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Employer branding: o que é e como aplicar na sua empresa

Por Michelly Dellecave 11 min leitura
Banner azul chamando parceiros para se destacar no mercado com o Pulses Partners
Duas pessoas conversando em referência ao parceiro Pulses Partners
Duas pessoas apertando as mãos em referência a indicação de parceiros do Pulses Partners

Conheça o conceito de marca empregadora e confira nossas dicas para colocar em prática no seu negócio

É comum que empresas se dediquem ao engajamento das suas equipes, por entender que esse cuidado surte efeitos positivos também na relação com seus clientes. Colocar em prática a employer brading, ou marca empregadora, traz inúmeras vantagens ao seu negócio. 

E, sim! Essa é uma estratégia que cabe ao time de Recursos Humanos, para que possa ser implementada com sincronicidade e harmonia dentro da organização.

Junto às lideranças, é possível potencializar as mensagens e características da marca, a fim de instituir um trabalho alinhado às metas do negócio. Além disso, a equipe de marketing é outra aliada importante nessa missão.

O objetivo deste artigo vai além de apenas apresentar o conceito de marca empregadora. Falaremos ainda sobre os resultados que podem ser proporcionados pelo fortalecimento da sua marca e sobre iniciativas que vão te auxiliar nesse caminho. Confira!

Pessoas confeccionando o nome "brand" com lápis, régua, pincel, escada, em referência a construção da employer branding

O que é employer branding?

O conceito  pode ser definido por maneiras de construir uma marca empregadora, a fim de despertar nas pessoas a vontade de trabalhar em determinado lugar. Ela é uma ferramenta importante na atração e retenção de talentos para a empresa. 

Há diferentes conceitos a serem agregados na percepção final a respeito de uma empresa. Os candidatos geralmente buscam se informar sobre vários aspectos antes de se candidatarem a uma vaga de emprego ou aceitarem uma proposta.

Colaboradores felizes em capa de livro em referência a construção da cultura de engajamento
Pódio com bandeira amarela no topo em referência ao engajamento para líderes
Capa de livro mostrando uma medalha em referência ao impacto do reconhecimento no engajamento

Por exemplo: o propósito da sua marca fica, de alguma forma, claro para quem ainda não a conhece? Qual é seu impacto social? O quanto ela se mostra preocupada com o bem-estar das pessoas?

Ter respostas claras sobre essas perguntas e, mais do que isso, conseguir chegar ao ponto de mostrá-las de forma natural ao público externo, é o resultado alcançado por ações eficientes de employer branding. 

Ah! Só não o confunda com endomarketing! Um reforça o outro, porém, são conceitos diferentes. 

Investir na construção e fortalecimento da marca empregadora tem como finalidade trabalhar a imagem da empresa para o mercado. Enquanto o endomarketing é focado totalmente na promoção da empresa para os colaboradores. 

Agora vamos, então, compreender os motivos que fazem uma marca ter tanta relevância e potencial para geração de negócios.

Por que é importante fortalecer a marca empregadora

Quando reconhecido como marca empregadora, o negócio ganha força e passa a ser valorizado por proporcionar experiências, e não somente por oferecer oportunidades de trabalho. 

Uma marca bem construída passa a acompanhar o colaborador, inclusive, em caso de mudanças na carreira. Afinal, boas vivências geral boas lembranças, e o fato de optar por outra chance de trabalho não significa que uma opinião positiva tenha se modificado. 

Trabalhar a reputação de uma empresa como um bom lugar para se trabalhar pode resultar em:

  • marketing espontâneo nas redes sociais;
  • reforço da identidade da marca diante do mercado;
  • processo seletivo mais transparente e adequado ao perfil da empresa;
  • melhor engajamento da equipe;
  • fortalecimento da cultura e dos valores.

O que vale aqui é compreender como gerar experiências a partir da sua organização, e não simplesmente obter um rótulo.

O que as estatísticas indicam sobre marcas empregadoras

Uma pesquisa realizada pela plataforma Employer Branding Brasil mostrou que 62% das empresas têm como prioridade melhorar a relação entre a marca e os funcionários. Para isso, o plano é investir mais na imagem da empresa enquanto marca empregadora. 

Não é pouco. O dado comprova a expressividade que esse tipo de estratégia possui diante de um cenário competitivo, refletidos em taxas altas de turnover

No caso do Brasil, o índice já apresentou grandes variações, como um aumento de 82% desde 2010, mantendo-se acima da média mundial, de 38%. Os dados são da Robert Half

Isso demonstra que as empresas têm grande rotatividade, e trocam praticamente todo o quadro de funcionários de tempos em tempos. Uma das medidas mais eficientes para reverter essa situação, portanto, é fazer com que a empresa seja um local de trabalho atrativo. 

