Home » Blog » Engajamento » Dicas para Retenção de Talentos: 9 passos para evitar perda de colaboradores
Compartilhe

Dicas para Retenção de Talentos: 9 passos para evitar perda de colaboradores

Por Renato Navas 5 min leitura

Tomar as melhores decisões de gestão de pessoas é fundamental para gerar resultados positivos para colaboradores e empresa

Quantos colaboradores sua empresa já perdeu por não contar com uma cultura estruturada de retenção de talentos? Diante de um cenário competitivo, demissões voluntárias têm sido preocupação de gestores focados nos avanços do negócio.

Afinal, ter equipes compostas de profissionais especializados é fundamental para manter um bom desempenho no mercado e sair na frente da concorrência. Veja a seguir 09 dicas para retenção de talentos que todo líder deve seguir!

Mão de um homem retira um boneco vermelho dentre outros bonecos sem cor, em referência a dicas para retenção de talentos

9 dicas para retenção de talentos

01 Crie boas estratégias de comunicação interna

O diálogo entre empresa e colaborador deve ser a porta de entrada para a retenção de talentos. Tudo começa pela contratação, com o fit cultural, em que o RH procura  profissionais que estejam em consonância com a cultura da empresa.

É importante contar com diferentes canais de comunicação e recursos, como adequação de linguagem para diferentes perfis, uso de aplicativos, mural de recados, reuniões de feedback, entre outros.

É fundamental estimular o diálogo entre todos os setores da empresa, incluindo diretoria. Dessa forma, é possível evitar ruídos que possam implicar em desmotivação e, consequentemente, na perda de talentos.

02 Estabeleça políticas de retenção de talentos

Quando falamos em dicas para retenção de talentos, precisamos colocar foco no plano de carreira. É fundamental estimular os colaboradores a evoluir e crescer juntamente com a empresa.

Trace metas e objetivos que favoreçam ambas as partes. Crie programas de progressão horizontal e vertical e estimule o profissional a aperfeiçoar suas habilidades. Crie uma cultura de treinamentos e ajuda de custos com educação.

Lembre-se de garantir que o colaborador tenha acesso aos degraus que pode avançar. Isso o manterá engajado e motivado para atingir seus objetivos e se realizar profissionalmente, enquanto contribui para o crescimento da empresa.

03 Foque nas políticas de liderança emocional

A liderança emocional implica em uma série de comportamentos que reforçam que o gestor está preparado para lidar com sua equipe. Líderes com alto grau de inteligência emocional tomam decisões mais assertivas e de modo cuidadoso.

Ouça o que os colaboradores têm a dizer sobre rotina, conflitos, processos, prazos, entre outros cenários. Faça com que eles se sintam seguros e confortáveis e lembre-se de que suas ações impactam diretamente na produtividade da equipe.

Ao tomar decisões com base na consciência social, você coloca em prática a empatia e a capacidade de escutar os colaboradores com atenção. Isso auxilia na detecção de informações importantes e positivas para a empresa e para sua equipe.

04 Diversifique benefícios financeiros

Para que o colaborador tenha uma visão de futuro positiva dentro da empresa, é necessário criar uma série de estímulos que potencializam suas competências profissionais e habilidades.

Ofereça salário compatível com a função e com as tendências de mercado. É importante oferecer benefícios como:

  • plano de saúde familiar;
  • convênio com academias;
  • auxílio-creche;
  • vale transporte;
  • vale cultura;
  • parceria com universidades, entre outros.

Esses benefícios devem estar em consonância com a realidade e cultura da empresa. Pensar nisso é uma das principais dicas para retenção de talentos.

05 Estabeleça critérios para progressão funcional

É importante pensar em critérios de avaliação para mudança de cargo e em quanto tempo será feito esse processo. 

Pode ser que o funcionário ainda não esteja pronto para o cargo almejado. Por isso, é importante que a empresa ofereça treinamentos e estipule metas. Sempre com muita transparência para alinhar expectativas, fornecendo feedbacks constantes.

