Estudar a Cultura Organizacional é compreender um dos fatores de influência mais amplo, que envolve questões como valores, crenças, estratégias, estruturas, comportamentos, lideranças, práticas de alta performance, resultados e eficácia organizacional.
A necessidade de compreender as diferenças comportamentais entre indivíduos, grupos, nações e nas organizações, têm despertado estudos sobre a cultura e sobre a importância do alinhamento de cultura.
Cultura organizacional é a essência da organização. De maneira bem simples, cultura são padrões de comportamento, crenças e valores coletivamente compartilhados e que permanecem relativamente estáveis ao longo do tempo na organização.
Kets de Vries (2014) entende que a cultura é um “mosaico de pressupostos básicos expressos na forma de crenças, valores e padrões comportamentais característicos”, que são compartilhados internamente e adotados como verdade pelos seus membros em um esforço para lidar com as pressões internas e externas da organização.
A cultura, a partir dos valores e crenças, fundamentam decisões estratégicas por meio da compreensão do que é típico da organização, o que desejável, o que é ideal, valoroso e importante. Ou seja, a cultura define o que e onde a organização deve investir tempo, recursos e esforços.
Assim, falar de cultura organizacional é extrapolar o campo do óbvio e do objetivo. É perceber a sutileza entre o individual e o movimento coletivo.
1. Estabelece as regras básicas para a integração dentro da empresa e oferece um padrão de relacionamento (interno e externo);
2. Influencia nos métodos de seleção e socialização e, estabelece critérios de desempenho e avanço profissional;
3. Cria o estilo adequado de relacionamento interpessoal, determinando o ambiente de trabalho;
4. Influencia o estilo de liderança mais apropriado a aparecer na organização.
Dessa forma, compreender os sintomas da organização é se debruçar na cultura organizacional. Conhecer a cultura de uma empresa permite notar e analisar os sinais, que muitas vezes passam despercebidos, mas que podem revelar aspectos da essência da empresa. Segue abaixo algumas dicas sobre esses sintomas da cultura organizacional.
Quer conhecer mais sobre cultura? Conheça o Case de uma consultoria de Treinamento e Desenvolvimento sobre uma cultura organizacional de consideração.