É um detalhe que pode ser um diferencial, também, nos recrutamentos: segundo o Linkedin, uma marca forte chega a reduzir os gastos com processos seletivos em até 43%. 

Outra informação publicada pela rede de relacionamentos profissionais aponta que 96% dos candidatos pesquisam a reputação do potencial empregador antes de mudarem de emprego.

A gestão da marca como diferencial competitivo

A relação de consumo está se modificando e a reputação das marcas no mercado pode ter muito a ver com esse fator. 

70% dos entrevistados por uma apuração feita pelo State of the Connected Customer, em 16 países, revelaram que a confiabilidade da marca é um critério forte para fazer uma compra, e 65% dos consumidores já deixaram de comprar por falta de confiança. 

Identidade e posicionamento de marca são fatores de grande influência para trabalhar esse ponto. O primeiro diz respeito ao que a marca pretende ser, e a finalidade da gestão nesse sentido é fazer com que a visão das pessoas seja equivalente a essa meta. 

O segundo está relacionado ao impacto que a empresa vai causar na mente de um cliente ou de um potencial comprador. Ele tem a ver com classe, atributos, preço, concorrente, benefício, qualidade percebida, uso ou nível de tecnologia empregado no produto. 

A employer branding colabora para aumentar a expressividade de todos esses pontos unidos em uma gestão de marca completa, convergindo perfil da empresa, estilo com os colaboradores, identidade e posicionamento.

7 dicas para desenvolver a imagem da sua marca empregadora

Obter êxito com o marketing da marca depende de direcionamento, plano de ação e tempo. É um processo que precisa acontecer de forma natural e que, quando bem conduzido, deve ser constantemente revisado para assegurar que tudo siga de forma alinhada.

É necessário que haja, acima de qualquer coisa, autenticidade!

Pensando nisso, preparamos algumas sugestões para que você analise e entenda se vale praticá-las na sua gestão de RH. 

1 – Estabeleça pilares baseados nos valores da sua organização

A marca da sua empresa precisa ser sustentada por crenças e propósitos alinhados à visão e ao histórico da organização. Comunicar e pensar em maneiras de reforçar os pilares da empresa é um caminho com grandes chances de dar certo rumo à autenticidade que comentamos acima.

Quais são os valores da sua empresa? O que faz sentido para a sua marca e como isso é exposto à equipe nas rotinas de trabalho? Pense a respeito e exerça a criatividade para dar sentido a tudo isso na prática. 

2 – Pratique a comunicação interna com clareza e frequência

Compartilhar com os funcionários as informações sobre a organização, detalhar os diferentes momentos, instigar a inspiração dos colaboradores com narrativas sobre a empresa e reunir as lideranças nessa missão certamente serão iniciativas que surtirão efeitos positivos. 

Considere sempre a cultura organizacional como critério para entender como dar sequência a atividades dessa natureza.

3 – Planeje e promova ações de engajamento

Um happy hour — pode até ser online — ou um momento da semana em que os colaboradores possam interagir e trocar experiências sobre suas diferentes funções e projetos pode ser uma ação e tanto de engajamento! 

Em tempos de trabalho remoto, também vale o envio de um presente em datas comemorativas ou uma surpresa em dias normais. Engajar – com naturalidade – é sempre uma boa ideia!

4 – Faça pesquisas de clima organizacional e obtenha diagnósticos concretos

Só existe uma forma de descobrir o que os colaboradores da empresa realmente sentem ou pensam a respeito da marca, e a resposta para isso é perguntar!

As pesquisas são uma excelente ferramenta. Conte com soluções voltadas a esse objetivo, faça diagnósticos e saiba como agir de maneira precisa.

5 – Defenda que toda a empresa deve fazer parte das definições estratégicas

Não são somente os diretores ou os líderes que podem colaborar com boas sugestões; toda a empresa pode ter algo a ser exposto para contribuir nesse âmbito. 

Crie momentos coletivos de brainstorming e proposição de ações para envolver e conectar os times durante os períodos de planejamento da empresa.

6 – Articule uma estratégia forte junto às lideranças

Os líderes precisam ser o principal ponto de apoio do time de Recursos Humanos, e formam um dos canais mais fortes de propulsão das mensagens necessárias para unificar a gestão das equipes e transmitir com coerência as metas e valores da empresa.

Nenhum gestor deve ficar distante da estratégia de construção da imagem do negócio. 

