No mundo do RH são muitos os desafios da liderança: mediar conflitos, conduzir seleções de qualidade e reter os melhores profissionais são alguns deles. Por isso, é comum se deparar com diferentes níveis de complexidade em seu dia a dia.
Não é à toa que quem trabalha na área deve ser capaz de desenvolver uma série de habilidades para gerenciar melhor o tempo, a comunicação, os recursos tecnológicos e tudo o que envolve a gestão de pessoas.
Você conhece os principais desafios e sabe como lidar com cada um da melhor maneira para fazer com que empresa e os colaboradores evoluam em sintonia? Continue a leitura para descobrir!
Quando entendemos o que é liderança, percebemos o quanto um líder é essencial para uma equipe. Afinal, sem direcionamento, é possível aplicar estratégias e ações equivocadas que podem comprometer o resultado final de um projeto.
A liderança é cheia de conflitos e a pandemia da COVID-19 aumentou um pouco a lista deles. Líderes e colaboradores tiveram que se adaptar a nova forma de trabalho e manter a produtividade no trabalho remoto foi a principal dificuldade para os gestores.
Liderar de longe é um desafio, especialmente para aquelas pessoas que se sentem mais confortáveis quando estão fisicamente presentes em uma empresa. Porém, com o uso da tecnologia isso também pode ser contornado.
O papel do líder no RH é observar oportunidades de ações, planejar recrutamento, promover treinamentos, criar estratégias e direcionar efetivamente a equipe.
Por causa dessas e de outras responsabilidades, o gestor lida diariamente com adversidades, como:
A etapa de contratação é um dos desafios mais comuns da liderança corporativa. A escolha, primeiramente, é muito superficial, já que se baseia em afinidade, indicação e outras características não tão relevantes.
Porém, uma contratação de qualidade deve ir além de barreiras vagas, incluindo habilidade, perfil comportamental e formação do candidato. Além disso, é interessante perceber se o profissional compartilha os valores da empresa.
Um desafio como líder bem comum é o de saber identificar prioridades e delegar tarefas a seus colaboradores. É comum pensar que um gestor deve fazer tudo sozinho e arcar com as demandas sem passar adiante o trabalho.
Porém, isso é um mito. Ele deve conhecer seus colaboradores e atribuir tarefas que estejam à altura de suas habilidades, caso contrário, a equipe ficará desmotivada e o gestor, sobrecarregado.
O home office, que já era uma tendência, passou a ser uma realidade, sobretudo por conta da pandemia. Liderar à distância é um desafio e tanto, mas pode ser facilmente contornado se você tiver acesso a recursos tecnológicos eficazes.
Ligações, videochamadas, vídeo conferências, entre outros, são extremamente bem vindos e vão minimizar os efeitos negativos da distância física entre líder e colaborador.
Os desafios da liderança no mundo corporativo englobam conflitos, porém, nem todos são negativos. Adversidades que expõem pontos de vista diferentes e agregam à empresa não devem ser encaradas como algo negativo.
Por outro lado, atritos não saudáveis, que ferem a integridade dos colaboradores e da própria cultura organizacional, devem receber atenção detalhada. Nesse caso, é preciso mediar a situação e conduzir a equipe para um desfecho agradável.
A equipe e o líder devem sempre estar devidamente alinhados. Isso evita ruídos na comunicação e conflitos entre os colaboradores, o que fortalece as relações interpessoais na empresa.
Um bom alinhamento resulta em uma equipe mais motivada, em boas aplicações de estratégias e, por fim, resultados satisfatórios. Isso também contribui positivamente para a retenção de talentos.
O bem-estar emocional e físico é muito importante para uma liderança, isso porque se ela não está bem, não conduzirá com eficiência sua equipe. As consequências disso podem incluir conflitos e resultados insatisfatórios para a empresa.
A produtividade dos colaboradores está atrelada à motivação e ao bem-estar. Se alguma dessas coisas está comprometida, o trabalho não sairá como esperado.
O papel do gestor é liderar pessoas na empresa com competências à altura das suas funções. Veja a seguir características que descrevem um bom líder:
O líder de uma equipe deve ser aberto a mudanças e altamente adaptável. A busca por inovação e novos métodos administrativos agregam muito à empresa e aos colaboradores.
A inclusão de diversidade na empresa agrega muito valor à equipe. Pessoas diferentes entre si promovem uma troca cultural muito grande no espaço profissional, o que enriquece as ideias e inova totalmente as estratégias.
Na liderança empresarial, é necessário desenvolver a equipe, apoiando os colaboradores e encorajando-os a compartilhar seus conhecimentos.
Investir em treinamentos e momentos de descompressão são ótimas ferramentas para romper as fronteiras entre o gestor e o time.
O trabalho em conjunto entre dois ou mais setores é muito importante para resultados eficientes de um projeto. O líder deve entender como mediar a conversação entre as áreas, melhorando as interações e estimulando inovação
Um bom líder passa confiança nas suas habilidades. Integridade, firmeza e honestidade são qualidades impossíveis de deixar de lado quando o assunto é gestão empática.
O tempo é precioso e, por isso, deve ser bem gerido. O líder deve entender como separar o tempo com eficiência para lidar com as tarefas diárias, feedbacks e outras estratégias que visam alinhar a equipe e seguir processos.
O líder de RH deve buscar profissionais no mercado de trabalho que se encaixam nos valores e atendem às necessidades da empresa. Porém, como já dissemos, essa não é sua única responsabilidade.
Ele é a ligação entre os departamentos e os colaboradores, por isso a empatia do gestor e a confiança nele são necessárias.
Dessa forma, o encerramento de conflitos, restauração de ruídos na comunicação e integração de setores é feita com mais facilidade.
O líder de RH contribui para as outras áreas apresentando meios para fortalecer a relação interpessoal dos colaboradores. Isso ajuda a melhorar a motivação, integração e produtividade de toda a equipe.
Os desafios da liderança sempre estarão presentes, mas cabe a você entender quais características desenvolver para extrair os melhores resultados da sua equipe.
A Pulses preparou um material exclusivo para você com as 9 principais características de uma liderança de sucesso. Confira o conteúdo e melhore ainda mais suas habilidades de gestão!