Por Cesar Nanci
5 min leitura

Dicas para promover a inovação no RH

A área de recursos humanos desempenha um importante papel nas empresas, já que é responsável pelos processos e estratégias de gestão de pessoas, além do relacionamento entre empresa e colaborador. Por conta dos recentes avanços tecnológicos — e da necessidade de ser ágil, estratégico e ainda mais eficaz — a demanda pela inovação no RH tem crescido cada vez mais.

 

Assim, é fundamental buscar novas práticas de gestão e incorporar estratégias mais promissoras para o sucesso das empresas. Pensando nisso, listamos 5 passos para implementar inovações no setor de RH da sua organização. Acompanhe!

 

1. Utilize plataformas de seleção de candidatos

 

O recrutamento de profissionais é uma das várias tarefas pelas quais o setor de RH é responsável. A seleção desses profissionais pode ser simplificada com o uso de plataformas dedicadas ao armazenamento de currículos e à divulgação de potenciais candidatos para as vagas.

 

Por meio dessas plataformas, o RH pode gerenciar melhor os inúmeros currículos que recebe por dia, bem como analisar com mais facilidade a qualificação dos candidatos em relação às especificidades de cada vaga. Outro benefício oferecido por esse tipo de tecnologia é a possibilidade de contato direto com o candidato, sem precisar sair da plataforma.

 

Além disso, essas ferramentas viabilizam a inovação no RH ao permitirem que as empresas divulguem suas vagas e que os profissionais as encontrem. Os sites do tipo job board possibilitam que a empresa cadastre uma vaga, na qual o profissional poderá inserir seu currículo. Já redes sociais como o LinkedIn servem principalmente como meio de divulgação, mas também são muito úteis para conectar os profissionais entre si e com as empresas.

 

2. Invista em People Analytics e obtenha dados

 

O People Analytics é um método de inovação no RH utilizado pelas empresas para coletar dados quantitativos e qualitativos sobre os colaboradores. Várias empresas do mundo corporativo já adotaram esse processo para coletar dados sobre pessoas e auxiliar na tomada de decisão, proporcionando melhorias para a empresa.

 

O processo de coleta, organização e análise dos dados oferece resultados estratégicos, com dados descritivos, preditivos e prescritivos que permitem a elaboração de um planejamento adequado de acordo com as demandas. Dessa forma, é possível propor ações mais assertivas, que impactem no objetivo do negócio. Por exemplo: é possível identificar o que impacta na perda de talentos na empresa, as altas taxas de turnover, etc. E assim, atuar para melhorar esses indicadores, de acordo com o que foi levantado naquela cultura organizacional.

 

Dessa forma, por meio do People Analytics, o gestor de recursos humanos extrai insights que facilitam a tomada de decisão, proporcionando a melhoria dos processos internos e do clima organizacional.

 

3. Utilize formas inovadores de comunicação interna

 

A comunicação é a chave para o bom funcionamento de uma empresa — para isso, inovar na comunicação interna é muito importante. O bom e velho e-mail ainda é muito útil — embora precise disputar com o WhatsApp hoje em dia. Os murais de aviso também estão sempre presentes, mas os canais eletrônicos vieram para revolucionar.

 

Como tudo acontece em tempo real, as informações circulam na velocidade da luz e a comunicação interna precisa acompanhar essa velocidade. A possibilidade de estabelecer contato direto com os funcionários a qualquer hora confere mais praticidade às dinâmicas do dia a dia, colaborando também para a produtividade. E uma comunicação clara e transparente impacta no clima organizacional, em senso de pertencimento, em propósito, etc.

 

Dessa forma, o setor de RH precisa buscar estratégias para a informação chegue até o colaborador, de forma precisa e ágil.

 

4. Adote novas formas de gestão do desempenho

 

Algumas empresas, como a Adobe, Gap, Microsoft, já estão realizando novas avaliações de performance. As empresa têm adotado “check-ins”, momentos de alinhamento entre líder e liderado, que permite que gestores deem e recebam feedback e apoiem os colaboradores para melhorarem seus desempenhos, orientando-os no desenvolvimento.

Esse processo possibilita um retorno mais imediato e relevante, do que as avaliações de desempenho realizadas uma vez ao ano. Saiba mais em: https://www.pulses.com.br/insights/avaliacoes-de-desempenho-irao-acabar

 

5. Aposte em estratégias de valorização profissional

 

Investir no crescimento profissional dos colaboradores, reconhecer sua atuação, são fatores que impactam na retenção de talentos na empresa. Invista em ações de desenvolvimento de colaboradores, levantando seus gaps de performance e possibilitando a construção de Planos de Desenvolvimento Individuais (PDI), além de ações de reconhecimento constantes.

 

Uma possibilidade de inovar é adotar reconhecimento 360, em que pares também possam reconhecer seus colegas sobre ações que impactaram no negócio.

 

 

Como vimos, o setor de RH tem passado por mudanças relevantes nos últimos anos — e as estratégias de inovação no RH usam a tecnologia a favor das atividades pelas quais são responsáveis. Comunicações eletrônicas, plataformas de recrutamento e análises de dados vêm inovando o cotidiano das empresas. Junto aos modelos de gestão que dão voz aos colaboradores, a valorização profissional contribui tanto para o crescimento pessoal quanto o da empresa. É hora, portanto, de você começar a inovar!

 

Gostou das nossas dicas? Aproveite para implementá-las e garantir a ampliação dos resultados, bem como a sustentabilidade do seu negócio. Curta nossa página no Facebook para saber mais!

 

Você também pode conferir nosso infográfico sobre o novo papel do RH na era digital e cognitiva

para te ajudar a complementar este assunto, confira:

 

papel-rh-era-digital-cognitiva

O que você achou ?
Curti
Divertido
Adorei
Surpreso
Chateado

Obrigado pelo seu feedback!

Através dele conseguiremos melhorar cada vez mais a sua experiência.
Compartilhe

Quer receber mais conteúdos incríveis?

Cadastre-se e receba semanalmente nossos conteúdos por e-mail!