Home » Blog » RH » Descubra como melhorar a comunicação interna da sua empresa!
Compartilhe

Descubra como melhorar a comunicação interna da sua empresa!

Foto de Michelly Dellecave, Especialista Pulses em Gestão de Pessoas
Por Michelly Dellecave 4 min leitura

Uma comunicação interna bem-estruturada e participativa é capaz de transformar os resultados de uma organização.

 

Pensando nisso, a comunicação entre os colaboradores da empresa deve ser praticada com celeridade e precisão, pois é ela que vai proporcionar a resolução ágil das tarefas diárias.

Duas mulheres conversando e sorrindo referenciando à colaboradores engajados e produtivos

 

Um grupo de colaboradores alinhados com as informações da empresa é capaz de desenvolver produtividade de forma intensiva.

 

Nesse contexto, para conseguir potencializar a comunicação interna na sua organização, é necessário colocar em prática algumas estratégias — e é isso que vamos apresentar neste artigo. Confira!

Duas mulheres trabalhando em um tablet em referência ao rh ágil e digital

 

Criação de um ambiente agradável

 

O ambiente no trabalho é essencial para o bem-estar de cada membro da equipe. Contudo, esse clima organizacional é realizado pelos próprios colaboradores.

 

Para que esse objetivo seja consumado, é extremamente necessário que cada pessoa da equipe tenha consciência dessa importância na empresa; somente dessa forma ela poderá agir em conformidade com as necessidades do grupo.

 

Um ambiente agradável é conquistado por meio de respeito, compreensão, diálogos saudáveis e esclarecedores, companheirismo etc. Todos esses pontos positivos podem ser realizados quando a comunicação interna é bem aplicada dentro da organização.

 

Priorização da transparência

 

As novas tecnologias têm incentivado e facilitado a intensidade da comunicação entre as pessoas no decorrer do dia. Os diversos canais utilizados fazem com que as informações sejam enviadas e recebidas com muita agilidade.

 

Contudo, no meio profissional, a comunicação interna requer novas atitudes e novas abordagens para que os colaboradores tenham a percepção da importância das suas atividades e do seu papel dentro da organização.

 

As informações do cotidiano devem ser descortinadas, ou seja, devem estar visíveis para que todos tomem consciência dos acontecimentos na organização, pois a resolução de qualquer dificuldade ou de qualquer problema é responsabilidade de todos; afinal, a empresa é constituída por uma equipe.

 

Uma comunicação interna transparente é passível de maior compreensão e faz com que gestores e colaboradores sintam-se no mesmo patamar, e, nesse sentido, as ações que ganham mais evidência são o respeito e a colaboração mútua.

Mulher sorrindo enquanto segura um notebook com uma mão e digita com a outra em referência à colaboradores engajados

 

Realização de reuniões

 

Atualmente, os gestores das empresas entendem a necessidade de compartilhar informações com seus grupos de colaboradores. Esse reconhecimento dá a oportunidade para que as mudanças de hábitos possam conduzir a ações mais assertivas, como realizar uma comunicação interna mais eficiente.

 

Os gestores são os representantes da empresa e devem apresentar os assuntos da reunião de forma transparente e esclarecida para que todos possam entender a mensagem. Mas, além de falar, é válido que seja aberto espaço para que os colaboradores possam fazer perguntas, tirar dúvidas etc.

 

Cuidado com ruídos na comunicação

 

Muitas vezes existem interferências na comunicação, que impossibilita que a mensagem original chegue até as equipes. Por isso, nem sempre o cascateamento de informações (CEO para diretores, que repassam para os gerentes/coordenadores e estes para suas equipes) pode ser a melhor solução.

 

Utilizar ferramentas institucionais de comunicação podem ajudar.

 

Utilização de ferramentas tecnológicas

 

A comunicação interna realizada de maneira eficiente é fator preponderante para otimizar o clima organizacional da empresa.

As novas tecnologias podem ser utilizadas na empresa de forma intensiva, pois facilitam os diálogos e o compartilhamento de informações, documentos e outros itens necessários para o andamento das atividades. Observe algumas ferramentas tecnológicas que podem ser utilizadas para tornar a comunicação interna mais favorável na empresa:

  •  TV corporativa;
  •  e-mail;
  •  intranet; 
  • plataforma de comunicados.

Adotar o uso de uma plataforma pode oferecer como resultado da sua utilização a melhoria para o clima organizacional, o engajamento do grupo, o aumento da performance dos colaboradores e outros benefícios.

 

O módulo de Comunicados da Pulses, por exemplo, potencializa a comunicação interna na sua empresa. Veja como:

  • comunicados hipersegmentados: é uma comunicação para segmentos específicos de colaboradores, feita de forma personalizada e assertiva;
  • criação de eventos: você pode criar eventos e campanhas no calendário corporativo, e os colaboradores podem confirmar o interesse e a presença;
  • Gamificação: é possível utilizar elementos de gamificação para incentivar a participação em campanhas e eventos internos;
  • enquete: você pode fazer enquetes rápidas dentro dos comunicados para ter um feedback ágil sobre os temas do cotidiano;
  •  crowdsourcing de soluções: caixas de comunicação modernas e rápidas para que os funcionários possam sugerir melhorias a qualquer momento. Você pode impulsionar as ideias para todos da organização avaliarem;
  • FAQ: comunicados incluindo as dúvidas frequentes para aumentar a compreensão sobre temas complexos.

 

Por fim, entender que a comunicação interna é considerada um “combustível” para a empresa é determinante para tomar medidas de buscá-la adequadamente. Por isso, é importante conhecer a Pulses, uma plataforma de gestão de pessoas que tem como foco a voz dos colaboradores, por isso, é capaz de transformar a cultura da sua organização.

 

Observou como é indispensável utilizar uma plataforma que sabe administrar a gestão de pessoas de forma eficiente? Então, faça contato conosco. Queremos transformar a cultura da sua organização por meio da comunicação interna.

Tela de dashboard do produto pulses by gupy com métricas de gestão de pessoas
Michelly Dellecave Michelly Dellecave é Cofounder, Head of People & Culture da Pulses. Psicóloga, Mestre em Psicologia, pós-graduada em Gestão Estratégica de Pessoas e especialista em Leitura e Manejo de Grupos. Experiência na área de Recursos Humanos e Professora de cursos de graduação e pós-graduação. linkedin.com/in/michelly-dellecave/

Deixe seu comentário

Avaliação*

Quer receber mais conteúdos incríveis?

Cadastre-se e receba semanalmente nossos conteúdos por e-mail!

Temos boas notícias:

Para empresas com até 25 colaboradores, oferecemos nossa plataforma gratuitamente!

Faça seu cadastro e comece já a ter dados mais verdadeiros e atualizados sobre a sua equipe.

Cadastre-se

Pronto para “encher seu carrinho”?

Faça o seu cadastro ou acesse sua conta clicando nos botões abaixo para simular e contratar a Pulses de forma simples (e em poucos passos) dentro da nossa plataforma.

Entraremos em contato em breve!

Um de nossos profissionais já está analisando as suas necessidades e logo dará um retorno completo. Mas, se preferir, fale com um de nossos especialistas agora por WhatsApp.

Fale com um especialista

Entraremos em contato em breve!

Um de nossos profissionais já está analisando as suas necessidades e logo dará um retorno completo. Mas, se preferir, fale com um de nossos especialistas agora por WhatsApp.

Fale com um especialista