Home » Blog » Liderança » Desafios da liderança de Recursos Humanos: quais são e como contorná-los?
Compartilhe

Desafios da liderança de Recursos Humanos: quais são e como contorná-los?

Foto de Renato Navas, Especialista Pulses em People Sucess
Por Renato Navas 7 min leitura

Entenda os principais desafios dos líderes de RH e como contorná-los

No mundo do RH são muitos os desafios da liderança: mediar conflitos, conduzir seleções de qualidade e reter os melhores profissionais são alguns deles. Por isso, é comum se deparar com diferentes níveis de complexidade em seu dia a dia.

Não é à toa que quem trabalha na área deve ser capaz de desenvolver uma série de habilidades para gerenciar melhor o tempo, a comunicação, os recursos tecnológicos e tudo o que envolve a gestão de pessoas. 

Você conhece os principais desafios e sabe como lidar com cada um da melhor maneira para fazer com que empresa e os colaboradores evoluam em sintonia? Continue a leitura para descobrir!

Quais os principais desafios de uma liderança?

Quando entendemos o que é liderança, percebemos o quanto um líder é essencial para uma equipe. Afinal, sem direcionamento, é possível aplicar estratégias e ações equivocadas que podem comprometer o resultado final de um projeto.  

A liderança é cheia de conflitos e a pandemia da COVID-19 aumentou um pouco a lista deles. Líderes e colaboradores tiveram que se adaptar a nova forma de trabalho e manter a produtividade no trabalho remoto foi a principal dificuldade para os gestores. 

Liderar de longe é um desafio, especialmente para aquelas pessoas que se sentem mais confortáveis quando estão fisicamente presentes em uma empresa. Porém, com o uso da tecnologia isso também pode ser contornado.

O papel do líder no RH é observar oportunidades de ações, planejar recrutamento, promover treinamentos, criar estratégias e direcionar efetivamente a equipe.

Por causa dessas e de outras responsabilidades, o gestor lida diariamente com adversidades, como:

Seleção de talentos

A etapa de contratação é um dos desafios mais comuns da liderança corporativa. A escolha, primeiramente, é muito superficial, já que se baseia em afinidade, indicação e outras características não tão relevantes.

Porém, uma contratação de qualidade deve ir além de barreiras vagas, incluindo habilidade, perfil comportamental e formação do candidato. Além disso, é interessante perceber se o profissional compartilha os valores da empresa.

Delegar tarefas

Um desafio como líder bem comum é o de saber identificar prioridades e delegar tarefas a seus colaboradores. É comum pensar que um gestor deve fazer tudo sozinho e arcar com as demandas sem passar adiante o trabalho. 

Porém, isso é um mito. Ele deve conhecer seus colaboradores e atribuir tarefas que estejam à altura de suas habilidades, caso contrário, a equipe ficará desmotivada e o gestor, sobrecarregado. 

ilustração de uma liderança e sua equipe sentadas em volta da mesa em reunião representando os desafios da liderança de RH

Gerenciar trabalho remoto

O home office, que já era uma tendência, passou a ser uma realidade, sobretudo por conta da pandemia. Liderar à distância é um desafio e tanto, mas pode ser facilmente contornado se você tiver acesso a recursos tecnológicos eficazes.

Ligações, videochamadas, vídeo conferências, entre outros, são extremamente bem vindos e vão minimizar os efeitos negativos da distância física entre líder e colaborador. 

Gestão de conflitos

Os desafios da liderança no mundo corporativo englobam conflitos, porém, nem todos são negativos. Adversidades que expõem pontos de vista diferentes e agregam à empresa não devem ser encaradas como algo negativo.

Por outro lado, atritos não saudáveis, que ferem a integridade dos colaboradores e da própria cultura organizacional, devem receber atenção detalhada. Nesse caso, é preciso mediar a situação e conduzir a equipe para um desfecho agradável.

Alinhamento da equipe 

A equipe e o líder devem sempre estar devidamente alinhados. Isso evita ruídos na comunicação e conflitos entre os colaboradores, o que fortalece as relações interpessoais na empresa. 