06 Adote estratégias de feedback

Um dos erros de gestores que não se preocupam com a retenção de talentos é acreditar que o feedback só é válido como medida para apontar erros e pontos negativos do colaborador.

O problema é que isso cria um cenário de tensão e desconforto. O que pode fazer com que o profissional associe a chamada para uma conversa a algo ruim e acabe desenvolvendo ansiedade e estresse.

Lembre-se de que o feedback deve ser equilibrado. Isso implica em citar pontos que precisam ser melhorados, mas, principalmente, exaltar os positivos. O ideal é manter o colaborador sempre motivado a dar espaço para que ele aprenda e corrija os erros.

07 Invista em programas de bem-estar

Cuidar do bem-estar dos profissionais significa criar medidas eficazes de investimento em saúde física e mental. Um dos caminhos é promover campanhas de conscientização por meio de palestras e feiras de saúde.

Também vale a pena criar parceria com academias, escolas de dança, entre outras instituições que podem auxiliar. Outro contexto que exalta a preocupação com o bem-estar do colaborador é investir em melhorias no espaço físico.

Essas ações devem ser consideradas como investimento, não apenas para a equipe, mas para a empresa como um todo. Afinal, elas ajudam na redução do absenteísmo, além de prevenir doenças ocupacionais.

08 Obtenha dados concretos das expectativas dos colaboradores

Você sabe como cada colaborador deseja construir uma carreira promissora dentro da sua empresa? Para obter informações precisas, o ideal é realizar uma boa pesquisa de clima e engajamento.

O objetivo dessa pesquisa é conhecer detalhadamente a percepção dos profissionais a respeito da liderança, infraestrutura, comunicação, bem-estar, carreira, entre outros preditores que podem ser utilizados na análise.

Com as informações em mãos, você será capaz de identificar falhas e acertos, além de ter insights para melhorar processos importantes e converter em ações a manutenção de talentos no seu time.

09 Invista em plataforma de gestão contínua de pessoas

Diante de tantas dicas para retenção de talentos, é fundamental que a empresa conte com uma boa estrutura de gestão de pessoas. Aqui, o importante é usar a tecnologia como aliada.

A Pulses desenvolveu um software moderno, responsivo e altamente seguro para te ajudar nesse processo. Com o uso de ferramentas simples, você será capaz de criar uma cultura de proximidade com os colaboradores.

Por meio da nossa plataforma de gestão contínua de pessoas é possível obter dados sobre a cultura organizacional, realizar pesquisa de clima e engajamento, gerenciar a performance, entre outras ações importantes para alavancar seu negócio.

Com isso, as decisões a serem tomadas serão cada vez mais assertivas, já que contarão com uma gama de informações obtidas através de algoritmos avançados que auxiliam no diagnóstico de diferentes contextos dentro da empresa.

Pronto para colocar em prática as dicas de retenção de talentos?

Comece agora mesmo a colocar cada um dos 09 passos mencionados neste artigo. Ao valorizar os profissionais em diferentes esferas, você manterá a equipe ideal para o desenvolvimento de projetos e, consequentemente, obterá bons resultados.

Quer saber mais? Confira o e-Book “Turnover: Como evitar a perda de talentos”, assim você terá mais insights do que fazer para diminuir a rotatividade de profissionais na sua empresa. Acesse e confira!

Capa do ebook sobre turnover para completar as dicas para retenção de talentos

Renato Navas Cofounder e Head de People Success da Pulses. Psicólogo, pós-graduado em Administração, especialista em Leitura e Manejo de Grupos, Executive Coaching & Leadership Mentoring, Análise Transacional e Team Coaching. Experiência de mais de 15 anos em programas de desenvolvimento de liderança e de RH. Professor de pós-graduação em Gestão de Pessoas.  linkedin.com/in/renato-navas-27888016/
O que você achou ?
Curti
Divertido
Adorei
Surpreso
Chateado

Obrigado pelo seu feedback!

Através dele conseguiremos melhorar cada vez mais a sua experiência.

Quer receber mais conteúdos incríveis?

Cadastre-se e receba semanalmente nossos conteúdos por e-mail!