7 – Busque exemplos e inspire-se em marcas que já são referência

Algumas empresas são reconhecidas por serem muito disputadas pelos profissionais, constituindo cases de sucesso no quesito employer branding. Algumas delas são: Nubank, Netflix, Google e Spotify.

Informar-se sobre as práticas de cada uma pode gerar excelentes ideias! Mas, lembre-se: cada negócio tem um perfil diferente, e é fundamental entender o que realmente tem a ver com as diretrizes da sua organização.

Como o engajamento impacta na employer branding?

Organizações que prezam pela própria imagem reconhecem que os relacionamentos são essenciais para que todos se sintam reconhecidos. E o reconhecimento tem um importante impacto no engajamento.

Uma empresa cuja reputação é excelente, se torna um lugar altamente desejado para se trabalhar. Para isso, a cultura e a identidade precisam ser trabalhadas de “dentro para fora”.

Nesse sentido, o maior desafio interno é, de fato, conquistar o envolvimento de todos ao propósito da organização. Ou seja, manter os colaboradores engajados.

Há diversos casos em que a imagem da empresa é prejudicada pela postura inadequada da equipe. Esse fato evidencia o engajamento dos colaboradores como um dos fatores importantes para a gestão da imagem de uma empresa.

Cuidar da reputação organizacional não se trata apenas de um conjunto de atitudes complexas. Existem algumas atitudes pequenas e diárias que certamente causam impacto e resultam em uma boa imagem, como:

  • A forma que o colaborador é recebido na empresa;
  • O excelente relacionamento entre os colaboradores;
  • O atendimento que transmite paixão aos clientes;
  • Um colaborador que auxilia o outro no desenvolvimento de uma tarefa.

Construir uma marca empregadora exige pensar em imagem, identidade e cultura. E no que se refere à cultura, esta só é relevante para os indivíduos quando é vivenciada e reconhecida em diversos ambientes.

Constituir a marca empregadora envolve olhar para as relações internas, trabalhando as dinâmicas organizacionais que acontecem no dia a dia. E, para isso, a melhor atitude é a de orientação e inspiração, e não de intensificação de regras e normas de comportamento.

Como marcas empregadoras podem engajar os colaboradores?

Engajar colaboradores envolve iniciativas que geram resultados a longo prazo e, por isso, é preciso ter paciência para ver os efeitos. Há algumas ações que podem trabalhar o engajamento interno, que envolvem:

  • Inspirar os colaboradores via narrativas que demonstram o propósito da organização;
  • Mantê-los informados a respeito da organização;
  • Capacitá-los no que diz respeito à cultura da marca.

É importante enfatizar também que um dos maiores canais propulsores de engajamento são os líderes, que devem estar sensibilizados e envolvidos nesta estratégia.

Esse trabalho exige envolvimento da pessoa com o mundo à sua volta, fazendo com que ela cresça a partir da sua experiência e colaboração com a organização. É reconhecendo a necessidade de mudança que o colaborador justifica o seu agir.

A construção da imagem de uma organização é um trabalho contínuo, que envolve uma série de processos que precisam de constante monitoramento.

Nesse sentido, o engajamento contribui fortemente para a employer branding como uma estratégia de aumento de resultados, tanto para a empresa quanto para os colaboradores.

As vantagens de se ter uma marca empregadora

A visão sobre uma marca e a qualificação dela como empregadora existe não só para os atuais colaboradores, mas também para todos os seus públicos: candidatos ativos e passivos, clientes, futuros clientes etc. 

É o pensamento que deve prevalecer no momento de planejar as iniciativas a serem tomadas. 

Esse é um aspecto que pode contribuir para o crescimento dos resultados do seu negócio e para a formação de um time de alta performance. Uma vez que o olhar voltado à experiência das pessoas no ambiente corporativo aumenta as chances de reter talentos. 

É o que caracteriza uma empresa como sendo People First. Ah! Mas não é só isso!

Contar com promotores da sua marca, gerar vantagem competitiva, atrair candidatos mais alinhados ao estilo da empresa, reforçar os valores da organização e impactar positivamente a produtividade na rotina de trabalho são benefícios trazidos por ações de employer branding.

Para conquistar todos esses ganhos, separamos um webinar especial sobre o assunto a fim de complementar essa leitura e te ajudar a partir para a parte prática! Vamos lá?

Banner do webinar sobre employer branding, em azul com a logo da Pulses

Michelly Dellecave Cofounder, Head of Education & Brand da Pulses. Psicóloga, Mestre em Psicologia, pós-graduada em Gestão Estratégica de Pessoas e especialista em Leitura e Manejo de Grupos. Experiência na área de Recursos Humanos e Professora de cursos de graduação e pós-graduação. linkedin.com/in/michelly-dellecave/
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