

Retém talentos

 

O endomarketing organizacional desperta nos funcionários um sentimento de pertencimento e uma sensação de envolvimento familiar e de confiança para se relacionar com os parceiros de trabalho — bem como para trocar ideias, tomar decisões importantes e tantas outras ações vivenciadas diariamente na organização. Uma empresa que oferece esses e outros confortos para as suas equipes tem menos possibilidade de lidar com o temível turnover, e até mesmo com uma comunicação negativa sobre a empresa.

 

Como foi apresentado neste artigo, o endomarketing nas empresas é uma ótima forma de alinhar o seu grupo de colaboradores; mas, para isso, é importante fazê-lo de maneira correta. Para adotá-lo na instituição, é necessário que ele esteja em sintonia com a comunicação interna e que todos os colaboradores fiquem cientes dos seus benefícios e da importância em contribuir com esse projeto. Afinal, é assim que os resultados serão favoráveis aos clientes, funcionários e empresa.

 

Achou que o assunto pode ajudar nas metodologias para o crescimento do seu negócio? Assine a nossa newsletter para receber mais artigos interessantes (você encontra esse campo no rodapé desta página).

 

Além disso, você também pode conferir nosso eBook sobre 18 Ações de Endomarketing para o Engajamento dos Colaboradores, para complementar este assunto. Confira:

 

endomarketing-engajamento

 

Michelly Dellecave Cofounder, Head of Education & Brand da Pulses. Psicóloga, Mestre em Psicologia, pós-graduada em Gestão Estratégica de Pessoas e especialista em Leitura e Manejo de Grupos. Experiência na área de Recursos Humanos e Professora de cursos de graduação e pós-graduação. linkedin.com/in/michelly-dellecave/
O que você achou ?
Curti
Divertido
Adorei
Surpreso
Chateado

Obrigado pelo seu feedback!

Através dele conseguiremos melhorar cada vez mais a sua experiência.

Quer receber mais conteúdos incríveis?

Cadastre-se e receba semanalmente nossos conteúdos por e-mail!