Home » Blog » Clima organizacional » Das pesquisas de clima anuais à pesquisa contínua por pulso
Compartilhe

Das pesquisas de clima anuais à pesquisa contínua por pulso

Foto de César Nanci, especialista Pulses em Data Science
Por Cesar Nanci 3 min leitura

As pesquisas por pulso, ou pulse survey, estão ficando conhecidas pela sua forma recorrente, rápida e focada de fazer pesquisas de clima. No mundo corporativo, o crescimento deste tipo de pesquisa se dá por dois motivos básicos:

(1) A necessidade de se adaptar às tendências do mercado. Principalmente em relação ao uso de tecnologias para facilitar as rotinas de gestão de pessoas.

(2) As críticas em relação às pesquisas de clima tradicionais. Pois levam muito tempo e apresentam apenas um recorte (ou se preferir, uma fotografia) da empresa.

Nos anos 90 tivemos um movimento de informatização das pesquisas de clima tradicionais, mudando a forma de responder pesquisas. Consistia em transferir as 60 ou 80 questões dos formulários de papel para o computador, porém, sem muita tecnologia empregada. Esse movimento possibilitou a diminuição de custos (das impressões dos longos formulários). Em seguida, possibilitou maior rapidez do processo de análise.

Porém, esse movimento não era suficiente. Frente à constante inovação do mercado, às demandas por maior engajamento e produtividade e a alta rotatividade dos colaboradores, novos formatos de pesquisa de clima foram sendo requisitados no mundo. Era necessário algo que fosse mais rápido, mais fácil, menos chato de responder e que refletisse o que estava de fato acontecendo naquele momento.

Foi assim que surgiram as pesquisas por pulso. No início, como forma de complementar as pesquisas de clima tradicionais, sendo possível acompanhar alguns planos de ações de forma mais focada. Posteriormente, foi até mesmo substituindo as pesquisas tradicionais e ganhando espaço como uma nova metodologia para se fazer gestão de pessoas.

Tela de celular mostrando a pesquisa de clima organizacional da Pulses

E o que é pesquisa contínua por pulso?

São pesquisas rápidas que tem por objetivo conhecer e acompanhar variáveis específicas, transformando-se em uma nova forma de comunicação com os colaboradores.

Um dos grandes desafios é sem dúvida manter uma alta taxa de adesão dos respondentes. Na Pulses, nos orgulhamos de uma média global de 72% de adesão aos pulsos semanais. Para isso, inovamos na maneira de perguntar! Usamos uma linguagem comum, interatividade premium e apoio visual. Além de uma dose moderada de humor, aproximando o usuário da ferramenta como algo que faz parte do dia a dia dele. Ao invés de um momento único e estressante que ocorre uma vez a cada ano ou a cada dois anos.

Pessoa apresentando estatísticas em referência aos motivos para realizar pesquisa de clima organizacional
Foto de Cesar Nanci para falar sobre continuous sensing, a evolução das pesquisas de clima organizacional
Pessoa segurando um ícone feliz na capa de ebook sobre o instrumento pulses para pesquisas de clima organizacional
Pessoas trabalhando com ícones de engrenagens em movimento em referência ao rh ágil e digital
Duas pessoas olhando o aplicativo da Pulses em referência a adesão à pesquisa contínua de clima organizacional por pulso

Diferenças entre pesquisa de clima tradicional e pesquisa por pulso:

Tabela comparativa entre pesquisas tradicionais versus pesquisas contínuas por pulso

 

Capa de ebook sobre as pesquisas de clima organizacional e engajamento

 

Cesar Nanci Cesar Nanci é Cofounder e CEO da Pulses. Especialista em Data Science, dedica-se à aplicação dos conceitos de Analytics e Big Data à gestão de pessoas (People Analytics), com foco especial em Engajamento e Performance. Doutor em Engenharia de Produção e Six Sigma Black Belt. Possui 15 anos de experiência no ramo de consultoria. linkedin.com/in/cesar-nanci/
O que você achou ?
Curti
Divertido
Adorei
Surpreso
Chateado

Obrigado pelo seu feedback!

Através dele conseguiremos melhorar cada vez mais a sua experiência.

Quer receber mais conteúdos incríveis?

Cadastre-se e receba semanalmente nossos conteúdos por e-mail!