Um bom alinhamento resulta em uma equipe mais motivada, em boas aplicações de estratégias e, por fim, resultados satisfatórios. Isso também contribui positivamente para a retenção de talentos.

Bem-estar e liderança emocional

O bem-estar emocional e físico é muito importante para uma liderança, isso porque se ela não está bem, não conduzirá com eficiência sua equipe. As consequências disso podem incluir conflitos e resultados insatisfatórios para a empresa. 

A produtividade dos colaboradores está atrelada à motivação e ao bem-estar. Se alguma dessas coisas está comprometida, o trabalho não sairá como esperado. 

Competências de uma boa liderança

O papel do gestor é liderar pessoas na empresa com competências à altura das suas funções. Veja a seguir características que descrevem um bom líder:

Flexibilidade

O líder de uma equipe deve ser aberto a mudanças e altamente adaptável. A busca por inovação e novos métodos administrativos agregam muito à empresa e aos colaboradores. 

Diversidade

A inclusão de diversidade na empresa agrega muito valor à equipe. Pessoas diferentes entre si promovem uma troca cultural muito grande no espaço profissional, o que enriquece as ideias e inova totalmente as estratégias. 

Altruísmo

Na liderança empresarial, é necessário desenvolver a equipe, apoiando os colaboradores e encorajando-os a compartilhar seus conhecimentos.

Investir em treinamentos e momentos de descompressão são ótimas ferramentas para romper as fronteiras entre o gestor e o time.

Colaboratividade 

O trabalho em conjunto entre dois ou mais setores é muito importante para resultados eficientes de um projeto. O líder deve entender como mediar a conversação entre as áreas, melhorando as interações e estimulando inovação

Confiabilidade

Um bom líder passa confiança nas suas habilidades. Integridade, firmeza e honestidade são qualidades impossíveis de deixar de lado quando o assunto é gestão empática.

Gestão do tempo

O tempo é precioso e, por isso, deve ser bem gerido. O líder deve entender como separar o tempo com eficiência para lidar com as tarefas diárias, feedbacks e outras estratégias que visam alinhar a equipe e seguir processos.

Como o RH influencia e lida com os desafios da liderança?

O líder de RH deve buscar profissionais no mercado de trabalho que se encaixam nos valores e atendem às necessidades da empresa. Porém, como já dissemos, essa não é sua única responsabilidade.

Ele é a ligação entre os departamentos e os colaboradores, por isso a empatia do gestor e a confiança nele são necessárias.

Dessa forma, o encerramento de conflitos, restauração de ruídos na comunicação e integração de setores é feita com mais facilidade. 

O líder de RH contribui para as outras áreas apresentando meios para fortalecer a relação interpessoal dos colaboradores. Isso ajuda a melhorar a motivação, integração e produtividade de toda a equipe. 

Os desafios da liderança sempre estarão presentes, mas cabe a você entender quais características desenvolver para extrair os melhores resultados da sua equipe. 

A Pulses preparou um material exclusivo para você com as 9 principais características de uma liderança de sucesso. Confira o conteúdo e melhore ainda mais suas habilidades de gestão!ilustração de uma liderança apresentando um treinamento para dois colaboradores representando os desafios da liderança de RH

Renato Navas Renato Navas é Cofounder e Head de People Success da Pulses. Psicólogo, pós-graduado em Administração, especialista em Leitura e Manejo de Grupos, Executive Coaching & Leadership Mentoring, Análise Transacional e Team Coaching. Experiência de mais de 15 anos em programas de desenvolvimento de liderança e de RH. Professor de pós-graduação em Gestão de Pessoas.  linkedin.com/in/renato-navas-27888016/
O que você achou ?
Curti
Divertido
Adorei
Surpreso
Chateado

Obrigado pelo seu feedback!

Através dele conseguiremos melhorar cada vez mais a sua experiência.

Quer receber mais conteúdos incríveis?

Cadastre-se e receba semanalmente nossos conteúdos por e-mail!