Home » Blog » Feedback » Veja como incorporar a cultura de feedback e ampliar resultados!
Compartilhe

Veja como incorporar a cultura de feedback e ampliar resultados!

Foto de Renato Navas, Especialista Pulses em People Sucess
Por Renato Navas 4 min leitura

 

A cultura de feedback é uma importante ferramenta para aproximar gestores e funcionários, mostrar como está o desempenho e abrir espaço para melhorias. No entanto, para que funcione, ela deve ser parte de um planejamento sério de gestão de pessoas e ter foco no desenvolvimento dos colaboradores.

Mas quais são os passos para incorporá-la na empresa? Se você precisa dar esse retorno aos seus profissionais e ainda não sabe como fazer isso, acompanhe este artigo até o final e entenda como implementar a cultura de feedback!

foto de um homem sorrindo segurando um tablet e escrevendo em um bloco de notas

 

Como criar a cultura de feedback?

 

Podemos definir a cultura de feedback como a prática de dar retornos constantes ao colaborador sobre o seu desempenho no trabalho, tanto de pontos positivos quanto pontos de melhoria. Além de ajudar a alinhar resultados e expectativas, ela fornece ao profissional uma boa noção de como ele está se saindo na empresa e do que pode ser melhorado.

É uma intervenção muito positiva, que mantém a equipe voltada aos objetivos da empresa e promove o crescimento de cada profissional. Pode ser aplicada em conjunto com a avaliação de desempenho, de maneira pontual, como resposta a algum acontecimento ou projeto específico ou, melhor ainda, de forma contínua.

 

 Quando aplicar o feedback?

 

O feedback estruturado deve ser aplicado à equipe toda, de forma individual. Consiste em um diálogo mais próximo sobre o desempenho do funcionário. Você pode estar se perguntando: quando devo realizar esses feedbacks? Bom, é importante avaliar o momento e os objetivos da conversa.

Se o feedback estiver relacionado a pontos de melhoria, é importante que não seja feito na frente do time, pois pode causar constrangimento e afetar o engajamento e o clima organizacional. Para esse caso, é melhor solicitar uma conversa reservada. Já quando se trata do alcance das metas em grupo e de comunicações sobre o projeto, a conversa em grupo acaba sendo bem eficiente. Porém, mesmo assim é importante reservar momentos de feedbacks com cada colaborador do seu time, tanto para destacar aspectos positivos e identificar pontos de melhoria.

 

Mulher preenchendo um checklist com um grande lápis na mão

 Como passar um feedback eficiente à distância?

 

 O trabalho remoto é cada vez mais uma realidade e deve se tornar comum nos próximos anos. Embora tenha algumas facilidades, como aumentar o conforto e dispensar a necessidade de enfrentar o trânsito diariamente, o home office pode afetar o diálogo entre funcionário e gestor.

Por isso, o feedback se torna ainda mais importante quando o profissional não trabalha alocado. Vale a pena determinar datas e horários específicos para essas reuniões, incluir uma atualização sobre a empresa, além de passar o retorno sobre os resultados.

Ponto importante: para não acontecer de realizar o encontro de feedback com o colaborador e esquecer das grandes realizações, bem como, de situações que gostaria que fossem evitadas, durante a conversa, é importante sempre ter registros das situações. Faça anotações constantes do comportamento de cada colaborador do seu time, assim, terá evidências (fatos e dados) para levar para o encontro de feedback.

 

Quais erros devem ser evitados?

 

 Lembre-se de que a intenção do feedback é sempre de promover o alinhamento entre os objetivos da empresa e a performance do colaborador. Sendo assim, é preciso focar em comportamentos e não em julgamentos.

Essa reunião deve se desenvolver como uma conversa tranquila, na qual os pontos de melhoria serão expostos, mas com empatia para entender o profissional e estreitar o relacionamento.

A implementação da cultura de feedback traz muitos benefícios, como o aumento da produtividade, a melhora do clima organizacional e maior clareza em relação às expectativas e metas. Quando ela se estabelece, os funcionários têm material para melhorarem o desempenho e se tornarem mais valiosos no mercado de trabalho.

Achou este conteúdo útil? Então compartilhe-o nas suas redes sociais para que mais pessoas conheçam e apliquem esse conceito em suas empresas!

 

 

Duas pessoas conversando dentro de balões de diálogos, em referência ao feedback e ao engajamento
Renato Navas Renato Navas é Cofounder e Head de People Success da Pulses. Psicólogo, pós-graduado em Administração, especialista em Leitura e Manejo de Grupos, Executive Coaching & Leadership Mentoring, Análise Transacional e Team Coaching. Experiência de mais de 15 anos em programas de desenvolvimento de liderança e de RH. Professor de pós-graduação em Gestão de Pessoas.  linkedin.com/in/renato-navas-27888016/

Deixe seu comentário

Avaliação*

Quer receber mais conteúdos incríveis?

Cadastre-se e receba semanalmente nossos conteúdos por e-mail!

Temos boas notícias:

Para empresas com até 25 colaboradores, oferecemos nossa plataforma gratuitamente!

Faça seu cadastro e comece já a ter dados mais verdadeiros e atualizados sobre a sua equipe.

Cadastre-se

Pronto para “encher seu carrinho”?

Faça o seu cadastro ou acesse sua conta clicando nos botões abaixo para simular e contratar a Pulses de forma simples (e em poucos passos) dentro da nossa plataforma.

Entraremos em contato em breve!

Um de nossos profissionais já está analisando as suas necessidades e logo dará um retorno completo. Mas, se preferir, fale com um de nossos especialistas agora por WhatsApp.

Fale com um especialista

Entraremos em contato em breve!

Um de nossos profissionais já está analisando as suas necessidades e logo dará um retorno completo. Mas, se preferir, fale com um de nossos especialistas agora por WhatsApp.

Fale com um especialista